Cama de Gato

Cama de Gato Kurt Vonnegut

Resenhas - Cama de Gato

pinguinha 16/03/2024

Esse livro é bem doidinho. Um acontecimento aleatório e maluco atrás do outro. Sem falar que é um contexto em que envolve uma religião com preceitos diferenciados. Mas tenho que admitir, em algumas partes eu até que me diverti.

Alessandro117 15/03/2024

O que eu acabei de ler?
Que livro estranho! Parece uma sequência de acontecimentos aleatório, mas com uma designação final. Sem dúvida não é para todos, mas quer saber? Eu gostei. Vou ler outros livros do autor e ver no que dá.
pinguinha 15/03/2024minha estante
Amém amigo

Gian.Vinicius 23/02/2024

Sátira a mediocridade humana
Kurt é um gênio do humor e da tragédia, um verdadeiro poeta do absurdo e do extraordinário. Em cama de gato não é diferente, é necessário abrir a mente e entender que o livro é sim caótico e é feito para ser assim. Toda a história é uma analogia complexa e até um pouco amargurada sobre religião, seguindo uma linha de semiótica com Gênesis e apocalipse, uma espécie de sátira moderna a o que a humanidade considera de mais importante: Religião, guerra e sobreviver. Pode não ser uma leitura agradável a primeira vista, mas vale muito a pena.

Fernanda 04/02/2024

A ciência pode mudar o mundo. Nem sempre isso é algo bom.
Essa é a premissa inicial da história. Vonnegut baseia-se na invenção(e utilização) da bomba atômica, lançada sobre o Japão, que mudou o curso da história. O que mais me impulsionou na leitura, porém, foram as alusões à religião que rodeia a relação entre os personagens: o Bokononismo.

A trama é escrita de forma simples e bem-humorada, assim como outros livros do autor. Gostei muito de Matadouro-Cinco!

Gostei muito do final, mas foram 230 páginas (de 278) que pareceram infinitas. A história não andava? foi muito repetitivo.

Indicaria a leitura pra quem já gosta do estilo do autor. Não diria que é um bom livro para quem está começando o hábito agora.

Janaina.Vidal 27/01/2024

Cama de gato
Só não vou favoritar, porque eu não senti altas emoções. O que para mim, é essencial para se tornar um favorito da vida. Um livro que envolve política, religião e sociedade. Fala sobre um personagem que gostaria de escrever um livro sobre a bomba de Hiroshima, mas nada técnico na verdade. Ele gostaria de saber histórias de pessoas sobre aquele dia e acaba por conhecer os filhos do criador da bomba...

@juliusverse 28/12/2023

A primeira parte do livro é muito boa e eu engajei bastante, teve uma barriga ali no meio, mas depois voltou a fluir bem. Tenho certeza que não peguei todas as mensagens que o autor enfiou nessa história maluca, mas a crítica sobre guerras e religião é feita de uma forma muito satírica.

Uma coisa que me surpreendeu foi uma breve passagem do livro que conversou muito com uma coisa que eu estava passando e me ajudou a refletir melhor sobre isso. E achei bem inesperado, porque não é nem uma das temáticas principais do livro.

É um bom livro e sigo com vontade de ler mais do autor.

Jessica1248 01/12/2023

Nada.
Ler esse livro é como ouvir um professor de Historia meio bêbado, melancólico e indignado divagar sobre o quão rediculas e preciosas as pessoas são.

livia_ss 01/12/2023

O dia em que o mundo acabou
Eu comecei a ler Cama de Gato sem saber sobre o que se tratava, e isso deixou a experiência ainda melhor. Logo no início, o autor já avisa: ?Todas as verdades que estou prestes a contar são mentiras descaradas.? A gente sabe, mas acredita mesmo assim. Me envolvi tanto com a história que, em certo momento, cheguei a me questionar se o bokonismo realmente não existiu.
Em um trecho que eu sublinhei, dizia: "Quando um homem se torna escritor, assume uma obrigação sagrada de produzir beleza, iluminação e conforto a toda velocidade." Kurt conseguiu fazer exatamente isso. Sua escrita não pode ser resumida a outra palavra a não ser GENIAL.
Adorei a leitura e já estou em busca de outras do autor.

garotadosol 08/09/2023

Fanáticos religiosos iriam a loucura se lessem Kurt Vonegutt
O título não é zueira.

"Cama de Gato" é uma grande mistura de confusão e "destino", o autor consegue mesclar muito bem entre as tramas roladas ao mesmo tempo que é tudo muito confuso (porém muito divertido). Somos introduzidos a família do criador da bomba atômica (não o cara do filme) e a narrativa se segue sendo um emaranhado de encontros e desencontros.

Eu achei ele extremamente engraçado e satírico! O título da resenha se deve a religião que é apresentada no livro e que muitas vezes é possível notar um tom de crítica, não só a religião mas também a sociedade em si.

Os personagens são muito cômicos o que nos leva a perguntar o motivo do protagonista se envolver com eles. Durante uma trama confusa e corrida, o autor nos leva por essa história sem muito começo, meio atônito e um final tão confuso quanto o começo.

Lelê 31/08/2023

Estupidez humana
?O que um homem sensato espera da humanidade na Terra, dada a experiência dos últimos milhões de anos??.

Como não tinha conhecimento da escrita do autor, a leitura foi como um vale de estranheza, pois são abordados temas que seriam ditos com eloquência, porém são apenas falados em praça pública para que os mais atentos possam ouvir, na realidade talvez tudo seja tão fútil que necessitamos colocar importância nas quinquilharias de nossa vida, se nosso intuito não for enlouquecer (por hora).

Gabs. A 27/05/2023

Nada de gato, nada de cama.
Algumas das coisas que torna Kurt Vonnegut um dos meus autores favoritos é que ele consegue ser inteligente, engraçado e cruel ao mesmo tempo.
Suas histórias quase sempre envolvem pessoas que compartilham do nosso espírito latino brasileiro de ser. Principalmente porque ele consegue passar do riso inocente a fatalidade em segundos.

Outro fator que considero genial é que a gente nunca consegue definir sobre o que é a história que estamos lendo, muito menos fazer um resumo fácil para angariar algum novo fã perdido por aí.

Sempre que leio um de seus livros, tenho a sensação de estar contemplando algo escrito diretamente das mãos do divino, como se alguém estivesse sentado numa nuvenzinha lá do alto, tomando nota das decisões peculiares que tomam seus personagens ou dos caminhos tresloucados que eles naturalmente parecem seguir.

Meu deus, como é engraçado, mas meu deus, que pesadelo.

Não posso dar motivos que te convençam a ler este livro (ou qualquer outro título do autor) mas garanto que não vai se arrepender, Kurt Vonnegut é um homem que tem razão ao escreve sobre a verdade humana.

Impossível não ficar reflexivo no pós leitura - Tipo, o que foi isso que eu acabei de ler?

E sim, o Bokonon estava certo o tempo todo!

1997foilegal 20/04/2023

Beber até morrer, essa é a solução
Cama de Gato é um livro sobre o fim do mundo, mas não é um livro triste. É um livro engraçado, cheio de ironia e sarcasmo, sobre a estupidez humana e a loucura da ciência. O protagonista é um escritor fracassado que quer escrever um livro sobre o pai da bomba atômica, mas acaba se envolvendo em uma conspiração que envolve uma seita religiosa, um ditador louco e uma substância capaz de congelar toda a água do planeta. O livro é uma sátira mordaz da sociedade moderna, da política, da religião e da guerra. É um livro que me fez rir e pensar, mas também me deixou com uma sensação de vazio e desespero. É um livro que eu recomendo para quem gosta de literatura de qualidade, mas não para quem procura algo leve e otimista. É um livro que eu gostaria de ter escrito, mas que eu sei que nunca poderia. É um livro que me faz sentir vivo, mas também me faz querer beber até morrer.

Matheus656 14/04/2023

O favorito de Alaska
Não é um romance fofo, parece as vezes ser a história do fim do mundo, mesmo assim é uma leitura leve e é engraçada, o que me fez refletir com as ironias e chorar um pouco de saudade de Alaska. Óbvio que recomendo a leitura ?

Marta 30/03/2023

"Não se engane! Feche este livro de uma vez! Não é nada além de foma! Todas as coisas verdadeiras que estou prestes a lhe contar são mentiras descaradas."
Se você quiser lê um livro completamente maluco com certeza esse é o livro. Esse autor Kurt Vonnegut é conhecido, principalmente por sua escrita muito peculiar, na qual predomina o aspecto satírico. Vonnegut "brinca" com tudo. O livro é sobre um escritor que decide fazer um livro sobre como estadunidenses ilustres passaram o dia em que a primeira bomba atômica foi lançada em Hiroshima, o que leva ao fictício inventor da bomba, Felix Hoenikker, e seus três filhos. Mas não para por aí, pois a sequência de eventos levará até outros cientistas, magnatas, secretárias, ditadores, musas, empresários, embaixadores, países famintos e uma série de esquisitices, absurdos e improbabilidades desencadeados. Única forma de explicar o que acontece é o bokononismo. O bokononismo é o grande destaque do livro, tratando-se de uma religião fictícia criada pelo autor. Há muitas camadas no livro. Escrito logo após a Crise dos Mísseis de Cuba de 1962, há muito sobre o contexto da Guerra Fria aqui, com sátiras políticas excelentes, especialmente na fictícia ilha de San Lorenza, um país miserável que tem um fortíssimo e doentio alinhamento com os EUA. Eu recomendo, mas só se você gostar de autores como Gabriel Garcia Marquez.