Cama de Gato Kurt Vonnegut

Resenhas - Cama de Gato

Augusto 21/02/2020

Cama de Gato
Com sua elaborada narrativa, Kurt Vonnegut põe a prova nossa coragem para nos desvencilharmos de uma dantesca cama de gato erigida sob o maior absurdo da humanidade.

Nati Sampaio 17/11/2022

Que livro maluco! No começo, segue uma ordem e uma certa lógica, depois parece que você tá lendo o cérebro de uma pessoa maluca total kkk. Mas enfim, a escrita é sensacional, amei o humor ácido e a ironia do autor. O autor critica abertamente as guerras, religiões e a maldade humana.
Sensacional. Leiam.

William 06/09/2020

Uma sátira da pós-modernidade.
O escritor Vonnegut constrói uma história a partir do personagem Jonah que resolve escrever um livro sobre o dia que foi lançado a bomba atômica em Hiroshima e para isso, resolve entrevistar várias pessoas que conviveram com o pai da bomba atômica: Robert Oppenheimer. A partir daí acontece uma série de desventuras. E nessa jornada Vonnegut consegue, através de bastante humor, personagens cômicos, histórias e lugares inusitados e uma religião imaginária cheio de sarcasmo, fazer críticas sobre o fanatismo religioso, o uso da ciência para o bem ou para o mal, politicagem, o capitalismo selvagem, a tirania e o destino da humanidade. Um livro, mesmo sendo escrito nos anos 60, nos leva a uma reflexão profunda da nossa sociedade presente e o futuro dela. Sobre a edição, a editora Aleph mais uma vez está de parabéns.

Michele Duchamp 12/10/2021

Não abandonei porque era livro físico
Esperei histórias e insights, ao invés de experiência sensorial, e esse foi o meu erro. Algumas obras talvez sejam melhores lidas na sua época e dentro daquele contexto histórico para serem apreciadas como elas deveriam.
leonel 12/10/2021minha estante
bem chatinho mesmo.

Michele Duchamp 13/10/2021minha estante
Não sei se voltarei a ler o autor, talvez mais pra frente.

Alessandro117 15/03/2024

O que eu acabei de ler?
Que livro estranho! Parece uma sequência de acontecimentos aleatório, mas com uma designação final. Sem dúvida não é para todos, mas quer saber? Eu gostei. Vou ler outros livros do autor e ver no que dá.
pinguinha 15/03/2024minha estante
Amém amigo

Wagner47 22/11/2020

Sem cama e sem gato
Uma coisa deve ser dita de Vonnegut: esse cara é original.

Por mais que a história traga algumas interações bem desinteressantes, não posso deixar de elogiar sua crítica (seja positiva ou negativa) à religião.
Fazemos o que fazemos porque queremos ou porque nos foi imposto a fazer o que fazemos?

Em relação a alguns outros livros, esse é bem contido no humor, o qual esperava mais.
Não obstante sua crítica com a religião, tem uma passagem linda e maravilhosa sobre a beleza da guerra, algo que todo fã de Matadouro Cinco ficará feliz em ler.

Thiago Araujo 31/01/2021

Versão da teoria do caos
Vonnegut traz a tona uma discussão interessante sobre crença e ciência, mostrando como as coisas podem dar errado tanto de uma lado como de outro.

Esse ponto de vista é o que marca esse livro. O desprendimento de possíveis conceitos positivos de qualquer uma das partes é impressionante.

Com essa liberdade a narrativa passa rápido com explicações simples e precisas sobre como a humanidade pode ser complexa.

Falar mais é dar spoiler. Sci-Fi leve e bem filosófico. Do jeito que a gente gosta.

Marcos Carvalho 12/10/2010

Vonnegut, que sobreviveu a crueldade da guerra, é um dos poucos escritores que podem fazer rir das limitações humanas em conciliar e de resolver os conflitos oriundos dos poderes da ciência e das abordagens religiosas. Dualidade, tão bem demonstrada neste irreverente livro.
Wellington V. 06/06/2015minha estante
Taí: falou e disse. Gostei de teu poder de síntese (sobre o poder de síntese do autor do livro).

Nah 05/02/2020

"Está vendo a cama, está vendo o gato"
Um livro que consegue conversar sobre assuntos atuais. Com aquela dose de humor sarcástico, a história vai nos envolvendo numa trama no qual não parece fazer o menor sentido, então tudo se encaixa.

Janaina.Vidal 27/01/2024

Cama de gato
Só não vou favoritar, porque eu não senti altas emoções. O que para mim, é essencial para se tornar um favorito da vida. Um livro que envolve política, religião e sociedade. Fala sobre um personagem que gostaria de escrever um livro sobre a bomba de Hiroshima, mas nada técnico na verdade. Ele gostaria de saber histórias de pessoas sobre aquele dia e acaba por conhecer os filhos do criador da bomba...

Bruna 17/01/2022

Cama de Gato
Melhor leitura desse autor até o momento. História muito gostosa de ler, soltei várias risadas.
O cara consegue ser extremamente criativo, engraçado, sutil e crítico? tudo ao mesmo tempo.

Giovana456 18/01/2021

Original
De forma geral, achei o livro muito bom, já que ele pega fatos históricos (no caso a invenção da bomba atômica), e os usa para arquitetar uma história com enredo bem original e legal. Foi o primeiro livro que li do Vonnegut e me deixou bem curiosa para ler mais livros dele.

@quixotandocomadani 12/10/2021

Cadê a cama? Cadê o gato?
Jonah começa a coletar material para um livro sobre o que as pessoas estariam fazendo no dia em que a bomba atômica foi lançada no Japão. Sua pesquisa se inicia com o falecido Dr. Felix Hoenikker, o inventor da bomba. Jonah conhece e se envolve com seus três filhos e essa busca acaba reunindo todos na República de San Lorenzo, um fictício país caribenho muito pobre e com uma religião banida pelo governo, o "bokonismo". Para dar um clima de aventura na história, Dr. Felix deixa de herança para os filhos uma surpresinha!

Cama de gato foi escrito durante a Guerra Fria, Voneggut (que lutou e foi prisioneiro na II Guerra) faz uma crítica sobre o quanto o ser humano pode ser destrutivo ao usar sua inteligência e a ciência para produção de armas. Além disso, usa o "Bokonismo" para discutir temas como acaso, destino, livre-arbítrio, amor, religião e política.

O livro tem capítulos curtos, o que facilita a leitura. Tem uma fluência boa e do meio para o fim fica melhor. O característico tom sarcástico sempre presente na obra de Vonnegut é a cereja do bolo.

Foi o segundo Vonnegut que li, gostei mais do primeiro: As Sereias de Titã.

Você conhece aquele jogo "Cama de gato"? É ele que dá o título para esse livro. O jogo chama Cama de Gato, mas não tem nada de cama e nem de gato. Vivemos enxergando coisas onde não existem...

site: https://www.instagram.com/quixotandocomadani/

pinguinha 16/03/2024

Esse livro é bem doidinho. Um acontecimento aleatório e maluco atrás do outro. Sem falar que é um contexto em que envolve uma religião com preceitos diferenciados. Mas tenho que admitir, em algumas partes eu até que me diverti.

Gabriel 09/07/2022

Gosto de como Vonnegut conta suas histórias. É concisa, clara, direta e principalmente engraçada. Uma sátira bem feita, com elementos críticos interessantes e reflexões pertinentes. Acho que peca um pouco no didatismos em certos assuntos (algo comum nas sátiras), mas que não afeta no divertimento da leitura. A vida - com seus inúmeros acasos - pode até não fazer sentido muitas vezes, mas quando direcionamos nosso conhecimento à práticas destrutivas e manipuladoras, esse acaso - num mundo caótico, desigual, tecnocrático e dominado por potências imperialistas - passa a ser devastador.