Divã

Divã Martha Medeiros

Resenhas - Divã

mpettrus 15/02/2024

A Longa Travessia de Mercedes ao Autoconhecimento
?É cedo demais para se despedir. A morte de Mônica está pesando sobre mim uma vida inteira. De repente ela deixa de existir e uma série de verdades desaparecem junto, dando lugar ao imponderável??

??Divã? conta a história de Mercedes, que narra em primeira pessoa à história de sua vida. Uma mulher de 40 anos, casada há 20 anos, mãe de três filhos que trabalha como professora de matemática e representa um modelo tradicional de família perfeita para a sociedade, e apesar disto, busca ajuda com um psicanalista, doutor Lopes.

?E é na terapia, deitada em um divã que ela vai contar sua história e através dos reflexos de seus discursos apresentando as várias mulheres que existem dentro de si, expondo seus anseios, e revelando assim a alma feminina. Digo-lhes que a primeira observação a ser feita é: o drº Lopes somos nós.

? Que sacada genial da Medeiros em usar esse artifício narrativo, pois que, ao mesmo tempo em que Mercedes se questiona sobre as coisas que permeiam a sua existência, ela também nos provoca a fazer o mesmo sobre a nossa própria vida.

Eu parei a leitura diversas vezes para indagar questões minhas porque em vários momentos me reconheci nas crises existenciais da protagonista.

? Em meio ao seu processo de terapia, Mercedes se questiona a respeito de diversos pontos de sua vida. No decorrer do enredo, percebemos que a personagem está em um processo de autoconhecimento e torna a terapia um meio de transporte para esse fim.

A terapia torna-se um mecanismo de autoconhecimento na medida em que Mercedes se vê refletindo e evoluindo por meio da análise de várias partes de sua vida. A construção de si nos é transmitida através de uma narrativa cômica, leve e sensível.

? Há dois aspectos muito presentes durante a narrativa: um satírico e um viés sensível. A sátira aparece como um vitupério de si mesma, na medida em que se flagra em situações ridículas para gozar a vida.

Ao lado da sátira aparecem momentos de intensa reflexão e reconhecimento de grandes questões da vida como: morte, velhice, amor, perda, permeadas de humor e propriedades reflexivas, revelando uma escrita descontraída e emotiva.

? A busca tardia de Mercedes para alcançar o autoconhecimento, viver momentos que ela deixou de viver na juventude, sentir sem medidas, aprender coisas novas, sair da zona de conforto, correr riscos e adquirir liberdade para ser quem ela quiser ser, são fatores que perpassam a história contribuindo para a sua longa travessia ao autoconhecimento de si mesma.

Essa travessia, esse atravessamento que ela faz não é destituída de dor ou surpresas desagradáveis, mas cheia de altos e baixos, o que para nós leitores, nos rende sessões de terapia interessantíssimas.

? Quando Mercedes passou a optar por uma vida interessante e não pela felicidade, o questionamento que se faz é que as pessoas não escolhem quase nada na vida, porque estão muito limitadas por uma série de circunstâncias.

É claro que todos querem ter vidas interessantes, se isso nos trará felicidade não sabemos. Mas eu lhes pergunto, amigos Skoobianos: o que é afinal escolher a felicidade?

? Por fim, quero destacar outra personagem: Mônica. Que personagem memorável e bem construído. Ela tornou-se minha favorita. Para mim, a autora criou essa personagem para ser o grande contraponto em relação à Mercedes.

Mônica é amiga e confidente da protagonista, vivendo a vida do jeito que sempre idealizou: casada, apaixonada e dedicada ao marido, cuidando da casa se dedicando exclusivamente à família.

? Mônica, ao contrário de Mercedes, depende financeiramente do marido, trazendo-nos um perfil construído de uma mulher realizada e sonhadora, representando a mulher de décadas passadas.

A personagem se auto define como uma mulher à moda antiga, o que nos permite afirmar que a autora que discutir na sua narrativa os processos de transformação do papel da mulher ao longo das décadas do século XX.

?A figura de Mercedes por sua vez é o contraste: é casada, tem três filhos, cuida da casa, do marido, mas também trabalha como professora de matemática e ama pintar nas horas vagas, odeia chás ou reuniões de mulheres, e tem plena consciência de que a vida não é só sonhar, e por isso vive com os pés no chão.

E por ser tão racional, abre mão do casamento e vai viver novos relacionamentos com outros homens, vivendo outras histórias procurando se encontrar, defende a ideia de que não se pode ser tão dependente do marido e representando assim as tantas mulheres modernas dos dias atuais.

??Divã? é um livro que, a meu ver, está envelhecendo bem com o passar dos anos com relação às pautas aqui discutidas. Mas, sobretudo, principalmente, pelo carisma de Mercedes e de sua eterna melhor amiga, Mônica. E, também, de Martha Medeiros.
dani 15/02/2024minha estante
Que resenha deliciosa de ler, mpettrus! Impossível não se identificar. O que seria da vida sem uma pitada de crise existencial, alguma frustração ou arrependimento? Fiquei com muita vontade de ler esse livro também.

E sobre a felicidade? Acho que é um menu variado, com muitas opções. Para hoje escolho um livro e uma xícara de chá (pode ser gelado, que está bem calor aqui rsrs).

mpettrus 16/02/2024minha estante
Dani, que comentário maravilhoso esse o seu. Adorei!!! Você acertou em cheio qual é exatamente a mensagem dessa história.

?O que seria da vida sem uma pitada de crise existencial??

Exatamente!!! O que seríamos nós, quem seríamos nós, o que definiríamos nós né não?! ????

Queremos daqui em diante acertar as nossas escolhas no Menu da felicidade. Chega de atropelos e afobações.

Obrigado pelo feedback!!! ???????

arilopes 31/03/2024minha estante
eu tenho a curiosidade de saber porque Lilia Cabral está na capa desse livro, ela é uma representação de Mercedes?

tento fazer de minhas leituras um meio para um fim. que elas me levem a pensamentos que antes não eram questionados, sentimentos que não foram sentidos ainda e momentos de reflexões íntimas e mundanas, acho que busco muito nos livros a crise existencial. acalenta-me terminar uma leitura e refletir sobre diversos aspectos na minha vida!

não sei amigo skoobiano ? gostei do termo hehehe ? como escolher a felicidade. ela é tão paradoxal e momentânea. e questiono sempre: o que seria a felicidade? um estado perpétuo de alegria ou uma vida comum? a felicidade pode ser só boa? existe uma medida? eu sou mais feliz do que você é? pensar que posso escolher a felicidade é o que me trás felicidade?

mpettrus 04/04/2024minha estante
Arilson, que comentário incrível que você fez aqui. Estou maravilhado com as suas palavras ???

Acredito que, por mais singelo que possa parecer o enredo da história desse livro, o seu comentário se encaixa perfeitamente no que a Martha Medeiros quer nos dizer.

A história da Mercedes é sobre esses questionamentos que você pontuou aqui, a principal pergunta existencial: o que me traz felicidade?

E sobre a atriz Lilia Cabral estar na capa desse livro é que ela interpretou a personagem nas adaptações feita para o teatro e para o cinema. Inclusive, foram adaptações estupendas. Lilia deu um show de carisma e talento vivendo Mercedes.

Obrigado pelo feedback, Arilson! ????

Anna 14/04/2010

Gostei bastante, principalmente da maneira como a história é narrada. Acompanhamos o processo de auto-conhecimento e aceitação de Mercedes através de suas consultas com seu psiquiatra, e é dessa maneira que ela é contada, um relato em primeira pessoa cujo destinatário é Lopes, o analista.
Impossível não parar pra pensar junto com Mercedes, refletir junto com ela, e voltar o pensamento para dentro, descobrindo-se simultaneamente. Esse, pra mim, é o trunfo do livro, a abertura que ele nos dá para uma auto-análise.
Isso, somado ao texto leve e fluido de Martha Medeiros, torna a leitura interessante e agradável. Livro pra se ler em uma sentada só.
axoloxia 14/02/2024minha estante
não era psiquiatra amg, psicanalista

amandaleu 14/04/2024

Divã
"Uma resposta simples era tudo o que eu queria, mas nada é simples quando a gente sai à caça da própria alma."

O livro é a narrativa do que acontece dentro do consultório de Lopes, psicanalista de Mercedes, nossa personagem principal.
Gostei muito de como a autora descreveu os medos e questionamentos da alma, os pensamentos que surgem em cada um de nós.
Entender que uma resposta concreta sobre tudo nunca acontecerá é a faceta mais corrosiva da vida.

Algumas coisas aqui envelheceram mal e não gostei de alguns insights da protagonista. Achei que algumas colocações ultrapassaram a linha do aceitável.

Dea 11/10/2021

Por fora, bela viola, por dentro? rsrsrs
35º livro de 2021. Narra a história de Mercedes, uma aparente tradicional mulher de meia-idade (heterossexual, casada, com três filhos, professora, pintora nas horas vagas), mas que, ao se deitar no divã de Lopes, seu terapeuta, se revela nada tradicional, como boa parte das mulheres. Quem olha externamente, pensa que está tudo dentro dos padrões, mas só Deus e os mais íntimos sabem que não é bem assim? bem engraçado e profundo ao mesmo tempo? sou fã da Martha Medeiros? ela capta com uma sensibilidade ímpar as coisas do cotidiano e como elas refletem na nossa alma. Ótima leitura. Recomendo. #tksGod #bookaholic

Queria Estar Lendo 22/08/2013

Só mais um - Divã
Só mais um: Divã
Link oficial da resenha: http://goo.gl/EAxwoc

A resenha de hoje é sobre um livro que foge um pouco do que foi apresentado até então por aqui. Estou falando do livro Divã, da autora Martha Medeiros, que já foi adaptado para as telonas tendo Lília Cabral no papel de Mercedes, nossa protagonista, e que é um dos maiores sucessos das redes sociais no que diz respeito a citações. É difícil achar alguém que nunca tenha se deparado com qualquer citação de Martha Medeiros em sua timeline no facebook, sendo a maioria delas originárias do livro em questão.

O livro é narrado pelo ponto de vista de Mercedes, uma mulher que, como a própria sinopse já diz, tem mais de quarenta anos, casada, tem filhos, e resolve fazer análise. O motivo nem ela sabe ao certo, é mais sobre uma inquietação, ou, como ela mesmo diz: o medo de ser feliz para sempre. Mercedes já passou pelas fases da vida que os demais julgam como as mais importantes, agora está chegando a hora em que todos esperam que não tenha mais nada para ser vivido, que é hora de apenas colher os louros de todo uma vida e sossegar. Mas talvez ela não queira isso, porque essa felicidade a qual os outros pintam não é o modelo de felicidade que ela quer para si.

Não existem diálogos no livro pois ele nada mais é do que o relato de Mercedes ao seu analista, Dr. Lopes, o que nos possibilita entrar na cabeça da personagem e viajar junto com ela em cada consulta. O leitor assume o papel de Lopes, como ela passa a chamá-lo, sendo ele seu ouvinte e confidente. Ao fazer isso Martha possibilitou que uma relação fosse criada entre personagem e leitor desde as primeiras palavras até as últimas.

A história se passa desde a primeira até a última consulta da protagonista, e durante esse tempo vemos todas as mudanças, essas nem um pouco pequenas, que ocorrem em sua vida. Mercedes deixa de ser apenas mais uma para se tornar alguém, ela para de cumprir as expectativas dos outros e passa a viver de acordo com as suas expectativas. É claro que nem tudo são flores, existem altos e baixos durante esse processo de mudança, mas o simples fato de ela ter mudado já vale todo o processo em si.

Divã não é um livro sobre acontecimentos, sobre fatos. Longe disso, Divã é um livro sobre pensamentos e sentimentos. Um livro interno e não externo, diferente dos demais. É tão fácil se identificar com a personagem que chega a assustar, não é de estranhar que milhares de pessoas compartilhem trechos do livro. Em algum momento do livro, seja logo na primeira página, no meio ou até mesmo no final, você vai parar e pensar: ei, isso parece tanto comigo. Parece que foi escrito pra mim.

E isso é unânime, pois Divã é um livro universal. Independente da idade, do sexo ou de qualquer outra distinção, ele é um livro que fala pra todos. Como já deve ter ficado mais do que óbvio, sou uma apaixonada convicta por esse livro tão perfeitamente escrito por Martha Medeiros. Quem nunca leu, deveria. Divã mudou minha vida, e com certeza fará o mesmo com qualquer um que o ler.

Depois de tudo isso, só me resta dar seis estrelas para este que é um dos meus livros favoritos!

____________________________________

Esta resenha foi feita por Eduarda Henker, membro do blog 'Só mais um', e a reprodução integral ou parcial da mesma é proibida. Plágio é crime.

Só mais um

leandro_sa 19/05/2011

Mercedes c'est moi
Que me perdoe Flaubert por parafraseá-lo, mas Mercedes é definitivamente uma das personagens mais instigantes da literatura contemporâea.

Martha Medeiros criou uma mulher que é, ao mesmo tempo, igual e diferente de todos nós. Mercedes não é simplesmente uma mulher de 40 e poucos anos, seus conflitos podem atingir jovens estudantes de 15, advogados de 60 anos, atrizes de 30 e qualquer pessoa que tenha por hábito questionar seu papel na vida.

Quem nunca ficou inseguro com o início de um namoro? E com o fim anunciado de um relacionamento de longa data? Quem nunca questionou a imagem que possui perante as outras pessoas? Mercedes reflete toda uma sociedade que tem seus medos e suas ideologias e que vive buscando respostas. A forma que ela utilizou para se auto-responder foi a psicanálise, porém existem perguntas sobre a mente humana que nem Freud conseguiria responder.

Confesso que fiquei triste quando ela se despediu do Dr. Lopes, mas termino de ler esta obra com a certeza de que Martha Medeiros está entre os grandes nomes das letras pós-modernistas.

Natália 13/03/2012

Horrível!
Sinceramente? eu odiei esse livro, tava louca para acabar de lê-lo porque não aguentava mais, ele é muito chato e cansativo (sorte que é pequeno) fiquei tão decepcionada, pois vi o filme e gostei tanto, então comprei o livro achando que era melhor, como é na maioria das vezes mas me enganei, pois prefiro mil vezes o filme do que o livro, coisa rara para mim...

kargaute 05/07/2021

Mediano
Curti bastante a história, mas achei um pouco "mais do mesmo". Foi um livro que me ajudou a sair da ressaca literária de mais de 6 meses por ter uma narração fluída e rápida, mas é mais uma história clichê quando se fala de histórias de terapia

Marcio 23/05/2021

Leve e descontraída
Precisava de uma leitura leve e resolvi reler "Divã" da Martha Medeiros. A personagem Mercedes deve ser a minha versão feminina. Fiquei imaginando o que o meu terapeuta tanto anota em seu caderno. Ao chegar a uma idade aproximada com a da personagem e por ter passado por algumas situações similares, será que não somos todas Mercedes? Nossos conflitos apresentados de uma forma cômica a cada página... Um bom livro!

Livro de n° 07 de 2021
????

#marthamedeiros #divã #instalivros #instabook #livro #book #alfaguara

Jacy Coelho 11/01/2014

Desafio Literário Skoob 2014 - Janeiro (Livro que virou filme
mimimi demais

pronto, resumi o livro.

A história começa bem, no jeito Martha Medeiros de ser, várias frases de efeitos, parágrafos que você se identifica, prometem, parecem até auto ajuda, até aí tudo bem.

"Quem me vê caminhando na rua, de salto alto e delineador, jura que sou tão feminina quanto as outras: ninguém desconfia do meu hermafroditismo cerebral. Adoro massas cinzentas, detesto cor-de-rosa. Penso como um homem, mas sinto como mulher" (p.9)

Os capítulos de Divã são sempre as sessões de Mercedes com seu teraupeuta Lopes.É um monólogo, nada contra o formato, mas pra mim, o problema é que faltou ligação entre um capítulo e outro, e aí parece que estou lendo contos. Eu não sei quanto tempo se passou entre uma sessão e outra (e no meio do livro, já se passaram dois anos). Inclusive, as separações dos capítulos são claramente dividas por tema (filhos, traição, separação, menopausa,etc...)

Então o livro se tornou cansativo, e sinceramente, não consegui enxergar a Mercedes nada menos como uma dona de casa bem de vida cheia de mimimi. E acabou se tornando mimimi demais pra eu acompanhar, uma pena, já que a personagem criada prometia ser espetacular.

Um adendo sobre o filme. Tive que assistir e tirar minhas próprias conclusões e nossa, nunca vi rebaixarem tanto assim um personagem. A Mercedes no livro, pode até está cheia de mimimi, mas tem uma personalidade impar, nunca seria a Mercedes do filme que gritaria que nem uma criança mimada "repica, repica". Achei o Ó. E o fato de terem dado voz a outros personagens fez o filme parecer uma grande comédia pastelão.

Martha Medeiros escreve bem, é inteligente e nem de longe eu diria, "não leia esse livro". Ele pode servir muito bem pra outras pessoas, e às vezes, tudo depende de fase...
Flávia 11/01/2014minha estante
Pois é, a sensação que tive que eu vou me identificar, eu vou,eu vou mas quando chega, nada. Não sei se leria. Nossa, o filme destruiu assim o livro. Só VI o filme e realmente puxa para comédia. Beijos

LUA 11/01/2014minha estante
Eu gostei muito do livro, acho que Mercedes tem um ótima personalidade e os conflitos dela, são conflitos por quais muita gente passa e eu me identifiquei com alguns. O filme destruiu o livro, nem parece inspirado no mesmo...gostei da resenha.
bjs

Luna 12/01/2014minha estante
"mimimi demais
pronto, resumi o livro."
heiehiehiehiehiehiehieheheiheie... \o/

----

E sim, tudo depende da fase... fui ler, mas não fez meu estilo =/ Acabei trocando com uma amiga q adorou ^^

Poli 20/09/2020

Façam Terapia
Esse livro percorre a mente de uma mulher onde turbilhões de sentimentos inundam o seu ser e traz a terapia como um ótimo recurso para todos
Façam terapia!

Dori.JR 26/12/2021

Sensacional
Uma escrita leve, leitura fluida e com uma mensagem linda de amor, autoconhecimento, aceitação e, acima de tudo, compreensão. É um dos melhores livros que li e fiz bem em fechar 2021 com ele. Recomendo bastante!

Keiko 25/07/2009

Mercedes é uma mulher à beira de um ataque de nervos, que visita frequentemente um psicólogo e que em seu divã conta todos os seus problemas de mulher de meia-idade. Completamente sem sal, sem criatividade do meu ponto de vista. O filme? Pior ainda.