Peripécias de uma Estudante de Moda - 1º Semestre

Peripécias de uma Estudante de Moda - 1º Semestre Lídia Rayanne

Resenhas - Peripécias de uma Estudante de Moda - 1º Semestre

Ianny.Vitoria 03/11/2021

Conhecendo o mundo da moda?
Essa série de livros me surpreendeu, achei eles uma fofura, lógico, gostei mais de um e menos de outros, mas no total, foi me passada uma história positiva.
A protagonista (Susana) termina o ensino médio com a sorte de receber uma bolsa de estudos em uma faculdade renomada, para cursar moda.
E ela embarca nessa aventura que pra ela parecia ser um tanto quanto impossível, pelo estilo de vida humilde e não compreender tanto de moda, já que a idealização da personagem e a sua preferência eram calças jeans e tênis confortável.

Cau @caumunhoz 03/06/2020

Amei
Vamos falar sobre a Susana, uma garota que encerra o ensino médio, e arrisca-se a uma bolsa de estudo na renomada faculdade de moda em Fortaleza.
Ela consegue entrar, mas? não entende nada de moda! O que ela foi fazer lá?

No decorrer da história, vemos ela se identificando com as disciplinas, com os professores, e também fazendo várias amizades.

Quem curte livros sobre a época da faculdade/universidade? Então, essa é a dica! Apesar de não ter feito faculdade de moda, me senti muito nostálgica ao ler. Me lembrou muito com as trapalhadas do dia a dia, os trabalhos, as provas? ai como sofríamos! Na época não curtia muito, mas sinto saudades! É muito estranho isso? Com vocês também é assim?

Quote que amei:
?...uma criança crescida cuja alma conversava com a minha. Um porto seguro onde eu podia me permitir ser eu mesma??

Kauanilarissa 24/04/2021

Me senti uma estudante de moda
Eu amei o livro!!!
Senti como se estivesse fazendo uma faculdade de moda, sem precisar da parte difícil hahaha.
Amei os personagens e eu tô doida pra saber se o meu casal vai rolar ou não.
Recomendo pra quem quer uma leitura leve, divertida e apaixonante ??

biblio.livy 28/03/2022

iniciando no mundo da moda
Um livro que mostra a visão de uma jovem no começo da faculdade de moda, sendo que a princípio ela é totalmente leiga quando o assunto é o "mundo fashion".

Foi muito legal ler um livro que se passa no Ceará, de uma autora que é de Fortaleza. Me senti representada, e amei as referências, os nomes das cidades sendo citados e as gírias.

Eu realmente me identifiquei muito com a história, não com a parte da moda em si, mas com a parte da vida de uma estudante. Ainda não faço faculdade, mas estou no último ano do Ensino Médio em uma escola profissionalizante, então entendo bem a correria e os perrengues dessa vida.

Gostei mesmo desse livro, a leitura foi bem rápida, e foi um começo pra essa saga de livros que estou maratonando

Julia 09/05/2021

Essa é uma ótima pedida para quem procura por uma leitura rápida, leve e que aborde esse tema incrível que é a moda. A autora traz teorias e técnicas ensinadas ao longo do curso, tornando o livro super interessante de ler. Juro, tive vontade de largar tudo, pegar um pedaço de tecido, uma tesoura e começar a costurar.

E quem é Susana Brito? Bem, simples, é gente como a gente. Já de cara eu me identifiquei com a protagonista. Humilde, mas extremamente criativa e batalhadora. Uma jovem que mesmo com inseguranças e dificuldade financeira, tem garra suficiente para levantar a cabeça a encarar o que vier pela frente. Além disso, Susana é uma nerd de carteirinha, trazendo muitas referências para o livro, desde obras literárias como "Os Miseráveis" até filmes como "Star Wars".

Gosto de como muitas estigmas que envolvem o curso de moda (como a ideia de que um homem que faz esse curso é obrigatoriamente homossexual) são quebradas durante a leitura, abordando também temas como desigualdade social e preconceito. Obrigada, autora, por defender que moda é moda, independente de ser uma blusa de dez reais ou um vestido de trezentos. Eu amei como a protagonista se posiciona sobre o assunto!

Também fiquei bobinha pelo Edu, que é tão gente boa e prestativo. Além de ser motociclista, né? Gente, meu coração não aguenta! Achei bacana que a autora desenvolveu bem esse relacionamento, dando espaço para a amizade antes sem pressa de transformar em algo além disso logo no primeiro livro. Quero muito ler o desenrolar dessa história e ver onde vai dar. Será que teremos muitas peripécias pela frente?

Dani do Book Galaxy 10/11/2020

Deu até saudades da faculdade!
Achei a história de Susana como caloura da faculdade de moda muito gostosa e divertida de acompanhar! Um chick-lit simpático, daqueles para ler em um dia tranquilo e dar umas risadas.

Susana é uma protagonista bem simpática e gostável - sofremos com ela em seus trabalhos da faculdade, e também nos maravilhamos e nos empolgamos com o curso de moda e as possibilidades infinitas que ele oferece como área profissional. Aliás, este foi um ponto super alto do livro para mim: adorei conhecer sobre as disciplinas e processos de moda, pois este é um curso sobre o qual - não me envergonho de falar - não conhecia absolutamente nada fora os estereótipos e suposições que tinha ao observar os universitários no campus da própria universidade onde fiz meu curso de design digital.

E falando em estereótipo, a Lídia levanta outra discussão muito bacana de um jeito leve e que me fez pensar, que é sobre a inserção de homens no ramo da moda. Afinal, ainda há um preconceito arraigado de que, só porque está cursando moda, o homem tem que ser gay e afeminado. Lídia nos mostra que não - esse é só mais um preconceito que carregamos sem nem saber, mas - ainda bem! -, as coisas estão mudando e caminhando para um mundo mais tolerante e diverso.

Ao nos contar sobre as disciplinas e nos fazer mergulhar, junto com Suzana, no mundo da moda no âmbito profissional, a autora levanta outras questões que me chamaram a atenção: uma delas é como a moda deve ser algo acessível e democrático, e muitas vezes, não é. Afinal, o que mais observamos por aí é a elitização da moda e o privilégio de pessoas com os arquétipos idealizados do “corpo de modelo” e seus padrões de beleza inalcançável.

Quanto à estrutura narrativa do livro, gostei bastante que a história se passa em um semestre, o que dá aquela satisfação de “fim do ano”, “conclusão”. O livro vai conduzindo o leitor, junto com a protagonista, através do semestre, de forma que chegar ao seu fim é algo que é esperado com bastante expectativa.

Como já pontuei no início da resenha, achei uma leitura divertida e que me lembrou muito de como é ser universitária e todos fardos e delícias que esse título traz: os trabalhos com prazos apertados, os amigos, os problemas de trabalho em grupo, professores maravilhosos e professores não tão bons assim.

Existem outros livros da série, e em breve espero lê-los para continuar acompanhando Susana e suas “peripécias”.

Amandinha 11/06/2022

FIM DO 1º SEMESTRE !!!
Peguei pra ler só por ser curto mas até q acabei gostando KKKK é uma leitura gostosinha e q me fez ter vontade de cursar moda só queria q tivesse tido um beijo no final a pessoa romântica q habita em mim ficou esperando isso KKKK mas fora isso é uma leitura gostosinha vale a pena dar uma chance vamos ver se os outros são bons tbm

Kamyla 20/09/2020

Se quer um livro leve, fofo e que ao mesmo tempo rende várias risadas esse é o certo pra você.

Achei muito legal conhecer alguns detalhes desses curso e acompanhar Susana nos perrengues. Eu realmente me sentia como se estivesse na pele dela.

As amizades são incríveis e também tem o início de um romance que eu estou muito curiosa para o desenrolar.

Mal posso esperar para os próximos.

@karma 17/07/2021

Comecei a leitura amando a escrita da Lídia, e terminei apaixonada. É bem leve e fluida. Entretanto, a história não me cativou. É bem paradinho e confesso que ficou um pouco arrastada conforme eu ia lendo. Mas recomendo para quem quiser ler um livro rapidinho e sair da ressaca.

Le Franzin|@le_franzin 11/11/2020

Porque choras esquadrão da moda??
Eu gostei bastante desse livro. Tava na minha lista antes de ter o KU, mas eu perdi ela e acabei me esquecendo. Por sorte, a propria autora bateu na porta me apresentando o livro e eu fiquei doida, porque estava vom muita vontade.

O livro é bem fluído, o linguajar é ótimo, apesar de ser típico de um estado e as vezes eu achar um pouco engraçado.

A unica coisa que me deixou meio perdida foi a linguagem tecnica demais sobre alguns assuntos da moda, coisa que eu nao entendo absolutamente. Mas isso não atrapalhou em nada.

Outra coisa que amei muito nesse livro foi o realismo, facilmente da pra acreditar que tudo isso aconteceu de verdade!

O aparente casal é mega realista também e tem uma boa química. E eu adorei o fato de ela focar nos estudos e no dia a dia dela em vez de focar o livro completamente no casal.

Vale bastante a pena ler! Vou la baixar o dois, beijos!

Lillian 25/05/2022

Foi uma leitura muito leve e fofinha. É impossível não se identificar se você estiver no período da faculdade, parece que todo mundo acaba enfrentando desafios parecidos.
Embora o assunto seja sobre moda, achei bem legal até mesmo as partes mais explicativas.
Pra passar o tempo, vale a pena

paginas.de.livros 06/10/2021

Talvez eu tenha ido com mt sede ao pote
No fim das contas achei tudo bem enrolado e sem graça. Esperava mt desse livro e me decepcionei bastante com ele kkkkkkk.
Além do fato de q a principal é bem infantil e isso me incomodou demais

Ana 05/06/2021

Uma leitura bem rápida e fluída. A autora trouxe muita leveza para a história, que é cativante e fofinha. Achei bem legal o fato de que a autora, como designer, conseguiu inserir o "mundo da moda" na narrativa de maneira bastante simples e divertida, trazendo inclusive informações práticas para o leitor (eu não sabia a diferença de malha e tecido kkkkk).

Sofia 11/12/2020

Passatempo gostosinho
Susana acabou de sair do ensino médio, ganhou uma bolsa e vai começar o curso de Design de Moda. Só que ao contrário do que se imagina, ela não está antenada no mundo da moda e terá que se acostumar com sua nova rotina. Com muitos trabalhos, costuras, listas de coisas que ela nunca ouviu falar, Susana tem novos amigos e com a ajuda deles vai conhecer outros aspectos e oportunidades do curso de Moda. Claro que com todas essas mudanças, um novo amor surge…

Eu estava super animada com essa leitura e não me decepcionei, é uma daquelas histórias despretensiosas que a gente lê para passar o tempo. Em alguns momentos eu achei a história meio lenta e a Suzana meio chata, mas nada que me fez querer largar a leitura. Só é algo que eu espero que seja melhor nos próximos livros - saber que tem outros livros me deixou super animada! O livro te deixa empolgada para os próximos acontecimentos e eu achei isso fantástico.

Também fiquei feliz em ver que o livro se passa no Nordeste: o Brasil não se resume ao eixo Rio de Janeiro/São Paulo e melhor do que só escrever sobre lá, é ver que as pessoas de lá estão escrevendo sobre suas realidades. Eu fico muito feliz de ler livros nacionais justamente por se tratar de uma realidade mais próxima da minha, ainda que em alguns momentos eu tenha estranhando algumas coisas (sou de SP). Esta foi mais uma descoberta desta quarentena e mais um livro nacional que você deve dar uma chance

site: www.instagram.com/perdidonaestante

Manuh 14/06/2021

Eu amei tudo nesse livro, os personagens, a escrita, os acontecimentos e a parte da moda. Eu gostei muito da Susana e me identifiquei com ela em alguns momentos. Recomendo esse livro, é super levinho e a parte da moda é super interessante.