Cabaré dos Bandidos

Cabaré dos Bandidos Salomão Larêdo




Resenhas - Cabaré dos Bandidos


2 encontrados | exibindo 1 a 2


><'',º> 31/03/2019

O Guamá é um bairro conhecido em Belém, no Pará, por apresentar problemas universais das periferias brasileiras: habitação precária, falta de saneamento básico, pouca infraestrutura de saúde, educação e transporte. Nesse microcosmo o escritor paraense Salomão Larêdo imergiu para escrever “Guamares: Cabaré dos Bandidos”, lançado originalmente em 1989, como uma crítica social.

Para esta nova edição, a novidade é a escolha pelo título invertido. A obra chama-se “Cabaré dos Bandidos: Guamares”, opção estética do editor e filho de Salomão, Filipe Larêdo, que coordena a Empíreo. A narrativa ficcional apresenta esse lugar, o tal cabaré dos criminosos, que de fato existiu até a década de 1960, naquele bairro, com os personagens Herma Verônica, Jeones e Tumezão, dentre tantos outros, que representam o cotidiano do povo pobre.

A escrita tem como marca a presença de gírias e palavreados do caboclo paraense, como “‘biqueira” e “carapanã”, além da descrição de cenas nas chuvas, nas beiradas do asfalto ou do rio, tal qual a paisagem de uma Belém abandonada – o que pode ainda ser constatado nos dias de hoje. Também são descritos hábitos antigos como as rinhas de galo e as festividades periféricas, além da cultura do jogo do bicho.

O autor tomou conhecimento desse peculiar local num encontro com um amigo de seu pai, chamado Taco, na Estrada Nova. “Fomos conversando pelo caminho e ele, depois de contar inúmeras peripécias, disse-me que, no rumo de sua moradia, entraria numa daquelas inúmeras ruelas do Guamá. Já nos despedindo, quis saber e perguntei onde ele morava. Taco, estatura mediana, caboco de fala fácil, espalhada, sotaque engambelado, prosista cheio de manha e bossa, traje estranho, mas coração generoso, respondeu: no Cabaré dos Bandidos”, relembra o autor.

Fonte:

site: www.alcinea.com/livros/cabare-dos-bandidos
comentários(0)comente



Paloma 24/01/2019

nos tira da zona de conforto
A Editora Empíreo entrou em contato comigo para que eu recebesse o lançamento Cabaré dos Bandidos. Nessa minha marra para ler mais livros nacionais eu aceitei e no fim tive em minhas mãos uma leitura bem agradável.
Nessa história nós vamos acompanhar a vida de algumas pessoas que moram na mesma vila da periferia do Pará. Eu nunca tinha lido algo do tipo, até pela época em que a história se passa, na década de 90, e posso afirmar que a história traz diversos assuntos importantes que nos tiram da zona de conforto.
Acredito que a parte mais original dessa história é o próprio Cabaré dos Bandidos, um lugar onde bandidos são formados para seguir a 'profissão'. O interessante aqui é a forma como o autor junta essa questão da bandidagem com o objetivo de ajudar pessoas boas em necessidade, com pobreza, política, maternidade, e outros.
No fim eu acabei não amando a história mas foram momentos agradáveis com personagens únicos que me fizeram refletir assuntos importantes e devo dizer que com certeza os personagens são pontos fortes da trama. Fica a indicação a quem curte livros nacionais mais clássicos.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR