O Mistério da Ilha

O Mistério da Ilha Ana Maria Machado

Resenhas - O Mistério da Ilha

Rebeca1433 27/04/2021

eu só li o livro por causa da escola
eu li esse livro pq a escola mandou

ele superou minhas expectativas e ele é até legal
Luis.Furst 20/11/2022minha estante
EU TBM

Heidi Gisele Borges 16/01/2023

A história começa já apresentando Carlos e Chico. O primeiro é filho do patrão e o segundo, do empregado.

Ou seja, um manda e o outro obedece.

Carlos exige que Chico saia com ele de barco, porque não sabe guiar.

Chico, desgostoso com a ordem, pois brincava de pipa com os amigos, entende que precisa fazer as vontades do menino mimado.

Acontece que os dois atravessam uma estranha neblina e acabam presos num banco de areia. Como só poderão sair quando a maré subir, resolvem explorar uma praia desconhecida que viram ali.

Na praia descobrem coisas interessantíssimas, como uma comunidade para onde os leva uma menina que os encontra perdidos.

A história traz ensinamentos sobre amizade, respeito, natureza e o que é o verdadeiro tesouro da vida.

Então entendemos o porquê de Chico passar a ter voz e opinião quando está na ilha. Mas não vou contar, pois quero muito que todos leiam essa excelente história.

___
IG: @heidi_borges

oldcardign13 04/11/2022

Nhe
A intenção foi boa, realmente foi, só que o livro é chato, poderia ter sido dividido em uns 10 capítulos, mas só tem quatro, oq faz eles serem mto longos e enjoativos
Eu gostei do ???plot??? do final, porém já esperava, o protagonista é insuportável, sinto q no final a autora quis mostrar q ele mudou, mas o mlk continua insuportável, uma bomba mais ou menos, melhor doq todos os outros livros q eu li pra escola

Duda França 18/08/2023

Resumo do livro O Mistério da Ilha, de Ana Maria Machado
? Olá, Guardiões da Leitura, tudo bem? O resumo de hoje é do livro O Mistério da Ilha, da autora Ana Maria Machado, uma das autoras mais ilustres do Brasil.

? A história é envolvente, rápida, interessante, com ilustrações delicadas que complementam a narrativa sobre a história de dois garotos: Carlos e Chico, que descobrem uma ilha, depois de irem navegar sozinhos.

? Mas essa viagem pra outra ilha não foi apenas uma simples viagenzinha, e sim uma descoberta de uma ilha onde o povo trabalhava para si mesmo, não eram escravizados e nem recebiam ordens de patrões ou senhores. O povo era ele mesmo, sem preconceitos e hierarquias.

? Autoconhecimento, aceitação das diferenças, belezas diferentes, novos povos, culturas, tradições e valorização da cultura afro-brasileira foram destacados nesse livro. Eu gostei bastante e recomendo para os leitores que querem se divertir com um livro curto, mas que faz a gente pensar em nossas atitudes.

shirler 18/06/2015

O Mistério da Ilha
Livro: O Mistério da Ilha
Mandingas da Ilha Quilomba
Autor: Ana Maria Machado
Ilustrações de Wilma Martins
Páginas: 54
Em uma bela manhã Carlos acorda e observa como o dia está lindo. Como o mar está encantador e resolve então sair de barco. Sua mãe preocupada com medo dele ir sozinho, pede para ele não ir, mas Carlos é um menino teimoso que faz tudo que quer e ele foi mesmo assim, sua mãe então pediu para que ele chamasse seu amigo Chico, mas experiente em barcos.
Os dois vão juntos em um barco sem destino nenhum, mas nada poderia acontecer, segundo Carlos, o tempo não estava ameaçador. Mas foi aí que eles se enganaram, o tempo de repente se formou e fez uma grande neblina onde os rapazes demonstraram medo.
Ao passar mais horas naquele barco, o tempo volta ao que estava antes, mas eles estavam em uma praia que nem sabiam que existia. Chegando nessa praia, Chico percebe que Carlos estava sem seu short, mas Carlos acha que foi apenas a água do mar que carregou. Carlos se acha um rapaz autoritário, e mandou Chico lhe dá o short que estava usando, ir em seguida procurar algo para comerem.
Carlos então obedeceu, pois estava louco para descobrir o que tinha naquela praia. Ao chegar em uma parte do caminho, descobriu que aquele lugar era uma Ilha, onde encontrou também várias coisas lindas como plantas, árvores frutíferas e etc.
Ao recolher as frutas, voltou para onde deixara Carlos, e deixou as frutas caírem na areia. Carlos como é um pouco chato, disse que as frutas deveriam ser lavadas, Chico então o leva para um rio que encontrara e Carlos deixa as frutas soltas dentro d´água e perde assim seu lanche. Chico percebe outra vez que o short que dera a Carlos sumiu, e pede uma explicação para tudo aquilo que estava sendo sumido ou evaporado de Carlos.
Seguiram andando pela Ilha, e de repente auscultaram uma gargalhada, e Chico resolveu ir em direção, para que pudesse descobrir o que era. Era uma garota que tinha a feição de uma fada. Os rapazes se assustaram, mas ela se apresentou, disse que se chamava Luana, e que eles podiam segui-la.
Eles concordaram, mais sempre iam perguntando aonde eles estavam e para onde ela ia vela-los. Luana ia explicando a eles que ela iria leva-los para a comunidade de seu avô, um homem sábio. Chegando nessa tal comunidade, eles poderão observar que se tratava de pessoas que criavam seus próprios objetos. Em seguida, Luana o apresentou para seu avô aqueles rapazes.
O velho homem sábio, explicou tudo daquela Ilha, mais e Carlos tinha uma dúvida: O que tinha de tão precioso naquela Ilha? O velho homem responde que naquela Ilha existe um tesouro e que Chico já possuía. Carlos então dignado com a situação, disse que não é possível Chico ter algo que ele não tenha. Então o Velho homem tenta explicar novamente. O tesouro a que se fala é um tesouro que ninguém pode tirar de ninguém. É algo que tem que haver dentro de si mesmo, como um sonho que quisera ser realizado.
Gabriel.Piovezan 24/10/2016minha estante
undefined

Maria.Eduarda 12/03/2017minha estante
nao gostei da historia!

naly. 17/04/2023

Impressionante.
Meu professor de português passou esse livro em aula, pensei que fosse um livro "chatinho" mas não é nada disso. Esse livro mostra que temos que ser independentes e trabalhar para ter o que queremos. Achei o livro maravilhoso!

Taynara 7â°C 22/08/2023

O Mistério da Ilha Mandigas da Ilha Quilomba
Olá amigos! Tudo bem? Hoje eu vim falar sobre o livro O Mistério da Ilha Mandigas da Ilha Quilomba
O livro O Mistério da Ilha Mandigas da Ilha Quilomba da autora Ana Maria Machado, nos traz um ensinamento e aventura. Ela traz um tema de escravidão e a exploração do trabalho,e ao mesmo tempo que valoriza as heranças da cultura africana.
No começo, eu achei um pouco estranho,mas a gente começa ver algumas explorações de praticamente dia crianças.
E essa exploração começa com os pais deles, porque Carlos acha que só por quê, o pai de João trabalha para o pai dele , Carlos se acha no direito de mandar em João. Mas após uma viagem,que eles vão para além do oceano, uma misteriosa fumaça ,aparece de repente uma ilha muito,muito misteriosa, aparece no meio do nada. Então Carlos, vai lá conhecer a misteriosa ilha.
Mas chegando lá, várias coisas estranhas começam a acontecer. Roupas desaparecem,risadas aleatórias,tudo muito estranho.
Carlos sente fome e manda João ir busca algumas frutas. João pensou " quê audácia", mas ele foi assim mesmo.quando ele pegou as frutas ouviu uma risada feminina e bem alegre.
Carlos do nada apareceu depois de um tempo descobre que era uma menina.Carlos olhou tanto para a menina que não sabia se estava apaixonado, ou admirado pela menina. Ela foi super simpática, e levou eles para um povoado. João que era muito inteligente viu que era um Quilombo,e depois ela os levou até o avô dela. Carlos e João, ficaram muito impressionado com a sabedoria dele. Depois de muita conversa, João cai no cochilo,mas Carlos, e do nada eles acordam na cama deles na casa deles,e ficam sem entender nada. E João e Carlos depois dessa viajem se tornam amigos.
Eu gostei muito da obra, e sim eu gostaria de ler de novo.
O que eu mas gostei desse livro que além de uma aventura é um ensinamento. Que não podemos mandar nos outros, nunca porque na verdade não somos donos de ninguém,e também isso é muito chato e que devemos ser amigos dos outros, ter empatia e antes amigo do que inimigo.
A autora também fala da cultura africana. Que o pessoal que vive no Quilombo ajuda a natureza e se ajudam,e, que a África não é fome e sim cultura, riqueza, felicidade.
Sinceramente gostei muito da obra e Ana Maria Machado está de parabéns e nota 1.000/10

Cassandra 02/08/2023

EU AMEI ISSO AQUI sério é de uma genialidade em como tão poucas palavras puderam criticar até a desigualdade de classes de maneira tão límpida e de fácil entendimento que torna um ontem essencial em especial nas bibliotecas das escolas públicas como foi a minha

Pexia 13/11/2022

Meio blé
Esse livro é nacional, o que vc deve considerar na hora de escolher um livro. Mas é um livro desinteressante.
Não teve nenhum momento em que o livro me trouxe vontade de continuar lendo.
O climax da história é fraco!
Bom, eu li apenas pelo fato de ter sido um trabalho de escola.

Estrella â 24/02/2023

Fiz a leitura do livro hoje na escola, Ana Maria Machado fez minha infância literária, me surpreendi bastante com o desenvolvimento e a crítica que o livro trás, se conseguirem, deem uma chance!

Kezia 09/03/2023

Só li ele pq a escola mandou, mas ele superou minhas expectativas. Esse livro faz a gente parar e refletir sobre as atitudes que tomamos ao longo da vida
lily laninha 09/03/2023minha estante
verdade!

Débinha 08/04/2024

Caranguejo ?
Bom pra começar, um livro que gostei, bem pequeno e rápido de ler trata de assuntos bem legais como cultura África, classes sociais, o trabalho, mas é muito bom, claro que acho que os assuntos poderiam ter se desenvolvido com mais detalhes e tals, mas mesmo assim gostei bastante.

iparis0 22/06/2022

rapidinho
comecei esse livro na escola e me pareceu interessante. Li ele em dois dias. Um livro pequeno, rápido, brasileiro