A Grande Solidão

A Grande Solidão Kristin Hannah

Resenhas - A Grande Solidão

Juliana Rodrigues 21/10/2021

"O Alasca não atrai muitas pessoas; a maioria é dócil demais para aguentar a vida por aqui. Mas, quando ele fisga você, se crava fundo e se prende, você se torna dele. Selvagem. Um amante de beleza cruel e isolamento esplêndido (...)"

Mesmo sabendo que a Kristin tem a tendência em despertar diversas emoções conflitantes ao longo da história, ainda desconfiei que esse seria o primeiro livro da autora que não receberia cinco estrelas.

Mas estava completamente errada!

Confesso que alguns dias se passaram desde que terminei o livro e continuo sem palavras para descrever a magnitude dessa história. É preciso ter um dom maravilhoso para escrever algo assim, criar personagens profundamente fortes e ao mesmo tempo humanos e imperfeitos.

Apenas leiam!
Katia C. Menezes 21/10/2021minha estante
O que eu realmente mas gosto nos livros da kristin é exatamente o que você descreveu: "criar personagens profundamente fortes e ao mesmo tempo humanos e imperfeitos" Eu consigo me conectar com muita facilidade com os personagens dela, e isso tão difícil em muitos livros. E se tem uma coisa que me cativa são personagens bem caracterizados e ela faz isso com maestria.
Os livros dela fez de mim uma pessoa mais exigente com as leituras, depois de ler livros bons ,você não engole mais qualquer coisa né?

Katia C. Menezes 21/10/2021minha estante
O que eu realmente mais gosto nos livros da kristin é exatamente o que você descreveu: "criar personagens profundamente fortes e ao mesmo tempo humanos e imperfeitos" Eu consigo me conectar com muita facilidade com os personagens dela, e isso tão difícil em muitos livros. E se tem uma coisa que me cativa são personagens bem caracterizados e ela faz isso com maestria.

Juliana Rodrigues 21/10/2021minha estante
Definitivamente depois de ler os livros verdadeiramente bons (Kristin) você não engole qualquer coisa! hahaha

Também tenho essa mesma impressão, é a única autora que conheço que consegue construir uma história tão envolvente da primeira até a última página, você literalmente chora e sorri com os personagens, sente a dor e a alegria deles.

Sigo tentando economizar nas histórias dela, mas estou pensando que passei da metade dos livros publicados da autora, sofro de pensar que daqui a pouco terei que esperar por mais lançamentos.

hehehe.
Aguardaremos juntas os lançamentos. Apoio moral e tals.kkkk
Talvez role umas releituras. Tenho vontade de reler ( O lago Místico)

Juliana Rodrigues 21/10/2021minha estante

Jardim de inverno
As cores da vida
O caminho para casa

gabihott 21/10/2021minha estante
olhaaaaa tivemos até resenha ?

gabihott 21/10/2021minha estante
MERECIDISSIMO!

Juliana Rodrigues 22/10/2021minha estante
hahahaha

Tinha que deixar alguma coisa registrada sobre esse livro! ?

Lanny 02/12/2021minha estante
Jardim de inverno foi o primeiro livro dela que li e segue um dos meus favoritos até hoje! E " A grande solidão" é onde ela trabalha melhor os sentimentos humanos, incluindo nos leitores, senti raiva, revolta, amor, carinho, incerteza, medo, ingenuidade, força .... junto com os personagens! Kristin genial!!

Juliana Rodrigues 02/12/2021minha estante
Lanny, senti exatamente a mesma coisa em relação "A Grande Solidão". Kristin se tornou uma das minhas autoras favoritas e como disse em um comentário anterior, fico tentando economizar nas histórias dela, mas ao mesmo tempo quero ler todos os livros que ainda restam.

Em breve lerei "Jardim de Inverno"! ??

Val 26/07/2022minha estante
A Kristin é uma mas minhas autoras favoritas. Com os livos dela eu sinto todas emoções possíveis.

Juliana Rodrigues 27/07/2022minha estante
Kristin é simplesmente perfeita! ??

Econômico nas histórias dela para sempre ter um livro disponível para ler hahahaha

Caroline 28/05/2022

Achei a história mais triste que a da ju
Eu ia falar muito mal desse livro, mas muito mal mesmo. É sofrimento atrás de sofrimento, burrada atrás de burrada e muita violência envolvida.
MAS, como boa canceriana que sou, acabei me rendendo ao final do livro. PORÉM, isso não anula o fato de que esse livro é tragédia atrás de tragédia, e lá pelos 20% do livro eu já tinha decidido que não leio mais nada dessa autora ou pelo menos eu e ela vamos dar um bom tempo.
Já percebi que quando tem muita tragédia em uma história, não consigo me comover pq me sinto acompanhando uma novela das nove. Tudo meio forçado e escrito pra tirar lágrima do leitor. Prefiro as pequenas tragédias.
Indico esse livro? No geral, não. Mas, se você está procurando um livro pra sofrer mais do que o necessário e para pensar "nossa que garota burra" várias vezes, esse livro pode ser uma boa ideia.
Acho que só não estou na vibe de acompanhar tanto sofrimento pra conseguir apenas um capítulo bonito e de um final feliz.

OBS: gatilho de violência doméstica ?
Patricia 28/05/2022minha estante
Senti necessidade de comentar, não prá confrontar, só para debater mesmo, numa boa... rs
Tem histórias da Kristin que às vezes parece até forçadas, de tanta desgraça. Mas o pior é que de fato existem mesmo histórias assim. Eu mesma conheço l, atendo (no meu trabalho). Tem histórias que quando a gente sabe que aconteceu na vida real (de muitas desgraças juntas e consecutivas) é de chocar. Mas vc está certa em abandonar, se não achou legal. E achei muito bacana vc avisar sobre o tema gatilho.

Caroline 28/05/2022minha estante
Pois é, Patrícia. Li um outro livro dela e também era bem tragico (O lago místico), mas desse eu gostei.
Agora quanto A Grande Solidão, não me fez bem. Acho que segui na leitura só para ver como ela terminaria, curiosidade mesmo. Sobre o gatilho, inclusive comentei com uma amiga que teria sido legal ter um aviso sobre esse fato no livro, logo no começo. E não só nos livros da Kristin. Já tive esse pensamento sobre vários livros que li também de outros autores. Creio que, como sempre digo aqui, acho que não é um livro PRA MIM, entende? Pelo menos não é o que eu precisava no momento. ????

Débora 29/05/2022minha estante
Sempre amo e levo em conta seus comentários, Carol! Me salvando mais uma vez!?

Caroline 29/05/2022minha estante
Obrigada, Débora ?

denis 14/06/2022minha estante
Obrigado pelo comentário. Informação muito útil. Valeu! :0)

Giovana 07/07/2022minha estante
amg esse livro tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot?

Caroline 07/07/2022minha estante
Olha, não lembro de nenhuma cena hot não, viu. Só sofrimento mesmo

Tamara 30/09/2018

Como a grande fã de Kristin Hannah que sou, assim que fiquei sabendo sobre esse lançamento, eu não aguentava de tanta ansiedade para finalmente tê-lo em mãos, apesar de a sinopse não ter sido das mais empolgantes para mim. Então, no exato dia do lançamento comecei a lê-lo, e embora eu não possa dizer que está dentre os melhores livros da autora que já li, ele foi muito bom. Inicialmente, preciso dizer que o que me faz, de forma geral, amar intensamente um livro é a forma como ele me arrebata, o modo como ele me leva para dentro da história e me faz sentir os sentimentos dos próprios personagens. Dito isso, esse não foi um livro que fez com que eu me sentisse assim, e embora as descrições tenham sido maravilhosas, especialmente no que diz respeito ao cenário do Alasca, a ponto de eu ter conseguido me sentir lá naquele ambiente belo, escorregadio, traiçoeiro e frio, eu não consegui em muitos momentos me colocar no lugar das personagens, o que fez com que a leitura ficasse na fronteira de muito bom e não passasse para o patamar de maravilhosa e perfeita. Além disso, acho que um dos fatores que mais me atrapalhou foi o fato de a leitura ter sido um tanto devagar em alguns momentos, e até pouco mais que a metade tudo estava meio monótono, apresentando-nos um pai que era completamente maluco e violento, o que me deixava com vontade de ver algo acontecendo com ele logo, e uma mãe que apanhava e deixava uma filha sofrer, com justificativas doentias, o que, é claro, faz parte da construção de toda a história, mas por muito tempo do livro tivemos isso muito como foco, o que causava uma irritação imensa, e pouca coisa diferente para contrabalancear, à medida que a adolescente Leni nos contava sobre todos esses dias bons, ruins e gelados que envolviam seus pais e ela mesma enquanto eles aprendiam a viver no Alasca, mas não havia nada mais fora desse padrão estabelecido por eles acontecendo nesse meio tempo. Quando eu imaginei que não houvesse nada de diferente para acontecer e que a coisa iria terminar meio morna assim mesmo, eis que Kristin acelerou o ritmo e aí sim tudo ficou muito interessante, e eu não conseguia parar de ler, de tão curiosa que estava quanto ao que aconteceria aos personagens. Um dos fatores que gostei bastante se refere as decisões e voltas que a autora deu, e em vários momentos ao invés de ela escolher a previsibilidade, ela escolheu coisas mais dramáticas, o que me agrada e deixa tudo mais agitado e instigante. Quanto aos personagens, gostei da maioria deles, mas em vários momentos me senti furiosa com as protagonistas devido algumas de suas atitudes e tive vontade de gritar em voz alta com elas para ver se percebiam que obviamente alguns de seus atos iriam dar errado. Também, houveram momentos em que a autora conduziu a protagonista, Leni, por caminhos com os quais não concordei, e a garota forte, independente e determinada fez algumas burradas sem justificativa, o que para mim quebrou um pouco a solidez da personagem. Apesar dos altos e baixos que encontrei na leitura, posso dizer que desde o momento em que comecei a leitura não consegui desgrudar do livro pois só tinha aquela vontade de ler mais um pouquinho, e que foi uma leitura que valeu apena, embora tenha havido pontos que me desagradaram. Achei o final interessante, e como sempre que leio algo de Kristin Hannah, já estou com vontade de ter em mãos o seu próximo lançamento.
day 03/10/2018minha estante
Amo a Kristin Hannah. Tô doida para ler esse livro.

Tamara 03/10/2018minha estante
Eu também sou fã demais, tomara que você goste da leitura :)

day 03/10/2018minha estante
Sim!! Amo demais tudo dessa deusa .

Patty 11/10/2018minha estante
Depois de ler "Jardim de Inverno", virei fã também! Ótima resenha!

Tamara 17/10/2018minha estante
Obrigada, Pati, tomara que goste do livro.

Roseli Camargo 17/10/2018minha estante
Realmente não é um dos mais empolgantes dela, gostei muito mais do meio para o fim. De qualquer forma não deixa de ser um livro bom. Chore sim, mas não foi nem de perto a mesma emoção de O Rouxinol ou do Jardim de Inverno.

ThiMaia 20/04/2023minha estante
linda resenha

Fabio 20/04/2023minha estante
Belíssima resenha!

Deni Cruela 27/04/2023minha estante
Preciso ler outro livro dessa autora :)

Cah. 14/04/2021

Angustiante
É um livro angustiante pelo relacionamento abusivo que Cora vive com seu marido Ernt, sempre o perdoando, e voltando pra ele.

O que compensa o livro, e faz com que valha a pena é o final, foi emocionante. A superação do Matthew, e o reencontro entre ele e Leni.
Helen.Caroline 20/04/2021minha estante
Sua avaliação contém spoliers. Edite, por favor. Coloque que tem spoliers.

gabrielrjf 21/03/2023minha estante
Olha, sua resenha contém um baita spoiler. Acho que seria legal só alizar

gabrielrjf 21/03/2023minha estante
Sinalizar*

Luana 27/06/2022

A grande solidão
Esse foi o livro que mais demorei para ler da autora. Comecei a me interessar na metade da leitura.
Mas como todos livros da kristin esse também vale muito a pena sua leitura.

Luana 09/07/2022minha estante
Tem Hot não explícito, mas é bem tranquilo.
Agora tem gatilhos de violência doméstica.

Victoria Madeira Mattos 31/05/2021

Esse foi meu segundo livro da Kristin Hannah e meu 1° livro em leitura conjunta com minha miga ?.
A grande solidão conta a história da vida de Leni, uma menina que desde muito nova tem que enfrentar situações muito complicadas e abusivas. Esse livro se desenvolve em três partes diferentes, então acompanhamos diferentes fases da vida de Leni, da sua adolescência até sua fase adulta. Vemos a evolução do personagem e como cada situação com seus pais muda o rumo da sua vida e muda sua forma de ver o mundo. O livro tem uma trajetória bonita e é muito bom ver a evolução de Leni e como as coisas se resolvem no final, mas não é um conto de fadas, na verdade não tem nada disso, a história é bem pesada, e o sentimento geral que tive foi de angústia por conta de tudo que se passa.
Julia.Felipe 31/05/2021minha estante
Eu sou a miga ? kkkkkkkkkk amei amei amei

Victoria Madeira Mattos 31/05/2021minha estante
Ahahahhahahaha é tu mesmo ???

Giovanna 03/12/2020

Faltou... alguma coisa
Já li outros livros da Kristin Hannah e A Grande Solidão é o que menos gostei. Não que a história seja ruim, não é. Mas alguma coisa não me cativou nele, tanto que demorei muito mais para finalizar a leitura do que o normal.

Não me senti conectada com os personagens, nenhum deles. Na verdade, senti raiva de todos eles quase o livro todo. Alguns momentos se arrastaram e as descrições excessivas me cansaram.

Mesmo assim, não digo que é um livro ruim. Só faltou alguma coisa (que nem sei explicar o que).
Jenny 05/01/2021minha estante
Quais livros dela vc indica?

Giovanna 10/02/2021minha estante
Jenny, eu recomendo MUITO O Rouxinol e Jardim de Inverno, são ótimos!

Mah Mac Dowell 27/05/2022

Sempre gostei dos livros da Kristin Hannah. Esse não foi diferente. Um livro super comovente e emocionante.
Me lembrou muito uma mistura de ?O Castelo de Vidro? e ?Um Lugar Bem Longe Daqui?.

Que delícia de leitura. Logo no início já me apaixonei pelo cenário e me envolvi com a proposta do livro, além de ter me identificado muito com a protagonista, Leni, que é uma menina de 13/14 anos.

A narrativa é tão incrível, que você facilmente consegue sentir exatamente o que a personagem está sentido.

O livro fala sobre família, com sérios problemas (como pai alcoólatra, instabilidade financeira e consequentemente, violência doméstica), em um contexto onde, muitas vezes a filha precisa ser a adulta da família. Quem já viveu em um cenário como esse sabe e consegue sentir exatamente aquela tensão e medo das pessoas que vivem isso.

Buscando uma vida melhor, a família se muda para o Alasca, no meio do nada em pleno anos 70, onde precisam se virar para sobreviver no inverno duro.

Normalmente esse tipo de história mexe bastante comigo e me emociona muito. Fiquei o livro todo torcendo pra dar tudo certo.

Em contrapartida, o livro também fala sobre o amor e superação, especialmente entre mãe e filha, e traz diversas lições lindas sobre a vida, merecendo várias marcações.
Me fez lembrar muito da minha mãe.

O livro tem tantas reviravoltas que fica difícil adivinhar o que vai acontecer. Tem uma parte que é ?eita? atrás de ?vixi?. Fiquei chocada com alguns acontecimentos, que só tornaram a história ainda melhor.

E o final? Não poderia ter sido mais incrível é deixou o livro ainda mais perfeito. Terminei abraçando o livro, como um velho amigo que não quero me despedir.

Aquele tipo de leitura que você não consegue largar. Fazia muito tempo que eu não virava a noite lendo, por simplesmente não conseguir parar de pensar na história.

Com uma narrativa super fluida que quando percebe, já leu várias páginas. Me surpreendeu muito. Superou minhas expectativas. Me deixou se um jeito que fazia tempo que não ficava com um livro. Me prendeu do começo ao fim. Um dos melhores, se não o melhor livro do ano até agora. Recomendo muito.

Mah Mac Dowell 07/07/2022minha estante
Tem menções tipo ?e aí rolou?, mas não lembro de nenhuma cena que relate o ato.

Estevam.Moraes 15/11/2021minha estante
Mais um resumo e resenha que me despertam a vontade de ler. A ambientação gelada é escura do alasca já é por si só uma ótima motivação e ainda mais com tamanha relevância dos desafios das personagens no livro! Deve ser incrível! Adicionado a Wishlist

Prefácio às Claras 15/11/2021minha estante
Vamos conversar sobre depois que você ler rs

Mariliz.Vargas 08/06/2022

Apaixonante
Que livro maravilhoso é esse?! Uma história muito envolvente contada com maestria. Consegui viajar através das palavras dessa narrativa que mistura aventura, romance e um importante alerta sobre a violência doméstica. É um livro que tenho vontade de dar de presente pra várias pessoas, pra que elas possam viver o que eu vivi nas páginas bem escritas deste livro esplêndido.

Mariliz.Vargas 08/07/2022minha estante
Gigi não entendi a sua pergunta! O que vc quer dizer com hot?

Teixeira 03/06/2022

Uma história incrivelmente apaixonante.
Cada ponto traz consigo uma forte mistura de sentimentos. fui atraída pela história como se vivenciasse ela por dentro. Senti seus medos e suas esperanças.
DANILÃO1505 03/06/2022minha estante
Parabéns, ótimo livro

Paulinhafvboas 08/07/2022minha estante
Oi esse livro n tem nada de hot. Mas é um livro incrível.

@jaliagoraesuavez 14/10/2021

Minha primeira experiência com áudio book
Sou muito fã da Kristin Hannah desde que li O Rouxinol e aqui ela também não me desapontou.
Foi a minha primeira experiência com áudio book e achei incrível. Primeiro por ser um livro muito descritivo (melhor ouvir do que ler) e, segundo, por trabalhar de carro, foi uma grande companhia nos longos períodos de engarrafamento.
Vamos conhecer a história da Família Allbright, que se muda para o Alasca, completamente despreparada, na década de 70, em busca de uma vida melhor.
Lá, claro, se deparam com uma natureza selvagem e descobrem que tem que lutar por sua sobrevivência e conviver com o que cada um tem de pior.
O pai, Ernt Allbright (um personagem odioso), usa a guerra do Vietnã para praticar os atos mais abomináveis possíveis. Empatia zero com ele. Nada justifica suas atitudes.
A sua esposa, Cora, vítima de violência doméstica, usa o “seu amor” pelo marido para aceitar as maiores atrocidades e submeter sua única filha à uma vida desgraçada. Gente, fiquei com um ranço dessa mulher, que só gzuis!
Me julguem, mas perdi a paciência mesmo com a Cora. Não há desculpas quando você tem opções. Aquilo não é amor.
E Leni, a filha, cresce naquele ambiente tóxico, isolada do mundo e não se poderia esperar nada muito diferente dela.
As paisagens do Alasca são incríveis. Apesar de inóspitas, quero muito conhecer. Mas, com certeza, não conseguiria morar num lugar que fica 6 meses na escuridão.
A autora mexe com as nossas emoções como ninguém. Nos faz chorar, odiar, amar... ela é incrível. A gente torce e grita com os personagens. Impossível não se envolver com a história e isso faz com que seus livros sejam mágicos, inesquecíveis. Conseguiu até mesmo me arrancar algumas lágrimas no final (e achei que não seria possível por eu estar ouvindo a história)
Pode ser clichê, pode ser forçado, pode ser caricato ou dramático ao extremo! É disso que o povo gosta! Um livro absolutamente tocante! Lei e não irá se arrepender!

“No Alasca só se pode cometer um erro. Um. O segundo vai matar você.”

site: @jaliagoraesuavez no Instagram
gi. 14/10/2021minha estante
como faz pra ouvir?

@jaliagoraesuavez 14/10/2021minha estante
Eu baixei um app chamado auti books. Tem via web também. E comprei o livro dentro dele.

Nicoly Mafra 25/11/2019

Faltam palavras para falar sobre "A Grande Solidão"!
Meu primeiro contato com a escrita da Kristin Hannah não poderia ter sido mais incrível/ impactante/ emocionante/ perfeito. "A Grande Solidão" foi um livro que me marcou profundamente; uma história sobre a força feminina, família, amores, perdas, superação, e desenvolvida de uma maneira extremamente cativante, dolorosa e envolvente.

Traumatizado com os horrores vivenciados durante a Guerra do Vietinã, Ernt Allbright decide abandonar sua vida em Chicago e embarcar em uma grande aventura com sua esposa, Cora, e sua filha de 13 anos, Leni, com destino ao Alasca, onde pretende reiniciar sua vida.

A mudança é drástica, o local é isolado e os recursos são escassos, porém, com muito esforço e ajuda da comunidade, a família Allbright começa a se adaptar à solidão e à vida selvagem do Alasca. Contudo, conforme o inverno chega, as noites ficam mais longas e os mantimentos exíguos, Leni e sua mãe perceberem que essas dificuldades não são tão aterrorizantes quanto ao monstro que mora sob o mesmo teto que elas.

Honestamente, é muito difícil encontrar as palavras certas para comentar sobre “A Grande Solidão”. Fazia muito tempo que não ficava tão abalada e comovida com uma história, e essa, além de me envolver do início ao fim, cativando-me com um enredo tão desolador, perturbador e comovente, encantou-me com o desenvolvimento espetacular de duas personagens que precisaram se reinventar para sobreviver aos seus piores pesadelos.

Kristin Hannah possui uma narrativa arrebatadora, nós não apenas sentimos empatia pelos personagens e suas jornadas, mas mergulhamos nessas aventuras com eles; e por ser uma obra tão intensa, um drama tão trágico, verdadeiro e inspirador, é impossível não se envolver com essa trama e torcer por pelo menos um momento de paz - quando as tragédias começam, é uma atrás da outra.

Definitivamente, a primeira de muitas obras que irei ler da autora, pois não poderia estar mais apaixonada e encantada por esse romance épico.

site: www.instagram.com/nickmafra
Cristiane 26/11/2019minha estante
Cada livro é uma lição!!!

Nicoly Mafra 27/11/2019minha estante
Com certeza! Estou amando essa autora!