A Grande Solidão

A Grande Solidão Kristin Hannah

Resenhas - A Grande Solidão

Ingrid 29/11/2022

Resenha - A Grande Solidão
“A Grande Solidão” foi a grande surpresa deste mês. Talvez até do ano. Comprei o livro no começo do ano porque ele seria a leitura de agosto do clube do livro da @gabipazos que estou participando.

No começo do livro, li só um capítulo e deixei para continuar depois, pois não estava gostando. Mas quando voltei, não consegui parar de ler. Esse é um livro que realmente recomendo que leiam pelo menos até a página 100, porque o começo não prende, mas depois disso, tudo flui.

A família de Leni, nossa protagonista, é composta por ela, sua mãe, Cora, e seu pai, Ernt. O pai de Leni foi para a guerra do Vietnã quando ela era mais nova, e foi prisioneiro por muitos anos. Por isso, quando voltou, não era mais a mesma pessoa.

E a mãe de Leni sempre ressaltou isso para a filha, que ela mal conheceu o Ernt de Antes. Por isso talvez a filha não entendesse todo o amor que Cora tinha por Ernt, e a força dela para manter o relacionamento de pé.

Para um novo recomeço, Ernt leva Leni e Cora para o Alasca. Um companheiro de guerra que faleceu deixa um pedaço de terra para Ernt, e ele decide que seria uma boa forma de melhorar de vida.

O Alasca. A grande solidão. Esse foi o grande personagem do livro, aquele que me prendeu na leitura. O Alasca encanta e amedronta. Para os fortes, que aguentam ficar lá, é o melhor lugar da Terra.

Com o tempo, a família, principalmente Leni, se sente parte do Alasca. Ela finalmente encontra o lugar dela, sua casa. Lá eles fazem amizades incríveis, amigos que são como família.

Além disso, o livro aborda de forma muito interessante o trauma pós-guerra que um soldado vive. Como antigamente, nos anos 70/80, não existia ajuda para essas pessoas. E uma pessoa doente, traumatizada, pode ser o pior inimigo das pessoas que ama.

Por fim, ressalto a linda história de amor que existe entre Leni e Matthew, um garoto do Alasca. Foi um ponto de felicidade dentro de uma história difícil e pesada.

site: https://www.instagram.com/ingridbeatrizbs/

Ana - @edicaodebolso 30/04/2021

A grande solidão - Kristin Hannah
É, não foi dessa vez que li um livro da Kristin Hannah sem chorar.

Que livro sofrido e denso, o clima pesado predomina quase que por toda a leitura.

Já esperava um livro carregado no drama que é a marca registrada da autora, mas o que mais me chamou a atenção foi o cenário escolhido; O Alasca com toda sua exuberância e seu estilo de vida diferente.

Noites que chegam a durar 18 horas, ursos e lobos que marcam presença frequentemente, temperatura que pode chegar a 30 graus negativos; todo esse cenário de tirar o fôlego descrito com riquezas de detalhes e que fez total diferença nessa história, afinal muitas vezes o ser humano ao se deparar com situações extremas acaba revelando sua real natureza.

Mas calma que nem só de lágrimas se dá essa leitura, Kristin Hannah tem um jeito todo especial de fazer brotar a esperança mesmo nos momentos mais sombrios.

A Grande Solidão é um retrato da fragilidade e da resistência humana. Uma bela e tocante história sobre amor e perda, sobre o instinto de sobrevivência e o aspecto selvagem que habita tanto o homem quanto a natureza.

Noemia 17/01/2022

Este livro é mais um livro emocionante de Kristin Hannah.
Ele nos conta a história sofrida de Leni, filha de um pai abusivo e de uma mãe submissa e extremamente sofrida.
Leni se vê aos 13 anos indo morar no Alasca, totalmente despreparados e passando fome e frio, começam uma vida com esperança de que a vida melhore.
Leni conhece Matthew, seu grande amor.
Não esperem um romance fácil e meloso.
Muitas dificuldades os aguardam, muita dor e sofrimento e um final simplesmente incrível e emocionante!

Giovana 07/07/2022minha estante
amg esse livro tem migalhas de hot? menção a hot? hot não-explícito? qualquer coisa a ver com hot?

Paulinhafvboas 08/07/2022minha estante
Oi esse livro n tem nada de hot. Mas é um livro incrível.

@bea.lendo 14/06/2021

"Família e futuro eram frágeis."
A escrita da Kristin é pesada, melancólica, dolorosa e profunda, levando o leitor a vivenciar intensamente os sofrimentos vividos pelas personagens. O poder de suas palavras tornou tudo real e me fez sentir cada centelha de dor, desespero, tristeza e solidão.
A Grande Solidão vai do lado sombrio do ser humano até a parte mais vulnerável. É complicado definir em palavras o que senti enquanto concluía esse livro, mas fico feliz por vocês não poderem ver o estado deplorável em que fiquei após essa leitura kkkkkkkkcrying

Leni e seus pais, Ernt e Cora, se mudam para o Alasca com a esperança de enfim ver Ernt livre das lembranças trágicas deixadas por sua passagem no Vietnã. No Alasca, o silêncio causado pelo frio cortante desperta a violência e a instabilidade das emoções humanas, fazendo com que essa pequena família lide com os surtos psicológicos do pai, o sofrimento interno da mãe e a solidão de uma garotinha que se vê sozinha diante de uma cidade assolada pela neve, distante de tudo e todos.

alerta de gatilho para violência doméstica.

Manu.Brito 03/06/2021

Emocionante!
Leitura emocionante. Um misto de sentimentos nos envolve no decorrer da leitura, mistura de revolta com dor e esperança.
"O que acontecia se você esperasse o muito pelo melhor e obtivesse o pior? Era melhor não ter nenhuma esperança, se preparar?"

Sara Vitoria 05/04/2021

Lindo s triste
Eu ainda não consigo expressar em palavras o que esse livro fez comigo. Não sei como pode ser tão lindo e perfeito mas ao msm tempo triste e dolorido. Muita coisa pra absorver.Tá doendo,e eu acho que vai doer por um tempo ainda.

Poliana Reis 01/11/2021

Um dos livros mais emocionantes que li em 2021
A história do livro já começa em um lugar bem peculiar: o Alasca. Esse livro tem alguns gatilhos que são importantes mencionar antes da leitura, como a violência doméstica. Durante a leitura, nos envolvemos tanto com os personagens que nos projetamos neles e sentimos suas dores. Foi uma leitura bastante emocionante e, por enquanto, é a minha favorita do ano.

Giuliana 24/03/2020

Boa leitura
O começo do livro me foi um pouco arrastado e mantive esse pesar em algumas partes do livro, que em minha opinião poderia ser mais enxuto. Mas a história se torna envolvente e você fica curioso com o que vai acontecer. Também penso que um dos temas abordados no livro é ainda, infelizmente, atual e precisamos refletir em como isso acontece.

Jujuba 12/04/2020

Comovente
A guerra transforma vidas. Destrói famílias!

Meu coração ficou apertadinho com a história de Cora e Leni. Duas mulheres fortes para os desafios do Alasca (A grande solidão) e frágeis para um homem que retornou da guerra com a alma escura.

Mah Mac Dowell 27/05/2022

Sempre gostei dos livros da Kristin Hannah. Esse não foi diferente. Um livro super comovente e emocionante.
Me lembrou muito uma mistura de ?O Castelo de Vidro? e ?Um Lugar Bem Longe Daqui?.

Que delícia de leitura. Logo no início já me apaixonei pelo cenário e me envolvi com a proposta do livro, além de ter me identificado muito com a protagonista, Leni, que é uma menina de 13/14 anos.

A narrativa é tão incrível, que você facilmente consegue sentir exatamente o que a personagem está sentido.

O livro fala sobre família, com sérios problemas (como pai alcoólatra, instabilidade financeira e consequentemente, violência doméstica), em um contexto onde, muitas vezes a filha precisa ser a adulta da família. Quem já viveu em um cenário como esse sabe e consegue sentir exatamente aquela tensão e medo das pessoas que vivem isso.

Buscando uma vida melhor, a família se muda para o Alasca, no meio do nada em pleno anos 70, onde precisam se virar para sobreviver no inverno duro.

Normalmente esse tipo de história mexe bastante comigo e me emociona muito. Fiquei o livro todo torcendo pra dar tudo certo.

Em contrapartida, o livro também fala sobre o amor e superação, especialmente entre mãe e filha, e traz diversas lições lindas sobre a vida, merecendo várias marcações.
Me fez lembrar muito da minha mãe.

O livro tem tantas reviravoltas que fica difícil adivinhar o que vai acontecer. Tem uma parte que é ?eita? atrás de ?vixi?. Fiquei chocada com alguns acontecimentos, que só tornaram a história ainda melhor.

E o final? Não poderia ter sido mais incrível é deixou o livro ainda mais perfeito. Terminei abraçando o livro, como um velho amigo que não quero me despedir.

Aquele tipo de leitura que você não consegue largar. Fazia muito tempo que eu não virava a noite lendo, por simplesmente não conseguir parar de pensar na história.

Com uma narrativa super fluida que quando percebe, já leu várias páginas. Me surpreendeu muito. Superou minhas expectativas. Me deixou se um jeito que fazia tempo que não ficava com um livro. Me prendeu do começo ao fim. Um dos melhores, se não o melhor livro do ano até agora. Recomendo muito.
Giovana 07/07/2022minha estante

Mah Mac Dowell 07/07/2022minha estante
Tem menções tipo ?e aí rolou?, mas não lembro de nenhuma cena que relate o ato.

Cristiane Soares 16/07/2020

A Grande Solidão

"O Alasca não transforma as pessoas, ele apenas revela sua essência."

A Grande Solidão foi o meu primeiro contato com a escrita da autora Kristin Hannah, que ao meu ver não deixou a desejar, pois a história foi escrita
de forma direta, com personagens e temas bem desenvolvidos. Além de uma riqueza de detalhes impressionante!
A história tem início nos anos 70, é narrada em grande parte do tempo por Leni, a protagonista, que no decorrer do tempo veremos crescer, e se transformar em uma mulher forte e determinada.
A trama aborda assuntos importantes, e atuais como, relacionamento abusivo, violência doméstica, empatia feminina, amizades verdadeiras e confiança. Também fala sobre a necessidade de tratamento psicológico para combatentes pós- guerra.
Os detalhes citados aqui, são mínimos comparados a grandiosidade da história.
Assim como eu, garanto que você vai adorar, torcer muito, e se surpreender com o final impressionante.

Mariana 30/08/2020

Incrível
Kristin conquistou novamente meu coração com essa trama (mas rouxinol ainda está no topo do meu amor)

Gabi 03/10/2020

Magnífico
Minha primeira leitura da autora e me apaixonei pela escrita forte e profunda . Ela consegue abordar varios temas da vida com uma sensibilidade e de uma tal forma, que a gente sente a dor dos personagens, alem de ser mto interessante a transformação dos personagens diante do sofrimento. Super recomendo
Mundo em Páginas 03/10/2020minha estante
Não deixe de ler outros dela