O Milagre

O Milagre Emma Donoghue

Resenhas - O Milagre

1 | 2 | 3 | 4

akklarue 27/02/2024

Não é o que parece, é sério!!
Anna não come há meses e está em perfeitas condições...
Nada nesse início, eu repito, NADA nesse início me preparou pra PEDRADA que viria.

Giu 02/02/2024

Ótimo suspense
Em "O Milagre", somos conduzidos por uma obra que vai além do suspense ao explorar as complexidades do fanatismo religioso e suas mazelas. Através de uma narrativa envolvente, o livro mergulha nas nuances da religião e do ceticismo, revelando a profundidade psicológica de cada personagem que estão inseridos nessa realidade. Essa imersão nos permite não apenas acompanhar a história, mas também refletir sobre estes temas com riqueza de detalhes.

Samara 16/12/2023

O Milagre é um suspense histórico. Vai além de descobrir se a menina é um milagre ou uma fraude. Fala de fé distorcida, fanatismo, pobreza e preconceitos. Lib é uma personagem difícil de se conectar no início porque ela já chega cheia de preconceitos com os irlandeses. Assim como a maioria dos ingleses daquela época. Aos poucos ela vai vendo que nem tudo é preto ou branco. Aos poucos a autora vai humanizando ela e entendemos que seu comportamento era uma armadura pra se proteger. Byrne, o jornalista, é um personagem interessante e Anna desperta um instinto de proteção e ao mesmo tempo irritação por sua teimosia. Apesar de se passar a maior parte em dois cenários a história não foi cansativa.

Mandark 13/12/2023

Surpreendente...
Esse é um livro angustiante. Passei dias completamente mergulhado nessa história de fanatismo e fé, ambos antagônicos e intrinsecamente conectados. Com uma narrativa sobre dor e redenção, somos assolados pelo peso da verdade e pela velocidade com que as últimas 50 páginas são arremessadas sobre nós. Uma obra marcante de uma autora que já alcançou o patamar dos meus favoritos com O Milagre e O Quarto. Apesar da temática forte e que apresenta as mazelas advindas de uma religiosidade doentia, a jornada de Lib e Anna traz esperança. Marcante e favoritíssimo.

fernandaugusta 11/10/2023

O Milagre - @sabe.aquele.livro
Elizabeth (Lib) Wright é uma das famosas enfermeiras rigorosamente formadas por Florence Nightingale. Viúva, atua em um hospital de Londres, mas foi contratada por um bom preço para um trabalho particular de 15 dias na Irlanda.

Quando chega aos confins da turfa e dos remotos vilarejos irlandeses, descobre que seu trabalho será vigiar uma menina, Anna O'Donnel. Ela terá de fazer turnos com uma freira, que também é enfermeira, para que Anna não fique fora de vista por nenhum momento.

O motivo: Anna, segundo seu pai e mãe, o padre e o médico do vilarejo, não come há 4 meses. Só ingere poucas colheradas de água. O casebre da família já atrai visitantes, que querem ver a menina, considerada um milagre vivo.

Lib, desconfiada e totalmente cética, acredita que no primeiro dia será capaz de desmascarar o embuste de Anna e o que quer que (e quem) esteja por trás dele. Mas o tempo passa, e a menina continua recusando os alimentos. Logo sua condição física começa a se deteriorar, e Lib, em uma luta interna feroz, se descobre capaz de tudo para descobrir: o que realmente está acontecendo com Anna?

Este é um daqueles livros que a gente finaliza e não sabe muito bem se gostou ou não. A história é muito envolvente, e logo de cara já temos uma polarização: ou o ceticismo de Lib e seu menosprezo pela crendice alheia, ou a carolice da família e de todos que os cercam, rompendo os limites do fanatismo religioso. E no meio disso, uma criança que está sofrendo. Sim, sofrendo, pois por mais que tente passar a impressão de bem estar, Anna logo deixa de ser um milagre, para se tornar um martírio.

A narradora principal é Lib, e ela é uma personagem muito cega, na maior parte do tempo. Chega toda pomposa, se achando a sábia no meio dos ignorantes, e é difícil simpatizar com ela. Sem querer envolvida em um dilema, ela começa a fazer muito mais do que observar Anna, porém quando percebe que coisas muito mais obscuras estão acontecendo no lar dos O'Donnel é quase tarde demais.

À medida que a trama se desenrola, tem revelações que levam do nojo ao completo absurdo. Uma parte do plot, para mim, ficou óbvia bem no começo da história. Mas é apenas um pedaço do quebra-cabeça, que culmina em um desfecho que achei justo, apesar da própria autora classificar como mirabolante.

Mas o que não seria mirabolante na história de uma menina que não come há 4 meses? Mistério a ser desvendado pelos muito curiosos, neste livro que divide opiniões.

Triz 25/09/2023

Alguns livros nascem para ter finais tristes e está tudo bem
Honestamente esse foi um livro que eu comprei na expectativa de ter um cunho muito mais focado para algo sobrenatural, mas a sua história com o passar dos capítulos se tornou uma surpresa muito prazerosa.
No início do livro acabamos tendo uma leitura bem arrastada, devido ao fato de estarmos sendo apresentados às histórias dos personagens e o que os levou até o presente momento, mas acreditem, todo o sufoco para passar dessa parte chata vale a pena.
Este livro trata sobre a religião, mais precisamente sobre o contraste entre fanatismo e ceticismo e, honestamente, a retratação é feita de forma espetacular.
Particularmente gostei muito do desenrolar da história, cada plot tornava a narrativa ainda mais intrigante e revoltante!
Entretanto, acredito que devemos aceitar que algumas histórias nascem para ter um final triste e todo o positivismo forçado se torna frustrante após acompanhar toda a história.

Vicky.Schneider 09/09/2023

Não achei o livro nada cansativo. Pelo contrário. Li ele de uma vez só. A história é intrigante e fala de um assunto que eu gosto muito: fanatismo. Valeu a leitura.

Ingrid.Rebelo 13/08/2023

O Milagre Emma Donoghe
O que me chamou a atenção deste livro foi o seu título e a seguinte frase na sinopse ?o poder destrutivo da religião?. Confesso que a leitura estava chata e arrastada até o final do segundo capítulo (o livro dispõe de 5 capítulos). O ceticismo e arrogância da enfermeira Lib estava me irritando. Porém a reviravolta e a compreensão da uma virada de chave impressionate na trama. O livro nos mostra como a crença limitante em determinadas religiões podem ser de fato destrutivas.
Acontece realmente um milagre, basta saber ler nas entrelinhas. Uma verdadeira obra, um tesouro da literatura Irlandesa. Vale a pena a leitura e insistência pra sair da parte cansativa.
Vale ressaltar que: Nem o Criador e nem a natureza devem ser responsabilizados pelo que foi criado por mãos humanas.

Josi 09/08/2023

Essa foi uma leitura que me deixou completamente estarrecida. É daquelas narrativas em que é impossível se manter indiferente ou impassível. Não só pela questão do fanatismo religioso, que faz adultos venerarem uma criança à beira da inanição, mas por todos os motivos ocultos que levaram a menina a decidir parar de comer.

Até metade do livro, a história estava meio arrastada. A resignação e a cegueira dos personagens me deixava bastante irritada. Porém, conforme as motivações da garota foram sendo reveladas, a leitura ficou frenética, simplesmente não conseguia largar o livro, tomada de choque e indignação. Só posso dizer que é uma leitura marcante, brutal e surpreendente!

Francienne.Simas 29/06/2023

Gostei mais do que esperava
O livro é bastante descritivo, o que pode tornar a leitura meio ?chata? para quem não gosta muito desse estilo.
A profundidade do fanatismo na história é fantástica. Ilustra bem como o nível excessivo ?da fé? pode ser prejudicial e cegar as pessoas.
É possível acompanhar o o amadurecimento de Lib ao longo da trama. E se apaixonar por Byrne.
Também gostei bastante do contraponto criado pela autora ao inserir na história uma freira como personagem, e utilizá-la para mostrar que a fé pode existir de maneira saudável.

Suzana Linhares 17/06/2023

Uma grande surpresa
Primeira vez que leio uma livro desta escritora e posso dizer que foi uma grande surpresa. O modo como ela vai narrando a história, se uma maneira lenta e calma, te faz imergir na leitura de uma forma bem suave. E nos capítulos finais, ela te surpreende de tal forma, que fica impossível de largar o livro.
Sah Ollie 23/06/2023minha estante
É aquela do livro O quarto ne?

Suzana Linhares 25/06/2023minha estante
Sim!

Lerioly 18/05/2023

É um bom livro, acredito que a leitura é arrastada até o meio dele, mas depois disso se torna bastante interessante e a vontade de entender o mistério fica cada vez maior. O final me chocou bastante, não imaginava que envolveria coisas tão pesadas. Anna O'donell passou por muitas coisas e tem sorte de ter aparecido 2 pessoas dispostas a fazer de tudo por ela. Acho que o livro tem uma construção ótima sobre os perigos do fanatismo e sobre como podemos ficar cegos diante de algo que está na nossa frente. Vale a pena a leitura.

Isis Trindade 27/04/2023

Sagaz e com um desfecho absolutamente surpreendente. Capaz de captar o leitor com reviravoltas inesperadas.

Thais.Carvalho 05/04/2023

Uma história intrigante de uma menina que afirma fazer jejum há 4 meses e o caso pode ser considerado um milagre.

1 | 2 | 3 | 4