Pancadaria

Pancadaria Reed Tucker

Resenhas - Pancadaria

Tuninho 11/04/2021

Empolgante
Importante narrativa que mostra a rivalidade entre a DC e a Marvel desde sempre. Excelente livro para quem gosta de quadrinhos e guerra corporativa.

Alberto 31/12/2022

Por trás dos super-heróis
Eu lia muitos quadrinhos de super-heróis quando era criança. O mais marcante foi Batman ? O Cavaleiro das Trevas. Um Batman bem mais velho, aposentado, que volta à ativa pela necessidade de Gotham. Um traço estranho. E mesmo assim, a história era hipnotizante. Mas não era popular fora do nicho. Hoje os super-heróis estão em alta. Isso é ótimo.

Não tenho favorita: DC e Marvel, gosto de ambas. Foi muito interessante conhecer todas essas histórias e bastidores sobre as duas. Rivalidade bem mais acirrada do que eu imaginava. É tanta informação que não dá para lembrar tudo sem ler umas quatro vezes. Um livro muito empolgante para quem gosta de heróis ou mesmo para quem se interessa pelos bastidores de guerras corporativas. E está no Kindle Unlimited.

SuperCaruso 20/03/2019

Amei!
Acho que é uma leitura que serve muito pros fãs de quadrinho por conta das histórias obscuras de bastidores e depoimentos de profissionais da área que a gente conhece bem, mas chutaria que serve também para os não fãs, pela escrita divertida e pelas análises de identidade de cada empresa. Realmente muito interessante! Rocco mandou benzaço! Uma boa leitura complementar (pra ler antes desse) é a biografia do Joe Shuster, lançada pela Editora Aleph.

Raposo 10/11/2021

A história de uma longa rivalidade ?
Marvel vs DC é foco de debate desde que me entendo por leitor de quadrinhos e, honestamente, podemos dizer que o fandom de cada um dos lados não dá o braço a torcer; nisso entra esse excelente livro.

Pancadaria é um livro que se preocupa bastante em contextualizar diversos pontos do embate entre as duas principais editoras americanas, além de nos dar um panorama de como essas rivais se ajudaram ao longo dos anos - mesmo quando as relações não eram tão civilizadas entre as chefias.

Aqui temos um retrato que vai desde a década de 40 até os tempos atuais e nos presenteia com os melhores e piores momentos deste confronto de gigantes. Reed Tucker nos entrega fatos que comprovam que a Marvel incentiva a DC a correr atrás e vice versa.

É algo que te instiga a entender mais do mercado e, com isso, você passa a compreender como a situação chegou ao patamar de hoje, pois, ao longo da obra, o leitor traça toda uma linha do tempo dos quadrinhos nos EUA e pega a compreensão de que, sim, o mercado mudou e o cenário de confronto entre as duas editoras evoluiu.

No mais, sem entregar muito (obviamente), posso dizer que aqui temos uma obra que é excelente para quem deseja entender melhor o funcionamento do mercado, ou que é muito fã das duas editoras. Você acaba por aprender muito sobre todo contexto histórico que cerca ambas e se vê muito envolvido na leitura.

Vale muito a pena você correr atrás caso seu objetivo seja ter uma visão mais ampla do épico confronto entre Marvel e DC. Do contrário, não vai ser uma obra diferencial para você.

Thiago.Marques 20/01/2021

Uma excelente fonte de pesquisa sobre quadrinhos
"Pancadaria" deve integrar as estantes de todos os leitores, assíduos ou não, de histórias em quadrinhos da Marvel e da DC. Reed Tucker mergulha em entrevistas, trechos de matérias e conversas de grandes figuras dessas duas editoras (editores, roteiristas, ilustradores, freelances), fugindo da pura fofoca para dar ao leitor um panorama bastante completo do ambiente competitivo em que essas gigantes da indústria se desenvolveram. A edição peca, contudo, em sua revisão; identifiquei diversos desvios gramaticais, especialmente de sintaxe e pontuação. Leitura divertida, informativa e que aguça bastante a vontade de (re)ler quadrinhos.

Keell 13/04/2021

NECESSÁRIO
Esse é o tipo de livro que todo fã de heróis e HQs deveriam colocar na lista de livros para ler antes de morrer. A forma como o autor trás a relação Marvel x DC x fãs x indústria x dinheiro foi simplesmente magnífica e acima de tudo, o apontamento sobre como essa rivalidade começou e permanece até hoje é muito bom.

No decorrer do livro você inicia com a ideologia de que "A Marvel copiava descaradamente a DC, porém, se a Marvel não existisse, provavelmente a DC teria morrido", e é fatídico, se não fosse a necessidade da DC de superar a Marvel nos primórdios, ela talvez tivesse permanecido com a escrita ultrapassada e conservadora que não cabe na sociedade atual, muito menos acompanhava a evolução da sociedade no decorrer dos tempos, uma empresa com medo de mudar e perder, é impossível negar que a Marvel forçou a DC apostar, se permitir, assim como o contrário aconteceu quando a DC ultrapassava a Marvel posteriormente e assim sucessivamente.

Mas, o mais interessante nessa história toda e que é citado no próprio livro é "A DC é a Marvel e a Marvel é a DC", nos dias atuais é como comparar Facebook e Instagram, nomes diferentes, mas que pertencem ao mesmo dono. Literalmente todos os funcionários da DC passou pela Marvel, voltou pra DC que voltou pra Marvel e vice versa, ou seja, não tem como falar que uma copiava a outra quando elas estavam se entrelaçando o tempo inteiro. Quando inúmeras pessoas trabalhavam em ambas empresas ao mesmo tempo.

A forma como autor aborda os temas e o desenvolvimento de todo esses processo é muito bom, principalmente ao colocar que toda essa rivalidade serviu principalmente para mudar e evoluir, desde os quadrinhos até o cinema, tornando um marco na cultura pop e colocando algo que era considerado inútil como essencial.

"o vencedor é aquele que significa mais para você. Não pode ser medido, discutido ou debatido."

renatodsp3 03/07/2021

Maravilhoso
Se você é fã de super-heróis Marvel e DC e dos bastidores dessa indústria, esse livro é uma leitura obrigatória. Recomendação máxima!

Juliane4 11/05/2022

Marvel × DC é treta eterna
Um bom livro para saber como começou toda essa rivalidade e como ela se sustenta até hoje. Mas para mim o importante é que ambas as empresas lancem produtos com qualidade.

JCarlos 06/10/2018

Pow! É como estar num ring e ver a batalha acontecer!
Apenas uma recomendação: leiam esse livro!
Deliciosamente escrito, com os bastidores da DC e a sua pedra no sapato, a Marvel, que, desde a década de 60, com a criação do Quarteto Fantástico, vem tirando noites de sono da Distinta Concorrência.
Atualizadíssimo, abrangendo até o fenômeno dos cinemas, a demonstrar que essa briga está longe de acabar.

jessiviesser 28/04/2021

Uma guerra
Este livro conta de forma bem detalhada os bastidores do embate, através das décadas, entre Marvel x DC. Para quem gosta de super-heróis, torna-se uma leitura obrigatória, embora a leitura possa ser um pouco arrastada.

Mackatoo 21/02/2022

Marvel e DC... lados da mesma moeda.
Ótima leitura para qualquer apreciador de quadrinhos e a prova de que a Marvel não seria quem é hoje sem a DC e vice-versa.
Leitura fluida, muitas histórias de bastidores e curiosidades muito interessantes.

Iale 29/11/2021

Um deleite pros fãs
Pra quem acompanha marvel x dc nos cinemas no seculo XXI, este é um bom retrato do que fez essas duas empresas chegarem até aqui. Achei de bom tom só um capitulo sobre o cinema e todos os outros sobre a construção dessa indústria.

KauanGama 09/08/2020

“No final, declarar um vencedor talvez não seja tão importante. O vencedor é aquele que significa mais para você. Não pode ser medido, discutido ou debatido.”

Furtuoso 12/03/2021

Embate do século
Livro com muita informação (as vezes até mesmo desnecessárias) mas, para um fã como eu uma leitura que me contou muito sobre bastidores e curiosidades a respeito desse duelo de titãs.

Ronaldo.Barbosa 12/01/2019

Adorei ficar por dentro das tretas envolvendo as duas maiores empresas no ramo dos quadrinhos, daria um ótimo filme. De quebra, temos um panorama do mercado dos quadrinhos e de sua evolução ao longo do tempo (e da batalha).