Opisanie Swiata

Opisanie Swiata Veronica Stigger

Resenhas -

Shirley 24/08/2020

Muito bom o livro tem várias partes engraçadas, partes que faz as pessoas reflete o que é prioridade na vida, partes comoventes e pensativa.

Davi.Cecotti 25/05/2022

É legalzinho
A história conta a trajetória de Opalka, saindo de Varsóvia, na Polônia, até o Brasil,
vindo para encontrar-se com seu filho Natanael, que lhe escreve uma carta por estar à beira da morte. Opalka, que viveu no Brasil durante um período de sua juventude, acabou por engravidar uma jovem brasileira antes de retornar para sua terra natal. Durante a viagem ele faz amizade com Bopp, um sujeito extrovertido (extremamentechato e inconveniente no início) e estranho, contador de histórias vividas ao redor do mundo. No encontro desses dois personagens, a trama vai se desenrolando, entrelaçando-os em situações malucas com vários personagens secundários em trens e navios com pequenas narrativas envolventes. Um diário de bordo divertido e profundo ao mesmo tempo, pela construção dos personagens e pelas reflexões que traz ao longo da leitura. Embora seja uma obra curta, é pautada em uma trama densa e sem furos, carregada de uma simbologia muito grande e que eu não
entendi várias vezes.

Detalhe: No final do livro a gente tem a revelação do real significado do título que está em polonês.

Sandra452 03/09/2021

Não se assuste com o título... o livro é bom!
Olá, amigos leitores! ??
Hoje trouxe para vocês a resenha deste livro cujo título é até difícil de se pronunciar: "Opsanie swiata".
Este é o primeiro romance de Verônica Stigger e, particularmente, eu achei bem interessante!
"Opsanie swiata" é uma expressão polonesa e significa "descrição do mundo". O livro, recheado com os mais variados gêneros textuais, é uma espécie de relato de viagens e narra a história de um polonês chamado Opalka, que tem cerca de 60 anos e recebe uma carta através da qual descobre que tem um filho no Brasil (na Amazônia). Este, por sua vez, está internado em estado grave no hospital. O pai decide, então, fazer esta viagem a fim de encontrar o filho.
Nesta viagem, aparecem personagens inusitados. Um deles, chamado Bopp, um turista brasileiro que decide abandonar sua viagem pela Europa e acompanhar Opalka. A história acontece na década de 1930.
Para que procura uma leitura diferente e de uma autora nacional, fica a dica!

Vicente.Sanches 19/06/2022

'Trip' pelo Atlântico
Livro muito bom. Menos sobre o que motiva a personagem a viajar e mais sobre a viagem em si. A conversa com o modernismo de 22 é bastante evidente, mas a cereja do bolo são as situações super absurdas que são típicas do trabalho de Verônica Stigger.

Haieska 19/10/2018

Sinopse
Primeiro romance de Veronica Stigger. Opisanie swiata significa “descrição do mundo” e é como se traduz Il Milione, o livro de viagens de Marco Polo, para o polonês.
É justamente como uma espécie de relato de viagens que essa novela se constitui. A história central do livro é a de Opalka, um polonês de cerca de sessenta anos que, em sua terra natal, recebe uma carta por meio da qual descobre que tem um filho no Brasil – mais especificamente, na Amazônia -, internado num hospital em estado grave. O pai decide viajar ao encontro do filho; no início do percurso, conhece Bopp, um turista brasileiro que, ao tomar conhecimento das razões da viagem de Opalka, resolve abandonar seu giro pela Europa para acompanhá-lo ao Brasil.
O livro se compõe a partir de diversos registros, como o do relato em terceira pessoa, o da carta, o do diário etc., além de contar com inserções de imagens e fragmentos de textos sobre a ou da década de 1930 — época em que transcorre a ação.

Vitor 23/08/2023

Uma profusão de imagens?
Não é uma obra simples. Apesar das poucas páginas e, dessa edição, ter um acabamento gráfico esplêndido; o livro é ?diferentão?, mas ao mesmo tempo nos remete há grandes e clássicos romances?

Com uma habilidade incrível de descrever cenas, movimentos específicos de personagens? Veronica nos coloca a visualizar a imagem que nos descreve com exatidão incrível.

Uma coletânea de personagens únicos, com personalidade, com os quais nos afeiçoamos. Afeto é algo que senti na obra, como se fôssemos levados a espiar a vilha alheia contada, com torcida a alguns e nos conectando a outras.

Com claro referência a clássicos que transcendem as épocas e eras, a leitura, rapidíssima, mas não menos intensa e rica, vale a pena