Estranhos no Paraíso - Volume 1

Estranhos no Paraíso - Volume 1 Terry Moore

Resenhas -

lexsouza 23/03/2021

Quadrinho independente
Um dos melhores quadrinhos independentes já produzidos pela insistência e perseverança do autor. Várias inovações narrativas e construção detalhada de personagens.

Henry 01/08/2023

Ai, ai
Queria poder agradecer a Terry Moore por ter criado algo tão maravilhoso como "Estranhos no Paraíso".

Uma novela gráfica que mistura drama, suspense, romance, humor e tensão. Tudo muito bem explorado, na medida certa.

A trama gira em torno das amigas, Katchoo e Francine, e suas vidas que se envolvem em diversas desventuras.

Cada personagem é extremamente bem construído e desenvolvido no roteiro. Facilmente, nesse primeiro volume, já me apeguei a alguns.

Ai, ai... Apenas o primeiro volume e estou apaixonado por essa que pode se tornar a melhor série de quadrinhos que já li na vida.

My | @pagesandseasons 09/02/2021

Gostei muito da HQ, a escrita prende a atenção e a leitura é frenética. Já estou ansiosa para os próximos volumes.

Paulo 09/10/2020

Estranhos no Paraíso Vol. 1 é um “slice-of-life” focado no desenvolvimento de um divertido triângulo entre Katchoo, Francine e David, com suas situações típicas da vida real, que se expande com uma reviravolta que envolve o terrível passado de Katchoo, que volta para assombrá-la, envolvendo prostituição, drogas e máfia, com a história ganhando um tom de thriller policial e drama. Na reta final do álbum, os problemas voltam a ser decorrentes da ciranda amorosa dos personagens.

Este primeiro encadernado da Devir compila um arco fechado, desenvolvendo o relacionamento de Katchoo, Francine e David enquanto apresenta situações cotidianas tão reais que nos identificamos com aquela realidade que somos apresentados. David, Katchoo e Francine são pessoas como eu e você, e seus problemas são reais, podendo acontecer com “eu e você”. Por diversas vezes, me identifiquei com os relacionamentos e as situações vividas pelo trio de protagonistas. Terry Moore sabe escrever diálogos e personagens verossímeis: seus protagonistas parecem pessoas reais, que conhecemos na vida, com os quais nos identificamos automaticamente.

A arte, por sua vez, sempre em preto e branco, é linda, alternando entre uma pegada mais realista para o cartunesco nas ocasiões em que a série parte para a comédia.

E há de se destacar que Estranhos no Paraíso não é simplesmente quadrinho: é uma experiência narrativa. A narrativa gráfica às vezes dá espaço para a poesia e a prosa. Há momentos em que o autor prefere narrar a história em texto corrido. Além disso, a história traz poemas, cifras de músicas, referências a séries, filmes...

Enfim, Estranhos no Paraíso fala de relacionamentos e se adequar ao mundo. Mas também traz ação e aventura, através de uma sub-trama policial que dá mais camadas a história. Recomendadíssimo.

PS: Estranhos no Paraíso é um mergulho nos anos 1990: mergulhamos em um mundo sem redes sociais e onde os celulares eram bugigangas enormes e pesadas. Como a vida pode ter mudado tanto em apenas 20 anos?

Luiza 28/10/2021

Tramas
histórias que vão e voltam, contam sobre autodescobertas, que estar junto é um exercício de compreensão e que os afetos vão pra além do corpo

Sofia.Eternal 26/07/2023

Gostei
Gostei muito da história. As aventuras das duas amigas são incríveis. Elas tem uma fidelidade que supera os problemas que aparecem.

Luciano Luíz 18/11/2023

ESTRANHOS NO PARAÍSO de TERRY MOORE entra fácil em qualquer lista dos melhores textos tanto de quadrinhos quanto de filmes, séries ou mesmo livros de romance. Ok, é uma HQ, mas seu roteiro de qualidade e muito bem trabalhado além de excelentes diálogos faz com que se destaque com facilidade extrema.
Publicado originalmente a partir de 1993 conhecemos uma loura e uma morena amigas, que em verdade sentem um amor apaixonante e vivem um cotidiano nada comum devido ao passado recente de ambas em aspectos diversos como: um ex-namorado, algo como a máfia e outras coisas mais ou menos perigosas. Falando assim parece só uma mais uma história corriqueira, mas vai além.
É violenta e com ótima dose de humor pisando em terrenos minados do politicamente incorreto em muitos momentos. A narrativa escrita e visual também tem seu charme. O quadrinho em certos momentos se transforma num livro de prosa ou então como se fosse um poema ou mesmo uma carta. Os desenhos de Moore convencem e domina tanto rostos quanto corpos e cenários criando tudo que ele quiser com grande nível de detalhes, principalmente as expressões faciais, ainda mais no visual de preto e branco.
A edição brasileira ficou bonita, mas podiam ter feito como na americana onde na lombada tem os personagens. A Editora DEVIR fez um trabalho bacana com capa dura, papel offset e trouxe a série completa em seis volumes parrudos. Há um volume 7 lançado recentemente com aventuras extras.
Não sei como a história se desenrola depois do primeiro (tenho de descobrir isso), mas se for mantido no mesmo estilo então compensa o investimento.
Difícil dizer se é uma leitura que venha a agradar todos os leitores e leitoras, mas no meu caso demorei anos para dar uma conferida porque às vezes ficamos na dúvida mesmo dando uma espiada em resenhas ou artigos relacionados a algum título. Lembro que li uma entrevista de JIM LEE na revista WIZARD pela Editora GLOBO nos anos 90 e ele mencionava que estava acompanhando Estranhos no Paraíso. Naquela época a gente sequer podia imaginar que um dia teria por aqui. Chegou a sair em edições finas alguns anos depois, mas jamais finalizada. Já a versão da Devir honrou.
Para quem gosta de diálogos intensos e algumas situações bizarras de relacionamento íntimo essa história é mais que recomendada.

L. L. Santos

site: https://www.facebook.com/lucianoluizsantostextos/

Sandro 20/06/2020

Vício em forma de quadrinho.
Terminei apenas o primeiro volume e já considero uma das melhores coisas já li. Me senti assistindo um seriado que gosto muito e já estou com medo de acabar.

Rapha 09/01/2021

Frenético e divertido: um mergulho na essência dos anos 90
A sensação constante que se tem lendo "Estranhos no paraíso" é que você está assistindo um seriado dos anos 90. A narrativa do quadrinho e a dinâmica entre as cenas remetem as melhores produções daquela época.
Quando eu soube que a história acompanhava duas amigas se envolvendo em uma série de confusões, eu não imaginava a dimensão dos problemas que elas iriam se meter. Em uma hora parecemos estar vendo uma comédia romântica e na outra a máfia está envolvida.
A naturalidade em que a bissexualidade é tratada, em uma narrativa de 25 anos atrás, é outra coisa a se destacar neste primeiro volume.
É bizarro e em alguns momentos forçado e gratuito, mas é MUITO frenético e divertido!

Zé Wellington 22/06/2019

Não envelheceu muito bem
Reconheço que gostei mais quando li faz uns anos.

luiza.wanderlust 04/06/2023

Uma série apaixonante
Primeiramente, que trabalho primoroso do Terry Moore! Autor independente que escreveu diversas edições e para a nossa felicidade, a Devir reuniu tudo e publicou em volumes muito bem trabalhados e completos.

Quando li pela primeira vez sobre essa obra, sabia que seria interessante mas não sabia que ia me envolver tanto! A trama é muito bem desenvolvida, o cotidiano rico em detalhes e as personagens são apaixonantes. Sabe aquela série que você assiste e quer maratonar? Então, é esse o caso de estranhos no paraíso. Inclusive, seria sensacional a ideia de uma série da obra.

Enfim, recomendo muito a leitura, é leve, divertido, intrigante, emocionante e apaixonante!

Já vou para o próximo volume!

????????????