Preciosa

Preciosa Sapphire

Resenhas - Preciosa

claudioschamis 27/02/2010

Fiz uma coisa que jurei que não faria mais: Assistir ao filme antes de ler o livro. Mas nesse caso não vi muito problema. Aliás, nenhum. O livro é até um pouco mais angustiante e você tendo visto o filme começa a ver esse filme passar enquanto le algumas cenas. Não é um filme que qualquer pessoa irá gostar. Não é um livro que qualquer pessoa irá gostar. A história infelizmente uma verdade nossa de todos os dias, mas que poucos acham possível que aconteça em pleno século XXI, eu posso garantir que é um fato comum e não isolado no cotidiano de muitas crianças. É um livro forte e que mostra uma história de superação, de luta, de vida. Não espere flores nem finais com um beijo e que todos ficaram felizes para sempre. Não é assim. Seria bom que esse livro sirva de alerta as pessoas que podem tentar mudar um pouco a história de muitas crianças espalhadas pelo mundo e acreditem por aqui também.
Davi 25/04/2010minha estante
Concordo.

Lari 25/11/2014minha estante
Quero ler este livro...apesar do medo que sinto...não sei se vou conseguir avançar.

Mariana 22/05/2016minha estante
Realmente a palavra "angustiante" pode definir o livro. O texto em primeira pessoa com uma linguagem característica dão mais veracidade a essa história tão impressionante.

Vilma.Bastos 13/06/2016minha estante
é uma história densa colocada no filme e no livro de forma crua, mas que proporciona uma reflexão da importância dos vínculos familiares para qualquer pessoa, a base da vida, e este vínculo negativo é uma realidade hoje, a desestrutura familiar também é real, serve de reflexão para as aulas que dou nos cursos de formação de professores para que entendam como o aluno vem para a escola e o que vem com ele. É um filme difícil, porém importantíssimo, adorei e adotei no meu planejamento.

Cinara... 15/01/2021

Gatilhos!!!
"Eu sô grande, falo, como, cozinho, rio, vejo TV; faço o que minha mãe manda. Mas sei que quando a foto volta eu não existo. Ninguém me quer. Ninguém precisa de mim. Eu sei quem sô. Sei quem eles diz que eu sô: uma vampira chupando sangue do sistema. Uma banha preta e feia que tem que ser limpada, castigada, morta, mudada, posta pra trabalhar."

O filme já estraçalha com a gente, o livro acaba com tudo!
Para leitores desavisados, o livro está cheio de gatilhos: incesto, abuso sexual, abuso psicológico, racismo, feminicídio . A realidade que muitas pessoas vivem todos os dias!
A leitura é pesada ! Um livro curtinho, mas muito necessário!

Camila Gerônimo 09/09/2021

Necessário
Bom, eu ando um pouco complicada para descrever o que tenho achado dos livros e minha opinião, pois nenhum livro tem me arrebatado tanto. Preciosa conta uma história tão pesada, tão séria e de verdade que chega arrepiar. Inclusive tive pesadelos por causa desse livro e é muito difícil ler algo sabendo que por mais que não seja uma história real, de uma pessoa x, saber que isso se basear em histórias de várias pessoas e que isso realmente acontece é pesado. É um livro necessário, com uma carga emocional pesada, uma carga de vida pesada na real, mas não é perfeito. Claro que não é tão ficção assim né, não teria como ser perfeito, mas é pesado real e te faz pensar.

Maricotacotacota 21/03/2022

?É uma pessoa que não encontra paz e nem sossego?
No início desse ano tive o prazer de ler essa ?preciosidade? de livro e posso dizer que foi uma intensa leitura, já que temas como: abuso sexual na infância e na adolescência, gravidez na adolescência, raça, evasão escolar e Aids/HIV, são tratados nessa obra; o que já aviso que pode ser gatilho para algumas pessoas.
Apesar de tudo, o leitor se sente amiga/o de Precious, fica feliz com a sua evolução que parecia ser impossível. Vibra à cada conquista!

Recomendo esse livro para aqueles que desejam sair da sua zona de conforto e experimentar novos olhares sobre assuntos importantes.

Gessyka.Loyola 29/09/2022

Preciosidade?
Você precisa estar morto por dentro pra não sentir toda a montanha russa de emoções que esse livro evoca. É potente, perturbador e reflexivo.
Pra mim é a história que eu nunca vou esquecer porque só de lembrar do seu título eu sinto toda a história novamente, como se Claireece Precious Jones estivesse ao meu lado contando tudo de novo.

Dan 04/01/2011

Universo Paralelo
Onde estaria Clareece P. Jones se houvesse sido doutrinada à leitura desde cedo e direcionada à uma vida digna?

A resposta é que esta teria conquistado o mundo.

Negra, obesa, analfabeta, violentada, humilhada. Vivendo muito além do limite que um ser humano pode aguentar, mas ainda assim, foi lá e fez o que tinha que ser feito.
Um exemplo de determinação e de que nada pode abalar uma pessoa quando esta quer algo de verdade.
O título original da obra é "push", ou seja, empurrão.
Há por aí milhares de Precious, você dará empurrões para cima ou para baixo?

A obra é mais um exemplo de que as pessoas devem ser construídas com livros.

Kess 09/08/2021

Emocionalmente exaustivo
O livro conta a história de Clareece Precious Jones uma jovem negra, obesa ignorada pela sociedade. Vivência o pior: abusos físicos e psicológicos pelos próprios pais, grávida de seu segundo filho.

Uma ficção. Uma verdade nua e crua que retrata os piores assuntos; racismo, machismo, preconceito, desigualdade social, bullying, violência e por aí vai.

É um livro impossível de avaliar, porque a escrita é explícita e precisa de muito estômago para digerir.

Deixo aqui minha avaliação, baseada na "lição" que aprendi: "Sempre devemos ter esperança e nunca desistir assim como Precious".

Queria Estar Lendo 09/03/2016

Resenha: Preciosa
Como começar a descrever o livro da Sapphire? Essa resenha de Preciosa me deixou pensando por bastante tempo, especialmente em uma realidade que é tão distante da minha.

Não há muito mais que dizer sobre a história além do que está na sinopse. Precious é uma adolescente negra, pobre, gorda e analfabeta, abusada física e emocionalmente pelo pai e pela mãe desde muito jovem. Depois de ser forçada a abandonar a escola por causa de sua segunda gravidez e ser convidada para participar de um centro de aprendizagem alternativo, ela vai contar com a ajuda de Rain, uma professora engajada e batalhadora, para mudar a vida para si e para o filho.

Quando li Preciosa, estava no comecinho da faculdade, e ainda vivia naquela bolha de "não sei exatamente o que acontece no mundo fora a minha própria vida" e fiquei extremamente chocada com ele.

"Como isso pode eu não sei. Como mamãe e papai me conhecem há dezesseis anos e me odeiam. Como um estranho me conhece e me ama."

A história é intensa, não do tipo que te deixar na beira da cadeira sem saber o que vem a seguir, mas tenso do tipo em que todos os seus músculos se retesam e você não quer virar a página simplesmente porque sabe que tem coisa muito pior por vir.

Na cabeça do resto do mundo, Precious é só mais uma estatística: mais uma garota ignorada pelo sistema educacional e social, mais uma garota negligenciada pelos pais, mais uma garota sem oportunidades devido a classe social e a cor da pele, mais uma garota estuprada, mais uma mãe adolescente, mais uma garota com HIV. Precious é um pontinho em diversas estatísticas, mas Sapphire deu a ela vida e voz.

"Eu digo que estou me afogando no rio. Ela não me olha como louca, mas diz "Se você só sentar ai, o rio vai subir e te afogar. Escrever pode ser o bote que vai te levar ao outro lado."

Narrando o livro em primeira pessoa, ela não poupa erros na escrita, que emulam a forma como a própria protagonista escreve. O texto, escrito como se fosse uma conversa casual entre ela e o leitor, causa arrepios pelas escolhas. As palavras erradas, as palavras chulas, todas incomodam no começo. Até que isso se torne um novo personagem na história, porque ela reflete inteiramente a Precious e as vivências dela.

"Como algo é uma memória se você nunca esquece?"

A forma como ela escreve retrata a falta de incentivo e atenção por parte do ensino educacional, reflete sua desistência; as palavras que ela escolhe usar refletem o ambiente no qual vive, as pessoas com a qual convive. É de extrema importância para a história.

Ao longo do livro, conforme ela encontra segurança e apoio, a escrita evolui e isso representa a evolução pela qual ela está passando. Porque ela também não vai aceitar ser só uma estatística, Precious é inteligente e cheia de potencial, alguém que só precisava encontrar apoio para se desenvolver.

O livro apresenta uma realidade tão diferente da minha que achei que seria fácil me desprender dele, ver a história como uma história. Mas a verdade é que Precious tem sonhos como eu tinha na sua idade e como tantas outras pessoas também tiveram. Ela queria uma vida de sucesso, ser uma celebridade, queria vestidos caros e joias e um namorado bonitão. Ela queria provar para todas as pessoas que pensavam e faziam tão pouco dela, que ela era importante, que ela tinha um lugar e deixaria uma marca.

"Cada folha de grama tem um anjo que se curva e sussurra: cresça, cresça."

Meu coração se partiu junto ao dela com todos esses sonhos desfeitos, com toda a realidade cruel, com todo o mundo real.

Precious aceitava os mal tratos, amava a mãe negligente, ela acreditava que a culpa disso tudo era dela. Era só uma garota, era gorda, era feia, era burra, é claro que esse tipo de coisa ia acontecer com ela! Mas a partir do momento em que ela encontra apoio, ela é capaz de redefinir tudo isso.

É uma jornada incrível, essa escrita pela Sapphire. É um crescimento pessoal e uma consciência de si incrível. Turbulento, doloroso e por vezes nojento -- do tipo que você precisa fechar o livro e tomar um ar, porque a violência que a personagem sofre afeta você também -- é também superação.

O livro é tão curtinho e tão poderoso que não posso deixar de recomendar, o mínimo que você vai tirar dele é empatia. E vamos combinar, o mundo precisa disso.

A tristeza, no entanto, é chegar ao fim sabendo que Precious Jones é exceção, e não regra.

Laradani 24/01/2021

Be brave
Eu li "Preciosa" meio por acaso para o desafio #leiarepresantividade do @afrofuturas, confesso que escolhi pelo número de páginas, afinal não era tão longo e eu tinha várias leituras para esse mês.

Porém, como leitora "experiente", digamos assim, eu já deveria saber que a intensidade e força de um texto não pode ser medido pela quantidade de páginas. Resultado: levei um soco no estômago.

Importante falar que a narrativa tem inúmeros gatilhos: ABUSO, ESTUPRO, BULLYING.

Narrado em primeiro pessoa é como um espécie de diário de Preciosa no qual podemos ver um pouco dessa vivência de abusos em uma existência marginalizada, de sua solidão, seus sonhos e sua força.

Não é uma história com final feliz, porque a vida não é assim, para a maioria a vida é feita de luta todo os dias, mas também de possibilidades.

O livro escrito por Sapphire a partir dos relatos colhidos durante o período que atendia em um abrigo para mulheres no Harlem e de sua vivência como alfabetizadora de adolescentes e adultos, então essa é uma obra de ficção, mas também não é.

Outra coisa, se prepare para muitos palavrões e algumas passagens mais explícitas que podem incomodar alguns... mas assim só para saber, a literatura é feita só para o conforto ou o incômodo também não faz parte da reflexão?

Valeska 01/05/2022

Livro difícil de ler
Um livro muito pesado, trazendo uma realidade pouco explorada.
Pessoas que são esquecidas pela sociedade.
Preciosa é um exemplo de luta e esperança.
Vive em uma casa com pais abusivos e exploradores.
Vivendo em sua imaginação para tentar se salvar da dura realidade.
Um livro muito bom que nos faz olhar diferente para a educação, nos ensina que tem grandes educadores nesse mundo e que estudar é uma atitude que você pode realizar por toda a sua vida. Conhecimento é eterno e ninguém pode te tirar isso.

psicofreitas 04/08/2021

A leitura de Preciosa é algo que não pode ser realizada antes do café da manhã! Mas é uma leitura necessária! Uma denúncia ao modo como fechamos nossos olhos ao vermos consequências negativas da vida contemporânea! É um convite para refletir onde erramos enquanto sociedade!

Sibele14 26/07/2010

Superação
Preciosa é um livro de superação, apesar de tudo que Precious enfrentou ao longo da vida o que não foi pouca coisa, pois ela sofreu abuso sexual, tendo 2 filhos do próprio pai e a sua mãe nunca fez nada contra isso, ainda batia na filha por achar que ela estava roubando seu marido.Ela aprendeu a ler aos 16 anos, enfrentando inúmeras dificuldades, foi através das letras que ela viu seu mundo mudar e se tornar um lugar melhor.
É um livro triste,mas que nos faz ver o quão privilegiados somos por termos uma família de verdade.

Tatiane Roff 26/03/2021

Sem palavras
Esse livro te traz tantas emoções de raiva, alegria e tristeza, mas vale a pena ler esse livro. E também ver o filme.