A História de Joe Shuster

A História de Joe Shuster Julian Voloj

Resenhas - A História de Joe Shuster: O Artista por trás do Superman

@olamundogeek 07/07/2020

Joe Shuster
Quando alguém te pergunta qual é o maior super-herói de todos os tempos, o que vem na sua mente? Não sei você, mas na minha mente não tem como não lembrar de um herói que me acompanhou durante toda a minha infância, um verdadeiro ícone dos quadrinhos, "The one and only": Superman. Ele foi o primeiro super-herói, criado nos anos 40, juntamente com Batman e Mulher Maravilha e que a pouco tempo completou 80 anos de existência, 80 anos levando o símbolo da esperança no peito.

Mas não quero falar especificamente dele hoje. Para existir um herói, precisa existir o criador e estes foram Joe Shuster e Jerry Siegel, dois jovens judeus filhos de imigrantes que deram vida ao nosso Homem de Aço, com Joe na arte e Jerry no roteiro. Infelizmente o reconhecimento que Joe deveria receber não lhe foi dado, só anos depois, com a chegada do filme estrelado por Christopher Reeve e depois de tantas reinvidicações de direitos autorais é que podemos ver o justo reconhecimento sendo dado a este homem.

Esta biografia escrita no estilo graphic novel traz bem a realidade vivida pelos dois jovens sonhadores amantes da ficção científica, todos os obstáculos que tiveram ao longo dos anos, as injustiças que sofreram (principalmente com relação a pagamentos) e um reconhecimento tardio do grandioso trabalho, além de nos mostrar também como funcionava a mente criativa de Jerry, mas principalmente de Joe. Se você ama o Superman, seus princípios e valores tanto quanto eu, vai amar conhecer um pouco da história de seu criador, o homem por trás da criação de um ícone da cultura pop e um símbolo de esperança para todos.

Armando.Edra 04/09/2022

O nascimento de um ícone!
Quando alguém fala sobre super-heróis, não tem como, Superman é um dos mais amados pelo público. O seu surgimento desse ícone veio das mentes brilhantes de Jerry Siegel (roteirista) e Joe Shuster (desenhista), mas apesar de seu enorme sucesso, uma enorme mancha se escondia em suas páginas.

Enganados pela editora, que no futuro viria a se tornar a DC Comics, Jerry e Joe perderam os direitos sobre sua obra e receberam migalhas, enquanto os "donos" se desfrutavam dos ovos de sua galinha de ouro.

Felizmente, antes do falecimento de ambos, eles foram recompensados pela atitude desonrosa que foi causada e os devidos créditos foram estabelecidos.

Para aqueles que gostam do gênero de super-heróis, é uma baita obra para se ter na estante.

Di Sanctis 04/02/2020

Quadrinhos e seus artistas injustiçados
A indústria dos quadrinhos é repleta de artistas injustiçados com histórias de partir o coração.
Joe Shuster, criador do Superman é um desses casos. A ingenuidade destruída pelo inescrupuloso mundo corporativista.

Uma comovente biografia em quadrinhos do homem que deu ao mundo um dos principais personagens da cultura pop e pouco (ou nada) recebeu em troca.
#TheRedVulcan

Mutante X 05/02/2023

Biografia em quadrinhos
Detalhada biografia do artista que, juntamente com Jerry Siegel, ajudou a criar o Superman, revolucionando o mundo da cultura pop, a história é narrada sob o ponto de vista de Shuster (baseado em depoimentos e entrevistas que o mesmo deu ao longo dos anos e sua participação em feiras e eventos), o que dá um dúbio sentido ao título: "A história de Joe Shuster" indica que é a história "contada por ele", não apenas "a história dele".
Por ser em quadrinhos - uma arte que prima pela leveza e simplicidade - , a história ganha mais dinamismo do que se fosse narrada em forma de romance. Da difícil infância numa vizinhança pouco tolerante com imigrantes e jovens tímidos ao nascimento da amizade com Jerry Siegel, os trabalhos que desenvolveram juntos, a dificuldade de fazer as editoras acreditarem que o Supeman seria um sucesso e a posterior luta pelo reconhecimento dos direitos autorais pela mesma criação, tudo é mostrado com grande reverência ao artista, com o devido cuidado de não inventar nada que ele não tenha dito. No final, uma série de extras com a lista de referências citadas na história e galeria de capas não utilizadas. Uma bela homenagem ao criador do maior de todos os heróis!

site: http://mutantexis.wordpress.com

Matheus 05/10/2020

Grande história sobre a indústria
Uma história da já conhecida "tragédia" de Joe Shuster e Jerry Siegel. Shuster é o personagem central que começa e termina a narrativa, mas Jerry Siegel é o personagem principal tanto quando o artista do Superman.

A trama começa na infância de Shuster, contando como seus pais se conheceram e a origem de sua família e segue até a estreia do filme do Superman nos anos 70. Então, a história aborda a amizade entre os criadores do Superman, suas empreitadas em se lançar como artistas, a exploração pelos donos da DC à época, sua luta pelo reconhecimento e remuneração justas, dificuldades financeiras e pessoais que vieram a assolá-los, etc.

História bem legal, nada muito incrível na abordagem, aquela história pseudo-biográfica padrão. Mas tem vários detalhes que foram super interessantes de ler e descobrir

(Spoiler)
uma passagem com o Bob Kane então é sensacional: a forma como ele se transforma no Coringa durante o ato de traição foi uma ideia muito inteligente e assertiva
(fim do Spoiler)

A arte e a colorização eu curti bastante, casaram de forma excelente com a abordagem da história.

O final eu achei um pouco abrupto. Deveria ser mais desenvolvida a passagem da estreia do filme e a primeira vitória de Shuster e Siegel em anos. Pô, a passagem que é a conclusão da história é a "recompensa pela leitura" que o quadrinho deveria trazer ao final da jornada de todo o enredo e ocorre e se encerra de forma muito abrupta imho.

A edição da Aleph está excelente, usaram um papel couché de uma gramatura ENORME. Chego quase a desejar que fosse um pouco mais fino em alguns momentos em que a grossura dificulta o manuseio.
Ao final temos uma sessão de extras explicando o trabalho investigativo que o autor, Julian Voloj teve, explicando as passagens da trama com a fonte das mesmas.

Mariele 13/08/2021

Demais
Os criadores de Superman ganharam 130 dókares por isso e passaram por necessidades financeiras tremendas. Gravuras incríveis

lleo_rmg 26/12/2021

Onde tudo começou
Me emocionei lendo, a gente não entende apenas as injustiças pelas quais os criadores do Superman passaram mas também o começo das épicas histórias de super-heróis.

Marcia.Britto 30/03/2020

Não sou uma aficionada por quadrinhos ou novelas, mas me chamou muito a atenção a biografia do co-autor de Superman, através de uma booktuber que sigo. Adquiri o livro qdo abaixou o preço, em julho/2019 e o li agora, em março/2020 (ficou na fila..). Eu gostei muito e devorei cada palavra, descobrindo riquezas que nem imaginava: Dois judeus, um do Canadá e outro dos EUA se conhecendo no colégio, criando uma figura incrível e lutando a vida toda por direitos autorais. Só não dei 5 estrelas porque senti falta de um pouco mais de brilho/romantismo no contar a história - o texto é bem jornalístico, mas as imagens remetem os anos que viveram os criadores. bem legal.

Capitão Jão 02/04/2021

Para sempre Joe Schuster
Muitos se perguntam... "Qual é o maior super-herói de todos?" se você meu amigo desse Superman, está totalmente certo!

A maioria de nós sempre teve um ídolo, uma pessoa a quem se inspira, admira e que tem muita vontade de conhecer um dia e depois de ler esse livro, uma dessas pra mim é Joe Schuster.

A biografia em formato de quadrinho conta quase que detalhadamente, toda jornada bela, porém triste do criador do Superman.
Um jovem garoto sonhador, Que adorava desenhar, que conhece outro jovem que também gostava de contar histórias e ler sobre histórias de aventura e ficção, decidiram criar sua própria história que hoje em dia, se tornou um símbolo de esperança no mundo inteiro.

Uma história emocionante que te prende do início ao fim, a cada virada de página um momento de tensão, resumindo em apenas 170 páginas toda a luta que dois jovens sonhadores tiveram para conseguir seus devidos direitos.

Descanse em paz Joe Schuester.

Sheilinha 22/05/2021

Trajetória de vida do criador do Superman
Cara! Um quadrinho que me despertou vários sentimentos... Um deles foi raiva! Não da narrativa e nem da arte, mas das ações de alguns personagens para com o protagonista. Como pode alguém que criou um dos personagens mais conhecidos do mundo dos quadrinhos não ser valorizado? Como assim?! Bom, para saber mais é melhor ler a HQ.

Lucas1894 08/01/2023

Emocionante
Vemos toda a história da vida de Joe shuster usando como fio narrativo é claro, a sua maior criação que é o superman e tudo que sofreram nas mãos dos antigos executivos da DC, porém, como toda história do superman, o bem triunfou no final e ambos foram finalmente reconhecidos como sempre mereceram!, pena que isso levou quase 40 anos para acontecer. Arte espetacular do Thomas Campinas e roteiro muito dinâmico e sublime do Julian Voloj, sem dúvida uma das melhores leituras de hqs biográficas que já fiz!.

Vitor 23/07/2022

Super rápido e super gostoso de ler
A tragédia de Joe Shuster talvez não seja tão conhecida pela legião de novos fãs de super-herois, e essa obra consegue jogar uma luz muito interessante sobre esse assunto. A narrativa (visual e escrita) acaba alternando momentos muito inspirados com resoluções apressadas, o que atrapalha um pouco o ritmo e a coesão da história, principalmente a partir da metade do livro. Só que isso não atrapalha nossa torcida para que os criadores do Superman triunfem sobre as ameaças corporativas apresentadas na trama, da mesma forma que nos acostumamos a torcer pelas vitórias do último filho de Krypton nos quadrinhos desde 1938.

Ígor Ferneda 05/03/2019

"Verdade, justiça, e modo de vida americano"
Na década de 30, dois garotos sonhavam em ganhar a vida contando histórias. Com seu talento e grande imaginação, eles deram início à Era de Ouro dos quadrinhos, criando o primeiro super-herói e, junto com ele, todo um gênero que transformou a indústria para sempre.

O que eles receberam por isso? Míseros 130 dólares e uma batalha jurídica desgastante por direitos autorais que durou décadas. Mais de 30 anos sem ter nem um pingo de reconhecimento por sua criação e imensurável contribuição.

Enquanto isso, os executivos da poderosa DC Comics enchiam os bolsos de dinheiro com o personagem defensor da “verdade, justiça, e modo de vida americano." Mas esses não criaram nada. Eles não serão lembrados. Essa história não é deles.

Superman criado por Jerry Siegel e Joe Shuster.
Obrigado, senhores.

Isaque.Ribeiro 17/12/2023

O quadrinho é feito de uma forma bem gostosa de ler, feito com muito amor e carinho. A história real é absurda de real, e o quadrinho mostra bem como foi.
Antes do Superman não havia nada, e saber que os autores quase morreram sem nada é bizarro.
Aos amantes de quadrinhos, leitura obrigatória.