Like a Love Story

Like a Love Story Abdi Nazemian

Resenhas - Like a Love Story

Mariele 30/04/2023

Emocionante
O livro te toca em diversos momentos. Acompanhando a história de um garoto se descobrindo nos anos 80 em meio a uma pandemia de AIDS e do preconceito que perpetua até os dias atuais nos mostra que o amor e bondade sempre ganham no final

Pedro 24/02/2023

Demorei muito ler, mas jamais vou conseguir superar esse livro, e se eu falar mais sobre ele, não vou conseguir parar de chorar nunca.

Ju 13/01/2023

Amor, Madonna e medo
Felizmente pra geração atual o HIV já não é mais sinônimo de morte, graças ao avanço da medicina, hoje têm remédios que mantém o vírus adormecido, e graças a luta de várias pessoas, quem precisa desses medicamentos têm mais acesso a elee, infelizmente nem todos os países possuem algo como o SUS, mas existem muitas ONGs que ajudam.
Através de Stephen, Judy, Art e Reza, dá pra ter uma noção de como era logo no início, quando as pessoas estavam começando a ter mais noção sobre as formas de contágio e como se proteger, e o impacto que isso teve na vida de jovens rapazes gays que ainda estavam se descobrindo.
O risco ainda existe, e infelizmente os casos estão voltando a aumentar, o preconceito também está presente, mas a medicina continua evoluindo e estamos cada vez mais perto de uma cura e talvez até uma vacina preventiva, e eu torço muito para que ela chegue o mais rápido possível.
Deve ter sido extremamente difícil e doloroso para quem vivenciou tudo no início, tanto para quem viu seus entes queridos doente, quanto para quem sentiu tudo na pele.
Nunca acompanhei muito a Madonna, mas deu pra ter uma noção do quão importante ela é para a comunidade LGBT+ e o impacto dela no mundo pop, e tive vontade de saber mais sobre isso.
Vou sentir muita falta desses personagens e isso é o mais legal de ler um livro, é sentir essa conexão com os personagens e querer mais deles.
A história não terminou como eu imaginei que terminaria, mas sim dá forma que deveria ter terminado.

elot 05/08/2022

odiei.
eu não estou aqui pra fazer sentido, isso aqui é apenas uma leve e grande expressao da minha opiniao, até pq eu nunca faço resenhas dos livros que eu leio mas esse em específico me deixou tao indignada q eu me vejo na obrigaçao de comentar isso.

que 🤬 #$%!& de final foi esse????? as coisas acabaram de forma totalmente aleatoria sem fazer o menor sentido e isso em geral foi o q mais acabou com a experiencia do livro na minha opiniao, foi algo que eu nao esperava e q nem nexo tem.
Eu vi tanta gente mencionando esse livro na internet mas tambem nao vi UMA pessoa sequer que disse que o final é essa bagunca sem sentido que simplesmente acabou com tudo o q restava de bom da narrativa

Estrela 22/07/2022

Amor é o nosso legado
Como não se encantar com essa história? Estou até agora emocionada.

Esse livro é sobre dor, luto, preconceitos, mas também sobre aceitação, amor, carinho, amizade e luta.

Art é incrível e acho que eu queria ter sido tão mente aberta quanto ele quanto já era adolescente. Amo a forma como ele se expressa, seja por fotos, pela cor de seus cabelos ou duas falas e pensamentos.

Judy também é linda, esperta e encantadora, que está sempre disposta a dar amor, mas que não o recebe por ser gorda. Contudo, o único ponto que me desagradou na história é o ódio a mulher que Judy as vezes demonstra, e que ela só percebe depois, mas ainda assim é visível, e não sei é pelo autor ser homem, mas é algo a se pensar.

Ver Reza quebrando as amarras de seus medos foi lindo. Ele me fez refletir sobre os meus medos, meus preconceitos e como isso pode ir nos matando de dentro pra fora.

É óbvio que não posso deixar de falar do Stephen. Vê-lo adoecendo agora pontos no decorrer do livro é destruidor. Mas a luta dele pra viver e garantir a vida aos outros também é acalentador. Simplesmente amei os cards dele e leria todos. E sim chorei com ele comendo as "jujubas" no fim.

E uma das melhores partes desse livro são as manifestações, deu pra sentir os ânimos de como seria e acabei me lembrando de como me senti nas manifestações do BLM e 8M aqui no Brasil e bateu uma saudade de voltar pras ruas.

intofolklorw 30/04/2022

que livro lindo.
eu não vou vir aqui e dizer que esse livro é perfeito, maravilhoso, meu deus sem falhas porque não é. mas o jeito que ele retrata a experiência queer em adolescentes e principalmente na crise de AIDS é extraordinário. eu queria que o autor tivesse ido um pouco mais a fundo na vivência dos personagens sobre suas identidades mas mesmo assim, são poucas falhas. AS QUOTES DESSE LIVRO!!!! enfim, todo mundo deveria ler esse livro. completamente 5?.

"the most important four-letter word in our history will always be LOVE. that's what we are fighting for. that's who we are. love is our legacy."

Juliany.Meneghel 17/03/2022

Necessário
Que livro mais lindo! É triste, mas é uma história de pessoas que precisa ser contada, que não pode ser esquecida. A abordagem do autor é direta tornando a narrativa bem verdadeira, me perguntei várias vezes se era ou não ficção. E no fim das contas, pelo relato do próprio autor no término do livro, é real porque tem muito dos seus próprios sentimentos na história. E com certeza são sentimentos compartilhados por muitas outras pessoas. Então estou feliz por ele ter dividido com o mundo sua vulnerabilidade e suas dores na vida de Art e Reza; e também por ter partilhado tantas informações importantes sobre um tema tão pouco falado em livros de romance.

Amanda 24/02/2022

Não é só uma história de amor, mas também de amizade e autoaceitação.

Reza é um garoto iraniano que acabou de se mudar para Nova York, e que tenta esconder sua homossexualidade a todo custo, com receio de como a família iria reagir, até por aspectos culturais de seu país de origem, que repreendia violentamente os gays.
Ele também não consegue tirar da cabeça a AIDS, tendo muito medo de contrair tal doença, principalmente nos anos 80, em que tantos gays morreram.

Quando entra na escola, acaba conhecendo Judy, e começa uma amizade, que logo se converte num relacionamento, numa tentativa de silenciar sua homossexualidade e ser aceito socialmente, o que claramente dá errado. Embora goste muito da Judy, ele se interessa pelo Art, o melhor amigo da Judy e o único garoto assumidamente gay da escola. Aos poucos eles vão se conhecendo, participando de protestos do ACT UP, que luta pelo fim da AIDS.

A estrutura da narrativa é bem interessante, intercalando os narradores, o que eu gosto bastante, porque podemos ver pontos de vistas diferentes, além de ser muito fluida. E há muitas referências a Madonna, que teve um impacto notável na década de 80. É um livro muito bom, recomendo para todos.

Mhayra.Rhara 02/02/2022

o livro parte de um premissa muito linda, e por causa disso, eu fico até acanhada de criticar. é muito sensível ao falar de temas tão delicados.

masss, não é um livro envolvente, infelizmente não consegui me conectar com os personagens. alguns desenvolvimentos não fluíram naturalmente. e acima de tudo, faltou sutileza. na tentativa de se comunicar tao assertivamente, o autor acaba não deixando nenhum papel ao leitor: não interpreta, não reflete e não se emociona.

Jakelline 23/01/2022

É um livro sobre amizade e sobretudo sobre amor. Foi lindo acompanhar cada um dos personagens e preciso dizer que a minha favorita com toda certeza é a Judy. Fiquei simplesmente encantada pela autenticidade e pelo crescimento dela na história.

Adorei a experiência literária e ainda mais por me relembrar o quanto devemos ser gratos por estar rodeados de pessoas que nos amam.

Juliana (Ju/Jubs) 02/11/2021

Não sei definir o que eu estou sentindo.
Por um lado, eu amei a escrita, a ambientação, a realidade das relações. Tudo é muito real.

Por outro lado, eu achei que as relações foram construídas muito rápido, o romance é muito instantâneo. Também acho que os personagens podiam ter sido mais aprofundados.

Por um terceiro lado, esse livro me lembrou de algumas coisas muito dolorosas relacionadas à homofobia, meus pais e relacionamentos.

Considero que é um livro importante, que retrata uma época importante e dolorosa para a comunidade LGBTQ+, quando a AIDS e o ódio matavam, mais do que hoje, e ninguém parecia se importar.

Tive que parar de ler várias vezes e me lembrar que é uma ficção. Mas sei que tiveram muitos Stephen's, José's e Jimmy's. Este livro celebra a memória e a força dessas pessoas, isso traz esperança.

Bianca.Seminotti 15/09/2021

Epidemia de HIV/AIDS por um visão diferente
O livro é muito bom, traz uma visão diferente sobre os anos iniciais da epidemia de HIV/AIDS, nos EUA. O foco na vida de três adolescentes, no descobrimento da sexualidade, e dos seus sentimentos, incluindo o medo, cria uma história ao mesmo tempo informativa e bonita. Também traz importantes pontos históricos sobre como a AIDS era vista e tratada na época.