Da tua Rosa

Laís Lacet

Resenhas - Da tua Rosa

chuwanning 14/08/2023

Curti
Eu adoro romances epistolares, são interessantes se você souber trabalhar bem o fluxo de pensamento das cartas, e fiquei ansioso para ler esse aqui porque sempre achei a capa maravilhosa e a premissa incrível. o meu ponto é que talvez uma alta fantasia não seja lá o melhor cenário para epistolar, e digo isso porque uma hora ou outra o fluxo de pensamento dá lugar à narração, e perde-se às vezes parte da consciência do personagem que está narrando. eu gosto de como a protagonista é uma heroína improvável, e me lembrou Malévola em várias partes - não a história em si, mas alguns detalhes e mensagens. não me apeguei tanto aos personagens porque são muitos e tive dificuldade de sentir algo, parecia que eu estava apenas de fora, sem conseguir me conectar com ninguém. mas nada disso significa que não gostei, pelo contrário. foi bem legal e criativo. vale a pena a leitura.

Gabriel.Lima 11/12/2021

Doloroso e belo
Eu não vou negar que custei pra ler esse livro poq o jeito que é narrado era estranho pra mim, mas dei uma chance e não me arrependo!!!

A historia é dolorosa e linda ao mesmo tempo, algumas vezes se permite ser arrastada e lenta, e eu com certeza saio dessa leitura uma nova pessoa!! A historia é farta de ensinamentos que podemos levar pra sempre!!

Giulia 22/05/2021

Uma ótima fantasia nacional para quem está procurando por uma.
Demorei bastante para ler Da Tua Rosa, mas a história me conquistou aos pouquinhos. Acho que o ponto positivo mais gostoso do livro é a maneira como ele é contado. Da Tua Rosa é um romance epistolar, e o afeto que sentimos entre Rosa e Pietro está expresso sem reservas no tom das palavras de forma tão sincera que não precisa de muito para nos convencer. Achei a narrativa um pouco lenta e arrastada no começo, mas isso vai melhorando conforme as coisas vão acontecendo e a quantidade de informações que o leitor tem vai aumentando. No final, já estava muito envolvida com a história de forma que li a terceira parte do livro com uma velocidade muito maior que as outras.
A riqueza de detalhes e o cuidado que a autora tem com a construção de mundo também é bastante notável. Minha única ressalva é sobre a datação das cartas. Confesso que fiquei um pouco confusa com em que momento cada uma delas estava sendo escrita e enviada, em especial quando elas não vinham em ordem cronológica. De todo modo, isso não atrapalhou a minha experiência com o livro ao ponto de eu não gostar do mesmo. Ao contrário, recomendo bastante a leitura para os amantes de fantasia e para os que gostam de histórias sobre como as relações humanas se criam e se sustentam (mesmo quando nem todos são humanos, hehe).

Raianne Viana 29/03/2021

sobre sentimento
Da Tua Rosa é uma fantasia épica, para quem gosta de todos aqueles dilemas de raças diferentes em conflito. A história é narrada através de cartas trocadas entre os personagens, nos permitindo ter um vislumbre do ponto de vista de muitos deles.

A leitura fluiu bastante para mim no começo, mas após chegar mais ou menos na metade, sentia que estava um pouco cansativo. Particularmente não gosto de livros atuais que utilizam de uma linguagem mais antiquada, mas acredito que isso seja um problema apenas meu. O que me deixou mais confusa mesmo foi a cronologia da história. Não entendi nada daquele calendário, e a explicação sobre ele só estava no final do livro. Mas não é apenas o calendário: o fato das cartas falarem de presente, depois passado, depois mais ainda no passado, é de dar um nó na cabeça de qualquer um.

Eu curti a leitura do livro, apesar de pensar que teria curtido mais se tivesse lido tudo de uma vez, não pausando como eu fiz. Apesar de ter curtido o final aberto e o destino dos personagens, fiquei com uma sensação que algo ficou faltando. Mas é uma história sobre sentimento, e isso consegue transmitir muito bem.

Oceano 24/10/2020

Uma história que tem tudo para ser grande.
Comecei Da Tua Rosa mais ou menos dois meses atrás, e fui lentamente me acostumando ao formato do livro, sendo escrito em cartas que não seguem um fluxo de tempo contínuo.
À medida que fui avançando no romance, a história fica mais clara, e de certa forma faz sentido descobrirmos os segredos das Aesyr periodicamente. O livro, então, acaba por ser pouquíssimo algo sobre relações interpessoais, para tornar-se uma história sobre o crescimento interior dos personagens. Dos cinco que podem ser tidos como principais, dos quais quatro redigem cartas, é notável o seu crescimento entre o começo e o fim de suas histórias, afinal, como a própria capa do livro diz, "para voar, é preciso perder o medo de cair".

Cinco estrelas!

Kaire 28/08/2020

Que encanto!
Eu terminei essa leitura surpreendente com lágrimas nos olhos e sem saber que rumo tomar agora. Eu não me preparei para a história e tive que abraçar tudo que me foi oferecido. Quanta força e amor esse texto exala, mds! Foi fácil demais me apaixonar por todos, e agora sigo lamentando as perdas ao mesmo tempo em que o clima de cura e esperança se fazem presentes no final. Precisarei de um tempo para me reconstruir, mas valeu muito a pena a caminhada.

Maria Anna Martins 02/07/2020

O que dizer sobre “Da tua Rosa”? Acabar de ler foi como sair de um sonho encantador, até encostei o livro no peito e suspirei. Acredito que fadas têm esse poder: mesmo em suas versões apavorantes, conseguem nos deixar entorpecidos com magia. No caso de “Da tua Rosa”, da autora paraibana Laís Lacet, as fadas não eram assustadoras ou más, como são retratadas em algumas lendas.
Na verdade, os humanos do livro, presos nas crenças de suas religiões, acreditavam justamente nisso: que as fadas são bruxas malignas. Rosa, no entanto, nos mostra que cada uma das mulheres com asas têm tantos sentimentos e confusões pessoais (ou até mais) quanto os humanos.
O livro conta a história de uma fada que troca cartas com um rei. Rosa narra a aventura que viveu em Ealin, desde os momentos mais doces de sua vida até os mais amargos. Cartas de outros personagens também preenchem o livro revelando informações que, aos poucos, completam o belo quebra-cabeças que Laís construiu para seus leitores.
As cartas nem sempre estão em ordem cronológica e por vezes precisei voltar para ler relatos no início do livro, lembrar de um detalhe, descobrir, com surpresa, que uma personagem na verdade era outra.
Ao mesmo tempo, a delícia da narrativa, uma prosa tão bonita e reflexiva, lhe transporta completamente ao mundo criado pela autora. Nossa, cada palavra desse livro é saborosa para as nossas mentes!
O mundo é bem descrito e nos faz viajar por suas florestas e cidades. Laís ambienta muito bem sua história e, mesmo eu não sendo fã de grandes descrições em livros, me apaixonei pelas da autora.
Os personagens também são singulares. Suas jornadas são intensas, seus psicológicos bem trabalhados e o livro deve trazer uma centena de reflexões. Uma sabedoria implícita espetacular para uma autora jovem, mas com personagens tão profundos e maduros.
Não há outros adjetivos para “Da tua Rosa” além de encantador e delicado.
Mas, apesar da maior parte ser maravilhosa, é preciso pontuar algumas coisas que, em minha humilde opinião, poderiam ter melhorado.
A começar pelo romance: se você é uma pessoa tão romântica quanto eu, com certeza vai passar boa parte do livro esperando que narrem o início do envolvimento amoroso. E, quando enfim a relação surge, e você se prepara para os suspiros… bem, não é muito envolvente. É até estranhamente rápido, e meio sem fundamento. Eu não vi a relação começando a nascer, ela só caiu lá. Muito tempo depois de um conflito, os personagens se apaixonaram por razão nenhuma aparente além de culpa e beleza. Talvez um pouco de empatia e curiosidade. Mas nada profundo.
No entanto, é preciso dar o crédito: o início do envolvimento pode não ter sido tão embasado, mas as cartas revelam o amor que os personagens passaram a sentir um pelo outro. Novamente, as palavras encantador e delicado se aplicam.
Ela só deveria ter caprichado um pouquinho mais no início do romance do casal e talvez um pouco mais no meio dele também.
Além disso, a edição que tenho possui alguns errinho de revisão, os quais a autora disse que seriam resolvidos na próxima edição. Se você adquiriu o exemplar antigo, não se preocupe: você não leu errado, de fato há algumas informações conflituosas no livro.
Mas, honestamente, como culpá-la? Laís criou um mundo maravilhoso e são de fato pequenos detalhes que em nada arruínam a história e que qualquer ser humano que fosse fazer esse livro estaria passível de erro.
Entenda, leitor, essa não é uma obra para se ler rápido: é um livro de detalhes que devem ser apreciados, saboreados e sentidos. É um livro que cresce sua imaginação e com certeza merece mais destaque no cenário literário brasileiro.
Leia com atenção, sinta o que os personagens têm a dizer e viaje nas cartas de Rosa. É só o que posso desejar a você.

site: https://medium.com/maria-anna-martins/cr%C3%ADtica-da-tua-rosa-ca41c5e454a8

rxvenants 01/07/2020

Impossível de largar e esquecer
[insira aqui o meme do "que obra incrível, icônica e memorável"]

Da tua Rosa é absolutamente perfeito. Entendo completamente por que ganhou o prêmio, pois é um livro MUITO bom.

Sei, depois de ler o livro inteiro, que a sinopse combina com a obra, mas talvez pra novos leitores não deixe tão explícito a história a ser contada e como ela merece ser lida.

Eu posso ter demorado pelo menos 5 capítulos pra me acostumar com a escrita e realmente achei que não gostaria da história, mas tô MUITO feliz por ter continuado a ler.

A fantasia presente no livro é muito bem pensada e desenvolvida, desde a forma da escrita das cartas, até a mitologia em si.
Tudo é muito bem pontuado e tudo tem um fechamento perfeito, mesmo com o final do jeito que é.

Toda as histórias das raças (fadas, elfos e humanos) é bem contada e construída e é impossível largar esse livro antes que ele acabe.

Todos os personagens são bem colocados e todos (até os vilões) tem seu charme. Eu estou completamente apaixonada pela Rosa.
Fada sensata de verdade.

Eu amei a forma que a autora desenvolveu o romance entre a Rosa e Pietro. Foi gradual, leve e delicado e não jogado na nossa cara. Realmente transbordou o amor e não precisou de cenas extensas dos dois para que sentíssemos isso.

A narração em cartas é perfeita pra história e a linguagem escolhida também, mesmo que um pouco estranha (pra mim, pelo menos) no começo.
Diferente de outros livros que já li e tentam forçar essa linguagem mais filosófica nos personagens, aqui soou muito natural todos falarem sobre a vida e as consequências que ela trás.
Combinou com a escrita e com quem os personagens são e tudo que passaram. Finalmente um livro que eu não revirei os olhos com essas passagens.

Sinceramente, amei conhecer esse livro e a Laís merece todo o mérito do mundo. Escrita maravilhosa.

angeskoober 11/12/2019

Maravilhoso!
Essa resenha não vai ser como eu costumo fazer, porque esse livro mexeu demais comigo. Foi uma das melhores leituras de 2019. Eu li tanta coisa boa esse ano, mas esse livro, de alguma forma, foi diferente para mim. Eu terminei de ler e já queria recomeçar, queria voltar para Ealin, para as fadas, que me enfeitiçaram. Que livro incrível!
O mundo que Laís criou é maravilhoso, com fadas, elfos e humanos. Já sinto falta das descrições que me jogaram naquele mundo, da escrita poética e dos personagens fortes e maravilhosos, mesmo os vilões.
Na história vemos o entrelaçar das vidas de homens que se apaixonaram por fadas, de religiões contrárias e que, além da política e pelo fato de os humanos temerem as fadas e terem combatido contra elas algumas vezes, tudo isso reforça a divisão desses três povos. E ainda temos os mestiços, filhos de fadas com humanos e de elfos com humanos, que são vistos com maus olhos.
Vi muito dessa questão da representação da mulher como um ser místico, que os homens temem por não entenderem. E a deusa das fadas é vista pelo homens (que possuem um deus masculino), assim como as próprias fadas, como um demônio.
Da tua Rosa é uma obra muito sensível, sobre respeitar o próximo mesmo que ele seja diferente de você, mas também é um livro que fala muito de política e traição, ressentimentos.
Favoritado!

Adeline Passos 13/09/2018

Um dos meus favoritos da vida!!!
Da tua Rosa é uma fantasia medieval que se passa em uma ilha chamada Ealin, que divide humanos e criaturas incríveis. Isto é, se elas quiserem ser vistas (algumas estão escondidas há anos). Rosa é a protagonista: uma linda fada com grandes asas vermelhas que são tristemente arrancadas.

Anos atrás, os humanos invadiram e tomaram boa parte da terra que sempre foi ocupada pelos filhos da Grande Mãe. Batalhas foram travadas, vidas se perderam em meio a rios de sangue, e pra acabar com a guerra a Rainha das fadas se casou com o Rei dos homens, dando origem aos mestiços. Muitos anos depois eles são pessoas sem um lar, vivendo entre raças que ainda sentem na pele as dores das perdas. Rosa é mais uma vítima da intolerância e covardia dos humanos, quando seus olhos se abrem para as mudanças que estão ocorrendo e para uma possível guerra que ameaça explodir. Ela vive muitas aventuras, mas também momentos perturbadores que ficarão trancados em suas memórias para sempre.

Rosa aprende a perder e superar, lutar e vencer, errar e redimir, ser ferida e perdoar, amar, ter esperanças e recomeçar. Resumindo: nos ensina a viver.

Em uma narrativa epistolar (através de cartas), de Rosa ao novo Rei e algumas de outros personagens, conhecemos a história de uma fada que precisou ter as asas arrancadas para aprender o que é voar, de um povo que necessitou perder pra valorizar. Um livro com ar poético, carregado de emoções profundas e sentimentos que devastam a alma e me conquistou desde a primeira página. Uma trama que envolve família, amigos e inimigos em fatos muito bem descritos e desenvolvidos. A autora equilibra os acontecimentos ruins com os bons, de um modo que faz você sentir que tudo aquilo foi muito real. É uma sensação rara e inigualável. Eu estou completamente apaixonada!

Maddu 13/09/2018

O lar das Rosas é o meu lar.
Quando chegar em Morat, dê-se o direito de se dirigir a biblioteca, não qualquer uma, mas aquela específica a qual o narrador o guiará, passe os olhos pelos livros e objetos antigos, até se encontrar com um específico. Não tenha medo, a estrutura narrativa irá te entregar todos os pontos chaves sem spoilers. A história que lerá a seguir possuí segredos, fadas, magia, por isso, abra a mente.
Laís Lacet é paraibana, escritora do livro “A guardiã” — também já comentado por aqui — e autora de “Da tua Rosa”, uma fantasia medieval que se encontra em pré-venda pela editora Livros Prontos. Como alguém que teve a honra de ler Da tua Rosa e se sentiu encantada por cada página, cada narrativa e trecho, me senti na obrigação moral de vim falar um pouco do que encontrei.
Sendo uma narrativa epistolar com seus personagens únicos e marcantes, Da Tua Rosa nos entrega cartas de Rosa, uma fada que teve suas asas arrancadas. Entre tons melancólicos e saudosista, a jovem conta ao rei de Morat sua história e o que restou de si após arrancarem aquilo que a definia.
Entre segredos, passado e lutas, a obra ainda consegue abordar preconceito, trauma e família. Da tua Rosa não é sobre um universo, é sobre as pessoas daquele mundo e como elas o modificaram. Sim, pessoas. As cartas, que se iniciam de Rosa à Majestade, fluem para outros personagens que nos mostram diferentes pontos de vistas e emoções, sendo facilmente identificados não apenas pelos títulos dos capítulos, mas também pela capacidade deles de se comunicarem de forma única. Enquanto lia, sentia que me aproximava de cada um, era amiga próxima de todos — e todos estavam lá com o único intuito: ajudar Morat, a ilha invadida pelos humanos há um século, a se libertar de seus preconceitos, contando sua história.
É por ser amiga que peço que sejam gentis e escutem a história que a fada precisa contar.
Com o lançamento marcado para bienal, a fantasia entra facilmente à minha lista de livros preferidos. Com personagens marcantes, criação de mundo sensacional e aquela escrita maravilhosa de quem já mostrou a que veio, Da Tua Rosa é mais do que minha recomendação: é meu novo livro de cabeceira.