Gerenciando pessoas

Gerenciando pessoas Harvard Business Review

Resenhas -

Erica Bertan 20/04/2024

Livro de cabeceira para lideranças
O livro é um compilado de 10 artigos publicados pela HBR escrito por gestores experientes e recheado de pesquisa pra endossar as explicações. O livro fala sobre vários tópicos MUITO interessantes:
- Gestores de primeira viagem
- Os 10 tipos de liderança e sua importância
- Como identificar o perfil de liderados e saber premiá-los, gerenciá-los e instigá-los
- Como gerenciar seu próprio gestor
- Os erros que gestores de primeira viagem cometem
E assim vai?
São muitos temas, muito bem escrito e muito tranquilo de ler. Certamente sempre voltarei a ele de tempos em tempos!

MaywormIsa 18/02/2024

Excelente, leve e obrigatório
A Harvard Business Review fez um trabalho notável e minucioso na escolha de 10 textos para compor o livro "Gerenciando pessoas".

A proposta da leitura é que a cada capítulo, você leita um texto cuidadosamente escolhido sobre algum tema importante sobre gestão de pessoas, escrito por um ou mais consultores de negócio, sem aquela agressividade e arrogância marketeira de nosso dia a dia.

Aqui, você não encontrará framework prontos e engessados para saber o que fazer com um funcionário desmotivado, mas aprenderá com base em muitas pesquisas realizadas pelas melhores Universidades dos EUA, em como um líder preparado pode contornar e atravessar adversidades comuns à gestão, através de conversas inteligentes, auto conhecimento, inteligência emocional e muito mais.

A proposta de cada texto é trazer estudos de caso e resultados de pesquisas relevantes sobre o tema, para que você aprenda de forma muito humana e didática, com base em evidências, como melhorar a sua gestão e levar aos seus liderados uma experiência mais ética, justa e humana.

Aconselho a leitura não só para aqueles que almejam carreira em gestão, mas também a todos que são liderados por alguém. Na minha opinião, esse livro foi um curso intensivo, e se muitas empresas adotassem um treinamento in company com base nesse livro, teríamos menos "chefes" e mais "líderes", menos burnout e mais felicidade no trabalho e assim por diante.

Bri || @_viagensdeumleitor 19/07/2022

É um livro bem instrutivo para líderes, acho que vale muito a pena a leitura, pois apesar de ele conter artigos antigos, eles ainda são muito atuais e apresentam dicas e exemplos muito bons.

Matheus 15/04/2022

Informação valiosa padrão novo gestor
A pesar de ser um pouco maçante, o livro traz várias visões que abrem a mente para como pessoas e empresas funcionam. Hoje digo que é pré requisito pra qualquer um entrando numa posição de gestão.

Junior Santos 12/04/2022

Foi uma aula particular
Um livro fantástico, surpreendente! Se você não vai até Harvard, Harvard vem até você, todos os estudos são de fácil assimilação, coloquei alguns em pratica, outros irei revisar. Aprendi sobre:

6 tipos de liderança,
inteligência emocional(introdução),
Aptidões de gestão,
Regras básicas de gestão,
Gatilhos para bom desempenho,
3 estilos de aprendizado,
Padrão de comportamento produtivo,
O que é equipe e grupo de trabalho,
3 tipos de equipe.

Umas das partes mais interessante eata no final, que nos ensina a gerir nosso gestor, como atuar ao lado dele, passando informações coerentes, escritas ou faladas e vice-versa. Mas para saber mais sobre essas fantasticas ferramentas tera que ler até o final rsrs.

Leo Vieira 01/01/2022

Manual prático, mas não é a única leitura
É um assunto repetitivo, mas para quem não tem muito tempo, é uma leitura importante. Os artigos selecionados vão dar mais clareza ao leitor sobre aspectos de liderança e motivação aos funcionários. Para quem não quer se aventurar no empreendedorismo, são dicas legais para ser um bom funcionário e um bom colega durante a gestão. Algo muito importante e essencial para quem trabalha em equipe.

Chay 29/11/2021

Prático porém voltado a gestores
Eu li esse livro a pedido da empresa que trabalho, achei ele bem voltado a gestores, porém foi possível extrair pensamentos para aplicar no meu cotidiano como estagiária.

Valereto 05/09/2021

Diversos artigos interessantes sobre gestão de pessoas. Interessante para fazer uma auto reflexão sobre o seu formato de gerenciamento.

Ludmila 02/04/2021

Excelente livro! Os temas são bem variados, sempre baseados em pesquisas e estudos. Recomendo a todos os gestores de pessoas!

Jônatas 16/06/2020

Ótima leitura!
Apesar de se tratar de artigos sobre o tema, a leitura é super tranquila e agregadora, com exemplos práticos e de fácil entendimento.

Bruno 14/06/2020

Dedicação em 360 graus
Gerir pessoas não é tarefa fácil. As pessoas são essenciais para a existência de qualquer organização. Quando nos tornamos gestores devemos despender de dedicação para nos desenvolver para cuidarmos bem das mesmas. Quando falo cuidar das pessoas não falo apenas naqueles subordinados ao gestor, mas te todos ligados a ele de alguma forma e ele mesmo. Para ser eficaz, o gestor precisar direcionar as pessoas para os objetivos que a organização almeja, sendo o líder que os motiva para direcionar seus esforços e se põe no lugar deles para entender o que eles precisam e quais são suas limitações a serem vencidas, além de estabelecer uma comunicação que os leva a compreender e ser compreendidos.

Bella Corradi 11/04/2020

Artigos excelentes! Mesmo já tendo experiência na área, sempre bom identificar aspectos pra nosso crescimento profissional.

Frank Rayka 04/04/2020

Recomendo!
Excelente fonte de conhecimento específico. A leitura é fácil porém longa, característica dos artigos científicos.

Keuven 24/02/2020

Este livro trás uma abordagem mais distante do aspecto gerencial. Fala realmente das pessoas, da gestão voltadas para elas. Contudo, a linguagem rebuscada e pouco direta trás um distanciamento do assunto em si.