Dracul

Resenhas - Dracul

1 | 2 | 3 | 4

douglaseralldo 03/11/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE DRACUL, DE DRAKE & J. D. STOKER OU MONSTROS NÃO MORREM
1 - Dracul parte dos manuscritos perdidos de Bram Stoker para não só revisitar o mito de Drácula, mas mais do que nunca para colocar autor e criatura num círculo tenebroso de horror e mistério retomando a tradição clássica da mitologia dos vampiros num romance capaz de pingar sangue;

2 - Para tanto, voltamos à Europa e a Dublin de Bram Stoker nos anos de 1847 e 1868 numa trama construída a dar asas à imaginação colocando a ficionalidade de Drácula sob suspeição e propondo que um dos maiores clássicos da literatura (e do horror) teria na verdade sido registro de experiências reais - e assombrosas - do próprio Bram Stoker;

3 - Com isso, o autor então passa a ser personagem e protagonista de uma nova obra que se dispõe a envolvê-lo diretamente na experiência com Drácula. Aliás, vale dizer que a narrativa dos herdeiros de Stoker ao mesmo tempo que traz luzes alternativas ao romance, não deixa de ser fiel a ele, em especial pela manutenção em grande parte da fragmentação de vozes expressas por diários, notas taquigráficas e epístolas, assim como na obra original. Tal construção é quebrada na terceira parte quando os autores partem para uma narrativa em terceira pessoa;

site: http://www.listasliterarias.com/2018/11/10-consideracoes-sobre-dracul-de-drake.html
Giuliano.Behring 04/11/2018minha estante
Mas conta denovo a história do Dracula nesse livro, ou é outra história completamente diferente?

douglaseralldo 05/11/2018minha estante
É uma trama diferente mas que junta Drácula ao próprio Bram Stoker, como se o autor tivesse tido uma experiência com o vampirão e daí escrito o romance.

Júnior 25/01/2022

Deve existir algum melhor
De início foi uma "história" que me agradou, comecei apegando-me a certos personagens, passando primeiro por Matilda e aquela curiosidade incessante da mesma, até estar esperando por novas descobertas de Bram, com aquele aspecto de imaginação sobre o que ainda iria por vir com aquele garoto antes doente, agora à possuir certos dons para lá de interessantes. Mas isso gera uma certa controvérsia, pelo fato que parece um pouco estranho, afinal, não achei o Dracul, importante até deparar-me nas páginas finais... que aliás não me preencheram" de certa parte sendo aquilo que esperava ao fim, ficou um vazio, tipo, uma mistura de "continuação?! " ou "só chegamos aqui pela Burrice de alguns?! " Diga-me Bram pq esta demora para olhar dentro de um bolso?

Em resumo é um tanto quanto delicado para alguém que inicia agora o ato da leitura, sendo mais classificado como "livro de meio", ou referindo-o melhor com palavras daquela que talvez leia agora e veja, eu, assumir em certa parte que: " era de se esperar mais de um drácula, você tem sempre razão Natália Neves."
Natalia.Neves 25/01/2022minha estante
Sem palavras. Pois sei a verdade dita por você sobre este livro.

Júnior 25/01/2022minha estante
Claro, quase esqueço de expressar melhor, o final é HORRÍVEL.

Natalia.Neves 23/01/2022

Pior Dracula que já ouvi falar ou li.
Ao certo eu não sei por onde começar, não é o gênero de livro que não curto e este livro me fez lembrar o pq.
De 400 e poucas páginas, 10 no máximo me prendeu a atenção. O final foi a maior decepção que já vi em um livro, o exagero em detalhes deixou a desejar. Pior Dracula que já ouvi falar ou li.
Se vc está lendo esta resenha meu querido Juarez, te digo que não quando vc gostar de um livro vou saber que algo de errado não está certo.
Júnior 23/01/2022minha estante
Bem, talvez me decepcione da metade ao fim, por concordar em algumas decepções. Porém, tu és sempre do contra kkk.

Júnior 24/01/2022minha estante
Voltei, apenas para confirmar que o fim, é uma DROGA. Mas dou, 3 estrelas.

Jeff.Rodrigues 25/12/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Provavelmente Drácula é um dos personagens mais conhecidos, temidos e fascinantes da literatura de horror no mundo. Não por acaso, a mitologia em torno das criaturas que se alimentam de sangue humano, os vampiros, tem na imortal obra de Bram Stoker um divisor, verdadeiro marco entre sua pré e pós publicação. Vale destacar que, erroneamente, muitos acreditam que Stoker foi o criador dos vampiros, contudo, existem dezenas de contos e histórias anteriores à sua obra, mas nada supera, nem de longe, a genialidade de Drácula.

O que poucos sabem é que o Drácula publicado e amplamente conhecido foi a versão final de uma obra que sofreu alterações editoriais, cortes e mudanças que modificaram muito da ideia original de seu autor. E partindo dos manuscritos, até então perdidos, de Bram Stoker, seu sobrinho-neto Dacre, junto a J.D. Barker, produziram uma obra singular, única, e que traz uma visão pra lá de genial e envolvente de fatos relacionados às primeiras aparições do tenebroso vampiro. Dracul – A Origem de um Monstro coloca o próprio Bram, e a família Stoker, como protagonistas de uma história trágica em que o sangue escorre pelas páginas e que vicia a ponto de não conseguirmos largar o livro até seu desfecho.

Mantendo a construção do romance original, com trechos de diários e fragmentos com a voz e a visão de cada personagem envolvido, os autores souberam construir um horror clássico, que traz novas possibilidades para interpretarmos uma história amplamente conhecida. O ponto alto é sugerir que toda a ficção em torno de Drácula foi, na verdade, uma história real, vivida pelo próprio Bram e seus irmãos. Para tanto, os autores lançam mão não só de ficção, mas a entrelaçam com fatos misteriosos da vida real de Bram Stoker. As teorias levantadas ganham um puta reforço com a nota final dos autores, que encerra o livro deixando perguntas instigantes na cabeça dos leitores.

Do ponto de vista da história contada, mergulhamos na infância de Bram, seus problemas de saúde e a misteriosa babá Ellen Crone. Esse passado se mescla com narrativas do presente em que, encastelado em uma torre, o já adulto Bram enfrenta o embate com as criaturas das trevas em todo o seu poder maléfico. Tudo isso apresentado a partir dos trechos dos diários de cada personagem, além de cartas ou anotações, fazendo uma mescla que vai se unir lá na sequência final para levar a um duelo de horror clássico, na tradicional luta de bem contra mal. Temos, assim, a melhor característica de Dracul: revisitar de forma respeitosa o mito dos vampiros, bem longe dessa infame romantização mela-cueca que séries juvenis recentes fizeram.

Dracul tem uma narrativa envolvente e com uma linguagem que se aproxima o máximo possível do romance original. E em alguns pontos, acaba por trazer novas interpretações para trechos do mesmo. Inclusive recomendaria aos leitores que curtem mergulhar de cabeça nas histórias que façam a leitura das duas obras em sequência para terem uma experiência super enriquecedora.

Horror raiz, tradicional, com muita tensão e cenas assustadoras, Dracul é um dos melhores lançamentos do gênero em 2018. Uma obra que vem para honrar as tradições do terror e mostrar que ainda há muito a se explorar na literatura dos vampiros, sem cair em clichês. Não só recomendo como aposto que esse livro tem tudo para entrar na sua lista de favoritos.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/12/23/resenha-dracul-dacre-stoker-e-j-d-barker/
Jossi 27/03/2019minha estante
Já li o 'Drácula' original três vezes, isso que é compulsão, rsss. Li também outro livro do sobrinho de Bram, o Dacre Stoker e adorei.
Agora vou partir para mais esse, "filhote" da ficção original do saudoso Bram Stoker. :)

Hong Zhuang 19/03/2021minha estante
Interesting

Ana Ceci 10/02/2020

Resenha - Dracul
Após ler o clássico Drácula (e favoritar também!), descobri “Dracul”, obra escrita pelo sobrinho-neto de Bram Stoker e J. D. Barker, que se inspiraram nos manuscritos perdidos do renomado autor! Impossível não ler também!
Nesse livro, Bram e sua família são os próprios protagonistas, além de sua babá, Ellen, que tem papel fundamental em toda a história! Acompanhamos a infância de Bram, com diversos fatos reais, inclusive tratando da doença que o deixou acamado por sete anos (o livro traz o período de 1854 a 1868). Acompanhamos o garoto Bram crescendo, sempre acompanhado de sua irmã Matilda, e nos deparamos com misteriosos acontecimentos, que passam a cada vez mais permear suas vidas...e não é que todos eles levam a estranhos costumes da babá Ellen?
Esse é um livro impossível de parar de ser lido! A cada momento, mais acontecimentos sombrios nos deixam de cabelo em pé e querendo saber o que acontecerá com cada personagem! Quem é a babá Ellen afinal? O que ela fez com Bram durante sua infância? Foi muito interessante termos conhecimentos sobre alguns fatos da vida de Bram Stoker e imaginar outros fictícios! A narrativa é bastante similar ao próprio “Drácula”, com os registros em taquigrafia das personagens, além da fluidez da leitura. .
Para quem já leu Drácula, não deixe de ler “Dracul”! É um livro necessário para fãs do gênero!

>>>Vejam mais no Instagram do @Territoriodoslivros

site: https://www.instagram.com/territoriodoslivros/?hl=pt-br

Barbara. Sena 14/05/2020

A história no começo achei chato por não entender um pouco, mas depois que os pontos vão interligando fica muito bom

Taty está lendo 07/10/2020

PQ NÃO LI ESSE LIVRO ANTES?
Dacre Stoker é sobrinho de Bram Stoker, e esse livro foi tirado dos manuscritos de DRÁCULA.
uma narrativa de tirar o fôlego do leitor, daqueles que você, literalmente, esquece de respirar.

Joao Vencigueri 14/12/2020

DRACUL"A"
Um livro extremamente empolgante do começo ao fim. Conta a história empolgante da infância e parte da vida adulta de Bram, incluindo membros de sua família, assim como personagens enigmáticos como a babá Ellen e o famoso Dracul (homem de preto), com um desfecho que oscila entre o esperado e a frustrante ideia de tudo dar errado...Para quem gosta do gênero é um livro para saborear, rs.

Malucas Por Romances 22/12/2020

Resenha no instagram @porromances
Drácula é um livro que marca gerações desde sempre e que também marcou a minha vida, sem dúvidas Drácula foi e ainda é a inspiração para muitos livros e filmes do gênero.

Como seria se Bram Stoker tivesse encontrado Drácula? Imagina se tudo aquilo que você leu e conhece não fosse mera ficção.

Dracul vai contar a história de Bram Stoker, um garoto que desde o nascimento nasceu com muitas doenças e risco de morte, essas doenças dele eram frequentes e sempre levavam ele ao extremo, a única pessoa que era capaz de curá-lo era sua babá Ellen Crone.

O livro é escrito em forma de cartas e diários, e além de contar a história do Bram também teremos o ponto de vista de Matilda Stoker e Thornley Stoker.

Em Dracul a história vai está entrelaçada com a vida dos três por causa da Ellen Crone, já que ela entrou na vida deles quando eram ainda crianças e deixou rastros até agora que são adultos.

Agora adultos acontecimentos começam acontecer e mudar a vida deles, questionamentos surgem do que realmente é real e não é, e durante isso outros personagens surgem para ajudar (ou não) a desvendar o que está por trás de todos esses acontecimentos.

Dracul sem dúvidas foi uma das minhas melhores leituras do ano, o livro me fez relembrar da época que li Drácula a mesmo tempo que me deixou com saudades e vontade de reler.

Em Dracul eu só senti falta de mais no final, com tudo o que tivemos no enredo senti que o final foi corrido, além de querer mais da Matilda também, afinal ela é uma das personagens que mais amei nesse livro.

Nesse livro os autores J.D. Barker e Dacre Stoker encaixaram trechos do manuscrito original de Bram Stoker, trechos esses que foram retirados na época por ser "sombrio e assustador demais" para os leitores da época, o que deu um toque ainda mais gótico a Dracul.

O livro ainda conta com uma edição linda, com uma capa que nos leva ao enredo e com as folhas pintadas de vermelho, a edição só torna o livro ainda melhor.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2020/11/resenha-dracul-origem-de-um-monstro-jd.html#axzz6hNkMS6LP

Jardim de histórias 18/04/2024

"Preparem o crucifixo, alho, água benta e muita coragem".
Uma história contada com impressionante sagacidade, que conta com a propaganda de conter textos suprimidos do grande clássico Drácula de Bram Stoker, o que cria uma forte expectativa sobre a obra. De fato, o thriller cumpre o que promete no que se refere ao terror. Bem ao estilo Bram Stoker, o livro traz aquele clima brumoso do século XVII, que consegue através das narrativas extraídas de diários um time perfeito para fazer até o fã habitual se contorcer, devido ao contexto estrutural e à impecável condução da narrativa. Segundo notas, o livro faz parte de textos extraídos do romance original, que, por serem sombrios demais, desagradaram aos críticos da época. Marketing ou não, o livro funciona muito bem, mais pela completude do que complemento introdutório, ou fragmento da obra estabelecida. Certamente o livro agradará facilmente os aficionados por histórias de terror, vampiros, em especial Drácula. Uma edição primorosa, com uma diagramação incontestável e também com algumas notas para compor a edição, enriquecendo a história e a brilhante produção.

Driikka 25/02/2021

Demorei mais acabei
Sinceramente não sei pq demorei tanto pra terminar de ler e agora que terminei estou completamente apaixonada e já quero procurar outros para ler.

Rinaldo 30/03/2021

Dracul
Uma história de vampiro onde o principal personagem é Bran Stoker...e Dracul... simplesmente magnífico.

Juliane.Sturm 15/04/2021

Será que não era tudo verdade???
"Algumas vezes, nossos medos mais profundos são aqueles que mantemos perto do coração " (Dracul).

Dracul é um romance muito gostoso de ler e com uma fluidez incrível! Não podemos achar que será a história de Drácula como conhecemos,  mas sim, na minha opinião, uma releitura ou simbolismo da vida de Bram Stoker numa versão clássica dos vampiros. Vai por mim, este livro não desrespeita de forma nenhuma a obra originária, é apenas uma proposta e visão diferente da que conhecemos.

A história é contada através de cartas, que por um lado, é possível analisar as diferentes versões sobre um mesmo acontecimento, mas por outro, não inclui o leitor completamente à história. Porém isso não me tirou a vontade de saber o que iria acontecer na próxima página e a leitura não me cansou em nenhum momento.

Achei muito interessante a forma que descrevem a infância de Bram Stoker com sua babá e como muitos aspectos da vida real e sombria de Bram Stoker foram colocados nesta narrativa.  Bram foi uma criança muito doente,  incapaz de andar, muito perto da morte até os 7 anos que milagrosamente foi curado e por coincidência ou não, pediu para ser cremado imediatamente após sua morte.

Muito neste livro se mistura de ficção (será?) com realidade e não saberemos nunca o que realmente Bram Stoker vivenciou. Dracul foi retirado dos manuscritos e de partes que foram removidas do Drácula original, dando um ar mais sombrio, gótico e nos deixando ainda mais intrigados. Precisamos lembrar que todas as lendas têm um começo,  e por trás de toda história escrita, há uma verdade. Agora esta verdade nunca saberemos. "Há mistérios que os homens só podem adivinhar, e que desvendam em parte com a passagem do tempo " (Bram Stoker).
Bom, em suma, recomendo muito este livro. Fiquei impressionada positivamente e não desista nas primeiras páginas.. Vai valer a pena!

Dacre Stoker é o sobrinho-neto, atual responsável pela obra de Bram Stoker e autor de Drácula: the Un-dead.

1 | 2 | 3 | 4