Dracul

Dracul Dacre Stoker...

Resenhas - Dracul

1 | 2 | 3 | 4

Jardim de histórias 18/04/2024

"Preparem o crucifixo, alho, água benta e muita coragem".
Uma história contada com impressionante sagacidade, que conta com a propaganda de conter textos suprimidos do grande clássico Drácula de Bram Stoker, o que cria uma forte expectativa sobre a obra. De fato, o thriller cumpre o que promete no que se refere ao terror. Bem ao estilo Bram Stoker, o livro traz aquele clima brumoso do século XVII, que consegue através das narrativas extraídas de diários um time perfeito para fazer até o fã habitual se contorcer, devido ao contexto estrutural e à impecável condução da narrativa. Segundo notas, o livro faz parte de textos extraídos do romance original, que, por serem sombrios demais, desagradaram aos críticos da época. Marketing ou não, o livro funciona muito bem, mais pela completude do que complemento introdutório, ou fragmento da obra estabelecida. Certamente o livro agradará facilmente os aficionados por histórias de terror, vampiros, em especial Drácula. Uma edição primorosa, com uma diagramação incontestável e também com algumas notas para compor a edição, enriquecendo a história e a brilhante produção.

Danilo.Santos 15/07/2021

Parece as revistinhas de terror da minha infância
Peguei esse livro pela nota mas me decepcionei: Até começa interessante mas vai ficando cada vez mais bobo e clichê à medida que avança. Me lembrou muito os gibis de Drácula e Lobisomem, que eu lia quando era criança. Talvez agrade o público pré-adolescente.

Paulo Jorge 02/04/2023

Dava um bom filme ou minissérie
Dracul é um bom livro, uma obra que traz de volta aquele velho vampiro assustador idealizado pelo Bram Stoker, ao mesmo tempo em que flerta com o vampiro romântico idealizado por Stephenie Meyer.

Não sei dizer se o livro é assustador, depende muito de quem lê, mas ele tem o clima gótico de Drácula (menos refinado) e atualiza muitos elementos para o leitor contemporâneo. Do meio para o final, o ritmo é bastante acelerado e as paradas mais sinistras ficam guardadas para as últimas páginas.

Diferente da obra de Bram Stoker, o livro não é inteiramente epistolar. Devo dizer que essa técnica não foi tão bem utilizada quanto foi na obra original.

Acho que é obrigatório ler Drácula antes de ler Dracul, só assim para aproveitar uma experiência completa.

Se você for um fã, também pode procurar a versão extendida de Drácula recentemente encontrada na Suécia e publicada no Brasil: "Mörkrets makter".

LetAcia598 01/08/2023

PERFEITO
Eu amei esse livro, se tornou um dos meus preferidos. Sou meio suspeita pra falar, gosto muito de livro de vampiros, mas pra um livro de 20 reais ele é muito divertido e a história me prendeu muito!!

Julia 31/01/2023

Dracul
No começo achei q ia ser ruim pq eu n conseguia entender nd, mais depois a história começou a ficar interessante, descobrir a história verdadeira da Ellen e tudo mais , gostei muito minha fav e a matilda ?

ThayAvalon 26/09/2022

Um amor por uma obra Imortal
Sou suspeita para falar sobre Drácula, é minha obra favorita que arrebatou meu coração de todas as formas possíveis, tem tudo que eu gosto. E nessa versão escrita por um de seus parentes, seu sobrinho neto Dacre Stoker não seria diferente. Nessa versão descobrimos ou até nos é imaginado como foi a infância de Bram , sua vida na Irlanda e depois em Londres, sua vida macabra, sua doença que não é especificada o que era, mas era tida como uma grande fraqueza, com isso seu apego a mãe se tornou indispensável, e suas histórias passadas de gerações, sua amizade com Oscar Wilde e Conan Doyle.
Nos transporta para um lugar muito longe, na era vitoriana, uma Londres cinza, uma rainha em luto. A diferença entre Bram e sua fama , é que ele foi o primeiro a criar um homem como receptáculo do mal , numa era onde somente mulheres eram inspetoras do mal. Antes a primeira foi Carmilla de Le Fanu.
Rodas de espiritualismo, sensitividade, tudo que acontecia na era vitoriana é transcrito nessa história, com enredo em sua família Stocker.
O final da história é um deleite. Não sabemos mesmo com essa versão, porque a obra de Drácula é confusa, e inconclusiva, tem partes que não se encontram, continua o mistério das 120 páginas (possivelmente deletada e escondida).
O homem é um mistério, a história é incrivelmente maravilhosa na minha opinião, e julgado de forma injusta em sua época, como um charlatão e que queria piorar as coisas em Londres.
Mas aí vem a pergunta...por que ele quis ser cremado imediatamente logo após suas morte ? com um pedido de que : Queria ser cremado imediatamente para não ter a possibilidade de voltar dos mortos?
Em fim ...

Juliane.Sturm 15/04/2021

Será que não era tudo verdade???
"Algumas vezes, nossos medos mais profundos são aqueles que mantemos perto do coração " (Dracul).

Dracul é um romance muito gostoso de ler e com uma fluidez incrível! Não podemos achar que será a história de Drácula como conhecemos,  mas sim, na minha opinião, uma releitura ou simbolismo da vida de Bram Stoker numa versão clássica dos vampiros. Vai por mim, este livro não desrespeita de forma nenhuma a obra originária, é apenas uma proposta e visão diferente da que conhecemos.

A história é contada através de cartas, que por um lado, é possível analisar as diferentes versões sobre um mesmo acontecimento, mas por outro, não inclui o leitor completamente à história. Porém isso não me tirou a vontade de saber o que iria acontecer na próxima página e a leitura não me cansou em nenhum momento.

Achei muito interessante a forma que descrevem a infância de Bram Stoker com sua babá e como muitos aspectos da vida real e sombria de Bram Stoker foram colocados nesta narrativa.  Bram foi uma criança muito doente,  incapaz de andar, muito perto da morte até os 7 anos que milagrosamente foi curado e por coincidência ou não, pediu para ser cremado imediatamente após sua morte.

Muito neste livro se mistura de ficção (será?) com realidade e não saberemos nunca o que realmente Bram Stoker vivenciou. Dracul foi retirado dos manuscritos e de partes que foram removidas do Drácula original, dando um ar mais sombrio, gótico e nos deixando ainda mais intrigados. Precisamos lembrar que todas as lendas têm um começo,  e por trás de toda história escrita, há uma verdade. Agora esta verdade nunca saberemos. "Há mistérios que os homens só podem adivinhar, e que desvendam em parte com a passagem do tempo " (Bram Stoker).
Bom, em suma, recomendo muito este livro. Fiquei impressionada positivamente e não desista nas primeiras páginas.. Vai valer a pena!

Dacre Stoker é o sobrinho-neto, atual responsável pela obra de Bram Stoker e autor de Drácula: the Un-dead.

Barbara. Sena 14/05/2020

A história no começo achei chato por não entender um pouco, mas depois que os pontos vão interligando fica muito bom

Vivi Martins 05/09/2023

Um romance que revela muito da vida de Bram Stoker e de sua família desde sua infância na Irlanda até sua vida adulta em Londres.
Um livro que nos faz entender como suas experiências pessoais depois foram retratadas em Drácula.
Muito diferente de que eu tinha imaginado e para quem gosta de desvendar mistérios, leitura muito interessante.

Jeff.Rodrigues 25/12/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
Provavelmente Drácula é um dos personagens mais conhecidos, temidos e fascinantes da literatura de horror no mundo. Não por acaso, a mitologia em torno das criaturas que se alimentam de sangue humano, os vampiros, tem na imortal obra de Bram Stoker um divisor, verdadeiro marco entre sua pré e pós publicação. Vale destacar que, erroneamente, muitos acreditam que Stoker foi o criador dos vampiros, contudo, existem dezenas de contos e histórias anteriores à sua obra, mas nada supera, nem de longe, a genialidade de Drácula.

O que poucos sabem é que o Drácula publicado e amplamente conhecido foi a versão final de uma obra que sofreu alterações editoriais, cortes e mudanças que modificaram muito da ideia original de seu autor. E partindo dos manuscritos, até então perdidos, de Bram Stoker, seu sobrinho-neto Dacre, junto a J.D. Barker, produziram uma obra singular, única, e que traz uma visão pra lá de genial e envolvente de fatos relacionados às primeiras aparições do tenebroso vampiro. Dracul – A Origem de um Monstro coloca o próprio Bram, e a família Stoker, como protagonistas de uma história trágica em que o sangue escorre pelas páginas e que vicia a ponto de não conseguirmos largar o livro até seu desfecho.

Mantendo a construção do romance original, com trechos de diários e fragmentos com a voz e a visão de cada personagem envolvido, os autores souberam construir um horror clássico, que traz novas possibilidades para interpretarmos uma história amplamente conhecida. O ponto alto é sugerir que toda a ficção em torno de Drácula foi, na verdade, uma história real, vivida pelo próprio Bram e seus irmãos. Para tanto, os autores lançam mão não só de ficção, mas a entrelaçam com fatos misteriosos da vida real de Bram Stoker. As teorias levantadas ganham um puta reforço com a nota final dos autores, que encerra o livro deixando perguntas instigantes na cabeça dos leitores.

Do ponto de vista da história contada, mergulhamos na infância de Bram, seus problemas de saúde e a misteriosa babá Ellen Crone. Esse passado se mescla com narrativas do presente em que, encastelado em uma torre, o já adulto Bram enfrenta o embate com as criaturas das trevas em todo o seu poder maléfico. Tudo isso apresentado a partir dos trechos dos diários de cada personagem, além de cartas ou anotações, fazendo uma mescla que vai se unir lá na sequência final para levar a um duelo de horror clássico, na tradicional luta de bem contra mal. Temos, assim, a melhor característica de Dracul: revisitar de forma respeitosa o mito dos vampiros, bem longe dessa infame romantização mela-cueca que séries juvenis recentes fizeram.

Dracul tem uma narrativa envolvente e com uma linguagem que se aproxima o máximo possível do romance original. E em alguns pontos, acaba por trazer novas interpretações para trechos do mesmo. Inclusive recomendaria aos leitores que curtem mergulhar de cabeça nas histórias que façam a leitura das duas obras em sequência para terem uma experiência super enriquecedora.

Horror raiz, tradicional, com muita tensão e cenas assustadoras, Dracul é um dos melhores lançamentos do gênero em 2018. Uma obra que vem para honrar as tradições do terror e mostrar que ainda há muito a se explorar na literatura dos vampiros, sem cair em clichês. Não só recomendo como aposto que esse livro tem tudo para entrar na sua lista de favoritos.

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/12/23/resenha-dracul-dacre-stoker-e-j-d-barker/
Jossi 27/03/2019minha estante
Já li o 'Drácula' original três vezes, isso que é compulsão, rsss. Li também outro livro do sobrinho de Bram, o Dacre Stoker e adorei.
Agora vou partir para mais esse, "filhote" da ficção original do saudoso Bram Stoker. :)

tiorobin.silva 26/02/2022

Vampiros que realmente chupam sangue...
Interessante ler um livro com vampiros sendo vampiros. E não apenas jovens apaixonados com superpoderes que andam em escolas públicas.
A ambientação emula ao máximo o Dracula de Bram Stocker, até porquê o livro se apresenta como uma experiência prévia que leva Bram Stocker a registrar na forma do seu famoso livro.
A estrutura segue a mesma linha. Trechos de cartas, de diários compõem a narrativa. O mistério é apresentado aos poucos. As personagens são bem apresentadas no geral. Bom livro

Andre.S 30/11/2021

Os mortos viajam rapido?
Esse livro é simplesmente demais! Começa meio devagar, mas adquire corpo e ritmo assustadores, de um modo que fazia tempo eu não lia nada. Baseado num suposto diário secreto de Bram Stoker, este livro mergulha num horror clássico e épico, narrado em forma de diário das personagens, como em Dracula. Genial!

Teka.Mello 26/06/2021

O conde uma criatura fria e calculista querendo fazer novas vítimas em Londres, chama o seu procurador para visitar sua residência solitária a fim de finalizar os negócios. E lá Jonathan descobre a verdade sobre o que é e o que seu cliente realmente deseja. A partir daí ele e seus companheiros começam a caçar esse mostro. Será que esse jovem conseguirá salvar seu país?

Natalia.Neves 23/01/2022

Pior Dracula que já ouvi falar ou li.
Ao certo eu não sei por onde começar, não é o gênero de livro que não curto e este livro me fez lembrar o pq.
De 400 e poucas páginas, 10 no máximo me prendeu a atenção. O final foi a maior decepção que já vi em um livro, o exagero em detalhes deixou a desejar. Pior Dracula que já ouvi falar ou li.
Se vc está lendo esta resenha meu querido Juarez, te digo que não quando vc gostar de um livro vou saber que algo de errado não está certo.
Júnior 23/01/2022minha estante
Bem, talvez me decepcione da metade ao fim, por concordar em algumas decepções. Porém, tu és sempre do contra kkk.

Júnior 24/01/2022minha estante
Voltei, apenas para confirmar que o fim, é uma DROGA. Mas dou, 3 estrelas.

1 | 2 | 3 | 4