Sweeney Todd

Sweeney Todd James Malcolm Rymer
Thomas Peckett Prest

Resenhas - Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco de Fleet Street

Tábata Kotowiski 13/04/2024

Para aqueles que viram o filme: a história é bem diferente. Dito isso, o livro proporciona uma imersão a Londres vitoriana decadente, repleta de segredos e perigos. A narrativa oferece uma reflexão sobre temas como a busca por vingança, a natureza da maldade humana e os limites da moralidade. Além disso, a trama é repleta de reviravoltas inesperadas, mantendo o suspense até o final.
Todd é um personagem sombrio e misterioso, cujas motivações nem sempre são claras.
Ótima leitura. A versão em audiolivro na Audible também é maravilhosa.

Luiz Rodrigo de 10/03/2024

Sobre o maldito barbeiro
Sweeney Todd- ? Barbeiro Demoníaco de Fleet Street
de Thomas Peckett Prest, James Malcolm Rymer
Décima Sexta leitura de 2024
Período: 01/03/2024 à 09/02/2024
Páginas lidas 320/5.372

A penny dreadful, era lançado em periódicos em meados do século 19, com o título ?O Colar de Pérolas?. A princípio, achei meio óbvio o esquema de maldade entre Sweeney e a Sra. Lovett, muito obvio, e como a história saia em periódicos, refleti se os primeiros leitores desta história tinham percebido isto. Não tenho ideia.
Devo dizer que esta história acompanhei 100% no audiolivro, e pessoal o narrador está de parabéns com mais de dez personagens, ele deu vida a todos. Porém com Sweeney, foi um primor, desde a risada até a voz esganiçada, era maravilhosamente terrível.
Inicialmente a história parece que se divide em dois principais núcleos o ecossistema da barbearia e a loja de tortas maravilhosas da Sra. Lovett, e a história de uma malfadado amor de Johanna Oakley e o Mark Ingestrie, que apesar da irritante mania da narração de quando citava ele citava o nome inteiro inclusive nos diálogos, Mark teve uma aventura maravilhosa com um provável final terrível. Um dos destaques que quero dar é a peculiaridade da família Oakley, o pai de Johanna é mais compreensivo em contrapartida à mãe que parece estar no século dezesseis super rígida e tradicional.
Só mais um destaque quando Sweeney vai se livrar de Thobias, ele o leva para o manicômio e lá se revela uma realidade muito comum até ontem em nossa história da humanidade, os que eram internados eram mais por questões de disputas de herança ou manter segredos de crime, do que a saúde mental, e por incrível que se imagina a obviedade das vitimas deste sistema são as mulheres e crianças.
Como eu descrevi anteriormente a mim foi muito fácil descobri a ligação invisível entre Sweeney Todd, o barbeiro terrível e a casa de tortas da Sra. Lovett, mas o final trouxe surpresas satisfatórias, a explicação de como sumiam os corpos da barbearia e a verdadeira identidade do novo ajudante da Sra. Lovett.
Gostei muito da história, e vai para o Instagram no halloween , mas para o Skoob deixo agora.

May 26/02/2024

Uma visão intrigante e sombria da Londres vitoriana
Esse livro contém:
* Um barbeiro suspeito na Londres vitoriana
* Parceria sinistra com a fabricante de tortas local
* Um modelo de negócio lucrativo e perigoso
* Atmosfera sombria, mas divertida
* Diversas histórias em paralelo, convergindo para o mesmo final

-- RESENHA --
"Sweeney Todd", essa lenda do barbeiro demoníaco que ecoa nos palcos e telas, teve sua origem em 1846 com a publicação de "O Colar de Pérolas". A narrativa, centrada na sinistra parceria entre o barbeiro assassino Sweeney Todd e a hábil fabricante de tortas Sra. Lovett, oferece uma visão intrigante e sombria da Londres vitoriana.

A atmosfera do livro é habilmente construída, imergindo o leitor em um cenário desesperançado e carregado de sombras. A escrita do autor desconhecido tece uma teia de suspense, horror e um toque de sarcasmo, proporcionando uma leitura envolvente que cativa até o inesperado desfecho.

A ressalva sobre as adaptações cinematográficas é válida, pois o diretor toma liberdades consideráveis em relação à história original. A recomendação de encarar o livro com a mente aberta é pertinente, permitindo que o leitor aprecie a narrativa em sua forma original e se distancie das interpretações cinematográficas.

Contudo, ao chegar ao final da trama, a sensação de decepção é inevitável. As histórias detalhadas parecem se perder em um desfecho que deixa algumas tramas esquecidas, resultando em um desfecho que se assemelha ao término de uma novela, onde algumas pontas soltas são negligenciadas.

Recomendo a leitura de "Sweeney Todd" pela empolgante jornada que proporciona, mas é prudente estar preparado para um desfecho que, infelizmente, pode não satisfazer totalmente as expectativas. O enredo intrigante, porém, faz da obra uma experiência que vale a pena, mesmo diante de suas imperfeições finais.

Jeff.Jammer 29/01/2024

Pura diversão!
Medo? Zero. Não é um terror ou suspense que faça as vezes de arrepiar, que era o que esperava.

No entanto, é muito divertido. Cheio de investigação e aventura. Na verdade, tem de tudo um pouco.

A história em si é bem construída, entrelaçada. Sem pontas soltas.

O plot não é uma surpresa, aos poucos já temos noção do que acontece, não é difícil, mas mesmo assim é interessante.

Tem personagens cativantes. Tobias é o melhor.

Mas um dos destaques do livro é a narrativa. A forma como quem conta a história para nós, fala conosco como se estivéssemos lado a lado.

Satisfação em ler uma literatura de outra época, outros costumes, outra forma de contar uma história.

Eliete 28/01/2024

Gostei demais
Que loucura esse livro!
Conheci essa história por causa do filme e esperava uma trama parecida, mas fiquei feliz com as diferenças.
A leitura foi bem rápida e muito divertida. A história em si é macabra mas, não senti nenhum apego especial pela maior parte dos personagens (acredito que pelo formato da história) e nesse caso isso não foi um incômodo.
Senti falta de uma sub história que não precisava tanto assim de um desfecho mas que por ser um personagem que rapidamente me conquistou achei que teria um final melhor explicado mas por ter pouco a ver com a trama não tinha necessidade de uma parte dedicada pra si. O que é muito pessoal porque a história no geral valeu muito a pena.

laiscunhaf 22/01/2024

Vai uma torta ai?
Benjamin Barker, um barbeiro, é injustamente condenado à prisão pelo juiz Turpin, que cobiça a esposa de Barker. Após escapar da prisão, Barker retorna como Sweeney Todd, decidido a se vingar. Ele se alia a Mrs. Lovett, dona de uma loja de tortas, e juntos elaboram um plano macabro: Todd mata seus clientes, Lovett transforma os corpos em recheio de torta.

A narrativa é cômica e, como sabemos desde o inicio o que está prestes a acontecer com cada uma de suas vitimas, a leitura torna dinâmica e divertida.

[2022]

Denise 17/01/2024

Não entrega o que promete!
Bem nos primeiros capítulos, a narrativa se mostra fluída, objetiva, com certo sarcasmo e abre para algumas reflexões.

No entanto, com o passar dos capítulos o livro se torna enfadonho porque a narrativa se distancia da expectativa que o título do livro trás.

O livro poderia explorar melhor o psicológico de Sweeney Todd bem como de suas vítimas. Uma vez que como diz a sinopse "um novo modelo de negócio: limpar a cidade de Londres das carnes menos honráveis".  Esperamos por isso!

O final é horrível. Parece final de novela que tem que terminar às pressas! Deixa lacunas que são horrivelmente preenchidas na última página. Parece que o final foi uma criança que escreveu de tão péssimo e sem pé nem cabeça!

Pra não dizer que não gostei de nada, gostei do movimento que o autor faz. Esperamos pelo demoníaco do barbeiro e ele vai apresentando os demônios dos outros personagens, porém de uma forma bem superficial.

Uma pena, se o psicológico de cada personagem fosse melhor explorado seria um livro bem melhor!

Nicolas.Jacob 13/01/2024

Vamos evitar comer tortas em qualquer lugar
Mais uma vez dando glórias à essa edição, que coisa linda, impecável e maravilhosa.

Sou um grande fã de personagens peculiares e completamente malucos, a personalidade única do Sr. Todd e a maneira que ela é vendida aqui é realmente algo bem feito pra caramba.

Muito bom o texto de época, tem um charme massa. Gosto bastante de como a reta final pega um embalo federal e prende na leitura até terminar ela. Final não surpreende mas não incomoda em nada, pelo contexto é algo esperado e que faz sentido.

Me incomodou um pouco os vários pontos que foram criados de diferentes cenários de cada personagem e suas situações e com o passar das páginas alguns ficavam meio esquecidos passando muito tempo sem pontuar o que ta acontecendo, mas não é algo que compromete a qualidade da história até porque no final tudo se conecta.

Precisamente:
?? 4,0/5,0

Anderson Rodrigues 13/01/2024

Divertido, deveria ser legal acompanhar peridocamente
É uma boa história, esperava algo mais sangrento expectativas geradas pela capa e sinopse, a narrativa é bem ?divertida? e bem direta, não tem muito mistério... Os personagens sei lá é bem desinteressantes tirando o Sweeney Todd a figura diabólica e excêntrica e o Tobias que dá para se interessar no destino do personagem.
Legal que dá para perceber com a narrativa (que muitas vezes o narrador fala diretamente com leitor) o formato original que foi publicada nas Penny Dreadfuls periodicamente e que deve ter sido muito mais divertido acompanhar história nesse formato.

BJekyll0 08/01/2024

Penny Dreadful
O livro é bem diferente do filme, o que não significa ser algo ruim.
É interessante pois ele foi escrito em pequenos capítulos que eram vendidos em jornais e eis a obra completa.
Por isso o nome penny dreadful, cada capítulo custava £1p.
Tem uma certa ingenuidade na escrita, uma narrativa extremamente mastigada que inclusive, o narrador conversa com o leitor.
É um livro interessante.

Carolina1093 06/01/2024

As famosas tortas!
Sweeney Todd é perverso e cruel, tira vantagem de todos e se safa na maioria das vezes, muito perspicaz em suas tramóias.
Os estranhos sumiços e odores repugnares que rodeiam a cidade, começam a incomodar os moradores e uma investigação se inicia, feita por pessoas de olhares atentos e corações aflitos.

A leitura foi bem fluida e divertida, fiz através do audiobook e acompanhei com o ebook.

Caroline 06/01/2024

É muito legal ver como a história de vários personagens se entrelaça e amarra um final muito bom, é uma história macabra e muito bem construída.

Juliane72 05/01/2024

Sweeney Todd
Durante a narrativa toda só conseguia pensar no Jhonny Depp , cantando e matando o povo. O barbeiro demoníaco é a síntese da banalização da morte, o horror em sua essência.

Larissa 26/12/2023

Uma história divertida
Eu não amei e demora muito para tudo finalizar, mesmo você sabendo o desfecho em 50%, mas você realizou se importa llegaremos com os personagens e vale a leitura
Tradução excelente