Sweeney Todd

Resenhas - Sweeney Todd, o barbeiro demoníaco de Fleet Street

Carla Maria 17/10/2020

Uau!
Uau! Uau! Uau!
Várias histórias vão se entrelaçar ao barbeiro demoníaco e inesperadamente você, que não estava esperando grandes coisas, se vê fascinado por cada uma delas.

Uma leitura para ser devorada de uma vez só. Em momento algum ela se tornou tediosa. Fascinante!

Obs: UMA DAS MELHORES LEITURAS DESSE ANO, SEM DÚVIDA.
Léo Soares 19/10/2020minha estante
Ahhh mentira, estou doido pra ler esse livro. Descobri sobre ele tem poucas semanas, já tá na minha lista. Que bom saber que vc gostou

Carla Maria 19/10/2020minha estante
É fantástico Léo. Pode ler sem medo de ser feliz?

Léo Soares 19/10/2020minha estante
???

Lucas Almeida 19/10/2020minha estante
Tá na minha lista! Fiquei um pouco mais animado pra ler agora kkkkk

Gustavo.Cesar 19/10/2020minha estante
Não sou fã do filme, vale a confiança do livro ?
Pela capa tá dando vontade de ler

Carla Maria 19/10/2020minha estante
Gustavo, eu vi o filme muitos anos atrás, confesso que não me lembro de nada(risos). Mas o livro é fantástico. Obs: Mas também sabemos que gosto é gosto, cada um tem o seu?

Carla Maria 19/10/2020minha estante
Lucas, vai fundo que a história promete.

Cinara... 20/10/2020minha estante
Estou ansiosa o meu chega amanhã ?

Carla Maria 21/10/2020minha estante
Bacana Cinara ?

Cris 13/10/2021minha estante
Realmente muito bom!

Jardim de histórias 21/05/2023

O colar de pérolas!!!!
Preparem a trilha sonora macabra e bora viajar para Inglaterra do século XIX mais ou menos 1846, para desbravar nesta temática gótica, uma história bizarra.
Uma baita trama do período vitoriano, sombrio sem moderação, misteriosamente macabro. Mesmo a história sendo extraída de um semanário, é muito bem contada. Tem aquela atmosfera londrina do pós-Revolução industrial, que permeia a trama, contrastando entre a miséria e a exploração.
Certamente, alguns fãs da literatura vitoriana, posso até citar Frankenstein de Mary Shelley, vão se deparar, se assim compararem, com personagens mais rasos, não tão bem construídos. Mas, é preciso lembrar, que a história que tem como título original "O colar de pérolas" foi escrito no formato Penny Dreadfull, que por serem mais curtos, demandava um desenvolvimento mais dinâmico.
Penny Dreadfull ou Penny Bloods, para quem não sabe do que se trata, são como seminários livros de baixo custo, cheio de ilustrações e bem resumidos. E foi através dessas publicações periódicas, que originaram a versão desta história clássica.
Para deixar os fãs deste estilo, representados, a edição wish está belíssima, destacando a capa, as ilustrações ao estilo classico Penny Blood e o prefácio da edição inglesa de 1850, que conjuntamente, conseguem envolver a trama muito bem. A história é muito bem ambientada, cheio de referências, com o contexto gótico, muito mais presente, talvez, do que a adaptação cinematográfica de Tim Burton.

Vale a pena a leitura!!!!!!!!

Cinara... 29/10/2020

"Mas não se trata de um fenômeno novo na história do coração humano descobrir que algumas criaturas mais calmas e adoráveis são capazes dos esforços mais intensos de perversão. "

Incrível como o Johnny Depp transforma qualquer maluco em alguém "adorável".?
O filme tem motivações diferentes do livro e esse Sweeney Todd é repulsivo !
Amei?
Viviane @litenatura 29/10/2020minha estante
Hahahahaha, amei sua resenha. Quero ler e depois ver o filme novamente.

Cinara... 29/10/2020minha estante
Amei Viviane super recomendo! A escrita também gostei bastante as páginas fluem muitooo!!

fernandamell 11/10/2020

Leitura divertida!
Apesar de ser um livro de horror, a narrativa é super divertida e o personagem principal te prende!

Sweeney é detestável e te faz torcer contra ele do começo ao fim. Os demais personagens conseguem cria laços de empatia com o leitor e morremos de pena e aflição quando alguma situação ruim está para acontecer com eles.
Apesar de achar o final meio corrido, recomendo a leitura para quem gosta de clássicos e já está acostumado com eles!

Pontos para a edição impecável da Editora Wish ??

@tigloko 09/10/2020

As tortas mais deliciosas de Londres!
Todo a atmosfera sinistra da Londres é passada através das páginas. Fiquei curioso a princípio para o mistério envolvendo Sweeney Todd, que tem uma presença assustadora e bizarra. Apesar de ser um livro de horror, não achei ele pesado (a trama da loja das tortas é, mas ao meu ver pouco explorado). Inclusive tendo partes cômicas devido ao narrador, que é como se fosse um espectador assim como nós. A escrita é simples, então não tive dificuldade para imergir na história.

Mas senti que estava se arrastando a resolver, com algumas subtramas que não acrescentaram muito a história. E tem uma grande reunião de personagens burros, tomando decisões estupidas a todo momento. É claro que eram outros tempos e o conceito era diferente. Mas é universal não ficar alardeando que tem um colar de pérolas no bolso, por exemplo. Além disso o final foi muito apressado para resolver as subtramas que estavam em aberto. De certa forma foi uma decepção, nem um pouco memorável.

agasbriela 01/03/2021

Então né...
O livro é um clássico de terror e em vários momentos da narrativa eu senti um arrepiozinho enquanto lia, porém a história não me prendeu, eu custei a terminar de ler e quase abandonei.
É bem escrito e divertido em alguns momentos, porém algumas vezes é repetitivo e da uma preguiça de ler.

Carlos Nunes 27/10/2022

Horror vitoriano (mas não tão horripilante assim...)
Um dos mais famosos penny dreadfuls, folhetins vitorianos contendo histórias de terror ou crime, imensamente populares entre a classe trabalhadora e os jovens, O COLAR DE PÉROLAS, publicado me 1849, de autoria desconhecida (supostamente atribuída a dois do mais prolíficos autores desse tipo de literatura), mas baseado em histórias que já circulavam não só em Londres mas também em Paris, acabou se popularizando pelo nome do seu protagonista, especialmente devido à adaptação para os palcos (e depois para as telas). Sweeney Todd é um barbeiro esquisitão, com loja na famosa Fleet Street, centro jurídico e financeiro de Londres, e contrata o jovem Tobias como assistente, que não tarda a perceber que algo misterioso acontece no local, quando um cliente, carregando um valioso colar de pérolas, desaparece, enquanto seu cachorro permanece na porta. Paralelamente, nas redondezas, um outro estabelecimento causa furor: as mais deliciosas tortinhas de carne de Londres são disputadas a tapa, na loja da Srª Lovett. E os dois estabelecimentos estarão conectados de forma bastante macabra.
Apesar do tema e da fama que a obra alcançou, que pode até ter causado medo na escura e tortuosa Londres vitoriana, hoje em dia a obra está mais para uma leitura leve e até mesmo cômica. Livro de leitura bastante rápida e envolvente, consegue nos manter interessados no desenrolar da trama, que é bastante previsível, mas cheia de reviravoltas e com algumas histórias paralelas - acredita-se que esse texto seja cerca de apenas 1/3 do texto originalmente publicado. Literatura de entretenimento, sem nenhuma dificuldade e deliciosa (desde que não seja acompanhada de uma tortinha de carne...)

leiturasdaursula 20/10/2021

Eu esperava mais
A verdade é que a história não é real, o assassino é bem caricato e você já começa a ler sabendo quem ele é. O grande plot é sobre o sumiço de um homem que era amado de uma moça. Outro grande gancho é se o Sweeney Todd vai ser pego ou não... eu gostei, mas não amei. Porém a edição é linda!

Fernando Lafaiete 12/05/2021

Sweeney Todd, O Barbeiro Demôniaco de Fleet Street
******************************NÃO contém spoiler******************************
Resenha postada originalmente em: https://www.mundodasresenhas.com.br/

Autores: Thomas Peckett Prest & James Malcom Rymer

Editora: Wish / Gênero: Terror / Idioma: Português / 320 páginas

É em Fleet Street que se localiza uma famosa e misteriosa barbearia. Pertencente a uma figura excêntrica, dona de uma risada assustadora e comportamentos questionáveis, o obscuro lugar é palco de sumiços esquisitos de quem a adentra e alvo de investigações de pessoas que desejam fazer justiça àqueles que nunca mais foram vistos.

Lançado originalmente em 1846 com o título The String of Pearls - O Colar de Pérolas - , se tornando quase que instantaneamente um dos grandes sucessos das Pennies Bloods (publicações diárias semelhante com os romances de folhetim), Sweeney Todd, O Barbeito Demoníaco de Fleet Street  encantou os leitores ávidos por estórias sangrentas que ansiavam dia-a-dia pelas continuações da misteriosa narrativa do emblemático barbeiro e suas estranhas atitudes.

Atribuída a Thomas Prest e James Rymer, dois dos maiores e mais famosos escritores da época, a novela gótica navega e se sustenta por situações e diálogos teatrais, em que a comicidade, o excêntrico e o absurdo se destacam e divertem o leitor, indo ao contrário do que gênero a princípio nos propõe. Com personagens carismáticos e um vilão caricato, a trama bastante óbvia - independente de conhecermos ou não o grande  ponto de virada da obra - nos imerge em uma leitura agradável em que as páginas voam e as situações revoltam, ao mesmo tempo que não pesam e não nos sobrecarregam.

Classificada de forma categórica como leitura de entretenimento, Sweeney Todd parece não se envergonhar de tal classificação, indo a fundo em tal nomenclatura, nos entregando subtramas que soam tão interessantes quando a principal linha narrativa; de fato nos entretendo e aguçando nossas curiosidades. Por mais que pareçam por vezes descartáveis e levemente cansativas, algumas divagações textuais colaboram para a jornada e solidificações dos personagens e suas respectivas ações.

Possuindo duas famosas adaptações, uma para o teatro e uma para o cinema (protagonizada por Johnny Depp em 2007 e bastante premiada), a narrativa do psicopata de Fleet Street parece ter conquistado o local de uma obra atemporal; em que suas situações e personagens aparentemente datados, soam como elementos que superaram e muito as intempéries temporais, servindo ainda hoje como uma leitura indicável e menos problemática do que se espera de uma narrativa como essa. Se já assistiu ao filme, saiba que ambas as mídias possuem mudanças significativas, que podem inclusive te fazer considerar  - talvez - o personagem principal da novela literária bastante raso e superficial. O que sinceramente? Por incrível que pareça não me incomodou.

Gostaria de frisar que Sweeney Todd  parece ser uma versão alternativa de Conde Olaf (e vice-versa), o caricato e cômico vilão de Desventuras em série. Com seus maneirismos, comportamentos genéricos e vilanias absurdas, o vilão realmente conquista e complementa bem os demais personagens da trama, que conseguem ser tão divertidos quanto o personagem título. Em síntese, Sweeney Todd é aquele tipo de livro que não surpreende, mas que compensa pela agilidade, pela imersão e pelos personagens. Uma obra que honra o peso que carrega sendo a exemplificação do  entretenimento puro e simples.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Apesar de aprazível e indicável, Sweeney Todd peca nos momentos finais. O grande clímax é corrido, com explicações e revelações que não me convenceram e com pontas soltas provenientes de subtramas esquecidas. Em suma, é um bom livro, com um final já esperado, mas com páginas finais ágeis além da conta.

DaniBooks 05/02/2020

Decepcionante
Sweeney Todd é uma história do século XIX, publicada por capítulos, em um jornal. Classifica-se como uma penny blood, histórias de terror e suspense, voltadas para uma burguesia recente, sem o hábito de leitura, que custava bem barato. As penny blood são precursoras das penny dreadful .

A história do barbeiro que mata seus clientes e fornece a carne deles para a Sra. Lovett preparar suas deliciosas tortas já é bastante conhecida, com uma adaptação cinematográfica, inclusive. Porém, não gostei muito desse livro. Por conta do formato - capítulos em um jornal - há capítulos que são verdadeiras enrolações para manter o público comprando o jornal. É tudo muito superficial e não há nenhuma cena de terror de fato. Sweeney Todd, o barbeiro assassino, é um personagem caricato. O melodrama, típico do Romantismo, em uma história que se vende como terror, torna a narrativa chata. O desenvolvimento é lento e cansativo.

No entanto, a parte final é melhor que o restante do livro inteiro. Não é excelente, mas consegue entreter mais o leitor e a narrativa fica mais ágil. E ainda há uma revelação inesperada.

Enfim, foi uma leitura razoável, que quase abandonei, mas que pelo menos conseguiu me agradar no fim.

Sibele Brito 20/07/2020

Eu já amava o filme, mas o livro é absurdamente melhor! Uma leitura empolgante que prende o leitor em uma trama emocionante.

Aldemir2 23/04/2023

Fígaro, fígaro, fígado!
O que esperar de um livro inglês do século XIX onde um barbeiro serial killer repassa os corpos de suas vítimas para que virem as tortas mais vendidas da cidade? É isso que você vai descobrir nessas sangrentas páginas de “Sweeney Todd: O barbeiro demoníaco da Rua Fleet”.

Cheio de tensão, reviravoltas mirabolantes e momentos chocantes, esse foi um livro extremamente divertido e envolvente pra mim, por mais que não tenha sido o mais bem trabalhado que já li na vida. Os personagens são rasos, não há profundidade seja neles ou nos acontecimentos, não tem uma mensagem por trás (além de “não entre em barbearias suspeitas” e “duvide das tortas de carne de porco que não parecem ser feitas realmente de carne de porco”), mas nem por isso ele deixa de ser um bom livro ou uma leitura inválida. Depois de tanto livro esquisito (não que esse também não seja) e de leituras onde eu precisei pensar mais sobre o significado que existia naquela história, ler “Sweeney Todd” foi um alívio. A resenha completa comentando também da adaptação de Tim Burton você pode conferir no blog, link abaixo.

site: https://lendocomogilmore.blogspot.com/2023/04/sweeney-todd-o-barbeiro-demoniaco-da.html

Rita 21/10/2020

Que livro foi esse?
Eu amei!
Cara, não é possível que eu demorei tanto pra conhecer essa história. Sim, isso quer dizer que eu nunca vi o filme, mas já sabia mais ou menos do que se tratava.
Nem sei explicar direito minhas reações a esse livro.
Eu ri, fiquei com nojo, senti pena, senti nojo, achei interessante – eu já falei do nojo?
Marquei várias partes do livro que mostram situações bem diversas. Partes que me fizeram rir, partes que me fizeram pensar, partes que eu xinguei alguém.
Achei o final difícil de engolir – só percebi o trocadilho depois de escrever – por causa da felicidade e rapidez com que de repente tudo fica bem, mas gostei dele mesmo assim.
Foi muito divertido ler esse livro!
Não posso deixar de falar sobre a edição muito boa da Editora Wish, mas aviso que em algumas frases (poucas) senti falta de uma palavra ou outra para ficar com mais sentido, não sei se foi problema de tradução ou na hora mesmo de editar. Tirando isso a edição é perfeita. As imagens são incríveis, ser capa dura dá um toque bem especial e a diagramação é muito boa para ler.
O livro fluiu muito bem para mim, eu poderia ter lido de uma vez se o mundo real não batesse direto na minha porta.
O livro Sweeney Todd é empolgante e brilhante! Agora, o personagem, Deus me livre!

fabio.orlandini 31/10/2020

Vitoriano na essência
Sweeny Todd é um autêntico romence gótico, com personagens rebuscados, estereotipados que desfilan diante de nós numa história intrigante e ao mesmo tempo simples.