Deus no Banco dos Réus

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

@aprendilendo_ 31/05/2020

Resenha de Deus no Banco dos Réus
Publicado em 1970, sete anos após a morte de seu escritor, Deus no Banco dos Réus compila vários artigos e textos de Clive Staples Lewis ao longo de 24 anos. Organizado por Walter Hooper, antigo secretário de Lewis, o livro divide-se em quatro partes bem explicadas no prefácio: "A Parte I contém ensaios claramente teológicos; a Parte II contém ensaios que chamo de semiteológicos; e a Parte III inclui ensaios cujo tema básico é ética. A Parte IV é composta por cartas de Lewis organizadas na ordem cronológica em que foram publicadas.".Dito isso, o livro compõe-se basicamente dos temas mais abordados por Lewis em sua vida, inclusive os quais para alguns fez livros exclusivos como, por exemplo: Ética para Viver melhor e Cristianismo Puro e Simples.

Nesse contexto, com 400 páginas, quatro partes, 48 capítulos e 12 cartas, Deus no Banco dos Réus entrega um pouco de tudo, desde entrevistas e conversas de Lewis até suas crenças no Deus Altíssimo. Além disso, réplicas a contestações de suas obras e opiniões diversas sobre o natal, pena de morte, questões sobre religião e ciência e até uma crítica a um nacionalismo exacerbado (tão presente e assustador nos dias de hoje) encontram-se igualmente presentes.

Por esse motivo, poucos são os capítulos com mais de vinte páginas, menos ainda aqueles os quais se estendem muito nos pensamentos complexos de Lewis. Tal característica não desfaz a bela forma pela qual o autor demonstra sua crença e sustenta seus conteúdos profundos e pertinentes. Pelo contrário, apenas tira o peso e o medo da obra ser exageradamente "difícil",tornando-a uma leitura leve e acessível para aqueles sem muito tempo os quais desejam ter belos momentos de aprendizado e fé enquanto conhecem um pouco mais o criador de Nárnia.

Deus no Banco dos Réus era, antes mesmo de terminar, um dos meus livros favoritos. Com uma diversidade única dos trabalhos do autor, não foram poucas as páginas grifadas e as reflexões tiradas desta obra tão rica em sabedoria a qual foi responsável por transformar C.S Lewis no meu escritor preferido, inclusive responsável por um conselho inesquecível sobre escrever no qual diz: "O caminho para se desenvolver um estilo é: (a) saber exatamente o que deseja dizer; e (b) ter certeza de que está dizendo exatamente isso.".

Pertinente, instigante, diverso e sábio, esses são apenas alguns dos elogios possíveis a essa obra tão bela a qual consegue ao mesmo tempo, gerar bons aprendizados e homenagear o Deus a quem Lewis servia.

Para mais resenhas, acesse:aprendilendo.com.br
esterivnz 09/06/2020minha estante
Tô querendo ler algo do autor há tempos,mas não sei por onde começar indicaria esse ou O cristianismo puro e simples?

@aprendilendo_ 09/06/2020minha estante
Olá, tudo bem? Deus no banco dos réus foi o meu décimo livro do autor, então eu já estava acostumado com sua forma de desenvolvimento a qual pode ser um pouco difícil de se acostumar no começo. Para você conhecer as obras dele, eu recomendo fortemente cristianismo puro e simples, os quatro amores e cartas a Malcolm. Com qualquer um desses tenho certeza de que você seria muito bem servida e teria um ótimo convite para conhecer todas as outras obras. Deus no banco dos réus é a minha favorita e eu não tenho dúvidas de que também seria uma leitura incrível pra você.

esterivnz 09/06/2020minha estante
Oi,tudo sim e espero que com você também :) certo,deixarei Deus no banco dos réus para quando estiver mais habituada com a escrita do autor então kk,mesmo assim agradeço pela sua indicação,quero ler muito em breve!

Stuart.Gregory 04/08/2021minha estante
ainda não li esse , mas com certeza Lewis está no meu top 3 autores favoritos. ótima resenha!

Gianny 29/09/2021minha estante
Ótima resenha, agora estou com mais vontade de ler o livro.
Muito obrigada!

Luke Lodge 24/02/2024

Comentário sobre "Deus no Banco dos Réus" C. S. Lewis
O livro é um compilado de transcrições de debates e cartas nas quais Lewis, que era professor acadêmico ateu de Oxford e que se converteu ao cristianismo, mostrou que ser cristão não é apenas exercício da fé, mas da racionalidade. Destaco o trecho que mais me impactou: "O homem de antigamente aproximava-se de Deus... tal qual um acusado se aproximava de um juiz. Para o homem moderno, os papéis estão invertidos. Ele [o homem] é o juiz; Deus está no banco do réus. E ele é um juiz bastante gentil. Se Deus apresentar uma justificativa razoável para permitir guerras, pobreza e doenças, o homem está pronto para ouvi-lo. O julgamento pode até mesmo terminar em absolvição. Porém, o importante é que o homem esteja na tribuna e que Deus esteja no banco dos réus" (pág 300). Ou seja, o homem moderno, em toda sua arrogância, pensa que Deus deve apresentar uma justificativa para os problemas do mundo. Se, em seu julgamento, a justificativa for boa, o homem julga que Deus é bom, se não, Deus é ruim. Importante para o homem, é que ele seja o juiz.

Bruce 24/06/2020

Um ótimo livro para lhe fazer pensar a respeito dos conceitos morais e religiosos. Uma leitura válida tanto para cristãos quanto os demais, pois ele não apresenta uma ideia formada e tenta o fazer concordar com ela, mas sim explora os diversos ângulos desse pensamento, fazendo o leitor parar para pensar e encontrar a resposta por si só.
Belle Araújo 24/06/2020minha estante
Interessante! Vou tentar ler também

Silvane.Cunha 21/08/2021

C.S Lewis brilhante como sempre .
Neste livro os ensaios foram projetados para ilustrar as diferentes formas de enxergar a religião cristã com todas as suas facetas.
Ela vão desde textos relativamente populares escritos para jornais até defesas mais eruditas da fé . Caracterizado pela honestidade e realismo de Lewis, sua percepção , convicção acima de tudo seus compromissos firmes com o cristianismo, esses ensaios fazem de Deus no banco dos réus um livro único para o nosso tempo .

Amo a forma de sua escrita que apesar de bastante densa é sempre tão atual. Ele com certeza é meu autor cristão favorito.

Nanda 07/11/2023

Incrivel
Eu simplesmente amo Lewis, amo ficar me martelando para compreender na integra tudo o que ele quis dizer em seus escritos. De forma espetacular ele sempre consegue me surpreender com sua sabedoria.
Gabsam 07/11/2023minha estante
Estou mergulhando nesse universo espiritual com ele em narnia , muito top ....

Yann.Lessa 18/10/2023

Preciosidade
Ter acesso aos escritos de Lewis sobre os mais variados assuntos é um presente maravilhoso. Sua maneira de pensar, seu raciocínio e sua criatividade moldam a nossa própria maneira de pensar e nos elevam.

Aproveita esta coleção de textos e cartas de Lewis e entre em uma das mais brilhantes mentes do século passado. Não se engane, as questões de sua época são as mesmas de hoje, apenas com algumas variações. Este livro será muito útil!
denianmartini 18/10/2023minha estante
Só pelo nome dá pra perceber que a obra é boa. Ele é o cara!

Filipe378 28/08/2021

Esse livro, como todos os demais que li do Lewis, é repleto de reflexões únicas sobre o cristianismo. A cada livro que leio do autor eu saio transformado pelas suas ideias e maneira de ver a vida e o próximo.
Quero um dia poder falar que li todos os livros dele, pois no momento é meu autor favorito e meu mentor na vida para me tornar alguem melhor.
Esse livro é um compilado de muitas coisas escritas pelo autor e que giram em torno do tema central: apologética. O título "Deus no banco dos réus" resume bem isso, pois mostra como é a relação que temos hoje com Deus; uma relação de julgamento, onde, se Ele for digno, então podemos acreditar Nele, o contrário da relação que as pessoas tinham com Deus na antiguidade, onde era Deus quem nos julgava e nós sentíamos culpa por nossos pecados e, por isso, nos humilhávamos perante Ele. Tendo em mente essa posição que temos hoje de juízes, a apologética, tema nuclear do livro, se propõe a defendê-lo de forma racional perante as nossas acusações.
Ótimo livro. Recomendadíssimo!!

Akapohi 26/09/2023

Gostei demais desse livro, achei que a maneira que o conteúdo é colocada (em pequenos capítulos independentes e separadas por área) foi excelente, deixou a leitura melhor.

Obviamente, a parte I, pra mim, foi a melhor e mais proveitosa, nunca tinha lido um livro do Lewis (com exceção de Nárnia que é "especial") então foi bem legal essa experiência, pretendo ler todos os outros livros dele (vai levar um tempo mas um dia eu chego lá).

Eu acredito que essa leitura é essencial pra todos que querem crescer, em todas as áreas, mas que exige foco porque não é fácil, arrisco a dizer que esse foi, até hoje, o livro mais difícil pra ler (já demorei mais em alguns, li mais lento mas esse foi o que exigiu mais de mim).

Gostei, também, de como o Lewis fala sobre os temas, que também são bem bons. Alguns capítulos repetem o que foi dito em outros mas era de se esperar, considerando a forma em que esse livro é composto.

Recomendo esse livro demais.

??
Akapohi 26/09/2023minha estante
Assim como o último livro que avaliei, eu considero esse livro um 4.5 (simplesmente porque acho que tem livros dele que são melhores, apesar de eu não ter lido nenhum outro), mas aumento a avaliação por ter sido uma primeira experiência muito boa e que supriu minhas expectativas.

Mila 11/10/2021

É Lewis, né gente?!
O livro é ótimo. Composto por diversos artigos onde o intuito de Lewis é tratar sobre diferentes aspectos da religião e da vida cristã.

Leituras e Reflexões 01/02/2024

O que falar de Lewis? ?
Iniciei a leitura deste livro na parceria de seguidoras valiosas demais pra mim (leitura compartilhada).
A cada capítulo compartilhávamos as nossas percepções, entendimentos etc.
Se eu tivesse lido sozinha, teria lido mais rápido, porém não teria me debruçado sobre cada ensinamento e aprendido tanto neste esforço.
FOI MUITOOOOO BOM!
Confesso que este foi um dos livros que li de Lewis que achei mais complexo. Mas não pense que tem algo difícil demais de compreender. Não. A questão é que ele desenvolve alguns pensamentos de uma maneira que você precisa focar pra entender.
O livro é dividido em artigos teológicos, semiteológicos e não teológicos. Porém, você vê DEUS em cada um deles. No sentido que o autor, mesmo falando sobre ética (outro tema), acaba voltando nosso olhar para o Autor de toda bondade.
É MUITO BOMMMMM!

Indico demais

Tati 20/01/2023

Prolixo
Lewis sendo Lewis. É um livro denso, que requer bastante atenção. Não é uma leitura fluída e muito menos gostosa.
Porém, o livro é bacana. Reúne várias cartas e escritos do Lewis sobre variados temas envolvendo o cristianismo.
Não leria novamente, terminei na força do ódio ahahahah! Mas a edição dele é bem bonita e bem feita.

Arthur Peixoto 30/11/2021

Diversos textos essenciais...
O livro reúne uma coletânea de textos, onde Lewis, traz questões teológicas e comuns. Com seu olhar preciso e enfático, ele trabalha os assuntos com maestria. Há muitos textos essenciais para um cristão, sendo uma minoria de difícil entendimento ou absorção. Recomendo muito essa leitura, e pretendo retornar novamente para releituras futuras.

Vanessa.Oliveira 21/04/2021

A beleza da escrita de Lewis, com a profundidade e solidez de sua argumentação filosófica! Foi uma leitura instigante em todos os aspectos: intelectual, emocional e espiritual, um livro ao qual eu mal posso esperar para retornar muitas outras vezes.

skuser02844 18/04/2020

A mente de Lewis era extraordinária.
Neste livro ele aborda diversos temas da vida humana. Desde "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha" até "pena de morte". O livro é bastante complexo - como não poderia deixar se ser, afinal, estamos falando de Lewis - mas é muito interessante, e prende vc em cada ensaio.

Aline 15/04/2021

Profundo
Esse livro deixa claro o porquê a família de C. S. Lewis riu quando ele disse que ia escrever um livro para crianças.

1 | 2 | 3 | 4 | 5