Five Dark Fates

Five Dark Fates Kendare Blake

Resenhas - Untitled

Tha 14/05/2020

Adeus às Rainhas de Fennbirn (sem spoiler da saga)
Essa saga chega ao fim com um gosto agridoce na boca. Eu amei infinitamente todos os 3 livros anteriores. Eles tiveram tudo que uma boa fantasia deve ter: uma história muito boa e interessante, um universo muito diferente e com elementos específicos impressionantes, mas o que chama mais atenção é a construção de seus personagens. Você se apaixona por eles e quer ir até o fim de cada jornada e que eles estejam bem. Este último livro entrega exatamente isso, contudo, não tem um clima muito conclusivo até o último momento. Passamos várias páginas desde o terceiro livro esperando que o grande embate e o fim de toda a história das rainhas de Fennbirn, antigas e novas, chegue à sua conclusão, contudo, se demora muito em capítulos com pontos de vista diferente que não contribuíram muito para a narrativa. Daria uma ótima conclusão em três livros um pouco mais robustos, mas um pouquinho mais diretos. O livro começa com a esperança de que vamos saciar tudo o que esperávamos, mas após trinta por cento se torna cansativo e só vai retornar ao ponto importante nos seus 70 ou 75 por cento.

A autora foi audaciosa e genial em tudo que criou. O universo é liderado por mulheres incríveis com força de presença e caráter impressionante e os personagens masculinos são deixados mais em terceiro plano e isso é tudo que precisamos mais nas nossas narrativas infanto-juvenis e jovem adultas. Há romances, contudo, o foco dessa série sempre será a construção do seu universo pautado nas suas personagens femininas. Tem seus erros, tem sua coragem e tem seu esplendor. Por mais que esse livro ganhe uma nota baixa, dou 4 estrelas para a saga em seu conjunto.

Ainda não sei o que sentir direito sobre esse final, mas tenho a certeza que vai ficar guardado por um bom tempo no meu coração. Conhecer as rainhas de Fennbirn com certeza vale muito a pena em toda sua jornada.
Lara.Bia 16/05/2020minha estante
Eu não estou com vontade de ler pra terminar, pode me dizer se no final todas as irmãs viram amigas ou alguma morre ou quem vira rainha? Tipo, que conclusão teve a história?

EJ 07/04/2021

...
Livro de conclusão da série "Três coroas negras", apesar do sentimento de decepção, foi um final muito coerente pra mim, a forma como acabou faz todo sentido principalmente por a história inicial no começo ter girado em torno da 'ascensão', ou seja uma sobrevivente.

No final senti uma leve apressada por parte da autora pra terminar o livro, algumas mortes que eu senti que ela não deu a devida importância em mudanças futuras e acontecimento na vida dos outros personagens, mas isso pode ser totalmente compreensível já que pela linha cronológica eles estavam prestes a entrar num confronto de guerra.

Foi uma leitura muito fluida pra mim, e apesar do livro em si não ter aquela energia contagiante o universo e alguns personagens por si só compensam e são maravilhosos :)

Mari 02/11/2020

Final cansativo
O que poderia ser um final apoteótico, teve uma narrativa tão lenta e fragmentada ao alternar os vários pontos de vista que tornaram a leitura muito desgastante.

Com um final bom e coerente nós despedimos das Rainhas que cumpriram seu dever.

maysss 13/06/2020

Ao decorrer da saga, eu achava impressionante que nenhum personagem ficava de lado, todos tinham sua história valorizada e seu protagonismo. O primeiro livro da série é muito envolvente, pois, quando conhecemos uma história nova, costumamos ficar encantados com aquilo. Em seguida, o segundo consegue competir fácil com o primeiro, a trama segue nele, o que prende o leitor. O terceiro livro não fica atrás dos dois primeiros, o ar misterioso dele hipnotiza facilmente, visto que, ele tem muita coisa para nos revelar e realmente a história gira em torno disso.
Eu me apaixonei por todos os personagens, principalmente pela Katherine, uma protagonista tão apagada quanto a Mirabella, mas que no decorrer do enredo, ela é uma peça extremamente fundamental em tudo isso.
Eu já esperava por esse final, mas também me surpreendi com quem permaneceu vivo. Contudo, não posso negar que houve uma revolução em Fennbirn e eu adoraria saber o que a ilha se tornará com essa nova perspectiva.

Naty 06/08/2020

Foi bom terminar!
Esse livro, apesar de ter uma história boa, tem um ritmo que foi muito ruim para mim. Na verdade, acredito que isso se deu porque eu não conseguia me coligar com nenhuma das personagens além de Arsinoe. Foi a única personagem que realmente gostei. Com ela eu até me importava. Tudo que ocorria com as outras personagens eu simplesmente nem ligava.
Foi uma série bem feita, interessante de acompanhar e tal, mas que, no fim, não me prendia mais como no início e que eu acho que acabou ficando muito macabro. Rainhas mortas tomando corpos e tal...Achei meio demais. Arsinoe meche com uma "magia baixa" que mal é explicada.
Enfim, o plot é legal, o fim interessante. Mas as personagens foram perdendo a graça para mim e, com isso, o enredo foi perdendo o "fôlego". Tiveram horas que eu só li para terminar. Esse livro melhora um pouco no final, mas é só.

Lirio azul 14/12/2021

Final fraco
Mais um livro onde a Katherine é esnobada, esse livro foi um lenga lenga do começo ao fim, muitas coisas são deixadas em aberto e não explicadas
Achei fraco pra uma saga que tinha sido constantemente boa, poderia facilmente ser uma trilogia em vez de 4 livros
Achei que poderiam já ter feitos as rainhas mortas vilãs maiores antes, mas deixarem pra fazer a Kat a vila ( oq eh uma merda)
Toda a história da Daphne e a Blue queen, jogada pro esquecimento
Tudo de Low Magic tbm não eh explicado tudo fica muito em aberto
Enfim, fraco. Esperava muito mais

julia 01/07/2020

Resenha: Five Dark Fates
Decepção. Five Dark Fates segue o tom do livro anterior onde vários nadas acontecem e muitas perguntas são deixadas sem respostas. A melhor coisa nesse livro é o que acontece com as Rainhas. É um final merecido e fecha bem com a premisa da série.

As diferentes perspectivas são bem escritas, mas os personagens não são desenvolvidos. Alguns deles sofrem mudanças super abruptas de personalidade, principalmente perto do final, que não são construidas ao longo do livro.

E a quantidade de pontos importantes pra trama que foram tocados no lixo e esquecidos! Tantos deles levaram a lugar nenhum ou não foram mencionados mais. A névoa, a Rainha Azul, a maldição da Jules. Tudo vai por água abaixo e é substituído por uma resolução da trama conveniente e mal trabalhada. Algumas das questões levantadas no primeiro livro da série e nas continuações são abandonadas aqui.

Juliana Dias 29/09/2019

*3,5