A monja e o professor

Clóvis de Barros Filho

Resenhas -

Ratinha de Biblioteca 22/02/2021

Muito para pensar!
Um livro pequeno, mas que nos faz mergulhar em reflexões (como diz o subtítulo) importantes para conhecermos a nós mesmos. Fantástica leitura!

Atala.Portella 01/12/2020

Extraído de uma conversa entre Monja Cohen e professor Clovis de Barros Filho, o livro traz questões do dia a dia que não percebemos que estão no nosso cotidiano. Quem somos ? O que é felicidade ? Quais os nossos princípios ? Sem duvidas uma leitura transformadora.

hdcavalcante 18/10/2020

A monja e o professor
Livros com o professor Clovis de Barros Filho são fascinantes, dão aquele estalo na cuca que nos faz sair da zona de desconforto dos nossos pensamentos e ao acrescentar o pensamento zen-budista da Monja Coen tem-se uma congruência do pensamento filosófico com a prática zen.

Alysson 24/08/2020

Um livro com diversas reflexões
Pequeno e cheio de metáforas super interessantes. Sinceramente recomendo ler novamente após a primeira leitura já que algumas reflexões acabam passando despercebido.

Diego 21/04/2020

Resenha crítica sobre o livro: A monja e o professor Reflexões sobre ética, preceitos e valores – Monja Coen e Clóvis de Barros de Filho.
O livro é capaz de trazer uma conectividade intensa entre os autores e o leitor. Monja Coen, praticante do zen budismo, com uma notável trajetória divulgando sua fé e reflexões por todo país e o professor Clóvis de Barros Filho, formado em Direito e Jornalismo.
Gosto muito de diálogos inspiradores, e esse sem dúvida é lunático. O Livro se baseia em uma conversa entre a Monja Coen e professor e filósofo Clóvis de Barros filho, ambos refletem acerca de princípios espirituais, sociais, moral, ética e felicidade. Abordados por seres diferentes, mas ao mesmo tempo semelhantes, sem em nenhum momento haver desencontros. A fusão harmônica é capaz de construir preceitos, dentro de visões e práticas distintas.
Existem muitas colocações envolvendo uma positividade a cerca do ser, em um tom de esperança, a Monja Coen é sempre encantadora e sábia em usar suas expressões. A esperança que ela transmite em suas palavras, me faz lembrar de uma frase do historiador Leandro Karnal – “Sem esperança, você nem levanta da cama”
Pra quem procura questões a ser debatida entre si ou em grupo, sinto muito, mas esse não é tanto o foco. Talvez em outros momentos, mas os autores são tímidos em fazer isso nessa parte. A leitura é capaz de criar grandes conflitos expositivos já existentes. Nesse caso acabo me apegando mais as exposições feitas no livro de forma motivacional onde aprendo que novas oportunidades sempre surgem.

Day 31/03/2020

Um livro que deve ser lido e relido, deve estar na cabeceira da cama para manter em mente cada aprendizado contido nele.

?Viva de ta maneira a desejar a eternidade de cada instante vivido.?

... 30/03/2020

Bom livro
Nos faz pensar em algumas coisas da vida de outra forma

Daniel Sampaio 25/02/2020

Excelente diálogo sobre felicidade e ética !
A obra, consistindo de um diálogo de quatro horas entre o professor Clóvis e a monja Coen acerca da felicidade e da ética, é sensacional, seja pela harmoniosa fusão de experiências de vida e de saber tão distintos e igualmente ricos, seja pela grande humildade e sabedoria dos debatedores. Recomendo.

Gabriel Galvão 17/02/2020

Resenha do livro: A monja e o professor: Reflexões sobre ética, preceitos e valores
Livros que tratam de assuntos filosóficos e reflexões sobre a vida, normalmente, possui um longo tempo para que os autores possam produzir a obra por completo. Não é o caso do livro: A monja e o professor: Reflexões sobre ética, preceitos e valores. Mas isso não interfere de maneira alguma no conteúdo do livro. Pelo contrário, traz uma conectividade intensa entre os autores e o leitor. Autores esses reconhecidos nacionalmente por suas didáticas nos campos que obtiveram sucesso. Monja Coen, praticante do zen budismo, com uma notável trajetória divulgando sua fé e reflexões por todo país e o professor Clóvis de Barros Filho, formado em Direito e Jornalismo.
O livro está estruturado na forma de diálogos, separados por capítulos que dividem os temas debatidos. A conversa entre os dois autores flui naturalmente a cada página, variando de tons informais e possuindo momentos de reflexões profundas. Cento e vinte e seis páginas agregam as quatro horas de diálogo entre os dois; numa espécie de ‘tênis telepático’, um ‘passando a bola’ para o outro, mas sem nenhum atrito competitivo.
O talento e os anos de experiência de cada um deles, em suas respectivas profissões, fica claro ao decorrer do livro. A forma que ambos enxergam diferentes conceitos por ângulos completamente diferentes (debates sobre felicidade, ética, moral, entre outros), mas mesmo assim conseguem chegar a um pensamento equivalente, possui uma beleza deslumbrante.
Não falta incentivo dos dois para que o interlocutor ‘desperte’ (dito muitas vezes pela Monja Coen) e olhe para si, de várias formas e sobre temas que estão presentes no nosso cotidiano. A importância ‘de viver o agora’, dizer não à dimensão suicidaria e happy hours, o significado real de fidelidade e como a palavra ‘esperança’ tem de ser vista de forma desagradável, são alguns de muitos pontos debatidos que irão chamar a atenção do leitor.
Outro fator incluso no livro, que se torna muito interessante ao longo das páginas, é a construção mental dos personagens ‘Monja Coen’, que pode ser caracterizada por falas relacionadas com experiências vividas e pelo uso constante de referências budistas e ‘Clóvis de Barros’, utilizando termos mais técnicos e didáticos, seguindo a própria linha pedagógica.
Como expresso na contracapa, é um diálogo inspirador, podendo realizar, sem exagero, impactos significativos nas vidas dos leitores. O livro fica em uma zona de conforto, sem criar grandes conflitos argumentativos entre os dois durante a obra, faltando assim, uma coragem para criar provocações entre a monja e o professor. Ao completar a leitura, o vazio existencial causado por bons livros apresenta-se e nasce um desejo por mais conversas entre grandes personalidades intelectuais, com esse tipo de formato.

Avaliação pessoal: 4.0/5.0
Muito bom. Recomendo a leitura.

Mari 01/03/2019

Impressionante como um livro com tão poucas páginas pode conter tantos ensinamentos!
O livro relata uma conversa (que eu queria ter sido uma mosquinha pra ter presenciado) entre a monja Coen e o professor Clóvis, duas personalidades com uma infinidade de ensinamentos e que prendem a atenção de qualquer um que esteja disposto a aprender e melhorar. O livro está repleto de passagens que nos fazem parar para refletir e que podem ser aplicadas em todos os âmbitos da vida: educação, política, relacionamentos...
Uma leitura que vale muito!

Mila 24/02/2019

Reflexões sobre a vida
O livro tem uma narrativa em forma de conversa, como um encontro para um café com tema filosófico. A minha e o professor, fazem diálogos importantes sobre nosso estilo de vida e valores, expõem as diversas situações de nossa rotina que nos põem a prova. Será que fazemos o que falamos?
Recomendo o livro principalmente para quem está em um momento de reflexão sobre a vida e a carreira.