A monja e o professor

A monja e o professor Monja Coen
Clóvis de Barros Filho

Resenhas -

Renato.Mazzon 28/12/2023

Pessoas diferentes, mas pensamentos iguais
Foi um livro muito interessante, pois mostrou o sentido de dois pensamentos de pessoas diferentes, porém pensamentos que se complementaram.

Less 26/07/2023

A monja e o professor!
Um debate esclarecedor. O processo Clóvis discursa sobre ética na visão da Filosofia Clássica com Aristoteles. E a monja abre os caminhos para o Zen-Budismo. Sempre bom ler sobre os filósofos antigos(atuais) é sobre Buda.

Andre 13/06/2023

Reflexões sobre a inconstância
Li A Monja e o Professor pela primeira vez em 2018, logo após o lançamento do livro. Naquele momento fiquei maravilhado com o diálogo entre dois pensadores pelos quais tenho enorme admiração.
Domingo, procurando um novo livro para iniciar, me deparei com ele novamente e resolvi reler.
Dessa vez, li o livro em três dias, consumindo cada trecho com uma voracidade distinta da de cinco anos atrás.
O que me marca nessa releitura: a inconstância do mundo, inclusive do que é ético, do que é moral e dos preceitos e valores que nos fazem seguir vivendo. O mundo não é estático. Ele muda, as ideias mudam, as relações mudam. E qual caminho que seguiremos com essas mudanças?
Essa é a pergunta que não cala ao final do livro.

Fabio 07/01/2023

A felicidade sobre um prisma diferente
A vida vista de duas maneiras, de uma lado uma Monja, com sua tranquilidade, inteligência e respostas para todos os problemas e muitas reflexões. Do outro lado um Professor, explosivo, empolgado, estoico, inteligente. Uma leitura que vale muito a pena ser lida.

Náth 14/11/2022

Muito interessante o livro, pois se trata de uma conversa de duas pessoas muito sábias de realidades diferentes, e que acabam nos proporcionando muito aprendizado.

Otávio Fernando 10/10/2022

Maravilhosas reflexões
Dois grandes seres compartilhando rios de conhecimento, em diálogos instigantes e motivadores. Simplesmente épico!

"Quem é você? Qual é a essência do seu ser? Você pode dizer seu nome, sua profissão, até suas escolhas, mas existe algo que não é tocado. Esse lugar que não dá para classificar é o lugar sobre o qual se pode afirmar: 'Este é meu eu verdadeiro.' Esse eu verdadeiro não é fixo nem permanente. Está num processo constante de transformação, que pode ou não ser de aprimoramento."

Thannyth 17/08/2022

Livro muito bom
Hola Chicos!

Vamos falar de ética, preceitos e valores?

O livro surgiu de uma conversa entre a Monja Coen e o Professor Clóvis de Barros filho, onde eles discutiram sobre os tópicos:

Capítulo 1: felicidade, ética e preceitos
Capítulo 2: identidade, fidelidade e princípios
Capítulo 3: moral, meditação e transformação

Já na introdução é possível sentir a calma que provém da Monja e a cultura cartesiana do Professor. Uma sintonia única. A intenção dessa análise crítica não é julgar os escritores mas sim o impacto da sua escrita. Digo isso porque identifiquei que a Monja Coen é muito coerente com suas palavras, o que ela diz é o que aprendeu, o que realmente acredita e o que vive, já nos fatos expostos pelo Professor Clóvis, vemos mais de seu conhecimento em história do que outra coisa, o que me levou a uma indagação: no que ele realmente acredita e como vive?

Também nas apresentações dos autores (que refletem sobre si e o outro) vemos que a Monja traz o seu eu por inteiro, enquanto o Professor traz o seu eu profissional. Essa diferença entre os dois traz um diálogo único e instigante, que acredito ser uma das principais propostas do livro, te levar a pensar.

O livro é fino, são apenas 126 páginas e mesmo assim levei um bom tempo para ler pois apreciei cada palavra. As páginas estão carregadas de sabedoria, perguntas, conhecimento e reflexões e a vontade era de selecionar todo o livro como altamente importante. É uma viagem ao nosso eu de hoje e à construção do eu do amanhã, focado nos pontos citados nos capítulos. Simplesmente sensacional e original. Recomendo a leitura de forma calma para que cada aprendizado seja absorvido o máximo possível.

E você, já refletiu sobre o eu hoje?

site: https://www.instagram.com/p/CgRnTsMLGrV/

Badlouis 21/06/2022

4 horas de bate papo
Fico imaginando o bate papo bacana que foi.
Quando citaram a atmosfera do ambiente me imaginei teletransportado lá.
A monja é uma super pessoa (acompanho o canal) e o Clóvis um mito uma besta enjaulada de conhecimento e ensinamento.
O livro em si é apenas uma análise de ambos os lados sobre os temas ética, preceitos e valores, cada um trouxe seu pontos - Clovão mais filosófico e a monja mais budista.
Livro rápido e bom recomendo - lógico pra quem gosta - fácil.

Leonardo88 26/04/2022

Pena que acaba!
O único problema deste livro é que ele acaba! Excelente leitura, que pensamento da monja , e o professor Clóvis dispensa comentários!
Um livro muito gostoso de ler e de reafirmar alguns princípios e conhecer um pouco a filosofia budista que parece pelo pouco que vi, fantástica!.
Excelente leitura recomendo de mais!

Vidal 25/04/2022

Viva o agora
Viva de tal
maneira a desejar a eternidade de cada instante vivido

Essa frase resume essa conversa o livro é bem raso uma bate papo entre os dois falando sobre filosofia e budismo mas tudo superficialmente

@Cb.victorpi. 22/04/2022

Fraco
À semelhança de outros livros no mesmo formato, este tenta juntar duas pessoas com experiências de vida diferentes para falar de 3 assuntos, mas dá pra perceber já no começo que a química não deu muito certo. A conversa dos dois fica bem engessada, embora não fique claro o porque. Mas é um livro que promete muito, entrega pouco e faz você refletir que podia ter gasto o tempo com algo mais interessante.

Letícia 10/11/2021

Pra quem já acompanha a Monja Coen se delícia com mais uma de suas explicações e ensinamentos, juntar este excelente ser humano a outra mente brilhante resulta nesta obra.

Ratinha de Biblioteca 22/02/2021

Muito para pensar!
Um livro pequeno, mas que nos faz mergulhar em reflexões (como diz o subtítulo) importantes para conhecermos a nós mesmos. Fantástica leitura!

Atala.Portella 01/12/2020

Extraído de uma conversa entre Monja Cohen e professor Clovis de Barros Filho, o livro traz questões do dia a dia que não percebemos que estão no nosso cotidiano. Quem somos ? O que é felicidade ? Quais os nossos princípios ? Sem duvidas uma leitura transformadora.