O tempo, esse grande escultor

O tempo, esse grande escultor Marguerite Yourcenar

Resenhas -

Cristiane Roveda 29/04/2019

Crônicas do seu tempo
A leitura das crônicas de Yourcenar nos leva para um tempo que não é o nosso. Somos expostos ao estado de observação, de contemplação.
A grande quantidade de referências a autores, livros, textos, filósofos pode tornar a leitura um pouco lenta, porém extremamente enriquecedora.

Carol 04/01/2023

Impressões da Carol
Livro: O tempo, este grande escultor {1983}
Autora: Marguerite Yourcenar {Bélgica, 1903-1987}
Tradução: Ivo Barroso
Editora: Nova Fronteira
152p.

"Os homens, que inventaram o tempo, inventaram em seguida a eternidade como um contraste, mas a negação do tempo é tão vã quanto ele próprio. Não há nem passado, nem futuro, mas apenas uma série de presentes sucessivos, um caminho, perpetuamente destruído e recomposto, pelo qual avançamos sem parar." p. 13

Tenho uma relação passional com a obra de Marguerite Yourcenar. Talvez por nossos gostos, compartilhados, pelos ecos de civilizações antigas, pelo Oriente mítico, pelo Medievo, pelas artes, por viagens e deambulações.

Mas, sendo bem honesta, a identificação veio quando li "Fogos", um livrinho no qual ela recria alguns mitos gregos para tratar da paixão, do eros, escrito durante uma crise passional. E que li durante a maior dor de cotovelo, atravessada ao som de Linda Batista, clamando aos céus por vingança. Foi amor à primeira fossa.

Em "O tempo, este grande escultor" contemplamos esta espécie de fervor, esta paixão de Yourcenar ao tratar de temas que lhe são caros. O tempo, que apaga os rastros de grandes civilizações. A arqueologia e a história tateando ruínas para evitar o apagamento total. A pintura, a escultura, as artes em geral que preservam, a sua maneira, a humanidade.

É um livro bonito, lírico, erudito, sem afetação. Uma coletânea de textos, que abarcam um período de 50 anos da produção de uma autora fecunda. A defesa destemida pelos direitos dos animais. O processo criativo e as escolhas estilísticas dos romances históricos, que a fizeram célebre no mundo inteiro: "Memórias de Adriano" e "A obra em negro". Epitáfios e, inusitadamente, um tratado sobre o tantrismo.

Acertei demais na escolha da primeira leitura do ano. Leiam Marguerite Yourcenar.

"Sejamos subversivos. Revoltemo-nos contra a ignorância, a indiferença, a crueldade, que aliás se voltam tão frequentemente contra o homem." p. 97

none 31/08/2020

Escultora admirável das palavras sobre as pessoas
Ensaios sobre escultura, pintura, literatura, história, natureza, vida e morte. Yourcenar já escreveu sobre as possíveis memórias do imperador Adriano, sobre Zenon, um cientista perseguido pela inquisição em A obra em negro e sobre os textos do autor Mishima em A visão do vazio. Aqui entram Michelangelo, Beda, personagens da autora, figuras históricas que ela conviveu e admirou. Se não as conhecemos é uma ótima oportunidade para fazê-lo aqui nesses textos muito breves e sintéticos ou longos o bastante. Sempre vale a pena ler e reler essa autora e nunca perdemos tempo com ela.

Hendrya 05/02/2023

Seguinte...
Seguinte... eu poderia só dizer que não entendi muito bem, e que a leitura foi confusa. Mas que escrita é essa? Mais aleatória do que eu quando bebo. Primeiro que pelo intuito do livro, eu esperava mais sobre o tempo, a vida e tudo mais. Só que ela passa páginas e páginas enrolando, falando nada com nada para no final encerrar com mais nada de nada contando um relato nada a ver. Enfim, não gostei do livro. Apesar de ser um livro pequeno, ler foi tão cansativo que eu quase abandonei a leitura. Ou seja, tirando uns textos meia boca, é um livro raso e mal escrito.

Marcelo 05/06/2021

Leitura Desafiadora
Leituras de textos acadêmicos são sempre um desafio. Não fluem da mesma forma que outros gêneros literários. Neste livro temos ainda o desafio de terem sido escritos a décadas. O mais recente é do início dos anos 1980. Mas os temas abordados são relevantes e compensa a dificuldade. É interessante perceber que os assuntos relevantes hoje, já o eram 40,50 ou 100 anos atrás. Gostei!!! Sempre considero uma grande vitória terminar livros como esse.

sarah 27/01/2022

Não sabia que era um livro mais acadêmico do que de literatura... a capa e a sinopse me chamaram muito a atenção. É uma leitura mais devagar, para apreciar e absorver as palavras... Fiquei simplesmente apaixonada pelo capítulo Sistina.

Fernanda.syski 27/06/2020

Tempo tempo tempo
Algumas crônicas sobre os efeitos do tempo, o passado e o presente, e também sobre escritores que escrevem romances históricos.

Dszniel 12/07/2023

Autora erudita, leitura morosa
O livro é um compilado de textos acadêmicos da autora sobre temas diversos, indo desde artes plásticas à Gita Govinda. É uma leitura morosa, daquelas que você sai sabendo bem pouco ou quase nada sobre o universo de fascínio da autora. Mas vale a experiência, sobretudo quando você se depara com o texto "Sistina" e ao texto que dá nome ao livro, ambos são de encher os olhos.

Fabi 09/02/2024

Quando os olhos encontram o bom uso das palavras
Se tem uma.coisa inegável sobre este livro é a escrita primorosa e o domínio textual da autora.

Tudo é de muito bom gosto.

O tema Tempo também permeia todos os textos, fazendo às vezes de perso agem principal; mas é impossível não ter o referencial cronológico por onde quer que se leia.

Muito bom.