Tolos e Mortais

Tolos e Mortais Bernard Cornwell

Resenhas -

_.Alleeh._ 30/01/2024

Comprei pela capa?
Além da capa, por ser tratar da história de Shakespeare já chamou bastante atenção, mas não de William Shakespeare e sim de seu irmão Richard Shakespeare.
O livro retrata a história de Richard sofrendo para se manter no mundo do teatro como um ator nas sombras do seu irmão mais velho, considerando que teatro ainda estava no seu caminho de se tornar algo realmente lucrativo na época. William, inclusive, parece amar ridicularizar seu irmão mais novo por não ter tanta fama quanto si, e quando o teatro começa a ficar mais popular, a rivalidade entre os irmãos só faz crescer.

Marcelo.Castro 22/01/2024

Sobre o surgimento do teatro moderno
Sem dúvida um dos livros menos empolgantes de Cornwell que já li até hoje (e já li um boa porção deles). Mas, sem dúvida, se tem alguém capaz de tornar um assunto um pouco árido minimamente empolgante, esse alguém é Cornwell. O livro trata do surgimento dos teatros em Londres, e os impactos que o período trouxe para a dramaturgia, tendo como figura central os irmãos Shakespeare - Richard, o protagonista, e Willian, que dispensa apresentações. A falta de cenas de batalhas épicas certamente é um impacto para os leitores habituais se Cornwell, mas o autor não deixa de temperar a trama com uma boa dose de aventura e emoção, o que torna a leitura agradável e fluída, principalmente a partir da metade do livro. Uma boa obra, recomendo.

Fábio Valeta 17/01/2024

Bernard Cornwell é conhecido por seus romances históricos onde a guerra é o tema principal. Suas "Crônicas de Arthur" sobre o general romano que teria inspirado a lenda do famoso rei britânico bem como a "Trilogia do Graal" sobre um arqueiro em plena Guerra dos 100 anos são permeadas por descrições detalhadas de batalhas. Sem contar a saga Viking que deve ter por volta de uns 15 livros e outra série sobre um soldado nas guerras napoleônicas com mais de 20.

Então é no mínimo curioso saber que ele decidiu escrever uma história sobre atores de teatro na era Elizabetana.

"Tolos e Mortais" narra a história de Richard, um ator de 20 anos que continua recebendo apenas papéis femininos, embora já se considere velho demais para tais papéis, que normalmente eram destinados aos atores mais jovens. Richard tem uma relação conflituosa com seu irmão, William, um ator e escritor 10 anos mais velho e que na época em que se passa o livro, está escrevendo duas de suas mais famosas obras: 'Sonhos de uma Noite de Verão' e 'Romeu e Julieta'. Sim, estamos falando de Shakespeare.

Em uma rápida consulta na internet, é fácil descobrir que William Shakespeare realmente teve um irmão chamado Richard, mas que dele mal se tem informação, sabendo-se apenas que era realmente 10 anos mais novo e morreu aos 39 anos, sem nenhuma referência a qualquer detalhe de sua vida. No romance, ele se muda para Londres onde encontra o irmão que já está começando a criar uma certa fama, mas que por alguma razão que nunca explicada, despreza Richard, geralmente lhe oferecendo apenas papeis menores e pagando uma ninharia que sequer dá para pagar o aluguel, sendo obrigado a praticar pequenos furtos para sobreviver. Mas quando as peças de William são roubadas, Richard, apesar da suspeita inicial da trupe de que ele é o responsável, vê a possibilidade de recuperá-las e convencer o irmão a tratá-lo melhor.

É uma leitura bastante ágil e rápida, como os demais livros do autor que li, mas que carece de um maior desenvolvimento de alguns personagens, especialmente de William. Em nenhum momento é explicada a animosidade com o irmão, embora outros personagens acreditem que seja pelo fato de Richard ser mais jovem e belo enquanto William está perdendo os cabelos com 30 anos.

Também é curioso que, depois de tantos livros em que o clímax é uma batalha detalhadamente narrada, nesse Cornwell faz o ápice da obra seja a primeira apresentação de 'Sonhos de Uma Noite de Verão'.

Tolos e Mortais não é tão interessante quanto às "Crônicas de Arthur" do mesmo autor, mas entretem. Então vale a pena.

Bruna Lima 16/01/2024

Cornwell é aquele escritor que consegue nos transportar para seus cenários com maestria, seja nos campos de batalhas ou nos bastidores de teatro, tornando a experiência de leitura imersiva, o que fica difícil não se ver envolvido nas histórias de alguma forma.

Gostei bastante dessa história, por mais que seja um pouco diferente de outras narrativas, ainda assim é possível enxergar várias características da escrita do autor, além de personagens no mínimo instigantes.

Recomendo a leitura!

Snowxmann 19/10/2023

Como são tolos esses mortais
Gostei bastante do livro, é uma aventura com um pano de fundo histórico que o Cornwell sabe muito bem escrever.
Gosto muito como ele mistura personagens reais com fictícios.

Jamerson.Alves 08/09/2023

Tolos e Mortais
Sabe aquela parte que o título aparece na história? Aqui isso acontece.

Em questão de enredo, não há lá algo de mais. Claro, segue o padrão Cornwell, mas pode ser que não agrade alguns desavisados. Ademais, é interessante na história o constante conflito entre o puritanismo e a cultura dos teatros no século XVI.

Agora pois, li um romance sobre uma trupe de teatro que encena um teatro em que é encenado um teatro.

Carol851 19/03/2023

Um Bernard Cornwell diferente
Sou uma grande fã de Bernard Cornwell e a maior parte das suas histórias que já li são sobre a Inglaterra na Idade Média. Também gosto muito de Shakespeare e fiquei empolgada para ler uma obra que mistura dois autores que eu gosto muito.

É muito bom ler Bernard Cornwell fazendo algo diferente e bem mais leve, paredes de escudo são legais, mas as vezes precisamos de algo mais leve e divertido. Mesmo com essa mudança, a história tem a marca registrada de Cornwell que é a mescla de fatos históricos com personagens ficcionais. Terminamos a história conhecendo mais sobre a história de Shakespeare e como era o cotidiano dos teatros londrinos. É engraçado pensar que hoje Shakespeare é considerado um gênio e os atores especializados em suas obras são muito reconhecidos, enquanto no tempo de Shakespeare ele passavam bons perrengues, mas já eram sucesso entre o público.

Muitos dos personagens são reais, porém Cornwell criou personagens ficcionais que compõem muito bem a história. Richard (acredito que seja um personagem ficcional, porque não encontrei nenhum irmão de Shakespeare com esse nome), o protagonista e irmão mais novo de William Shakespeare, é um protagonista ótimo de se acompanhar, ele não tem nada dos Senhores da Guerra sérios e que fazem juramentos, ele é um ator jovem e nas horas vagas um ladrão. Richard é um personagem que comete muitas besteiras tentando provar o seu valor, o que nos faz simpatizar pelo protagonista e também rende bons momentos de adrenalina e outros tantos cômicos.

Silvia, o par romântico de Richard, virou minha personagem feminina de Cornwell. Ela é realmente badass e quem realmente salva o dia. Já, Shakespeare é o personagem que não simpatizamos muito, ele é não é o vilão, mas em alguns momentos ele antagoniza com nosso protagonista, principalmente pela relação complicada que ele e Richard tem. Além disso, Shakespeare é um homem de caráter duvidoso (o que ele provavelmente também foi na vida), ele abandonou a família no interior.

É incrível acompanhar a produção da peça Um Sonho de uma Noite de Verão (uma das minhas peças favoritas de Shakespeare), os ensaios e a apresentação são hilárias e nos dão vontade de ir assistir uma encenação. Romeu e Julieta também tem um foco importante na história.

Recomendo a história a todos, principalmente aos fãs de Cornwell, Shakespeare e atuação.

Wania Cris 09/11/2022

Mais um Bernardão pra conta!!
A estória dos irmãos Shakespeare, William (sim, ele mesmo) e Richard, no início do teatro profissional, seus desacertos, disputas, parcerias, afinidades, sob as mãos talentosas de outro grande escritor, Bernard Cornwell. Que estória gostosa!

Provavelmente pouca verdade há em tudo, mas a trama é gostosa ainda assim. Conheci um Bernard diferente de Artur e Uhtred, mas ainda muito agradável, engenhoso, mordaz, sensível.

A tradução de José Roberto O'Shea também é agradável e refinada, mas senti saudades de Antônio Calado (tradutor de Crônicas Saxônicas), porém não a ponto de comprometer a leitura.

Recomendo pra quem queira passar um tempo de qualidade. Senhor, como são tolos esses mortais...
Rodrigo 09/11/2022minha estante
Bravo!

Léo 02/05/2022

Eu realmente não tenho muito a dizer, apenas agradecer mais uma vez à vida por eu ter sido apresentado a esse autor há quase 10 anos. Ele hoje é um dos meus favoritos e o estilo de ficção histórica é, claramente, o que faz meu olho brilhar!
Dessa vez o livro foi sobre o início da vida do teatro, o jovem Shakespeare está lidando com política, monarquia e perseguidores! E foi muito interessante e intenso ver o tanto que a escrita de guerras, cavaleiros e disputas ao trono (já natural pra mim do autor) pode se assemelhar qdo ele descreve o amor, as tragédias e a comédia no teatro inglês do século XIX.
Basicamente assim, pra quem estiver disposto, mergulhe de cabeça nesse universo que a leitura vai que vai!

Thiago.Moreira 27/02/2022

Gostei pra caramba
Não entendi o porque da nota do livro não ser tão alta no Skoob. Talvez a galera estivesse esperando as batalhas épicas que o Cornwell descreve com maestria, mas a proposta do livro é diferente. Foi uma leitura divertida, recomendo!

Carlos 02/01/2022

Um tributo ao mundo do teatro
Drama, aventuras, conspirações e muito mais nessa leitura que traz uma verdadeira homenagem a consolidação das peças teatrais. Traz a história muito sofrida de um jovem rapaz, irmão de William Shakespeare, que tenta achar o seu lugar no mundo e conquistar o respeito do irmão. Simplesmente fantástico!
Juh 02/01/2022minha estante
Meu autor preferidoooo. Esse ainda nã li? Estou lendoAs crônicas Saxônicas

Juli 22/09/2021

"Vida a mentira "
Com a promessa de uma história agitada e cheia de controvérsias, o escritor acaba se prolongando muito em detalhes fúteis que acaba sendo complexo até mesmo para encaixar nas cenas descritas, senti uma certa dificuldade em cativar o leitor no início, ao longo da leitura a história ganha vida, se desenrola facilmente dando um gostinho de "só mais um capítulo".
Na hora do "vamos ver" tudo acontece muito rápido, angustia e alívio se misturam, instigando curiosidade para saber o que acontece depois.
Nas etapas finais do livro, se repetem descrições e falas já passadas, ficando um pouco enjoativo dando uma sensação de que se prolongou além do que precisava, mas o final foi um espetáculo, é uma história muito bem estudada e rica em informações, é uma obra de peso

Ed.Costa 07/09/2021

Muito bom!
Quem conhece os livros de Cornwell pode estranhar um pouco esse livro, porque ele foge das características comumente empregadas nos demais livros do autor.
Diferentemente de suas narrativas, onde vemos a descrição detalhada, perfeita, de batalhas épicas, com personagens que conhecemos dos livros de história tomarem vida, em Tolos e Mortais o autor nos leva ao mundo dos teatros londrinos, quando as peças, antes itinerantes, começavam a ser apresentada em locais fixos.
Nesse contexto, somos apresentados ao jovem Richard Shakespeare, irmão do famoso dramaturgo William Shakespeare.
Uma trama que demonstra a relação conturbada dos irmãos, e a luta de Richard por aceitação como ator.
Mesmo fugindo às características que o consagraram como um dos maiores autores históricos da atualidade, Tolos e Mortais tem a gênese de Cornwell.

Vale muito à pena ler!