Raspútin

Raspútin Douglas Smith

Resenhas - Raspútin

MagalhAes.Costa 18/05/2020

Rasputin: Tire suas próprias conclusões.
Para quem gosta da história russa de meados do século IXX início do século XX, a biografia “Rasputin” de Douglas Smith é um prato cheio. Visto pela história como um dos grandes responsáveis pelo declínio da dinastia Romanov, Rasputin foi adorado e odiado na mesma medida.
Imparcial, o autor evita tomar posição a respeito do biografado quando diz que, se a História é contada por simpatizantes, ela lhe é favorável, se contada por inimigos, ela o condenará. Imprimindo sua neutralidade, Smith utiliza documentos, artigos de jornais da época, cartas trocadas e todo tipo de registros do acervo russo, com opiniões favoráveis ou contrárias à Rasputin. Ele respeita a cronologia, começando sobre a vida de Rasputin em sua terra natal, Pokrovoskoye no sul da Sibéria, e continua, apresentando sua trajetória como um “staréts”, sua relação com a ortodoxia da igreja daquele momento, sua chegada a St Petersburg, sua ascenção e ascendência junto à família real.
Numa época de muito misticismo, Rasputin, com seu olhar penetrante, que alguns consideravam hipnótico, exercia domínio principalmente sobre mulheres da alta sociedade, frágeis e carentes, que o seguiam como discípulos seguem o mestre. Entre elas, a czarina Alexandra que acreditava ser ele o único a ter o poder para curar seu filho, herdeiro do trono, portador de hemofilia. As cartas que a czarina trocava com seu marido, o czar Nicolau II, sempre se referiam à Rasputin como “nosso amigo” e tentavam influenciar o czar a tomar decisões de acordo com as orientações de Rasputin. Com apoio da czarina, Rasputin passou a exercer influência até nas nomeações de ministros e cargos públicos de alto escalão. Com todo esse poder, Gregori Rasputin despertou a inveja e o ódio de diferentes setores, inclusive da Igreja cujos membros passaram a ter que se dirigir a ele para conseguir promoções e favores do czar, mas ficavam nas mãos do “staréts” que sequer ocupava uma posição na hierarquia ortodoxa. Esse sentimento foi crescendo cultivado e proliferado pela imprensa, pelos boatos e pelos folhetos com caricaturas ofensivas à czarina. Nicolau começa a ficar isolado pois, dominado por Alexandra, era incapaz de tomar uma atitude definitiva para o afastamento de Rasputin da convivência com a família imperial, como queriam e aconselhavam os parentes próximos e os ministros. Um grupo de nobres que apoiavam o czar e viam a derrocada do regime, acreditavam que livrar-se de Rasputin seria um ato heróico e planejaram uma cilada para atraí-lo e executá-lo. Apesar das trapalhadas, o grupo conseguiu seu intento. A notícia do assassinato de Rasputin foi recebida por toda Russia “com alegria universal”. Os assassinos foram saudados como heróis, mas não escaparam ao rancor da czarina e tiveram que sair de St Petersburg.
Fiel a sua proposta, cada um desses eventos é contado sob dois enfoques, contra e a favor do biografado. Ao final, o leitor pode tirar suas próprias conclusões.
O livro de Douglas Smith é de leitura agradável e traz uma galeria de fotos que retrata época e cenários que enriquecem a biografia.

FalaLud 25/05/2021

O diabo santo
Um ser humano intrigante, fascinante e extremamente inteligente. A impressão que fiquei com essa leitura foi de um homem a princípio com boas intenções, mas cheio de falhas que se perdeu no meio do grande poder que conquistou. Mas no final das contas, todos que o execravam e eram contra ele (igreja, nobreza, etc.) foram tão podres quanto aquilo que criticavam.
Como diz o autor, o problema da Rússia era muito mais profundo, Rasputin surgiu apenas como um reflexo desses problemas, mas era muito mais fácil colocar a culpa em um bode expiatório.

Apesar da parcialidade do autor, onde sempre que há dúvida toma partido em defesa de Rasputin, é um livro muito rico em pesquisa e nos dá um amplo panorama sobre os acontecimentos da sociedade na época, além de tentar desmistificar os vários mitos de surgiram em torno do monge louco. Vale a pena a leitura pra que se tirem as próprias conclusões.

Juliana 07/03/2022

Biografia completa
Biografia bastante completa, trazendo informações sobre a probabilidade de veracidade das informações, uma vez que tudo sobre Rasputin é subjetivo e sem fontes confiáveis.

PH 12/02/2023

Nem tão santo, nem tão demoníaco.
O homem por trás do mito! Acredito que a maior conquista do autor ao biografar esta personalidade tão controvérsia foi justamente sair do senso comum e do personagem ?Rasputin? e detalhar a personalidade de Grigori Yefimovich.

De um modo beeem detalhado (na minha opinião, até um pouco demais em alguns momentos), Douglas Smith nos traz dados e informações que mostram que talvez Rasputin foi um personagem mais ?comum? do que realmente achamos conhecer. Talvez nem tão diabólico quanto a população russa descreve e nem tão santo quanto o tsar e a tsarina acreditam. Um homem religioso que em acertos momentos, sucumbiu aos prazeres devassos da vida.

Outro ponto interessante, foi entender a real participação de Rasputin na derrocada da monarquia russa. Apesar de ter participação direta na insatisfação da população e em diversas atitudes do governo, os grandes culpados da queda ainda são Nicolau (com sua passividade e falta de pulso para governar) e Alexandra (com sua crença irrestrita em pessoas erradas).

Enfim, Rasputin se apresenta como um fruto da sociedade russa da época!

Daniel Muniz 25/06/2022

Raspútin
Pra quem quer saber mais sobre a vida, a cultura russa e Raspútin e suas relações e histórias com os Romanovs, é um excelente livro. Em alguns momentos achei ele repetitivo, mas nada que incomodasse demais, o autor também, claramente parcial para o lado de Raspútin as vezes incomodava. Mas escreveu muito bem e fez uma pesquisa perfeita para escrever o livro. O livro é todo feito em cima de referências bibliográficas. Pra quem gosta de história, principalmente a Rússia na época dos tsares, recomendo bastante?

Margarete 10/08/2021

Que personagem...
Olha que eu gosto de BIOS que contextualizam tempo, mas tem muita "barriga" neste livro. Fora isso é perfeito e mais perfeito ainda para quem curte a passagem da monarquia Romanov para a Revolução.

Wagner_GRUNGE_1994 10/11/2022

Uma obra fundamental para aqueles que querem entender a revolução russa
Tolstói e Dostoiévski são formidáveis pontos de referências quando buscamos entender os porquês das drásticas transformações sofridas pela sociedade russa ao longo do século XIX e XX, mas a vida da figura enigmática, polêmica e rodeada de mistério que é o Raspútin consegue nos dar pressupostos mais profundos e complexos do que levou ao fim do czarismo russo.

Este livro nos permite ter uma visão mais nítida das duas primeiras décadas da Rússia no século XIX, aprofundando-nos nas tensões sociais da luta de classes pela decadência da Dinastia Romanov, pela patética regência do Tsar Nicolal ll e até mesmo pela crise espiritual da aristocracia Russa pareada com a da igreja ortodoxa.

Os "Loucos sagrados" são figuras que ganham destaque quando um determinado arranjo da sociedade é abatido pela falência das bases morais e sacras das entidades religiosas. Algumas almas inquietas podem questionar a necessidade da espiritualidade, mas como diz Dostoiévski "existe no homem um vazio do tamanho de Deus", isso quer dizer que a existência humana está submissa a necessidade natural que nós temos de buscar apoio em algo maior, algo que vá além da nossa existência material e, independente do seu real merecimento ou não, o Raspútin findou por ocupar esse espaço na família Romanov e em diversos setores do poder russo. O ponto que em minha análise gerou tanta inquietação naquela época é que não estamos falando de um "guru" qualquer, mas de um camponês, filho das classes oprimidas e que a exemplo de poucos da sua linhagem não se condicionou as rotulações a ele impostas. Em qualquer contexto, quando alguém da classe trabalhadora ascende socialmente tão alto quanto o Raspútin conseguiu isso inevitavelmente gera ódio por aqueles que queriam ocupar a posição de "favorito do rei". Fruto desse ódio tanto a persona quanto a sua classe de origem é que tivemos um oceano infinito de histórias mentirosas e lendas a respeito dele e da sua influência na família Romanov. O Autor Douglas Smith faz questão de trazer várias versões diferentes para os mesmos fatos e isso se faz indispensável tendo em vista que as incontáveis histórias relativas ao Raspútin foram frequentemente distorcidas por conta da grande popularidade que o seu nome ganhou.

Poucas pessoas receberam tantos adjetivos quanto ele, mas após ler uma obra tão sóbria e feita de maneira séria como essa é que percebemos que a verdade é um conceito bem mais fugaz do que pode parecer e que ao analisarmos a biografia de um personagem histórico estamos sujeitos a repetir os erros provenientes dos preconceitos daqueles que no decorrer de suas vidas se ocuparam mais em levantar bandeiras moralistas (fruto de mesquinharia egocêntrica dos seus interlocutores) do que de fato retratar os acontecimentos que eles presenciaram.

Esse belo trabalho do Douglas consegue nos colocar na posição de analistas críticos, sem ficarmos presos as opiniões pessoais dele ou daqueles que forneceram relatos para a criação da lenda em torno do Raspútin. Um belo exemplo de livro perfeito.

Wellington.Pimente 31/12/2023

Biografia elucidativa.
Não tem como pensar na história da Rússia e não pensarmos em Raspútin, como um dos mais lembrados, não só historicamente como culturalmente. A figura ganhou diversos apelidos depreciativos como o diabo santo, o monge louco, o sátiro insaciável, o curandeiro que enfeitiçou uma imperatriz, entre outros.
Essa biografia "Raspútin: fé, poder e o declínio dos Romanov"" escrita pelo historiador Douglas Smith, é muito substancial e meticulosamente pesquisada para elucidar muito do que pensávamos sobre a figura controvérsia, preocupado em nos trazer uma perspectiva menos exagerada dos fatos, com uma visão mais racional e bem mais interessante, com detalhes e minúcias pesquisados em várias fontes e registros da época da Rússia Czarista.
Raspútin era um camponês da distante Sibéria, casado e com filhos, de repente decidiu dedicar-se à vida messiânica em uma jornada que o levaria ao palácio dos Romanovs. O controverso personagem causou furor em seu entorno, em especial por ter sido um dos motivos da derrocada de uma das mais longevas dinastias do mundo. O autor reconta a trajetória do Raspútin de forma magistral, apontando os aspectos que gerou a aura espiritual que o levou a ser considerado homem santo, analisa a família Romanov em todo o contexto histórico, o clero ortodoxo, a reação camponesa, a aristocracia russa, o fascínio pelo ocultismo, aspectos interessantes e importantes da cultura russa na pré-guerra. Como ele escreve em sua introdução: ?A história de Rasputin é uma tragédia, e não apenas de um homem, mas de uma nação inteira, pois em sua vida ? com suas lutas complicadas sobre fé e moralidade, sobre prazer e pecado, sobre tradição e mudança, sobre dever e poder e seus limites ? e em seu final sangrento e violento, podemos discernir a história da própria Rússia no início do século XX".

Leitura mais que recomendada , fundamental para entender todo o aspecto histórico que envolveu a Rússia na época que Raspútin viveu e morreu.

Clari 08/07/2023

Muito interessante. Mas é um livro cheio de detalhes, bem pra pesquisa mesmo, datas e registros sempre presentes nas descriçoes

I.volner2 24/01/2024

Raspútin: um homem que ousou transitar por espaços não permitidos à sua classe e pagou um preço caro por isso. Um homem que uniu, por meio do ódio, grandes opositores contra si mesmo. Esta obra é incrível por apresentar as contradições em torno do homem/mito e descrever uma Rússia marcada por intrigas e conspiradores. Vale cada segundo de leitura!