A Pequena Caixa de Gwendy

A Pequena Caixa de Gwendy Stephen King
Richard Chizmar

Resenhas - A Pequena Caixa de Gwendy

Marcos 15/11/2021

O primeiro de uma trilogia
Mais um livro do King, dessa vez escrito juntamente com Richard Chizmar. E tenho que falar que adoro como a escrita é bem fluída, sem deixar algo denso e monótono.

Gwendy conhece um homem que vai mudar sua vida. Esse homem lhe entrega uma caixa de botões, que lhe dá chocolates que saciam a fome e moedas de pratas que valem bastante. Mas, tudo tem seu preço.

A história não soube explorar bem o que acontece quando alguns botões são apertados e como e o motivo dela funcionar. Isso deve ser o fato, de que, o livro é o primeiro de uma trilogia.

Por falar nisso, @editorasuma trate de trazer pelo menos o segundo livro dessa história!!!

Gwendy é uma personagem que pode lhe agradar ou desgostar, suas atitudes são bem questionáveis se estamos diante de alguém egoísta ou não. A história brinca com isso bastante.

É um livro bom, você termina rapidamente por terem poucas páginas, mas nada de tão surpreendente, talvez em suas sequências tragam algo mais chocante ou inovador.

Gostou da minha resenha? Me siga no instagram @artificiodaliteratura e eu irei te seguir de volta, me adicione como amigo aqui no Skoob!

Carlos R. A. Amorim 25/04/2020

Bem insípida
Uma narrativa curta, com personagens sem profundidade alguma. Nada é explicado, nem mesmo a pequena caixa que dá título à obra. Não descobrimos de onde ela veio nem porque ela faz o que faz.
Em uma estória que se pretende ser de mistérios, existirem fatos sem explicação não é necessariamente um problema, desde que exista uma lógica minimamente razoável no desenrolar dos acontecimentos.
Aqui os mistérios sobre a caixa e o seu funcionamento são apenas jogados, sem qualquer preocupação com a sua razão de existir para a coerência ou construção da narrativa e dos personagens.
A caixa é dada a Gwendy por um personagem misterioso que lhe diz que ela foi escolhida para ser a portadora da caixa.
Por quê? Porque sim. E tão sem lógica quanto a caixa lhe é dada lhe é reivindicada ao final.
E como os mistérios do seriado "Lost", que existiam só por existir e que no fundo não significavam nada, o livro termina sem causar nenhum impacto, e também sem deixar qualquer saudade.

Belly 20/10/2020

A pequena caixa de Gwendy
Não tenho muito o que dizer sobre esse livro, ele não tem nenhum ponto para se reclamar pelo menos para mim, e o que me interessou muito foi a escrita muito fluída e gostosa de ser lida.
Um livro muito levinho, indico para quem está numa ressaca literária, ou lendo um calhamaço.

Gabriel Dummer 21/03/2021

Rápido e reflexivo
Gwendy ganha uma caixa de um homem misterioso de chapéu que muda a sua vida, tanto para o bem quanto para o mal. Sua força de vontade mantém o mundo em segurança ou apenas causa tragédias? Um livro na maior parte leve que traz algumas reflexões, ainda que não seja profundo e muitas questões fiquem em aberto.

Daniana.Bittencourt 03/01/2022

A pequena caixa de Gwendy
Aos 12 anos, Gwendy recebe uma caixa misteriosa de um desconhecido. Ele pouco a instrue, mas ela meio que sabe o que ela é capaz de fazer.
Meio que na ingenuidade, a vida de Gwendy vai mudando pra melhor: deixa de sofrer bullying, melhora as notas na escola, entre tantas outras coisas; tudo isso após ela passar a ser a nova detentora da caixa de botões.
Gwendy fica curiosa e cautelosa ao mesmo tempo para saber o poder que aquela caixa tem em si. Ela percebe que sua vida melhora a cada dia, mas teme pelas consequências vindas após usá-la.

Gostei bastante do livro. Como é curtinho, li rápido e a leitura fluiu. Esse livro é uma espécie de analogia sobre o poder de nossas escolhas. Podemos escolher fazer o bem ou o mal, sabendo que toda ação tem uma reação.

Eliete 28/09/2023

Que gostoso de ler!
É uma leitura muuuito rápida, passa rapidinho. A escrita é bem gostosa e fluida. Como é um livro introdutório não senti tanto apego aos personagens apesar de algumas situações serem bem marcantes.
Espero ler as continuações em breve. Vale muito a pena pra quem quer um bom passa tempo e uma leitura rápida

Bruno supp 27/09/2020

Livro maravilhoso !
Adoro o king junto com outros escritores nessas pequenas novelas curtas. Adorei a história da Gwendy a leitura é tão fluída que você acaba querendo mais ; achei o livro bastante interessante com muito material para uma possível continuação.

Gabriel 24/11/2020

Gwendy Paterson é uma menina de 12 anos que todo dia sobe as intermináveis escadas do local que ficou conhecido como Escada Suicida para ir pra casa. Em uma de suas caminhadas, ela conhece um misterioso homem trajando roupas pretas que a chama para conversar. Apesar das desconfianças e dos avisos de seus pais para não conversar com desconhecidos, Gwendy, movida pela curiosidade, aceita o convite do homem e se senta ao seu lado. Entre metáforas que Gwendy não compreende muito bem, Richard Farris (sempre RF, não é, King?) entrega a jovem uma misteriosa caixa contendo alguns botões. Segundo o homem, a cada vez que algum desses botões forem apertados, ocorrerão mudanças positivas na vida de Gwendy, no entanto, haveriam consequências: Catástrofes, tragédias e outros eventos perigosos ocorreriam em algum lugar do mundo e não havia nada que ela pudesse fazer para impedi-los de acontecer. Ao longo das páginas, acompanharemos, então, a relação da jovem com a misteriosa caixa e o livro aborda exatamente essa questão sobre o poder das nossas escolhas. Se tivéssemos o poder de mudarmos nossa vida, ainda que, para isso, causássemos a destruição de outras, faríamos mesmo assim?

A escrita de Stephen King é muito mais complexa do que simplesmente criar histórias de terror. Suas narrativas sempre possuem um viés crítico em que muito se discute a respeito de algum assunto específico, seja algum aspecto político, social, comportamental ou cultural. Suas obras mais recentes ilustram perfeitamente o que acabei de dizer ? vide O Instituto e Ascensão, por exemplo. Em A Pequena Caixa de Gwendy, ainda que a escrita seja compartilhada com Richard Chizmar, King encontra um espacinho na narrativa para demonstrar todo seu descontentamento com o governo de Donald Trump. Críticas à parte, como vocês podem imaginar, o livro possui até uma pegada filosófica sobre nossos atos e o poder de nossas escolhas.

A premissa do livro é excelente e eu me interessei logo de cara pela história. Gwendy, no auge de sua inocência é apaixonante e cativa o leitor, mas a sensação que tive é que o livro na verdade é um conto ou uma introdução para algo maior e não uma história fechada. Os elementos são bem amarrados e encadeados e a história é redondinha, mas sinto que a narrativa possuía muito potencial pra ir além, trazendo discussões densas, porém, todos os elementos são abordados de maneira muito superficial e pouco interessantes, é quase como se fosse a introdução para uma história, mas que, infelizmente, se encerra ali mesmo. A história ainda conta com algumas referências a outros livros do King (principalmente por se passar em Castle Rock), mas que pra mim soaram deslocadas da narrativa principal e muitos leitores que não conhecem a fundo as obras do autor irão passar batidos por elas.

É uma leitura extremamente rápida (são só 157 páginas!!) e li em apenas uma tarde. A edição é bem caprichada e conta com algumas ilustrações bem legais, mas em suma, é um livro que deixa um gostinho de quero mais, sendo aquele tipo de obra que você lê de maneira despretensiosa e que não irá tomar muito do seu tempo.

Gustavo | @guh_santtoos 12/06/2021

Gwendy's Button Box
Gwendy Peterson é uma menina de 12 anos que mora em Castle Rock e sobe as escadas do suicídio todos os dias para tentar perder alguns quilos após ser intimidada por seus colegas de escola. Essas "escadas suicidas" são apelidadas porque, além do péssimo estado técnico, em 1934 um homem se matou ali. Não seria surpreendente se Gwendy conhecesse o homem estranho que mais tarde se apresentou como Richard Farris. nos mesmos degraus para entregar-lhe uma caixa de botões com chocolates em formato de animais, moedas de prata de 1891 e tudo o que esta menina pudesse desejar.

A caixa contém duas alavancas. Uma produz moedas raras, excepcionalmente bem preservadas e valiosas, e o outra produz chocolate em forma de animal. Mas é claro que não é qualquer chocolate, é o chocolate mais saboroso que você comerá, capaz de resolver seu problema de peso, melhorar sua visão ou melhorar seu desempenho atlético.

Sou fã de King há alguns anos, desde que comecei com Joyland e assim por diante, indo de It a coisa a Torre Negra, então toda vez que pego o livro do mestre, já estou indo com essas expectativas. O livro, embora considerado um romance por conter pouco mais de 160 págs, não ignora a essência do mestre. E é impossível não reparar que o livro não é apenas de King, mas também de Richard Chizmar, pelo que li, ele é mais reconhecível por seus roteiros de filmes. Talvez seja por isso que o livro parece mais um roteiro de filme do que um romance em si.

Embora não tenha nada a ver com contos de fada, pois o enredo tem muito suspense, a obra se move em um mundo de fantasia, trazendo reflexos sobre a vida em sociedade. Ele é como Carrie, a Estranha, só que mais juvenil.

Este livro também lembra muito o filme "The Box" e também é inspirado no conto de mesmo nome de Richard Matheson. A Pequena Caixa de Gwendy é uma das histórias que lemos em poucas horas. É uma grande diversão, e sentimos que poderia ir mais longe quando acabamos.

De qualquer forma, o livro é bom, mas não espere grandes coisas dele!

Cristina 30/07/2020

Pra ler de uma vez só
Um livro bem pequeno pra ler se uma vez só, gostei bastante, bem leve, sem sustos, tbm acho que merecia um original Netflix bem fantasia hehe.

FRAN329 19/02/2022

A pequena caixa de Gwendy
A pequena caixa de Gwendy foi minha sexta leitura de 2022, mais uma experiência boa com o mestre King. Um livro que chamou minha atenção pela capa, e que me fez pensar que poderia ser apenas mais uma obra que somaria minha coleção; mas não, nesta obra incrível, Stephen King e Richard Chizmar me surpreenderam do começo ao fim. Curtinho e cheio de mistérios, este trabalho maravilhoso conta a história de Gwendy, uma garotinha de doze anos que sofria "bullying" por ser gordinha, usar óculos e não parecer atraente aos olhos dos garotos idiotas da escola em que ela estudava.

Certo dia, ao chegar no topo da Escada Suicida de Castle View, a partir da cidade de Castle Rock, ela encontrou pela primeira vez o sr. Richard Farris, um homem misterioso que a convidou para conversar, a fim de entregar-lhe uma caixa misteriosa que, ao passar dos anos, fez com que sua vida seguisse caminhos os quais ela nunca pensou em percorrer.

De posse da caixa, Gwendy usou e guardou em segurança sem revelar seu segredo nem mesmo a sua melhor amiga Olive. Com o passar dos anos, as mudanças na vida de Gwendy começaram a aparecer, ela se torna uma bela jovem, linda e atraente, uma excelente aluna etc., mas, infelizmente essas mudanças causaram inveja em suas amigas, fechando cada vez mais seu ciclo de amizades.

Mas o pior de tudo não são as mudanças na vida de Gwendy, o terror da história é a perseguição que ela sofre do pervertido Frankie Stone que a persegue desde a infância até a vida adulta. "Ele tem cabelo castanho oleoso, acne espalhada como uma explosão pela cara e uma tatuagem malfeita do AC/DC no braço. Também sofre do pior caso de cê-cê que Gwendy já viu." (KING, CHIZMAR, 2018, p. 57).

Gostei tanto desse livro que o classifiquei como um dos meus favoritos deste ano.

Perfeito!

Jéssi Lima 03/12/2021

Peculiar
Gostei muito desse conto, gosto muito também da escrita do King, ele me fascina e faz minha imaginação ir nas alturas, achei eletrizante, fiquei o tempo todo querendo saber o desfecho da história, foi um conto bem estruturado, curto, porém fascinante.

Milena 18/05/2021

Que leitura fluida! Amei ler esse livro, uma pena ser tão curtinho, pois nem senti o tempo passar nessa leitura. Como sempre, o King tem toda uma maneira de nos envolver, atiçando nossa curiosidade e deixando com vontade de saber mais e mais. Indico essa leitura para quem quer entrar no universo King!

Aline @maesliterarias 09/08/2020

A pequena caixa de Gwendy
Fui totalmente surpreendida pela história, porque apesar de ter lido a sinopse imaginei tudo de maneira diferente. Esperava uma história de terror, assustadora com coisas e personagens (mais) sobrenaturais.

É claro que se trata de uma fantasia, porém o terror está mais na questão da responsabilidade do guardião da caixa, no caso Gwendy, e como ela vai usar esses "poderes", já que é ela quem decide o que a caixa pode "fazer". Chocolates deliciosos, fortuna, popularidade, sorte, e até mesmo tragédias!

Claro que tudo tem um preço, e as vezes coisas ruins também acontecem. Será que esse é o preço que Gwendy tem que pagar por moedas e chocolates infinitos? Vale a pena viver com a preocupação de que a caixa caia em mãos erradas, e a culpa vai ser sua?

Para quem tem medo do terror atribuído ao king, mas quer começar a ler, pode ser um bom começo, apesar de não ser tão característico dele, a escrita é bem limpa e sem os muitos detalhes que ele adora enfiar nas nossas cabeças. Eu esperava mais do final, porém reconheço que foi condizente com o decorrer da história.

site: https://www.instagram.com/maesliterarias/