O Melhor Amigo do Homem

O Melhor Amigo do Homem Leonel Caldela

Resenhas - O Melhor Amigo do Homem (A Lenda de Ruff Ghanor #3)

1 | 2 | 3 | 4

Confessor 02/11/2023

A história de Ruff Ghanor continua
"A lenda de Ruff Ghanor - O melhor Amigo do Homem" é o terceiro livro da saga de fantasia escrita por Leonel Caldela. Se você leu os dois primeiros livros da série, você já sabe que a história é envolvente e cheia de reviravoltas. Neste terceiro, acompanhamos um Ruff Ghanor mais velho e experiente depois de tantas batalhas e com novos grandes desafios pela frente. É importante destacar que a história não se encerrou neste livro, o que seria uma trilogia, vai ganhar um quarto volume.

O enredo empolga com várias histórias acontecendo simultaneamente que se conectam no final. O mundo onde se passa a história foi ampliado, conhecemos novos reinos. E aqueles personagens que já conhecemos são mais desenvolvidos chegando novos que nos deixam mais conectados com a obra. Infelizmente também há despedidas dolorosas, mas não vou dar spoilers aqui.

Como nos outros livros, o estilo de escrita de Caldela continua muito envolvente e de fácil leitura. Mesmo com mais de 600 páginas. ele consegue contar a história de uma forma que mantém o leitor interessado do começo ao fim. Além disso, tem um talento especial para criar trechos de ação muito bem escritos, principalmente nas várias batalhas que ocorrem neste volume. Acho que é um dos destaques de "O melhor Amigo do Homem".

Se você é fã de fantasia, recomendo muito a leitura deste livro. Desta vez eu li somente na versão em áudio narrada pelo ótimo Spencer Thoth e recomendo fortemente o audiobook da Storytel. Mas senti falta do livro físico para acompanhar a andança dos personagens pelos mapas.

Parabéns aos editores do livro e idealizadores: Deive Pazos (Azaghal) e Alexandre Ottoni (Jovem Nerd). Já estou participando do financiamento coletivo da expansão do universo e ansioso pelo quarto livro.

Thalles 22/08/2023

Começa bom. Termina bom. Um meio conturbado e burocrático.
Ando tendo bastante dificuldade com os livros do Leonel. Mesmo sendo parte dos universos de RPG criados no Nerdcast, universos esses que eu sou completamente apaixonado, os livros criados para expandir a história estão se tornando um trabalho árduo para mim. Foi assim com os romances de Cthulhu e agora com esse a mesma coisa. Apesar de aqui, eu ainda conseguir desprender mais energia para continuar investido na leitura; o que não foi tanto o caso na outra saga.
Todo o "miolo" desse livro foi se tornando desgastante para mim. Em alguns momentos me peguei quase fazendo uma "leitura dinâmica", só passando os olhos pelas palavras rapidamente, sem absorver muito do que estava sendo dito. Isso talvez seja um sintoma do meu problema. Talvez a "obrigação" do livro ter uma quantidade enorme de páginas faça com que muitos arcos da história se tornem mais prolixos do que desenvolvimento dos personagens de fato. Entendo que talvez a ideia fosse de criar um grande épico de fantasia e dar ainda mais peso aos protagonistas já tão densos das obras anteriores, mas algumas partes não me pegaram.
Pra mim, 150 - 180, até 200 páginas a menos, poderiam fazer um bem incrível para esse livro. Deixá-lo mais dinâmico, sem tantos rodeios à lá Martin, faria uma experiência mais interessante, já que não é o último da saga mesmo, e provavelmente virá outra bíblia no quarto volume.
Mas enfim, divago.

Mari 18/08/2023

E que venha sobre nós o rei santo
Leonel querido, se você tivesse feito assim em Criador da Morte...
Livro perfeito, as intrigas palacianas muito bem balanceadas com batalhas que são descritas mas não até a exaustão e um capitulo inteiro sobre o luto e a burocracia da morte que vai me levar as lagrimas todas as vezes que eu ler. Espero que o quarto entregue ainda mais.

Thais 12/08/2023

SÓ LEIA!!
Se não me falha a memória, esse é com certeza o melhor livro que já li até hoje (eu sei que não li muitos livros até agora pra poder falar isso, mas é sim o melhor até agora). Esse livro simplesmente me fez surtar por muitos momentos e sempre que isso acontecia eu tinha que vir aqui comentar sobre. O melhor da trilogia sem dúvidas e eu leria de novo e de novo e de novo. Muitos plot twists bons, muitos acontecimentos de dar raiva por causa do Ruff (o que já era normal desde o começo do primeiro livro kkkkkkk), um ritmo de leitura ótimo com imersão total. Arrepiei centenas de vezes e quase chorei tanto em partes tristes quanto felizes. Enrolei muito pra acabar porque eu simplesmente não estava pronta pra um fim. Incrível!!

Recomendo demais!

Bruna 10/08/2023

Leonel Cruel
Comecei amando o primeiro livro dessa séria incrível, porém devido a algumas ações de Ruff no segundo livro, eu não consegui mais me apegar ao personagem e comecei a odiá-lo..
Consequentemente, demorei para iniciar a leitura do volume III.
Mas me arrependi.. deveria ter começado antes!
Esse livro foi uma surpresa muito boa, cheia de personagens incríveis, profundos, engraçados e malignos! Eu amei cada detalhe.
E pessoalmente, minha favorita, em relação ao desenvolvimento do personagens e sua missões vitoriosas, foi a Hild Osso Oco.
Várias das mortes foram muito chocantes e trágicas e tristes.. O Leonel é fodamente trágico (risos).
Ansiosa para o próximo!

Sakurazuka 30/07/2023

Um livro empolgante e cheio de tramas com muitas passagens de anos igual os anteriores.
Pensei que seria o último livro da saga, mas vai ter mais um. Porém eu amaria se esse fosse o final, vou pensar se deixo assim. O outro ainda não foi lançado.

Jards 18/06/2023

Ghanor! Ghanor! Ghanor!
Acompanhamos o reinado de Ruff, senti como vários contos, de cada época, são ligados, mas poderiam ser livros solos, alguns. Não estraga ou atrapalha a experiência. O final é impactante como o do primeiro livro.

Fagundes 25/05/2023

Ghanor! Ghanor! Ghanor!
Ruff Ghanor é uma das provas do potencial infinito que os brasileiros têm de criar histórias fantásticas.
A história é absurdamente envolvente, bem aprofundada, com vários personagens marcantes.
Eu nem notei as mais de 600 páginas do terceiro livro passarem.
Leonel Caldela é cuidadoso e dedicado em cada frase, cada acontecimento, cada rumo dos destinos dos personagens.
Aguardo, ansioso como uma criança, a continuação.

Caio.Zitelli 28/02/2023

O melhor dos três!
Inacreditável como o Leonel consegue melhorar a história e a trama a cada livro! Me sinto como se estivesse vendo Ghanor com meus próprios olhos, lutando as batalhas com minhas próprias mãos, escutando tudo com meus próprios ouvidos! Mal posso esperar pelo livro 4!

Camilota 26/02/2023

QUE FINAL FOI ESSEEEEE
O melhor de todos os 3 livros até então.
O título se encaixa perfeitamente com o desenrolar da história que é envolvente e muito emocionante, não tem como parar de ler!

1 | 2 | 3 | 4