O Homem Vazio

O Homem Vazio Thiago Lee

Resenhas - O Homem Vazio

1 | 2 | 3 | 4

autor_thompson 08/02/2024

Um livro que eu não sabia o que esperar, mas que foi bom do início ao fim. Me peguei em alguns momentos da leitura não querendo largar o livro.

Berenice.Thais 30/12/2023

Leia
E uma leitura incrível como uma metáfora .realidades virtual e real e conflitos familiares .me identifiquei um pouco com a a jornada de trabalho do otto e de que no meu caso chega a ser cansativa e tediante .

Kelvin 05/11/2023

A São Paulo paralela
Comecei a ler esse livro por uma indicação e a premissa é muito boa, é sobre o Otto um jovem adulto vivendo seus conflitos familiares, de trabalho e sociais, quando descobre uma realidade paralela de São Paulo.

O desenvolvimento da história é bom, ainda mais para quem conhece os principais pontos de SP, pois o personagem narrar a noite de um jovem adulto. Mas é com a apresentação de outros personagens como a Ana e o Caio (um homem trans) que a história ganha mais diversidade e pontos interessantes, e esse acaba sendo o ponto alto do livro (principalmente quando o Otto se torna um negacionista e chato).

Porém, a história e a justificativas para a trajetória do personagem não se sustentam, primeiro pelo final, aparentemente, apressado (na tentativa de fechar todos as pontas soltas) e segundo pelo universo criado pelo autor não ser explorado ou até mesmo pela falta de uma explicação para os acontecimentos.

Lethycia Dias 28/03/2023

Sobre relacionamentos e solidão
É uma fantasia urbana que fala muito bem sobre relacionamentos e sobre a importância de estarmos realmente próximos das pessoas com quem convivemos para manter amizades e relações familiares, nos interessando genuinamente por elas e por suas vidas. O mundo paralelo de onde vem o duplo de Otto é uma boa metáfora para representar a solidão e o vazio de nossas vidas hoje em dia: podemos sair de casa todos os dias, pegar um ônibus lotado, trabalhar o dia inteiro e na verdade estar fazendo tudo isso no "modo automático", sem pensar ou sentir nada a respeito.
É quase desesperador observar como Otto vai "desaparecendo" da memória de quem o conhece conforme mergulha no universo da influência digital, tendo seus vídeos assistidos por milhares de pessoas, mas com quem não tem nenhuma conexão para além disso. Do mesmo jeito, também é doloroso perceber como sua Ana estava tão distanciada da mãe e do irmão a ponto de ser substituída pelo seu duplo sem que ninguém sequer percebesse que a verdadeira Ana estava o tempo todo presa no próprio quarto.
Também foi legal acompanhar um livro com um protagonista da periferia, que vive a rotina massacrante de ter que se deslocar pela cidade por horas e horas para estudar, trabalhar ou se divertir. Me identifiquei com quase tudo relacionado a isso.

site: https://amzn.to/42L2kzo

Dango Yoshio 17/03/2023

Ficção científica paulista
Gostei bastante da escrita do Thiago Lee. A leitura foi bem fluida e divertida. Fala sobre culpa, saúde mental e o vício em redes sociais, tudo misturado em uma ficção científica com drama familiar ambientada em São Paulo.

Se tiver que citar um problema (além de o Otto ser um completo idiota várias vezes) seria o clímax, que pra mim foi meio murcho, porque construiu toda uma expectativa praquele momento e é resolvido com diálogos expositivos e um abraço, MAS tem um plot twist que me deixou perprecta, o final é maneiro, uma coisa sessão da tarde, e o epílogo me deixou bem feliz!

Num geral foi uma leitura divertida e interessante.

Renan.Aryel 01/01/2023

O drama humano de todos os dias
Uma leitura que me surpreendeu bastante nesse final do ano. Uma cidade grande que não trata bem seus habitantes, São Paulo. Uma estória sobre família, sobre amadurecimento e o drama humano que se desenrola todos os dias.

Victoria 20/09/2022

Nada melhor que uma fantasia nacional e periférica
Gente que livro incrível!! O plot me prendeu muito, parava de ler e ele não saia da minha cabeça, me senti muito imersa, por ser nacional e tratar de acontecimentos cotidianos para pessoas de baixa renda me identifiquei muito. A questão que me incomodou foi que muitos acontecimentos são deixados de lado, a maioria das coisas não são bem trabalhadas, começam a ser desenvolvidas e são largadas na metade pra iniciar outras coisas. Os pontos principais que foram tratados no início do livro são resolvido as pressas sem sua devida atenção. Em relação a problemática principal os personagens são bem controversos, uma hora falam q isso é super importante, mas quando fazem descobertas ficam deixando pra relatar pros outros depois. Mesmo assim o livro é incrível, me diverti muito lendo.

Cantinho do Juh 11/07/2022

Simplesmente INCRÍVEL
Muito tempo atrás eu havia perdido a vontade de ler livros nacionais. Mas essa obra prima aqui foi um dos livros que me faz acreditar ainda.

Sobre os personagens, posso dizer que embora a história alterne entra visão de alguns personagens (em alguns momentos indo do presente até um pouco no passado), isso não atrapalha em nada o desenvolvimento dos mesmos. Tenho certeza que pelo menos por algum personagem todo mundo vai se apegar.

Sobre a história em geral, mantém o leitor curioso 100% do tempo, querendo saber o que causou essa várias aberturas no tecido da realidade, e para onde vão as pessoas desaparecidas. Quase que a cada página, temos algo que nos deixa "na ponta da cadeira".

E sobre o autor, tive a chance de bater um papo muito breve no evento em que comprei o livro. Se mostrou muito educado, e empolgado com os comentários sobre o próprio trabalho.

O que é a São Paulo do Lado de Lá? Onde estão as pessoas desaparecidas? E qual a intenção de Otávio, o duplo de Otto? Para descobrir, convido todos a entrarem nesse mundo. Mas cuidem-se para não ficarem presos?

jaquesant0s 16/01/2022

A premissa é muito interessante, a forma como o autor descreve um mundo onde vivemos cercados de pessoas e mesmo assim nos sentimos solitários é o retrato ideal dos tempos modernos, mas acho que no meio o livro se enrola com muitas subtramas que não são desenvolvidas e acaba esquecendo de tratar coisas que eram mais importantes pra história principal.

Chris 01/06/2021

Bem paulista
Cada página, cada parágrafo respira e cheira a essência das ruas e bairros de são Paulo.

Ivan 18/05/2021

Horrível! Tentei ler por achar o título interessante e a sinopse legal, mas não dá.
Escrita sofrível, enredo mal elaborado. Mal revisado com erros básicos. Não consegui avançar

Livros e Pão 07/04/2021

Premissa interessante, final que deixou a desejar
O livro começou muito bem e a alternância entre as narrativas de Ana e Otto foi bem pensada. Contudo, mais ou menos na metade do livro, senti que o autor foi perdendo o fôlego e a narrativa se perdeu. Ainda assim, é uma boa leitura.
Fiz comentários mais elaborados na resenha do Youtube :)

site: https://youtu.be/v-oSdAEBxZI

Gildenisson 20/03/2021

Intimista
Essa obra fala muito sobre a solidão, sobre a nossa reclusão no mundo moderno, como deixamos de nos conectarmos com outros e assim nos fechamos em nossas solidões.

Livro maravilhoso, com um final inesperado. E o melhor de tudo foi descobrir que o autor é da terrinha de Sergipe, que maravilhoso ler um livro de um autor conterrâneo.

Leiam se puderem e contemplem essa delícia de história.

1 | 2 | 3 | 4