O Homem Vazio

O Homem Vazio Thiago Lee

Resenhas - O Homem Vazio

1 | 2 | 3 | 4

Mara Flores 28/07/2020

Otto é um jovem perdido em si mesmo. Vive o drama de ter uma mãe doente, um relacionamento distante com a irmã e de se sentir incapaz de mudar a sua própria vida. É aspirante a youtuber, mas não tem amigos reais.

Em um encontro inesperado com uma cópia sua (seu duplo), ele tem a chance de conhecer uma outra São Paulo, onde as coisas não são como ele está acostumado. Juntos, eles vão tentar descobrir o mistério do desaparecimento de algumas pessoas da cidade.

Na trama, Otto também terá que aprender a lidar com a sua família e encarar seu problema de autoestima, o que fará com a ajuda de uma garota que conheceu recentemente.

A ideia da existência de uma São Paulo paralela, onde os duplos das pessoas vivem de outra forma é bem bacana. Aliás, o mundo que o autor criou me pareceu interessante, mas senti falta de mais profundidade a respeito desse outro mundo.

[Valorizem a literatura nacional! :)]
Berenice.Thais 22/11/2023minha estante
Pelo que estou entendendo o outro lado e só nos dado um vislumbre.

Polyana 03/03/2020

No começo a leitura aguçou minha curiosidade, mas depois ficou um pouco de mais do mesmo, até que a história tem uma guinada que torna a trama emocionante.

Lanna 13/11/2020

Não é ruim, mas também não é bom
A ideia é ótima, mas o desenvolvimento deixou a desejar! A história já começa com o Otto descobrindo sobre seu duplo e a São Paulo do Lado de Lá, isso eleva o interesse e faz pensar "opa esse livro vai ser bom", só que tudo começa a decair e penso que a escrita do autor contribuiu pra isso (falta profundidade).

As coisas vão se tornando mornas e anticlimáticas. Quando um personagem descobre algo, lança a cartada do "te conto depois". A narração em pontos de vista diferentes mais atrapalhou do que ajudou porque quando alguém chega no ponto x acaba o capítulo e em seguida começa a narração de outra pessoa até chegar no mesmo ponto x. Desnecessário. Além disso, alguns personagens são insignificantes e muitas situações não acrescentam em nada à trama.

Não consegui sentir simpatia pelos protagonistas porque eles me pareceram incoerentes demais. O mundo se acabando e o Otto preocupado com coisas fúteis, mas pelo menos a incoerência da Ana foi explicada.

As partes positivas: o Lado de Lá é bem interessante e inclusive merecia ser mais explorado; as questões levantadas sobre solidão e redes sociais também foram bem legais e atuais; a representavidade é bem forte e presente; é nacional e a gente tem que consumir mais a nossa literatura!

jaquesant0s 16/01/2022

A premissa é muito interessante, a forma como o autor descreve um mundo onde vivemos cercados de pessoas e mesmo assim nos sentimos solitários é o retrato ideal dos tempos modernos, mas acho que no meio o livro se enrola com muitas subtramas que não são desenvolvidas e acaba esquecendo de tratar coisas que eram mais importantes pra história principal.

Slyntherinn0t 10/09/2020

Com o coração vazio por ter acabado muito rápido.
Esse livro reúne algumas coisas que eu gosto muito, a realidade paralela, a literatura nacional, não possui apenas um protagonista, a história com mais de um ponto de vista, a volta no passado para explicar detalhes essenciais para história naquele momento, personagem lgbtqi+. Foi a primeira fantasia urbana que eu li e eu AMEI, o jeito que São Paulo virou um personagem também e ele mostrou a realidade de quem mora em SP coisas que eu já vivi tanto sozinha ou com os meus amigos, me fez "entrar" na história de um jeito muito natural e eu percebi também que no momento que o autor se sentiu mais a vontade com a história eu consegui ler com mais fluidez.

Dango Yoshio 17/03/2023

Ficção científica paulista
Gostei bastante da escrita do Thiago Lee. A leitura foi bem fluida e divertida. Fala sobre culpa, saúde mental e o vício em redes sociais, tudo misturado em uma ficção científica com drama familiar ambientada em São Paulo.

Se tiver que citar um problema (além de o Otto ser um completo idiota várias vezes) seria o clímax, que pra mim foi meio murcho, porque construiu toda uma expectativa praquele momento e é resolvido com diálogos expositivos e um abraço, MAS tem um plot twist que me deixou perprecta, o final é maneiro, uma coisa sessão da tarde, e o epílogo me deixou bem feliz!

Num geral foi uma leitura divertida e interessante.

Daniela 14/03/2020

O livro começou muito bom, com uma narrativa agradável, sem ser muito corrida ou arrastada, boas explicações, depois começou a se perder e ficar mais do mesmo. O final achei meio chato, mas em geral, é um bom livro.

William 12/10/2019

É um livro morno
Começa bem legal, a ideia é bem interessante (apesar de não muito original... a ideia dos mundos paralelos é bem semelhante a Stranger Things), porém quase não tem plot impactante, as surpresas são bem decepcionantes, enfim, a história não conseguiu me manter interessado, o final é um desastre, extremamente confuso e, sinceramente, com ar de improvisado. Não recomendaria.

Dani 26/12/2019

Uma história vazia.
Confesso que quando comecei a ler o livro esperava que se aprofundasse mais no tema solidão, depressão etc. Que funcionasse como uma alegoria aos problemas da vida moderna. Mas mergulhei no raso. A história se enrrola longos 75% (li no kindle), extremamente repetitiva, é o mesmo papo toda vez que vê a mãe, é o mesmo papo toda vez no trabalho, precisou ir 500 vezes no mesmo bar comer...talvez fosse um recurso para mostrar como a vida do protagonista é uma mesmice e deixa ele no automático, mas se tornou muito cansativo. A resolução da história acontece de forma atropelada, demorei dias lendo um livro cansativo e em 1 hora final é que tive algum gostinho de uma leitura mais interessante, ainda que confusa.
O que mais gostei foi as mudanças de pontos de vista, de um personagem pra outro na troca dos capítulos. Mas mais uma vez, isso só funcionou bem no final, porque antes só parecia que eu estava relendo um capítulo.
Não conhecia o autor e também não sei quantos livros ele já escreveu, as idéias são boas, mas a escrita deve evoluir ainda.

Victoria 20/09/2022

Nada melhor que uma fantasia nacional e periférica
Gente que livro incrível!! O plot me prendeu muito, parava de ler e ele não saia da minha cabeça, me senti muito imersa, por ser nacional e tratar de acontecimentos cotidianos para pessoas de baixa renda me identifiquei muito. A questão que me incomodou foi que muitos acontecimentos são deixados de lado, a maioria das coisas não são bem trabalhadas, começam a ser desenvolvidas e são largadas na metade pra iniciar outras coisas. Os pontos principais que foram tratados no início do livro são resolvido as pressas sem sua devida atenção. Em relação a problemática principal os personagens são bem controversos, uma hora falam q isso é super importante, mas quando fazem descobertas ficam deixando pra relatar pros outros depois. Mesmo assim o livro é incrível, me diverti muito lendo.

Pablo 20/04/2020

Diferente
Gostei da proposta. O enredo tem umas oscilações de ritmo, ora é lento, ora é intenso, mas no geral é bom, e ainda de quebra tem muitas críticas sociais que fazem o leitor refletir. O ebook contém muitos erros ortográficos.

Guilherme 16/02/2020

Uma agradável surpresa
Uma agradável surpresa

O homem vazio, livro de Thiago Lee, é mais que uma agradável surpresa. O livro conta a história de Otto, um garoto da periferia de São Paulo que, sem uma explicação inicial, está simplesmente sendo esquecido por todos. A história se desenvolve mostrando a narrativa de vários personagens da trama, mas o foco fica pelo Otto e sua irmã Ana. A história é cativante, todo o contexto é explicado de forma orgânica na narrativa, nada é simplesmente jogado como informação complementar. A forma de escrita te leva facilmente a imaginar o quão seria interessante esse livro ganhar uma animação nos moldes de "I Lost My Boddy" filme disponível na Netflix.
O universo criado por Thiago Lee, é uma clara crítica a sociedade de aparências em que vivemos, onde relações superficiais e números, por vezes são mais importantes que relacionamentos íntimos e duradouros, sejam de amizade ou por laços amorosos. O livro é uma é uma reflexão maravilhosa em uma trama de ficção muito bem escrita. Vale a pena cada capítulo.

Gildenisson 20/03/2021

Intimista
Essa obra fala muito sobre a solidão, sobre a nossa reclusão no mundo moderno, como deixamos de nos conectarmos com outros e assim nos fechamos em nossas solidões.

Livro maravilhoso, com um final inesperado. E o melhor de tudo foi descobrir que o autor é da terrinha de Sergipe, que maravilhoso ler um livro de um autor conterrâneo.

Leiam se puderem e contemplem essa delícia de história.

Luiz 13/07/2020

Mais altos que baixos
Foi uma leitura bem agradável. No começo foi um pouco difícil acreditar no personagem, mas depois das primeiras páginas a leitura te prende e é fácil mergulhar na estória. Ainda não sei se gostei do fim, mas a jornada com certeza valeu a pena

1 | 2 | 3 | 4