As 100 Melhores Histórias Eróticas da Literatura Universal

As 100 Melhores Histórias Eróticas da Literatura Universal Flávio Moreira Da Costa

Resenhas - As 100 Melhores Histórias Eróticas da Literatura Universal

Juliana 27/12/2022

As 90 histórias mais chatas da literatura erótica
Eu não estou em um ano bom para leituras. Achei que seria interessante uma coletânea de contos, porque os textos, as histórias, a forma de contá-las muda rápido e o desfecho também vem rápido. Mas esse acabou sendo o livro mais sofrido e ruim do ano.
A ideia é ser uma coletânea de contos eróticos e eles juntaram histórias de desde sempre. Que talvez tenham até certa importância literária (algumas eu duvido), mas que são chatas. Revolucionaram o período em que foram escritas porque, por exemplo, em alguns períodos da História só de falar de sexo já era um sacrilégio e não porque a história contada fosse boa ou interessante.
Melhora um pouco no final, mas não muito.
Sinceramente, não recomendo a leitura.
Disse 90, já que uns 10 textos se salvam.

Dose Literária 20/02/2013

Um ótimo guia
Bom, há algum tempo eu li esta compilação organizado por Flávio Moreira Costa que também organizou outras coletâneas de vários estilos na literatura.
Antes é preciso “avaliar” o que é considerado erotismo para cada leitor. Moreira reuniu histórias desde as mais sutis as mais explícitas, passando por quase todas as épocas e culturas da humanidade.
Gostei especialmente dos contos europeus medievais. Algumas histórias ou trechos eu já havia lido dos próprios originais como nas obras: Satiricon, Anti-Justine, Contos de Marquês de Sade, Teresa Filosofa, Madame Bovary, Lira dos Vinte Anos, Noite na Taverna, Contos de Machado de Assis, Primo Basílio, O Amante e até Kama Sutra. (Continue lendo... http://www.doseliteraria.com.br/2012/02/historias-eroticas.html#more)

Patrícia 08/03/2012

Herick 21/02/2010

As 100 melhores histórias eróticas da literatura universal
Aconselho a leitura para quem gosta de erotismo suave, velado, beirando o inexistente.
Em suma, para pessoas muito sensíveis ou com uma imaginação muito fértil.

Foontes 16/03/2011minha estante
No limite da acidez!

Márcia Regina 07/09/2009

"As 100 melhores histórias eróticas da literatura universal", de Flávio Moreira da Costa

Li a resenha de Érika dos Anjos. Concordo plenamente.

O livro não me agradou 100%, os contos são escolhas e provavelmente cada um de nós teria suas próprias escolhas pessoais. Mas a diversidade de visões frente ao erotismo e ao sexo é um dos principais atrativos da obra. Lendo as histórias, vemos a mudança gradativa na forma como o assunto vai sendo tratado, não apenas pela palavra escrita, mas também no quotidiano social onde cada autor está inserido.

Crueza na descrição dos detalhes, sutileza nos termos, gestos, mostrar e esconder, naturalidade, opressão, culpa, leveza, prazer. Tudo tão diverso de uma época para outra. A literatura exerce nesses textos uma função de espelho que é interessante acompanhar. Mais do que interessante, necessário.

Érika dos Anjos 22/07/2009

Não chega a ser uma tesão maiúsculo
Quando fala-se em Histórias Eróticas, pensa-se em textos onde o sexo é a palavra chave, descrito cruamente e sem parar. No entanto, este livro mostra que há várias formas de se descrever o erotismo e, definitivamente, o sexo por si só é apenas uma delas.

As 100 melhores histórias eróticas da literatura universal retrata diferente épocas da humanidade, assim, o tema é tratado de maneiras bem distintas em cada uma delas. Pois, há uma grande distãncia entre Assim surgiu o amor, pertencente ao O Banquete, de Platão, e Dona Flor e seus dois maridos, de Jorge Amado. No entanto, a idéia inicial está sempre presente, sutilmente ou não, em cada um dos textos escolhidos pelo organizador.

Alguns dos destaques da obra estão em autores não tão conhecidos, como A nova empregada, de Octave Mirbaeu, e Suíte ensolarada, de Duílio Gomes. Isso não quer dizer, que os 'grandes' não tem vez, já que temos excelentes textos que vão de Shakespeare a Gustave Falubert, passando por Marquês de Sade, que não poderia faltar, Bocage e os brasileiros João do Rio e Álvares de Azevedo.

Uma excelente escolha. Porém, que não dá para ler de uma vez, como o fiz em Os 100 melhores contos de crime e mistério da literatura universal.

*************************************************
Confira e comente esta e outras resenhas em http://www.oquartoelemento.com.br
Patty 27/12/2011minha estante
estou lendo e tive a mesma percepção do livro...