Conceito de Literatura Brasileira

Conceito de Literatura Brasileira Afrânio Coutinho

Resenhas - Conceito de literatura brasileira

Romeu Felix 14/07/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
"Conceito de Literatura Brasileira", escrito por Afrânio Coutinho e publicado em 2008, é uma obra que oferece uma análise aprofundada sobre o desenvolvimento da literatura brasileira ao longo dos séculos. Afrânio Coutinho, renomado crítico literário e professor brasileiro, apresenta um panorama abrangente e criterioso, destacando as principais características e correntes literárias que moldaram a produção nacional.

Com apenas 112 páginas, o livro concentra-se em transmitir um entendimento claro e conciso sobre o tema proposto. A linguagem utilizada é acessível, o que facilita a compreensão tanto para estudantes de literatura quanto para leitores interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a literatura brasileira.

Uma das principais qualidades do livro é sua abordagem cronológica, que permite ao leitor acompanhar a evolução da literatura brasileira desde os seus primórdios até o contexto contemporâneo. Coutinho apresenta uma visão panorâmica dos principais movimentos literários, como o Quinhentismo, o Barroco, o Arcadismo, o Romantismo, o Realismo, o Modernismo e a produção pós-moderna. Cada período é contextualizado historicamente e as características estilísticas e temáticas são exploradas de maneira cuidadosa.

O autor também explora a interação entre a literatura brasileira e a literatura europeia, destacando as influências e as reações dos escritores brasileiros aos movimentos literários que surgiram em outros países. Essa perspectiva comparativa enriquece a compreensão do leitor sobre as especificidades da literatura brasileira, sua originalidade e suas relações com o contexto internacional.

Além disso, Coutinho lança mão de exemplos concretos de obras e autores representativos de cada período, fornecendo ao leitor uma visão abrangente dos principais escritores e textos que marcaram a história da literatura brasileira. Essa abordagem permite que o leitor se aprofunde na leitura dessas obras clássicas, além de estimular o interesse em descobrir novos escritores e títulos.

Embora o livro seja breve, é importante ressaltar que ele não esgota o assunto. A proposta de Afrânio Coutinho é fornecer uma visão geral, um ponto de partida para aqueles que desejam se aprofundar em estudos literários. Nesse sentido, o livro cumpre bem seu objetivo ao apresentar um panorama conciso e consistente da literatura brasileira.

Em síntese, "Conceito de Literatura Brasileira" é uma obra fundamental para estudantes de literatura, professores, pesquisadores e para todos aqueles que desejam entender a trajetória da literatura brasileira e suas peculiaridades. Afrânio Coutinho, com sua vasta experiência e conhecimento, consegue sintetizar de maneira clara e objetiva séculos de produção literária, tornando o livro uma excelente introdução ao tema. Recomenda-se, no entanto, que o leitor busque outras obras complementares para aprofundar seu estudo, uma vez que o livro em questão oferece uma visão panorâmica e introdutória da literatura brasileira.
Por: Romeu Felix Menin Junior.

Paulo Silas 15/03/2022

Fruto da tese de livre docência do autor para a cadeira de Literatura Brasileira na UFRJ, "Conceito de Literatura Brasileira" reúne textos que possuem como ponto em comum uma análise própria da história da literatura brasileira, estabelecendo uma abordagem crítica sobre uma classificação até então comum das etapas da literatura nacional, fornecendo assim uma visão mais adequada sobre o momento em que a literatura do Brasil (brasileira, nacional) passou a existir. Publicado originalmente em 1960, o livro permanece vivo e atual como base para se definir uma conceituação mais adequada para a literatura brasileira.

O grande ponto da obra se dá na crítica acerca da periodização estabelecida com relação a literatura, essa que não deve levar em conta questões de ordem política, econômica ou cultural, mas sim se pautar em critérios de estética e de estilo, possibilitando assim, e somente assim, uma adequada filosofia da história da literatura brasileira. Afrânio Coutinho evidencia bem isso no prefácio quando aduz que "a preocupação desse escrito é o nacionalismo literário brasileiro, a busca de uma definição do brasileiro e do caráter nacional". Daí não fazer sentido o uso do termo 'literatura colonial', uma vez que 'colonial' é um conceito de cunho político, fazendo-se necessária uma revisão conceitual para que se tenha um outro e definitivo marco da literatura brasileira, revisão essa da periodização da literatura nacional que é então realizada pelo autor.

O livro é composto pela reunião de alguns ensaios de Afrânio Coutinho, tendo sido escritos em época diferentes, mas tendo como mesmo ponto um tema em comum, de modo que algumas repetições se traduzem em uma consequência própria do agrupamento de escritos, essa que é vista com bons olhos pelo autor, chegando a firmar que "a repetição ainda é a melhor figura de retórica". A natureza peculiar do fenômeno literário deve ser considerada para se estabelecer uma periodização correta, de modo que, como defende o autor, "A literatura brasileira iniciou-se no momento em que começou o Brasil. É "brasileira", desde o primeiro instante, tal como foi "brasileiro" o homem que aqui se formou desde que o europeu aqui se implantou". Tem-se assim uma excelente obra crítica sobe a literatura nacional.

Allan 12/10/2011

A principal questão levantada por esse livro é a tese de que a literatura do Brasil surgiu a partir do momento em que o primeiro texto literário foi produzido em terras tupiniquins, na época colonial, ainda que escrita por alguém vindo da metrópole. Um dos seus argumentos é a de que estando em um contexto geográfico distinto e novo, o colonizador modificaria suas impressões da realidade, condicionando, assim, o surgimento de uma literatura cujas motivações, em razão dessas novas impressões, eram bastante diversas das que caracterizariam a produção literária de Portugal.
O autor se propõe, inclusive, a dialogar com a tese de um crítico literário consagrado, que é Antonio Candido, avaliando-a e contestando-a. Segundo este mesmo crítico a literatura brasileira se formara a partir do surgimento das primeiras academias literárias, no período árcade.
Altamente recomendado a quem pretende estudar Literatura Brasileira, principalmente àqueles que rumam ao estudo de história literária.

Prof. Gabriel 16/08/2020

Minha experiência e opinião
Até a página 60 o livro agregou bastante, fez-me mudar a forma de ver a literatura e desconstruir o pensamento de que a literatura brasileira só surgiu com o romantismo. Da página 60 até o final a leitura ficou um pouco arrastado e o livro já falava de coisas, importantes, mas que não me interessavam e não me agregaram em muita coisa. Uma leitura que vale a pena e é obrigatória para TODOS os estudantes de letras e simpatizantes. É um livro pequeno e que se poderia ser lido em 1 ou 2 dias, no entanto por ser uma leitura teórica demanda mais tempo.