Treasure Island

Treasure Island Robert Louis Stevenson

Resenhas - Treasure Island

Emi 31/12/2022

Fui atrás do livro depois de ter assistido O Planeta do Tesouro quando era pequena, mas só agora cheguei a ler. O enredo conta a história do menino Jim que se vê com um mapa do tesouro de Capitão Flint, onde estão marcadas as localizações do seu tesouro. O problema é que um punhado de piratas também está interessado no mapa. O livro em si tem muitas gírias e inconsistências linguísticas características da linguagem pirata, o que torna o livro difícil de ler para quem não domina o inglês completamente (foi o meu caso). Mas entendendo o contexto é possível apreciar esta obra maravilhosa de Stevenson.

Iara.Borges 21/12/2021

O livro é bem chatinho, com uma linguagem bem difícil com mtas gírias e uma história mt confusa e arrastada.

Nícolas 20/09/2021

O nascedouro das histórias de piratas
Aqui temos o primeiro libero com um tesouro enterrado cuja posição é indicada por um "X" num mapa.

O livro tem ideias originais, mas tem tanta obra que bebeu dessa fonte que parece mais uma coletânea de clichês por isso não surpreende tanto quanto poderia.

Livro de fácil leitura principalmente no começo e no final. O meio achei um pouco maçante.

LangDLivia 17/08/2020

Algumas vezes me senti assistindo um filme de guerra antigo com a câmera tremendo, como em O resgate do soldado ryan, sem entender nada. Gostei muito da atmosfera dos marujos no convés saindo pra uma aventura, dava pra imaginar direitinho o sotaque dos piratas. Não consegui me apegar muito a nenhum dos personagens, mas a leitura é divertida e não fiquei entediada em nenhum momento.

Maitê 28/12/2018

procurei esse livro por ser muito fã do Black Sails, e é realmente uma grande aventura sobre piratas. mas não tão boa quanto a série, apesar de que a série claramente tomou muitas liberdades com os personagens.

Dil 14/04/2018

Fica bom do meio pro fim só.

Aa 10/01/2018

Ótima leitura para qualquer idade
Já sabia da existência deste livro desde sempre, e do talento lendário do Stevenson, que criou todo o imaginário que temos dos piratas. Sem ele não teríamos a imagem do bucaneiro perneta com o papagaio no ombro, da busca por tesouros escondidos, dos marinheiros cantando melodias sinistras sob o sol do Caribe. Mas foi só depois de ter assistido à (excelente) série Black Sails que decidi finalmente ler o livro.

A série foi pensada como “prequel” do livro e conta com vários de seus personagens (Capitão Flint, Billy Bones, Israel Hands, Ben Gunn, e o lendário Long John Silver) e termina justamente de modo a ter continuidade com o livro. Claro, nem tudo bate, levando em conta que Stevenson escreveu para outro público e com outras intenções, fundando o estilo, enquanto Black Sails, em outra mídia e outra época, pode contar com toda uma mitologia formada no imaginário popular, assim como ficar presa à nossa mentalidade (pós) moderna.

Apesar dessas diferenças, o combo série+filme é bem agradável, e dá um gosto especial a ambas experiências. Acredito que mesmo quem não tenha assistido à série consiga fazer como eu e ler o livro em apenas um dia, já que a leitura fácil prende, e as páginas escorrem pelos dedos como a areia da Ilha do Tesouro.

Não há como recomendar esse livro suficiente: é obrigatório.

Mariana 21/11/2014

"Histories may be nourished with the realities of life, but their true mark is to satisfy the nameless longings of the reader, and to obey the ideal laws of the day-dream." (Robert Louis Stevenson)

Gustavo Simas 15/12/2013

"Fifteen men on a dead men's chest..."
...Yo-ho-ho and a bottle of rum

O clássico surge.
O Título clássico.
A história clássica.
O Pirata clássico.

A Ilha do Tesouro é a representação e o livro dos piratas. Com uma história que envolve medos, lugares desconhecidos, personagens estranhos e icônicos, além de traições, Louis Stevenson cria um marco na literatura.
Leitura recomendada para crianças, adolescentes e adultos.

Prós: linguagem simples, personagens, descrições, narrativa...

Contra: o fim pode ser um pouco fastidioso (dependendo do leitor)

taniashirley 19/09/2009

Li esse livro em português, quando tinhas uns 12 anos. Lembro de ter gostado muito! Mas quase não lembro muita coisa... vou reler em inglês - tenho q praticar =P - e vou escrevendo aqui o que achei haha