Elástico

Elástico Leonard Mlodinow

Resenhas -

Edson Camara 18/07/2020

Este é um livro para ler com calma, com reflexão
Este é um livro para ler com calma, com reflexão. Eu pelo menos reli vários trechos para poder compreender melhor a proposta do autor. Eu adoro os livros de Mlodinow porque ele entra com profundidade nos assuntos mas com uma linguagem que nós leigos podemos entender.
O tema deste trabalho é o pensamento flexível, aquele pensamento dos insights, das grandes sacadas, que normalmente aprecem do nada. O que o autor mostra é que podemos nos treinar para direcionar este pensamento flexível do mesmo jeito que fazemos com o analítico.
O livro está recheado de pequenas histórias que exemplificam a ideia. A história do liquidificador vivenciado pela mãe do autor e por ele mesmo além de ser engraçada mostra com o o pensamento flexível pode resolver problemas que pareciam insolúveis.
Há alguns testes que podemos fazer para avaliar nosso nível de flexibilidade muito interessantes.
É um livor para quem quer saber mais como nosso cérebro funciona e como melhorar nosso pensamento flexível com este conhecimento.
Uma nota a esta edição do kindle. Vieram faltando as imagens que referenciam alguns experimentos do texto que fazem falta.
No mais é uma excelente leitura.

Ronaldo.Barbosa 12/01/2019

o elástico arrebentou
Tenho acompanhado e lido os livros do Mlodinow desde "a janela de Euclides" e fiquei um tanto decepcionado com este último trabalho. Embora apresente um estudo do funcionamento de nossa mente (mais especificamente do que ele chama de "pensamento elástico") em uma linguagem científica, em determinados momentos fiquei com a sensação de estar lendo um livro de auto-ajuda (detesto livros de auto-ajuda).
edu basílio 23/05/2019minha estante
concordo totalmente com suas colocações.

Alexandra 03/04/2022

Exercício mental
?Para ter sucesso hoje precisamos não só lidar com o fluxo de conhecimento e dados sobre o presente, mas também ser capazes de antecipar o futuro, pois as mudanças acontecem tão depressa que o que funciona bem agora será ultrapassado e irrelevante amanhã. O mundo hoje é um alvo em movimento.?

GuidoBR 10/06/2020

Livro sobre pensamento elástico, em comparação ao pensamento analítico.
Comenta as pesquisas da neurociência e psicologia que nos trouxeram à atual compreensão do cérebro e de como nosso pensamento funciona. Mostra testes e métodos para entendermos e expandirmos nossa capacidade de pensamento elástico.

No final, fala do potencial benefício de algumas drogas para facilitar o pensamento elástico, porém citando seus prejuizos.

Achei o livro menos interessante que os outros do mesmo autor ("Andar de bebâdo" e "Subliminar").

Fábio Vale 02/01/2021

Útil, porém chato.
Ainda não foi o suficiente para eu desistir do Leonard Mlodinow, mas dos quatro livros que li dele, este foi o mais chato.

Explica o pensamento elástico em oposição ao analítico, fala de sua importância num mundo em que a única constante é a mudança, cita várias pesquisas sobre neurociência, dando um apanhado geral sobre o funcionamento do cérebro e ainda dá algumas dicas para tornar o pensamento mais elástico.

É um livro de informações úteis, mas por alguma razão não o achei prazeroso. Talvez o tema do cérebro seja árido demais pro meu gosto.

Marcelon 17/01/2021

Mlodinow economizou nesse
Pra quem curte ciências cognitivas, esse livro dá um gostinho de como são os processos por trás do pensamento elástico. O único problema é que quando você se empolga e quer saber mais, ele acaba.

Denis.Barbosa 03/11/2021

Uma boa introdução à psicologia
Sou um curioso da forma como o cérebro humano funciona, e esse livro explica - com linguagem simples - muitos dos funcionamentos do pensamento analítico e flexível (criativo): desde sua geração a métodos que auxiliam na criatividade.

Além disso, há vários exemplos de pesquisas na área da psicologia muito interessantes. O livro conta também com poucos testes para o próprio leitor fazer.

Recomendo muito àqueles com curiosidade na área.

Leandro.Santana 29/12/2023

Elástico: Como o Pensamento Flexível Pode Mudar Nossas Vidas - Leonard Mlodinow - Zahar
Leonard Mlodinow é famoso pelos livros que analisam as curiosidades da nossa mente. O primeiro deles foi #Subliminar, que, como o próprio nome sugere, trata do que ocorre em nossa mente de forma não consciente.

O segundo livro foi “O Andar do Bêbado”. A metáfora do título diz respeito à aleatoriedade do caminhar dos embriagados. Segundo o autor, muito do que acontece em nossas vidas é consequência da aleatoriedade e não de um determinismo prévio.

Em “Elástico”, Mlodinow confronta o tradicional raciocínio lógico com o seu oposto, o raciocínio flexível. O raciocínio lógico seria como um algoritmo, que segue passos previstos para chegar a uma conclusão. Porém, o raciocínio flexível seria desordenado, mas também responsável pela nossa criatividade, pela resolução de problemas complexos sem qualquer solução aparente.

Para desenvolver seu argumento ele apresenta uma série de casos curiosos e comparações com a inteligência artificial. Segundo ele, hoje os computadores são muito bons em resolver problemas seguindo passos pré-estabelecidos, como jogar xadrez. Porém, as máquinas ainda têm muita dificuldade em criar do zero, como compor uma música.

Em outras palavras, os computadores são programáveis para raciocinar logicamente, mas não são capazes de “pensar” de forma flexível. Até porque ainda não temos clareza de como o pensamento flexível funciona para seres humanos.

João Gabriel 05/01/2024

Leitura muito útil, independente da profissão. Às vezes peca por colocar exemplos demais. Mas nada que faça a leitura ficar maçante