To The Lighthouse

To The Lighthouse Virginia Woolf

Resenhas - Rumo ao Farol

Gabriela Gonçalves 01/12/2021

Então? Amei a escrita, a narrativa, as reflexões, mas não gostei da história. Faz sentido? Infelizmente, ainda não fui arrebatada pela Virginia Woolf.

Ao Farol é uma obra muito intimista. Os acontecimentos são interiores e não exteriores. Durante a leitura conhecemos e vemos os sentimentos, pensamentos e julgamentos de alguns personagens sobre a vida, o lugar e as pessoas ao seu redor. Em relação à isso, a narrativa e a maneira como Virginia escreve é sublime. O fluxo da consciência, marca registrada da VW, pode confundir no começo mas, depois que o leitor ?pega o jeito?, é um mergulho delicioso dentro das mentes dos personagens.

É uma leitura muito contemplativa e que não envolve grandes acontecimentos externos, como já pontuei. A história em si não me empolgou. Talvez eu refaça essa leitura em outro momento da vida, quem sabe não sou contemplada e tenho a minha ?visão?.

Os personagens são muito interessantes, destaque para a sra. Ramsay, sr. Ramsay e Lily Briscoe. Entrar na mente deles foi muito bom. O livro é dividido em três partes e gostei mais da última e da primeira parte.

Mais uma vez quero reforçar o quanto a escrita desse livro é linda! Posso não ter gostado tanto da história, mas ler VW é muito bom.

????????????

?Qual é o significado da vida? Isso era tudo ? uma questão simples; uma questão que tendia a nos envolver mais com o passar dos anos. A grande revelação nunca chegara. A grande revelação talvez nunca chegasse. Em vez disso, havia pequenos milagres cotidianos, iluminações, fósforos inesperadamente riscados na escuridão; aqui estava um deles. Isto, aquilo, e mais aquilo [?] Esta era a natureza da revelação. Em meio ao caos, havia forma; este eterno passar e fluir (olhou para as nuvens se movendo e para as folhas se mexendo) entrava em estado de estabilidade.?

?Precisávamos, pensou, molhando o pincel deliberadamente, nos colocar na dimensão da experiência cotidiana, sentir simplesmente que isto é uma cadeira, que isto é uma mesa, e, contudo, ao mesmo tempo: É um milagre, é um êxtase.?

Julia Gheller 01/12/2021

?? devia sentir que nossas aparições, as coisas pelas quais somos conhecidos são simplesmente pueris. Por debaixo, é tudo escuro, é tudo dispersão, é insondavelmente profundo; mas, de quando em quando, subimos à superfície e é através disso que somos vistos.? ?

Mais uma vez, Virginia conseguindo despertar um monte de emoções ao longo da leitura. Pra mim, essa foi uma obra desafiadora, assim como os outros livros da autora, uma vez que é fácil nos perdermos no fluxo de consciência dos personagens, diferenças entre acontecimentos externos e internos e nas longas frases.
Ainda assim, o tanto de profundidade e de reflexões que podem ser tiradas do livro compensam qualquer dificuldade. Ao longo do texto, cada personagem nos leva para uma viagem dentro de sua própria mente. Pode-se pensar sobre a infância, relações familiares, casamento, papel da mulher, importância e construção da arte, depressão, morte, sobre quem somos e sobre quem aparentamos ser (inclusive, altas relações com Mrs. Dalloway nesse ponto). Além disso, a parte II do livro, apresenta uma das descrições mais bonitas a respeito da passagem do tempo e seus efeitos, seja sobre o ambiente físico ou sobre as próprias pessoas. E, por fim, menção honrosa para Sra. Ramsay, o verdadeiro farol desse livro que me fez pensar nas outras mulheres que fazem parte da minha história e que também são pequenos faróis.

Lahdutra 30/11/2021

Um 4.5 que vale por 5
Só não é um 5 forte porque eu tive que me forçar um pouco a ler no começo da história.

É uma obra difícil, mas recompensadora. Chegar Ao Farol é enxergar a vida dos personagens através de seus olhos, pensamentos e conflitos. O capítulo 11 é um deleite.

Adriana1161 28/11/2021

Inesquecível
Publicado em 1927, é uma obra do Modernismo inglês.
Um livro maravilhoso, com bastante fluxo de consciência, marca registrada de Virginia Woolf. Livro para ler devagar, absorver bem a beleza da leitura!
Vários personagens “falam”, pensam.
Vemos pequenos fragmentos, pensamentos, impressões, reflexões, perspectivas dos personagens, para formar a composição do todo na nossa cabeça.
Tem uma inspiração na família da própria autora.
O romance fala também, sobre o processo de invenção, de criação. Metalinguagem, composição do quadro, composição do próprio livro. E a impressão que o tempo deixa na vida de cada um, algo que é comum a todos.
Os acontecimentos, os fatos em si, ficam em um segundo plano. Interpretação ativa, texto tem menos ação e mais pensamentos.
Permanência x mudanças, tempo psicológico x tempo do relógio. Tempo é sempre importante na obra da autora.
As pessoas tem perspectivas diferentes e tudo depende disso.
Cheio de “vida”!!!
Favoritado!
E esses apontamentos foram possíveis, através da maravilhosda leitura conjunta com o @blogliteraturese
Personagens: Sr e Sra Ramsay, Lily Briscoe, James, Cam, Prue, Carmichael, Bankes, Charles, ...
Local: Ilhas Hébridas - Skye - Escócia/ 1910-1920
@driperini

Danielle 27/11/2021

?Perecemos, cada qual a sós?
O poder da escrita! A capacidade de fazer com que a descrição do passeio de um sopro de ar por uma casa abandonada me emocionasse profundamente.

"Aqui, podia-se dizer a essas luzes deslizantes, a esses desajeitados ares que sopram e se inclinam até mesmo sobre o leito, aqui, vocês não podem tocar nem destruir."

Poly 27/11/2021

Pra ler se sentindo próximos ao mar e mergulhar em si mesmo
A família Ramsey e seus convidados estão em sua casa de veraneio em uma ilha na Escócia.

Acompanhamos o casal e seus oito filhos em um longo período de tempo dividido em três partes no com as mudanças que as famílias vitorianas tem com a primeira guerra.

Em um fluxo de consciência lindo de todos esses personagens, visitamos não só o farol escocês com sua paisagem paradisíaca, mas também mergulhamos na mente humana e seus sentimentos e pensamentos.

Um daqueles livros difíceis, que pede muito mais que você o sinta do que o leia. Um banho de autoreflexão.

anarontani 27/11/2021

ler virginia é uma coisa muito doida !!!
ainda só sentido esse livro ?
o q são as mulheres desse livro ! a sra ramsay, lily, cam ?
e a segunda parte ?!
a passagem do tempo, a guerra, as perdas!
um livro tocante e delicado, mas profundo e melancólico!

Thais 15/11/2021

Profundo, como tudo que ela escreve
as primeiras páginas realmente demoraram pra me conquistar. Mas quando tudo desenvolve e vc se acostuma com a escrita, ela flui de maneira super natural, de modo que, agora vc já está na mente do narrador.

Está história me arrebatou. Me senti envolvida pela grande família Ramsay e seus convidados.
A forma que eles tem de amar e simpatizar é muito peculiar e seus pensamentos são tão parecidos com os nossos, que muitas vezes, pensei que eram meus pensamentos que estavam escritos nestas linhas.
Por isso, Virgínia tem se tornado uma das minhas autoras favoritas. Ela retrata meus sentimentos em suas obras.

arthur966 10/11/2021

escutando-se (se houvesse alguém pra escutar) das peças superiores da casa vazia, se teria ouvido, atravessado por relâmpagos, apenas um gigantesco caos, derrubando e revirando, à medida em que os ventos e as ondas se divertiam [...] e se sobrepunham, e se arremessavam e se arremetiam na escuridão ou à luz do dia (pois noite e dia, mês e ano confluíam, indistinguíveis), a ponto de parecer que o universo estava atacando e arremetendo em selvagem confusão e com incontrolável cobiça, sem propósito, sozinho.

momentoflove 01/09/2021

um livro difícil e intenso e que precisa de toda a concentração para ler e entender tudo o que está aconteceu, por conta de 2/3 da história de passar em apenas dois dias. mas cheguei no fim. e que emocionante. é o primeiro livro que leio da autora e apesar de não ser meu gênero favorito, eu gostei de tudo sobre ?ao farol?. com certeza num futuro irei ler mais de virgínia woolf

Lari 24/08/2021

Perfeito ! Apesar de exigir um esforço é um livro sensacional. Nos faz pensar,nos questionar . É uma leitura que nos impulsiona e nos faz apaixonar-nos . Super recomendo porém tem o tempo certo , não é um tipo de livro que podemos forçar , temos que ser levados por ele.

Erika stan 23/08/2021

Era pra ter lido em um momento melhor, mas gostei!
Nossa esse livro da Woolf demanda muito mais concentração do que eu esperava, além de ser também muito mais filosófico. A fluidez temporal é algo que dificulta bastante a leitura, porém posso afirmar que foi feito com precisão. É meu primeiro livro da Woolf, logo não posso comentar muito sobre a autora, mas algo é certo: preciso ler outros livros da lenda. A Virgínia é uma das escritoras com o melhor fornecimento de conteúdo literário de todos os tempos, e não preciso ler outros romances dela para afirmar isso!
Amanda 23/08/2021minha estante
Amooooo

gwasem 21/08/2021

Uma pintura do tempo!
É uma obra difícil mas recompensadora. Chegar Ao Farol é enxergar a vida destes personagens através de seus olhos, através de suas vidas simples, pensamentos e conflitos. Neste diálogo com o outro, por vários momentos lembrei de minha infância, de momentos com a minha família. Difícil ler este livro e não sentir saudade, seja de pessoas que já se foram, lugares que visitamos ou frequentávamos... enfim. Esta linda obra-memória que fica pintada em nós mesmos durante e após a leitura, e cada vez que pararmos para observá-la com atenção, algo novo - uma pincelada - surgirá!
Alícia 21/08/2021minha estante
Não conhecia, fiquei curiosa para ler! (:

gwasem 21/08/2021minha estante
Vale muito a pena! Já leste Virginia Woolf?

Alícia 21/08/2021minha estante
Já vi elogios, mas nunca li nada dela até então, tenho vontade de ler "Um teto todo seu". Esse "Ao farol" não conhecia, mas vai entrar na lista também!

Paulinha 19/08/2021

Que livro cansativo?
Não entendi muito bem a moral desse livro, a diagramação também não ajuda muito, poucos diálogos fez com que eu ficasse perdida em muitas partes.
A história não me prendeu

lorena 15/08/2021

"a sensação de vida, em oposição ao destino"
nunca o tempo foi tão bem escrito quanto nesse romance. as coisas acontecem devagar dentro de uma trama que avança rápido demais pra gente ter tempo de chorar. a prosa poética se torna cortante na segunda metade, violentíssima. a virginia brinca com a passagem do tempo, contando tragédias de forma repentina enquanto um quadro vai sendo pintado com toda a calma do mundo e um barco vai velejando ao farol. é perfeito.