Ao Farol

Ao Farol Virginia Woolf

Resenhas - Rumo ao Farol

Beatriz.Alves 11/10/2022

Ao farol
Livro encantador, denso, perturbador... Mexe com nossas inquietações mais profundas, faz com que reflitamos aquilo que não temos coragem nem de ao menos dizer.

Larissa.Ciscotto 06/03/2024

Eu gostei da escrita do livro, muito interessante a descrição de fluxo de consciência que a autora propõe. Impecável.

Mas, infelizmente, a história não funcionou pra mim. Eu fui lendo e lendo e nada, não cativou. Uma pena, vou tentar outros da Virginia!

Tamires Durães 29/12/2021

Os desafios de ler Virgínia Wolf
Após ler Orlando, fiquei com uma pulga atrás da orelha em relação à complexidade da escrita de VW, resolvi me aventurar em mais um de seus romances e apesar de ter gostado mais deste que do outro, não estive em bons momentos durante a leitura, não absorvendo toda a sua potencialidade. Apesar disso, acompanhei a LC do Literature-se e pude tirar bons aproveitos. Em geral, mesmo que Virgínia negue a carga sentimetalista dessa obra, esta torna-se extremamente comovente e pessoal (tanto pra mim, quanto para a autora que descobri mais tarde). A narrativa não apresenta um grande enredo, mas é demasiadamente poética e aborda uma riqueza de aspectos sociais e emocionais. As personagens são complexas e muito reais.

"Todo o ser e todo o fazer, expansivo, resplandecente, vocal, evaporava-se; e nos reduzíamos, com uma sensação de solenidade, a sermos nós próprios, a um núcleo de escuridão em forma de cunha, algo invisível para os outros."

Ao expor sobre a morte em determinado momento, Virgínia "acende um farol" para o fato de o quanto uma pessoa pode representar em determinado círculo social, além disso, ela dispõe de figuras femininas antagônicas mas que se complementam de forma genuína, como os dois lados da moeda. Por fim, são diversas as impressões que esta leitura me causou, por ter como pano de fundo um drama familiar, o período de guerra, questões sociais, filosóficas e etc. Não posso deixar de destacar o posfácio surpreendente que a edição da Antológica traz, com certeza, torna a experiência literária singular. Desejo muito adquirí-la fisicamente e realizar uma releitura.
Joao 30/12/2021minha estante
Nossa, adorei a tua resenha! Nesse ano eu li Orlando e gostei bastante mas pretendo ler mais da autora no ano que vem. Fiquei curioso sobre "Ao Farol" depois de ler o que você escreveu.

Tamires Durães 30/12/2021minha estante
Que bom que gostou de Orlando, João! Ainda estou me habituando com a leitura de fluxo de consciência, mas não posso deixar de destacar a genialidade da escrita da autora. Também li uma obra sua de não ficção da qual gostei muito mais!

Joao 30/12/2021minha estante
Sim, eu estranho muito o fluxo de consciência. Tentei ler Mrs. Dalloway há algum tempo e realmente não consegui. Mas acho que estou me habituando mais a esse estilo.
E o leque de obras da autora é muito grande. Tanto de obras dela quanto das escritas sobre ela. Pretendo pelo menos ler mais um livro dela no ano que vem.

Will 03/04/2021

Primeiro contato com Virginia, indicação de Rita Von Hunty, consegui sentir a passagem do tempo que ela descreve quase como se fosse a casa ou o próprio farol que a vigia (reflexo da quarentena talvez).
Gostei também de como ela descreve os pensamentos e relações apesar de não ter me apegado a ninguém profundamente a não ser as próprias palavras que refletem um pouco da autora.

Nih 13/10/2022

I? don?t know what?s going on and I simply don?t wanna know
Cheguei à conclusão que o estilo modernista não é pra mim. Desculpa, Virginia. Apesar de ter alguns bons momentos e citações, no geral a história não parece ir a lugar nenhum em nenhum momento. Bem monótono e, por causa do excesso de personagens, parece que nunca sabemos muito sobre nenhum deles. Além disso, é confuso ? fica difícil de saber sobre quem a Virginia tá falando.
Não é um livro ruim necessariamente, mas não me conectei com ele, por mais que tivesse altas expectativas.
Victoria.Marin 13/10/2022minha estante
Olha, também não gostei desse livro! Achei suuuuuper monótono, ao ponto de me dar sono durante a leitura! Além de você começar o livro em um ponto e terminar no mesmo lugar ?

Victoria.Marin 13/10/2022minha estante
O ruim é que eu criei expectativas altíssima. Tipo: ?caramba é Virgínia Woolf, a tão aclamada?. Fora que era meu primeiro livro dela. Só decepção. Mas ainda quero tentar ler Mrs. Dalloway

Nih 15/10/2022minha estante
sim!!! foi exatamente isso comigo também!

Nih 15/10/2022minha estante
se você ler mrs. dalloway me fala se é bom hahaha

kaio 25/10/2022minha estante
Victoria senti o mesmo que vc, empurrei até onde deu mas resolvi abandonar. já li Mrs. Dalloway e gostei muito!

Victoria.Marin 25/10/2022minha estante
Ahh que legal, vou comprar MRs Dalloway, espero que eu goste também ?

Henrique Fendrich 12/02/2016

Quem dera eu fosse mais inteligente para apreciar toda a beleza do livro.
Bárbara Soeiro 12/02/2018minha estante
Sim...

Fabiana 17/06/2018minha estante
Faço minha as tuas palavras. Quem conseguiu assimilar a escrita e pensamentos da protagonista nas linhas da escritora, tiveram com certeza uma linda leitura. O que não foi o meu caso. :'(

Faluz 29/06/2021

Jorro de pensamento - RUMO AO FAROL
Encantador. Pensamos bem na filosofia de Marleau Ponty, estamos no mundo observando.
Como um jorro de pensamento o livro transcorre aos nossos olhos como um pensamento que se materializa. Uma delícia. Um encanamento imperdível.
Estamos no mundo observando.

arthur966 10/11/2021

escutando-se (se houvesse alguém pra escutar) das peças superiores da casa vazia, se teria ouvido, atravessado por relâmpagos, apenas um gigantesco caos, derrubando e revirando, à medida em que os ventos e as ondas se divertiam [...] e se sobrepunham, e se arremessavam e se arremetiam na escuridão ou à luz do dia (pois noite e dia, mês e ano confluíam, indistinguíveis), a ponto de parecer que o universo estava atacando e arremetendo em selvagem confusão e com incontrolável cobiça, sem propósito, sozinho.

Thais 15/11/2021

Profundo, como tudo que ela escreve
as primeiras páginas realmente demoraram pra me conquistar. Mas quando tudo desenvolve e vc se acostuma com a escrita, ela flui de maneira super natural, de modo que, agora vc já está na mente do narrador.

Está história me arrebatou. Me senti envolvida pela grande família Ramsay e seus convidados.
A forma que eles tem de amar e simpatizar é muito peculiar e seus pensamentos são tão parecidos com os nossos, que muitas vezes, pensei que eram meus pensamentos que estavam escritos nestas linhas.
Por isso, Virgínia tem se tornado uma das minhas autoras favoritas. Ela retrata meus sentimentos em suas obras.

Fabio Rosa 05/12/2021

um livro sobre a brevidade e o poder do tempo
Confesso que quase desisti no inicio da leitura, a forma como a Virginia escreve, usando muito fluxo de consciencia foi uma experiência nova pra mim, o que dificultou muito a compreenção.

Sobre a história, basicamente acompanhamos a família Ramsey e amigos em uma casa de praia, em três cenas diferentes em tempos diferentes, antes da guerra, durante a guerra com a casa vazia, e depois da guerra, 10 anos apos a primeira cena.

O que me fascinou nessa leitura, foi como a autora viaja pela mente dos personagens, o ponto de vista de cada um, a confusão de pensamentos, o que reflete em nossas propias mentes.
Esse livro nos faz refletir sobre a brevidade da vida e no poder do tempo.
Enfim fiquei contente em terminar a leitura, acho com uma releitura esse livro se tornara muito mais incrivel

nathaliaolives 28/01/2022

Uma obra que retrata muita coisa: relações familiares, razão x sentimento, papéis femininos e masculinos. Gosto de ver a jornada de James Ramsay até o farol. Gosto mais ainda de interpretar o farol como um símbolo não-literal. A qual farol eu almejo chegar? Reflito, também, na passagem do tempo e como ele pode significar a perda de muitas coisas, como móveis e jardins, mas também a conquista de muitas outras, como a compreensão do outro.

Não foi uma leitura fácil, sem dúvidas foi um desafio. Me vi entediada em diversas partes do livro e ainda pretendo reler depois de algum tempo, para absorver mais ainda esse enredo recheado de informação.
Leia de coração aberto, realmente mergulhe na experiência que é desfrutar a obra de Virgnia Woolf.

fev 14/02/2022

Bem escrito, mas nada cativante
A construção de Ao Farol é muito boa. A escrita da Virginia Woolf é espetacular. Não podemos negar isso. Nesse livro me lembrou um pouco da escrita de Clarice Lispector, mas um tanto mais fácil. Mas apesar da escrita e técnica excelentes a história e os personagens não me cativaram. Não tiraram nenhum sentimento de mim. Nem bom nem ruim. Tendo a gostar de livros mais intimistas, mas a essência não me conquistou. Consigo compreender os sentimentos dos personagens. Assim como Clarice, Woolf fala sobre aquilo que a gente questiona internamente. É ótimo para refletir, mas nem sempre nos acalanta.

O livro começa um pouco mais difícil, mas depois pegamos o ritmo. A segunda e a terceira parte são menos complexas que a abertura do livro. Consigo ver o valor da obra e sei que muita gente não vai gostar. Deixo o critério de escolha para vocês. É um ótimo livro para que gosta das obras de Clarice Lispector, apesar de achar Ao Farol menos complicado e menos profundo.

gabriela 14/06/2021

esse livro foi uma experiência diferente de tudo que eu já li, o jeito que ela escreve parece que ta te colocando lá dentro da história e que tu tá vivendo as mesmas coisas que os personagens
não foi o meu preferido da virginia, mas sei que vou precisar de uma releitura de tantas nuances que esse livro tem, pq ctz que não peguei nem metade

lorena 15/08/2021

"a sensação de vida, em oposição ao destino"
nunca o tempo foi tão bem escrito quanto nesse romance. as coisas acontecem devagar dentro de uma trama que avança rápido demais pra gente ter tempo de chorar. a prosa poética se torna cortante na segunda metade, violentíssima. a virginia brinca com a passagem do tempo, contando tragédias de forma repentina enquanto um quadro vai sendo pintado com toda a calma do mundo e um barco vai velejando ao farol. é perfeito.

LairJr 13/01/2022

Não foi uma leitura fácil para mim. Confesso que saí da minha zona de conforto integralmente. Foi difícil, em certa medida, lidar com os fluxos de consciência, com os devaneios dos personagens. No entanto, em diversos momentos fui tocado pela profundidade das reflexões e pensamentos dos personagens. É o tipo de leitura para sentar em grupo e discutir por horas.