Where the Crawdads Sing

Resenhas - Where the crawdads sing

1 | 2 | 3 | 4

Thiago Araujo 16/03/2021

Nem tão longe
A vida nunca é simples. Tudo pode acontecer, seja pra alegria ou pra tristeza. O que nos define é como lidar com todas essas situações.

Kya foi uma menina e uma mulher que aprendeu muito apanhando da vida e sofrendo o preconceito vindo daqueles que a renegaram e a excluíram da comunidade.

A tragédia, desde a época dos gregos, tem essa força de trazer inspiração e nos fazer torcer por aqueles que sofrem. Mas é na vida real, somos sempre assim? Nem sempre, infelizmente.

Um Lugar Bem Longe Daqui traz essa lição. Personagens cativantes, todos com sua proporcional e exata importância na narrativa, que construíram uma das mais belas obras que li nos últimos tempos.

Vale muito a leitura. Pra mim foi um frescor e que mudou bastante minha perspectiva para esse tipo de gênero literário.

Dora 01/09/2022

Bom, eu nao sei nem por onde começar com esse livro, ele me fez sentir mais coisas nesses dois dias que o li do que basicamente todos os outros que li durante o ano juntos.
Quando eu acabei o livro, eu estava tão certa que daria 5 estrelas, mas ao ver as resenhas eu simplesmente entrei em choque. Principalmente no goodreads, eu basicamente só li resenhas negativas sobre o livro. Alguns o acharam longo demais, outros não gostaram da escrita, a maioria não gostou dos personagens e se arrastou para acabar o livro. Comigo aconteceu o exato oposto e acho tão curioso como pessias diferentes podem ter interpretações TÃO diferentes de uma obra.
Bom, eu AMEI tudo do livro, da escrita ao desenvolvimento do enredo e personagens. Achei tudo muito fluido e bem ambientado, realmente gostei muito. Acho que a nossa geracao também está mais acostumada com livros cheios de acontecimento, onde em toda página tem ação e esse livro não é assim (só mais para a segunda metade), entao acho que por isso que muitos se decepcionaram.
Quando o li eu nao tinha noção da polêmica que a autora se envolveu (e é pesada ein, meu bem), e acho que teria gostado talvez menos da obra se soubesse que a autora é tão horrível assim, acho bem difícil separar o autor da obra porque muitas vezes as visões preconceituosas saem da realidade e passam para o papel, mas não senti que isso aconteceu com o livro. Eu jamais apoiarei a autora ou falarei que as coisas que ela fez foram ok, mas eu acho que alguma coisa boa ela trouxe ao mundo afinal: esse livro.
Me emocionou de tantas maneiras que no final do livro tinham lágrimas por toda a minha cama, me apeguei tanto que não quis dizer adeus, o jeito que ela escreve o final tambem foi incrível. Simplesmente maravilhoso.

rafisreading 06/04/2022

??????
muito bom o livro mas detestei o final não gostei preferia que tivesse outro desfecho mas fazer o que né

Luisa 03/11/2020

Very good!
I was little lost at the beginning, but there is a point you can not let go until you?re finished

Izzy 12/04/2020

Perfeito em inglês ou português
Para quem decidir ler esse livro incrível em inglês, alguns conselhos, não é uma escrita fácil, existem mtas palavras não usuais no vocabulário realacionadas ao pântano, nomes de insetos, plantas... Eu tenho um inglês intermediário e aprendi mtas palavras novas. Acredito que se você assim como eu faz uma leitura mais dinâmica e não se apega a todas palavras, esse livro vai funcionar. Mas caso você goste de ler todas palavras e vírgulas tenha certeza que seu nível de inglês seja o suficiente. Os diálogos são escritos de forma fonética, ou seja do jeito que se pronuncia e não do jeito que se escreve.

Definitivamente não é um livro para principiantes em inglês, a história é incrível eu adorei tudo, então não deixe de ler mesmo que seja em português.
gabiberries 21/05/2020minha estante
Li em português e amei, estou interessada em ler em inglês agora. Até mesmo pra aprender novas palavras e tb pegar o ?feeling? original.

Reveries 30/03/2021

Resiliência
Demorei um pouco pra digerir o final desse livro. Lembro que num momento estava morrendo de chorar com as páginas finais, noutro eu estava... incrédula. Mas, hoje entendo e gosto desse desfecho, afinal faz sentido que as leis da natureza tenham prevalecido.

Em relação ao corpo da história, posso dizer que gostei muito. A kya, que é a personagem principal, ficou órfã muito cedo (os motivos são bem explicados no livro). E mesmo vivendo numa cidade muito religiosa, cheia de igrejas, não teve uma boa alma que a acolhesse. Pelo contrário, ela sempre foi rejeitada e humilhada pelos moradores. Isso a levou a viver cada vez mais isolada no pântano em que residia.

No entanto, em consequência desse confinamento no pântano, ela desenvolve uma relação incrível com a natureza, que a cria, a conforta e dá os meios de sobrevivência.

O leitor vai acompanhando o desenvolvimento dessa simbiose com o pântano, que começa com ela colecionando pequenos insetos, ninhos e penas até se tornar uma especialista, que conhece todas as espécies, climas e marés.

Além desse enfoque da relação dela com o meio ambiente, ao longo da história, acompanhamos tb o crescimento de Kya, suas poucas relações e as consequências desse isolamento social.

Paralelamente a história da protagonista, o livro também narra a investigação do assassinato de um morador da cidade, Chase Andrews. Os capítulos vão se intercalando entre a investigação e a história de kya, até o momento em que essas duas narrativas se encontram no tempo presente e, a partir daí, o leitor passa a acompanhar os devidos desfechos.

Também gostei de como o livro mostra como inteligência e sabedoria vão muito além dessa educação formal, na escola. Embora só essa última seja valorizada na sociedade.

Enfim, recomendo!

Roberta 14/04/2024

Demorei para finalizar este livro por alguns motivos.
O sotaque carregado do Alabama ,
O livro é bem descritivo com as paisagens do local onde se passa a história ( uma novela Pantanal quase kkkk)
De uma maneira geral o livro é bom!
A história é surpreendente !

Pry Salomão | @leitoraredglasses 22/03/2021

Uma historia atemporal
Essa leitura iniciei por causa de uma leitura coletiva que estava participando do #clubedosfavoritosdapam. Sinceramente no inicio o livro me dava muito sono, imaginei que fosse por ser um livro em inglês, com uma linguagem com bastantes gírias, porém não eu estava lendo perfeitamente tudo que eu lia, porém não conseguia me afeiçoar a historia. Porém me mantive firme e continuei a ler, e de verdade foi a melhor escolha que eu fiz.
Depois de conhecer a Kya e sua historia desde os 6 anos até os 50, ver o crescimento de uma menininha sem proteção até a mulher que não depende de ninguém, aprende a se virar sozinha desde o começo ao ser abandonada por todos que amava, abandonada pela cidade em que morava e foi acolhida somente pelo seu brejo, a natureza a acolheu.
Muito mais do que uma leitura triste e emocionante, iremos conhecer uma pessoa que mesmo sendo humilhada, destratada e considerada "lixo", mostrou que tem seu valor, mostrou-se forte e por fim decidida. Kya tem a força de sobreviver, aprender e evoluir que muitas vezes nos faltam!
Simplesmente, leia esse livro. Acompanhem o crescimento dessa garota maravilhosa.

Jessica1248 02/09/2022

"If anyone understood loneliness, the moon would."?????
??????????????????????????????????

"It wasn?t her fault she?d been alone."

"For Kya, it was enough to be part of this natural sequence as sure as the tides. She was bonded to her planet and its life in a way few people are."

"Some parts of us will always be what we were, what we had to be to survive?way."

"Faces change with life?s toll, but eyes remain a window to what was, and she could see him there"

Maria8833 14/06/2022

impactada
Eu não tenho nem o que comentar sobre esse livro, simplesmente incrível. Personagens marcantes e uma protagonista mais que interessante. Recomendo um milhão de vezes essa história que é super reflexiva

skuser02844 03/07/2020

Extremamente tocante
Se me perguntarem acho que nem sei dizer o que foi exatamente que me tocou nessa história. Mas ler tudo o que a Kya passou, e tudo que se desencadeou foi algo extremamente emocional pra mim. Posso dizer isso de poucos livros.
Espero que a Delia Owens escreva mais livros incríveis. Where the Crawdads Sing se tornou um dos meus favoritos da vida.

Ana Hantt 03/04/2021

Beautifully raw
I loved this book deeply. It brought me so many raw feelings, especially sadness (I've cried for a good part of the pages). Kya's story is beautiful without being perfect. It's impossible not to be touched by the way her life unfolded, and also by her fierce, free spirit. Even the end, which is ambiguous, is acceptable because it's Kya, the girl who follows the rules of the marsh and nature. A very beautiful work of Delia Owens.

luquescunha 05/07/2022

Perfect
I read for the second time before the release of the movie. Such a good book ??
It is the kind of book that I recommed to all my friends.

1 | 2 | 3 | 4