Mythos

Mythos Stephen Fry

Resenhas -

Thalles.Haydan 04/10/2021

Muito bom!
Eu achei uma leitura boa e fluida!! Particularmente senti que ele passou muito rápido em histórias que eu queria poder conhecer melhor pelo ponto de vista dele!! Por conta disso acabei tirando uma estrela, mas a história em si é bem legal!!

Luiz.Goulart 15/09/2021

Stephen Fry escreve muito bem
Um livro escrito pelo conhecido ator e diretor inglês Stephen Fry e me surpreendeu porque eu não sabia que ele gostava de mitologia grega. O livro é muito engraçado e para mim, que adoro mitologia grega foi interessante ler as histórias de heróis, deuses e titãs contadas sob um olhar tão engraçado e inteligente.

Camila Faria 07/09/2021

Se você pudesse convidar qualquer personalidade para abrilhantar um jantar (uma reunião ou uma festa), quem é a primeira pessoa que passa pela sua cabeça? A minha resposta: sem dúvida, Stephen Fry. O Stephen Fry é uma dessas pessoas tão inteligentes, tão eloquentes e tão amáveis, que é difícil não ficar fascinado por ele e pelo que ele tem a dizer. Quando o assunto é um dos seus favoritos, mitologia grega nesse caso, a satisfação é ainda maior. Nos textos de Fry, os mitos e lendas da Grécia Antiga se aproximam da vida como nós a conhecemos hoje: são histórias absolutamente divertidas e acessíveis, cheias de detalhes surpreendentes, cômicos, trágicos e encantadores. Como ele mesmo esclarece no prefácio, não há nada de acadêmico ou intelectual a respeito da mitologia grega ~ e a sua maneira de contá-la a torna especialmente interessante. O mito de Pandora, por exemplo, se transforma num conto envolvente, cheio de mistério, angústia e desespero. Sensacional. Torcendo para que a Editora Planeta publique também por aqui o Heroes, segundo volume dessa série, dessa vez sobre Mortais e Monstros, Missões e Aventuras.

site: https://naomemandeflores.com/os-quatro-ultimos-livros-30/

Tinúviel 26/07/2021

Conhecia o trabalho do Fry como ator apenas, de início quando fui ler o livro nem relacionei a ele, mas fiquei encucada com o nome que me lembrava um nome de alguém famoso e fui pesquisar. Simplesmente amei essas novas versões dos mitos gregos pelo Fry, com uma linguagem mais moderna e instigante.

Sara 02/07/2021

Muito bom mas cadê a Perséfone?
Mythos é um livro muito bom (por mais que até agora eu não tenha achado a tal linguagem engraçada que dizem que ele tem), e tem muuuuitas histórias da mitologia grega (que vamos concordar, é a melhor), mas tipo, me incomodou um pouco a parte da história de Hades e Perséfone porque tipo, o cara resumiu aquilo tudo, aquela história toda em uma folha. Tristeza, depressão e lágrimas
Mas lê, sério, é muito bom

Cecchetti 29/05/2021

Belíssimo trabalho, mitologia contada por um grande contador de histórias na linguagem de hoje
Ouvido o audiobook lido pelo próprio autor. Um elemento a mais de prazer. Stephen Fry é um excelente contador de histórias e aqui conta o mito grego com paixão, com diversão e com seriedade (no sentido de trazer a importância dessas histórias - base da cultura ocidental - para nosso cotidiano).
Uma boa leitura que trás leveza e crescimento pessoal.

OBS: aqui mostra algumas funções importantes do audiobook: ouvir um livro lido pelo seu próprio autor e também perceber, ter mais experiência da intenção e sentido, a partir da entonação que dá ao que lê. Dou um exemplo: quando leio poemas e depois os escuto com alguém recitando, mudam até os significados com as enfases que dão.

Julia Calamares 19/05/2021

Sthepen Fry, com uma linguagem divertida, narra a origem do mundo pelo ponto de vista dos gregos e o nascimento dos deuses.

A edição é maravilhosa! Ótima diagramação, notas de rodapé, além de diversas ilustrações, um mapa do mundo grego e uma árvore genealógica dos deuses (o que é extremamente necessário ?).

Como amante de mitologia grega, esse foi um dos melhores livros que li sobre o assunto!
D.J. Alves 14/07/2021minha estante
Você conhece algum outro livro além desse que seja uma ficção fantástica ou histórica sobre os deuses gregos. Narrações com personages diálogos, capítulos, mais ou menos com eles fazem aqui.

Julia Calamares 14/07/2021minha estante
A série Percy Jackson e os Olimpianos, do Rick Riordan! É uma leitura mais juvenil, inclusive foi por ele que me apaixonei pelos livros, aos 10 anos, mas é uma ótima forma de entrar nesse mundo da mitologia grega

brunascarpelli 07/03/2021

É um livro excelente para iniciantes, mas senti muita falta de histórias essenciais como as de Hércules, Ícaro e Minotauro. O último capítulo teve tantos mitos curtos que poderia conter outros mais relevantes de maneira resumida. No mais, é um bom livro. Recomendo.

caroline ww 13/01/2021

Mythos trata de histórias de heróis, deuses e titãs da mitologia grega. Ele aborda o Caos, onde tudo surgiu nesse contexto, e daí vem explicando como toda a criação se desenvolveu.

É dividido em 5 partes: O Início (parte um e dois), Os Brinquedos de Zeus (parte um e dois) e Os Lindos e Malditos.

Além de ser uma narrativa educativa, também não é pesada ou tediosa. A escrita de Stephen Fry é muito leve e divertida, você se perde entre as páginas e quando vê já passou uma tarde lendo!

Minhas histórias favoritas estão perfeitamente descritas nesse livro. O Rapto de Perséfone e a história de Eros e Psiquê foram boas surpresas pra mim, porque normalmente não se explica a origem dos nomes ou as consequências de cada mito, mas dessa vez ficou tudo bem detalhado e conseguimos entender o porquê de cada narrativa e interpretá-las da melhor maneira possível.

E, como sempre, as escapadas de Zeus estão bem presentes em várias partes da história? mas além desse clichê, temos como ele foi salvo das garras de seu pai, Cronos, e conseguiu sobreviver bebendo o leite de - pasmem - uma cabra e iniciar a Titanomaquia!

Mythos aborda histórias pouco conhecidas e não se prende aos deuses do Olimpo. Procura abordar do rubor róseo de Eos ao olhar marcial de Ares, trazendo sempre uma curiosidade ou uma palavra que surgiu de um mito.

Então esse vai pros que amam mitologia grega ou sentem vontade de começar a aprender sobre em algum lugar!Definitivamente esse será o livro certo pra isso.

bayer_yago 19/11/2020

Mythos
Aqui neste livro Stephen Fry aborda os mitos gregos o mais próximo de como eles são no original. Portanto uma visão adulta e "real" dos mitos.

Fernanda 22/10/2020

Mitologia de leve
Um livro bem gostoso pra você aprender um pouco de mitologia grega de maneira bem leve. O autor consegue ir te contando as histórias e vc vai aprendendo sem nem sentir.

henrique 31/08/2020

Eu sou um apaixonado pela mitologia grega. Suas histórias sobre titãs, deuses, monstros e heróis inspiraram poetas, escritores, músicos e artistas plásticos.
Nesse livro o ator britânico Stephen Fry, que também é um apaixonado por mitologia, reconta essas histórias desde o princípio até o rei Midas.
Vale a pena ler as notas de rodapé, pois tem muitas informações interessantes que explicam a origem dos nomes científicos de animais e plantas.
Esse é apenas o primeiro volume, mas infelizmente o segundo volume sobre os heróis como Teseu, Jasão e Perseu ainda não tem tradução no Brasil.

Bruna.Schleder 25/04/2020

Esse livro
O começo do livro foi a melhor coisa que eu li em bastante tempo, engraçado inteligente e interessante. Depois da metade ele perdeu suas qualidades mas ainda assim maravilhoso.

Valéria Cristina 10/03/2020

Para quem gosta do tema
Para quem gosta do assunto, esse volumes elenca as melhores histórias da mitologia grega. Desde a cosmogênese, até a terceira geração de deuses.

Coruja 27/02/2020

Comprei esse livro na Black Friday ano passado, por nenhum outro motivo especial além de “está em promoção”. Melhor dizendo, eu até estava atrás de algum volume de mitologia grega para ter como referência na estante, mas o escolhido era uma edição ilustrada da Zahar escrita por Nathaniel Hawthorne (o autor de A Letra Escarlate). O livro do Stephen Fry nem tinha entrado no meu radar. Mas tudo bem, fato é que estava num preço excelente, era um livro em capa dura, eu sempre podia guardá-lo para dar de presente depois.

Quando comecei a folheá-lo, fiquei extremamente feliz de ter me deixado levar pela impulsividade. A título de comparação, a releitura dos mitos gregos de Fry é melhor até que a que Neil Gaiman faz da mitologia nórdica - e eu adorei o que Gaiman fez naquele livro. Fora que a edição preparada pela Planeta é realmente muito linda.

A mitologia grega foi uma das minhas primeiras paixões - meu gosto por corujas deriva da minha quase obsessão por Palas Atena. E não, tal gosto nada tem a ver com Cavaleiros do Zodíaco: quem me apresentou à mitologia foi Monteiro Lobato. Sei que Lobato é bem criticado hoje em dia como racista, mas embora eu compreenda as críticas, não tenho como negar que parte da minha formação - do meu gosto por folclore, contos de fadas, mitos e História - nasceu dos livros dele.

Enfim… digo tudo isso para explicar que o panteão grego me é extremamente familiar quase que desde que comecei a ler sozinha. De modo que, o que Fry conseguiu nesse livro é um feito notável: tornar-se senhor dessas histórias tantas vezes já contadas, conferir a elas o vigor, brilho de um conto original. A forma como ele trabalhou a narrativa é irreverente e deliciosa, pontuada por reflexões sobre o legado desses mitos e referências modernas, como a inclusão de Percy Jackson entre os filhos de Poseidon. Fora o fato de que ele não se furta de contar as histórias mais escabrosas, saneadas em antologias que li quando criança (como é que eu não sabia que Zeus e Ganimedes eram amantes fixos no Olimpo, debaixo do nariz da Hera?).

Suas informações sobre como a mitologia emprestou nomenclaturas para diversos campos científicos - especialmente na biologia e na astronomia - e como eles estão nas raízes de termos que utilizamos ainda hoje foram também um diferencial, especialmente a se considerar o quanto bebemos da tradição greco-romana.

Leitores puristas da mitologia talvez torçam o nariz para as atualizações, os diálogos imaginados e inferências. O que Fry demonstra aqui, contudo, não é desrespeito, mas amor a essas histórias, uma legítima afeição pelos personagens que ora se sucedem. Mythos é, em suma, um ótimo volume de referência, e também um deleite para quem gosta de uma boa narrativa.

Por fim, descobri que Mythos tem o audiobook lido pelo próprio Stephen Fry. Fiquei muito tentada a ir atrás: a voz dele é uma coisa maravilhosa e ele é um contador de histórias nato. Talvez eu faça isso para o segundo volume, que se concentra nos heróis mitológicos (esse primeiro é centrado nos deuses e ainda não foi publicado por aqui).

site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/02/mythos-as-melhores-historias-de-herois.html