Mythos Stephen Fry

Resenhas -

resenhasdajulia 19/05/2021

Sthepen Fry, com uma linguagem divertida, narra a origem do mundo pelo ponto de vista dos gregos e o nascimento dos deuses.

A edição é maravilhosa! Ótima diagramação, notas de rodapé, além de diversas ilustrações, um mapa do mundo grego e uma árvore genealógica dos deuses (o que é extremamente necessário ?).

Como amante de mitologia grega, esse foi um dos melhores livros que li sobre o assunto!
D.J. Alves 14/07/2021minha estante
Você conhece algum outro livro além desse que seja uma ficção fantástica ou histórica sobre os deuses gregos. Narrações com personages diálogos, capítulos, mais ou menos com eles fazem aqui.

resenhasdajulia 14/07/2021minha estante
A série Percy Jackson e os Olimpianos, do Rick Riordan! É uma leitura mais juvenil, inclusive foi por ele que me apaixonei pelos livros, aos 10 anos, mas é uma ótima forma de entrar nesse mundo da mitologia grega

bayer_yago 19/11/2020

Mythos
Aqui neste livro Stephen Fry aborda os mitos gregos o mais próximo de como eles são no original. Portanto uma visão adulta e "real" dos mitos.

Coruja 27/02/2020

Comprei esse livro na Black Friday ano passado, por nenhum outro motivo especial além de “está em promoção”. Melhor dizendo, eu até estava atrás de algum volume de mitologia grega para ter como referência na estante, mas o escolhido era uma edição ilustrada da Zahar escrita por Nathaniel Hawthorne (o autor de A Letra Escarlate). O livro do Stephen Fry nem tinha entrado no meu radar. Mas tudo bem, fato é que estava num preço excelente, era um livro em capa dura, eu sempre podia guardá-lo para dar de presente depois.

Quando comecei a folheá-lo, fiquei extremamente feliz de ter me deixado levar pela impulsividade. A título de comparação, a releitura dos mitos gregos de Fry é melhor até que a que Neil Gaiman faz da mitologia nórdica - e eu adorei o que Gaiman fez naquele livro. Fora que a edição preparada pela Planeta é realmente muito linda.

A mitologia grega foi uma das minhas primeiras paixões - meu gosto por corujas deriva da minha quase obsessão por Palas Atena. E não, tal gosto nada tem a ver com Cavaleiros do Zodíaco: quem me apresentou à mitologia foi Monteiro Lobato. Sei que Lobato é bem criticado hoje em dia como racista, mas embora eu compreenda as críticas, não tenho como negar que parte da minha formação - do meu gosto por folclore, contos de fadas, mitos e História - nasceu dos livros dele.

Enfim… digo tudo isso para explicar que o panteão grego me é extremamente familiar quase que desde que comecei a ler sozinha. De modo que, o que Fry conseguiu nesse livro é um feito notável: tornar-se senhor dessas histórias tantas vezes já contadas, conferir a elas o vigor, brilho de um conto original. A forma como ele trabalhou a narrativa é irreverente e deliciosa, pontuada por reflexões sobre o legado desses mitos e referências modernas, como a inclusão de Percy Jackson entre os filhos de Poseidon. Fora o fato de que ele não se furta de contar as histórias mais escabrosas, saneadas em antologias que li quando criança (como é que eu não sabia que Zeus e Ganimedes eram amantes fixos no Olimpo, debaixo do nariz da Hera?).

Suas informações sobre como a mitologia emprestou nomenclaturas para diversos campos científicos - especialmente na biologia e na astronomia - e como eles estão nas raízes de termos que utilizamos ainda hoje foram também um diferencial, especialmente a se considerar o quanto bebemos da tradição greco-romana.

Leitores puristas da mitologia talvez torçam o nariz para as atualizações, os diálogos imaginados e inferências. O que Fry demonstra aqui, contudo, não é desrespeito, mas amor a essas histórias, uma legítima afeição pelos personagens que ora se sucedem. Mythos é, em suma, um ótimo volume de referência, e também um deleite para quem gosta de uma boa narrativa.

Por fim, descobri que Mythos tem o audiobook lido pelo próprio Stephen Fry. Fiquei muito tentada a ir atrás: a voz dele é uma coisa maravilhosa e ele é um contador de histórias nato. Talvez eu faça isso para o segundo volume, que se concentra nos heróis mitológicos (esse primeiro é centrado nos deuses e ainda não foi publicado por aqui).

site: https://owlsroof.blogspot.com/2020/02/mythos-as-melhores-historias-de-herois.html

laura2290 14/01/2023

como eu amo a mitologia grega
Esse é o primeiro livro sobre mitologia grega que eu leio que tem como propósito ensinar os mitos sobre os deuses. O autor retratou de forma lúdica e com uma narração que mostra sua paixão pelas histórias que está contando, e isso tornou a experiência de leitura muito gratificante. Se você não sabe um pingo de informação sobre a mitologia grega, esse livro é fácil de entender e perfeito para você. Se você, assim como eu, já sabia uma coisa ou outra sobre os Titãs e os Olímpios, ou algumas das histórias mais famosas como Narciso, Perséfone e Hades, Jacinto e Apolo, Prometeu, Epimeteu e Pandora, mas quer se aprofundar mais, esse livro também é perfeito para você. Se você leu a saga de Percy Jackson e amou, esse livro vai ser um favoritado, isso eu te prometo. Cinco estrelas!

Davi 18/03/2023

Muitas histórias eu já conhecia, é meio impossível não conhecer levando em conta os livros que já li sobre ela assunto, mas para quem não leu tanto, o livro é bom e simples.

O autor apresenta as histórias de maneira leve e acessível, tornando a leitura agradável e divertida. Além disso, ele acrescenta sua própria interpretação aos mitos, criando conexões com a cultura e a sociedade atual.

Uma das grandes qualidades do livro é a forma como Fry constrói os personagens mitológicos, dando a eles personalidades complexas e profundas. Ele não os apresenta como meros arquétipos ou símbolos, mas como indivíduos que possuem emoções e motivações plausíveis.

Outro aspecto interessante do livro é a sua estrutura. Fry divide a obra em capítulos curtos e temáticos, o que facilita a leitura e a compreensão dos mitos. Além disso, ele intercala a narrativa com reflexões pessoais e observações sobre a história e a cultura gregas, tornando a obra ainda mais rica e informativa.

Beatriz 12/01/2022

Muito mais que um ponto de partida
Nesse livro, o autor busca contar de forma cronológica (haha) as estórias que formam a mitologia grega como conhecemos.

Começando pela criação do universo, ele utiliza um formato parecido com pequenos contos para contar vários acontecimentos desde os titãs, até os deuses e coloca até alguns mortais. Esse formato, fluido e direto, deixa a leitura muito simples e super gostosa, você aprende brincando.

O autor consegue equilibrar muito bem o bom humor e a informação, o que é necessário porque tem muitos mitos com envolvem temas pesados como morte, tortura, violência e abuso. Ele conta tudo de forma descontraída, mas sem desrespeitar. Ele também não deixa de fora os acontecimentos que envolvem sexualidade e gênero, o que eu particularmente achei super legal.

Recomendo muito tanto para quem já é fã de mitologia grega e quer uma leitura gostosinha, quanto para quem não conhece nada e quer saber mais: pode começar por aqui sem medo!

Meus mitos favoritos de ler foram os de Pandora, Dioniso e Faetonte. O livro deixa muitos mitos famosos de fora (os de semideuses como teseu, jasão, etc) mas felizmente ele tem outros livros! Esperando ansiosamente eles chegarem no Brasil.

black.fire 22/01/2022

? ano lido: 2021

outro ótimo livro pra quem gosta de mitologia. eu amo demais esse. (não sei o que escrever, mas apenas comprem! KKKKKKK)

Cecchetti 29/05/2021

Belíssimo trabalho, mitologia contada por um grande contador de histórias na linguagem de hoje
Ouvido o audiobook lido pelo próprio autor. Um elemento a mais de prazer. Stephen Fry é um excelente contador de histórias e aqui conta o mito grego com paixão, com diversão e com seriedade (no sentido de trazer a importância dessas histórias - base da cultura ocidental - para nosso cotidiano).
Uma boa leitura que trás leveza e crescimento pessoal.

OBS: aqui mostra algumas funções importantes do audiobook: ouvir um livro lido pelo seu próprio autor e também perceber, ter mais experiência da intenção e sentido, a partir da entonação que dá ao que lê. Dou um exemplo: quando leio poemas e depois os escuto com alguém recitando, mudam até os significados com as enfases que dão.

Elizah 02/09/2023

Percy Jackson me trouxe até aqui. Sthepen Fry me fez ficar!!
Depois de finalmente tomar vergonha na cara e ler Percy Jackson pela primeira vez, fiquei absolutamente fascinada por mitologia grega e queria conhecer um pouco mais da história original. Assim, acabei dando uma chance para esse livro que estava estacionado na estante por séculos. E, cara, que leitura maravilhosa!!
Nesse livro incrivel Stephen Fry faz uma explicação resumida, mas nao sem detalhes (se é que isso faz sentido), sobre as principais histórias utilizadas pelos gregos como forma de explicar o mundo e todas as coisas que ninguém conseguia explicar. E é fascinante. Especialmente a forma como essas histórias ainda se perpetuam em crenças populares, religiões, linguistica (!!!!!!) e até na nossa ciencia!!!
Desde a criação de Gaia, o nascimento dos Titãs, ao estabelecimento do Olimpo e até as histórias de alguns heróis, esse livro conta de forma MUITO didática e bem humorada sobre a origem desses mitos e o storytelling do Stephen Fry é absolutamente impecável.
Dificilmente você vai querer parar de ler - e olha que eu tenho A MAIOR dificuldade com livros de contos do mundo - !!!!!

Valéria Cristina 10/03/2020

Para quem gosta do tema
Para quem gosta do assunto, esse volumes elenca as melhores histórias da mitologia grega. Desde a cosmogênese, até a terceira geração de deuses.

Bruna.Schleder 25/04/2020

Esse livro
O começo do livro foi a melhor coisa que eu li em bastante tempo, engraçado inteligente e interessante. Depois da metade ele perdeu suas qualidades mas ainda assim maravilhoso.

henrique 31/08/2020

Eu sou um apaixonado pela mitologia grega. Suas histórias sobre titãs, deuses, monstros e heróis inspiraram poetas, escritores, músicos e artistas plásticos.
Nesse livro o ator britânico Stephen Fry, que também é um apaixonado por mitologia, reconta essas histórias desde o princípio até o rei Midas.
Vale a pena ler as notas de rodapé, pois tem muitas informações interessantes que explicam a origem dos nomes científicos de animais e plantas.
Esse é apenas o primeiro volume, mas infelizmente o segundo volume sobre os heróis como Teseu, Jasão e Perseu ainda não tem tradução no Brasil.

Juh Lopes ð¦ 27/12/2021

Para os fãs de Mitologia Grega
Como próprio título da resenha já diz, se você é fã de Mitologia Grega, acredito que vai gostar desse livro e digo por experiência própria! É um livro que esteticamente é lindo e conta desde o princípio dos mitos gregos e a origem do Universo a partir das crenças da Grécia com uma leitura fluida e descomplicada ( os curiosos se deleitam! )

Kym 11/02/2023

Mythos
Conta histórias da mitologia grega, tive dificuldade de asociar os lugares e personagens muitas vezes, que até se tornou cansativo. Mesmo assim foi uma leitura de muito conhecimento sobre a mitologia grega, principalmente de personagem que eu não conhecia e alguns que eu só sabia a metade da história

bardo 30/11/2022

Talvez o maior elogio que se pode fazer a esse livro é que ele é uma ótima porta de entrada para os não iniciados no riquíssimo universo da mitologia grega. Para aqueles que vagamente se lembram de um ou outro nome pescado de filmes ou menções superficiais na escola, temos aqui um vasto e abrangente panorama. O bom humor e a leveza da escrita do autor talvez enganem, dando a impressão de algo mais superficial, não é o caso. Inclusive apesar do bom humor se manter, conforme o autor vai levando o leitor em seu passeio, sua escrita vai se aprofundando e dando conta de apresentar uma quantidade quase assustadora de informações. É uma obra leve, mas nem por isso menos profunda e interessante. Com mais de uma versão de alguns dos mitos e mesmo interpretações não tão óbvias, o autor destrói alguns esteriótipos mais populares. Trata-se de uma ótima introdução para outras obras mais tradicionais do assunto, inclusive citadas pelo autor no posfácio do livro.