Box Platão

Box Platão Platão

Resenhas -

Zaqueu 15/09/2022

Profundo
Primeiro contato que tive com as obras de Platão e confesso que ainda não possuo todo o conhecimento e que com certeza irei me aprofundar mais e mais nesse tema tão importante que é a filosofia.Particularmente o que mais me deixou intrigado foi no livro mais famoso até então que é a Republica onde Sócrates constroem no o que seria a cidade ideal e como que ele discorre sobre os meios de governança e o quanto a democracia seria nociva no decorrer da história: As quatro constituições imperfeitas: a espartana ou cretense, a oligarquia, a democracia e a tirania.
Leitura riquíssima que nos faz refletir sobre o quanto perdemos o interesse em ter uma vida regrada pelas virtudes da alma e pela procura no que é belo, o quanto o significado das palavras como, amor,justiça foram sendo deturpados. Nenhum homem deve ser venerado acima da verdade.
Leitura essencial para entendermos os tempos que vivemos hoje.

@pedro.h1709 03/12/2023

O presente volume do Box Platão reúne os livros Eutífron, Apologia de Sócrates, Críton, Fédon e O Banquete. O primeiro trata da acusação de Sócrates de corromper a juventude e não reconhecer os deuses da cidade, introduzindo novas divindades; o segundo aborda a defesa que Sócrates faz diante de seu júri; o terceiro traz as interações dos discípulos de Sócrates com ele, no período em que esteve em cárcere aguardando a execução; o quarto fala dos últimos momentos de Sócrates antes de seu derradeiro fim; enquanto que o Banquete conta a discussão de Sócrates com outros companheiros a respeito do que seria o amor, através da simbologia do Deus grego Eros.

Ao contrário do que faria supor as acusações contra Sócrates, durante todos os livros é possível perceber a importância que Sócrates, este filósofo tão comprometido com a moral e a verdade, atribui aos deuses em suas reflexões. Além disso, em o Banquete, é exposto que Sócrates também não era dominado pelos desejos, pela luxúria, suportando as investidas de muitos de seus discípulos, como era comum àquela sociedade.

De todos os livros, Fédon é o mais excepcional, principalmente a parte em que busca refletir a respeito da imortalidade da alma, discutindo a questão dos opostos, da reminiscência, da indestrutibilidade das coisas invisíveis e degradação daquelas visíveis e, por fim, sua comparação à alma e ao corpo.

Sócrates reafirma constantemente não ser possuidor de conhecimento, às vezes, de maneira um tanto irônica, apesar dos comentários daqueles que o cercam sobre sua sabedoria. Ele também parece ser bastante bajulador em alguns momentos, no entanto, a condução de suas perguntas o levaram a conquistar muitas inimizades.

Sempre muito bom conhecer mais sobre isso filósofos clássicos através de suas próprias obras. Super recomendado!

Valdirene.Silva 03/02/2019

República e Górgias reunidos em box Na República, há a cidade, a polis, e as formas e estruturas de relacionamento e governo de seus cidadãos, os padrões de moral e de justiça que regulam o embate de seus interesses e a perfeita solução que lhes pode ser dada numa politeia ideal, em que o problema da tirania e da democracia encontram-se na pauta dos conflitos e dos debates. Em Górgias, o leitor se aventura pelos caminhos dialógicos percorridos pelos interlocutores e logo constata que a discussão vai além da tentativa de definir o que é a arte da Retórica, ou se ela é uma arte. À medida que o exame conduzido por Sócrates passa de uma personagem a outra, emerge a questão fundamental que é a do melhor modo de se viver: será a vida política da democracia ateniense, da qual a retórica é parte imanente, ou a filosófica, na imagem de Sócrates construída por Platão?

Você pode baixar grátis o livro nos sites abaixo:

site: http://livrosonlineaqui.com/2019/02/03/box-platao-platao/

Lua 04/10/2021

No primeiro volume vemos a grande obra a República onde temos as bases da sociedade como a vemos hj. No segundo a trajetória do discípulo através das obras.

Renisson 30/12/2021

Não sou um estudioso sobre as obras de Platão, e nem muito menos crítico, apenas gosto de apreciar a filosofia, por isso não farei uma avaliações críticas da obra.
O ponto que destaco é o que o autor quer passar na sua filosofia e isso é nítido nas obras, talvez possa concordar ou não com que Platão quer passar, mas que é nítido o que ele quer passar é nítido nesses livros.