Clara Carcosa

Clara Carcosa Juliana Fiorese




Resenhas - Clara Carcosa


19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Carlinha 17/05/2021

Clara Carcosa
Lindíssima HQ com uma parte da nossa cultura que foi maravilhosamente retratada pela autora.

Tudo se desenvolve em torno de uma garota perdida num lugar solitário, escuro e silencioso.

É uma ótima leitura! Bom demais esbarrar em obras assim.

Recomendo
comentários(0)comente



Cah - @livrosdacahcensi 04/03/2021

Macabramente lindo!
Essa HQ foi um amorzinho produzido pela Juliana Fiorense em um projeto independente e que aqueceu meu coração com tanta inspiração
comentários(0)comente



Suka - Pensamentos & Opiniões 11/08/2020

Essa é a primeira HQ feita pela Juliana Fiorese, como já contei aqui conheci o trabalho dela pelo Instagram e já trouxe aqui um de seus trabalhos que foi a HQ Lenora que é uma adaptação do poema de Edgar Allan Poe, Lenore.

Em "Clara Carcosa" a história é sombria e dá margem para várias indagações, quando li fiquei com a sensação de que a protagonista só estava "vivendo" seu lado interno obscuro, mas também poderia ser interpretado como o limbo até a aceitação da morte, ou outras interpretações que acho que vária de acordo com o momento em que você está lendo.

Umas das coisas que me deixou empolgada é que ela faz alusão a lenda da mulher de branco da fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo/ PB que eu tive o prazer de conhecer há alguns anos trás.

Sou suspeita para falar da arte da Juliana, acho lindo seus traços, essa HQ tem um tom bem obscuro que é visto nas cores usadas pela artista.

site: http://www.pensamentosopinioes.com
comentários(0)comente



fer 17/07/2020

MARAVILHOSO
"quando não temos noção de tempo e espaço, parece que perdemos direção.
parece que perdemos dimensão.
e quando as perdemos, tudo ao redor acaba virando eternidade.
é a eternidade que nos observa.
que nos aguarda.
e que nos engole."

comentários(0)comente



Cibele 07/07/2020

HQ maravilhosa! As ilustrações da Juliana têm um estilo bem característico e compõem a narrativa de suspense de uma maneira muito bem desenvolvida.
comentários(0)comente



MariBrandão 19/03/2020

Uma HQ maravilhosa, em todos os sentidos!

Através das ilustrações é possível sentir toda a solidão de Clara. É como se ela pudesse ser tocada!

O caminho cheio de descobertas me levou por uma mistura de sentimentos e a me identificar com a personagem em alguns momentos.

Trabalho excelente da Juliana Fiorese!
comentários(0)comente



emmanuelle.pitanga 16/03/2020

Solidão
HQ belíssima. Fala sobre medos, solidão. Trata de assuntos importantes e necessários.
comentários(0)comente



Karine.Campos 28/10/2019

Na Bienal de Pernambuco eu tive a oportunidade de conhecer autores e autoras que deixaram meu coração muito aquecido entre eles está a Juliana Fiorese que me emocionou com seu trabalho de desenhos tão lindos. Porém além dos seus desenhos a Juliana também tem duas HQs e tive a oportunidade de conhecer Clara Carcosa no seu estande e fiquei tão apaixonada pelo traço que não poderia deixar a Bienal sem levar essa HQ comigo.

Confesso que antes da Bienal não conhecia o trabalho da Juliana 😬 então quando comecei a ler a Clara não tinha nem ideia do que ia vir pela frente e nesse post tento trazer todas as emoções que senti ao ler a obra

No início da história Clara está no lugar desconhecido e ela não lembra simplesmente de nada da sua vida e como qualquer pessoa sem memória Clara buscar dentro de si e dentro daquele local obscuro e escuro entender porque ela está ali e o que está acontecendo com ela.

O mais interessante é que durante a leitura todas as emoções que a Clara sentiu me fizeram lembrar de mim há alguns anos atrás quando passei por uma crise de pânico... Tudo que a Clara sentiu naquele local e toda sua busca parecia que era eu buscando o meu próprio eu e isso me emocionou profundamente tanto que precisei me lembrar que eu já tinha me encontrado...

Mas a história de Clara está muito além de uma busca por ela mesmo, a busca de Clara vai levá-la a segredos que não deveriam ser revelados jamais, e para saber qual segredo é esse só lendo Clara Carcosa.

Obs: a história de Clara se passa em Cabedelo na Paraíba (bem próximo a João Pessoa) e isso visitar esse lugar pelos olhos da personagem me trouxe um aconchego no coração, pois sou apaixonada pela região.

Texto: @kacau_campos
Autora: @julianafiorese

#resenhasamigasdaliteratura #claracarcosa #julianafiorese #leituraconcluida #bienalpe #bienaldelivros #leiaumnacional #leitorasemrecife #squadbibliófilos #leitoressapiens



site: https://www.instagram.com/p/B34A0dbDApM/?igshid=fs72gzhrxpby
comentários(0)comente



Carol | @carolreads 11/07/2019

Clara Carcosa
Uma HQ com ilustrações liiindas e bem sombrias.

Já acompanho o trabalho da ilustradora Juliana Fiorese há tempos. Os desenhos dela são muito diferentes, e os marcadores de página e posters que ela faz são únicos! Quando vi que ela ia lançar sua primeira HQ pelo catarse não pensei duas vezes e apoiei.

Clara Carcosa é um quadrinho sombrio. Aqui vamos acompanhar Clara, uma menina que está perdida em uma floresta e sem memórias, cujo sentimento de solidão é gritante.

Uma frase que me marcou nessa primeira parte da história foi: “Algumas vezes, cheguei a me perguntar se isso tudo era real. Quando não temos noção de tempo e espaço, parece que a sanidade também nos falta”. A sensação de desespero aumenta à medida que Clara entra mais e mais na floresta, achei cada detalhe que a autora coloca na floresta assustadores, apesar de serem desenhados com delicadeza.

Na segunda parte da história vamos descobrir o que Clara está fazendo naquele lugar, e como ela foi parar ali. Não quero falar muito para não estragar a experiência de ninguém... mais vale super a pena!

Até minha mãe pegou o livro para dar uma olhada, além de achar lindo, ela ficou bem feliz quando ela viu as inspirações da Juliana para criar a história. Ela morava em João Pessoa e me contou que já visitou a Fortaleza de Santa Catarina lá em Cabedelo, esse detalhe tornou o quadrinho ainda mais legal.

site: https://www.instagram.com/carolreads
comentários(0)comente



Caderneta Colorida 08/01/2019

Sensacional
Obra de estreia nos quadrinhos dessa ilustradora que faz trabalhos maravilhosos, e ficou sensacional. A resenha completa se encontra no meu perfil do Instagram.

site: http://www.instagram.com/cadernetacolorida
comentários(0)comente



Letícia 05/01/2019

Retomando!
só li quadrinhos, confesso que poucos, na minha infância.
através de Clara Carcosa, volto ao mundo das HQ's em grande estilo com essa história singela e profunda ao mesmo tempo.
parabéns, Juliana Fiorese!
recomendo a todos!
comentários(0)comente



#PandS 03/01/2019

Olá pessoal, tudo bem por aí? Hoje no #ResenhasdaMy eu trouxe a resenha de uma HQ de terror, para manter o clima sombrio da semana.
👻
Clara Carcosa é uma publicação independente da @julianafiorese, ela fez o financiamento coletivo pelo @catarse, e eu fui uma das apoiadoras. Felizmente a HQ chegou a tempo de fazer post para o Halloween.
👻
Clara está perdida, ela não consegue se lembrar de nada da sua vida, de onde está ou o porquê. Ela se encontra em lugar sombrio, rondada por seus maiores medos: solidão, escuridão e silêncio.
👻
Clara não tem um rumo a seguir, e neste lugar onde está começa a ver sombras. Esperançosa de que estas possam lhe trazer alguma resposta, começa a segui-las.
👻
No caminho, Clara se depara com coisas muito sombrias, mas, pior que isso, flashbacks começam atingi-la, e eles são mais assustadores do que ela poderia imaginar. A partir disso ela consegue ir desvendando os mistérios ao seu redor.
👻
O maior segredo que Clara descobre é que há portas que não deveriam ser abertas!
👻
Quer saber que portas são essas? Vêm conhecer essa HQ tenebrosa e linda!
Clara Carcosa foi baseada em uma lenda urbana bastante conhecida em Paraíba, estado em que a Juliana mora. Como a autora gosta desse clima mais sombrio e queria prestigiar a cultura brasileira, ela encontrou nessa lenda o ponto de partida perfeito para começar seu trabalho.
👻
Eu já conhecia o traço lindo da Ju e só me apaixonei ainda mais depois da leitura. O clima é sombrio, mas eu acho as ilustrações tão fofas!
Ela fez uma "releitura" da lenda urbana e ficou um trabalho muito legal, bem rapidinho de ler, com um traço bem delineado e cores perfeitas.
👻
Pelas informações que vi no ig dela, em breve a venda da HQ será liberada na lojinha online e vocês terão a oportunidade de conhecer essa maravilha. Eu indico com certeza.
👻
"Quando não temos noção de tempo e espaço, parece que perdemos direção. Parece que perdemos dimensão. E quando as perdemos, tudo ao redor acaba virando eternidade."

site: https://www.instagram.com/p/BpkATFehQUL/
comentários(0)comente



Manuela 20/12/2018

Terror e cultura com muita arte
Já era fã dos desenhos da Juliana Fiorese, então participar do financiamento dessa HQ foi muito prazeroso. Foi uma grata surpresa receber o livro e ver todo o cuidado envolvido: ilustrações primorosas e a arte espetacular.
A história nos conta, de forma não linear, a história de Clara. Uma garota em busca de si mesma e de seu lugar. O que ela encontra, só lendo para saber! Mas o que encontramos, é a junção de belas ilustrações, referências bibliográficas e uma intrigante lenda do estado da Paraíba, terra natal da autora. Que venham continuações das aventuras de Clara Carcosa!
Manuela 21/08/2019minha estante
Juliana Fiorese***




Coruja 11/12/2018

Apoiei o projeto do quadrinho Clara Carcosa no primeiro dia dele no Catarse (para ser exata, na primeira hora). Há tempos que seguia a Juliana Fiorese, gosto muito do estilo dela, e já tinha ajudado a financiar outro projeto seu na plataforma, então não tive dúvidas em participar desse também.

O roteiro de Clara Carcosa é bem ambíguo, aberto à interpretação do leitor; um horror que me lembra muito Lovecraft e Edgar Allan Poe (ela traz como referência O Rei de Amarelo do Robert W. Chambers, mas não conheço tanto dele para fazer esse julgamento), do tipo que sugere e deixa que você construa seus próprios pesadelos com os bloquinhos que ela vai te ajudando a montar. Onde está acontecendo tudo aquilo? Apenas na cabeça da protagonista? São fruto da dolorosa solidão transmitida desde a primeira página? Ou esses fantasmas existem no mundo 'real'? Você, leitor, é quem decide.

A história é muito bem costurada com a arte da Juliana, um estilo que é característico dela e que, como já disse, gosto bastante. A edição também traz no final várias curiosidades, estudos de personagem, e das influências que ajudaram a artista na criação, além de uma galeria de artistas convidados. Mas o que eu mais gostei desse final foi a apresentação da fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo/PB e a lenda da mulher de branco. Amei a forma como ela usou essa lenda local como gancho para construção de sua história e sim, fiquei com vontade de visitar o lugar.

O livro tem um projeto editorial muito bonito, de primeira qualidade, da capa, às guardas, aos extras, é visível como tudo foi pensado com carinho. Não tenho dúvidas que havendo novos projetos da Juliana, hei de apoiá-los também.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2018/12/resumo-da-opera-outros-varios-titulos.html
comentários(0)comente



Danielle (@chimarraoelivros) 10/11/2018

Não lembro ao certo como cheguei até o trabalho da Juliana Fiorese, mas já tem um tempo que acompanho as ilustrações dela no instagram, então, quando soube que ela estava lançando uma HQ, fiquei muito curiosa para ler.
Clara Carcosa foi lançada como um projeto de financiamento coletivo no Catarse e conta a história sombria de uma menina sem lembranças que vaga sem rumo perseguindo sombras.
Clara não sabe onde está, nem há quanto tempo está lá, não tem certeza de quem é e nem como conseguiu as cicatrizes que marcam sua pele, só sabe que está sozinha e quer respostas.
Aos poucos ela vai tendo alguns flashbacks de sua vida passada que a vão fazendo entender como chegou onde está.
O traço da Juliana é lindo! Ela consegue dar o toque sombrio perfeito para as situações, e a trama nos deixa envolvidos até o fim. Adoro como ela foi mostrando as referências que utilizou para criar esse mundo novo e cheio de mistérios.
Para completar, ela indica uma playlist para ser ouvida junto com a leitura, que ajuda na criação do ambiente da leitura.

Quem gosta de lendas urbanas, elementos sobrenaturais e hq não vai se arrepender de entrar no universo de Clara Carcosa.

site: https://www.instagram.com/p/BpC2LzYgCP2/
comentários(0)comente



19 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR