Clara Carcosa Juliana Fiorese

Resenhas - Clara Carcosa

Sam 04/04/2023

Livro lindo, com certeza muito pensado e feito com muito cuidado e carinho. As artes são extremamente magníficas é uma viagem visual perfeita.

Erin.Amber 30/12/2022

Surpreendeu
Esse foi um dos livros que eu descobri andando pela biblioteca e peguei pra mim
Achei a capa linda e quis dar uma chance (quem nunca?) e nossa que viagem
A clara é uma protagonista que passa por varios perrengues e as ilustrações a acompanham em tudo da forma mais bela possível
Um livro lindo que a autora deveria ser mais reconhecida
Livro pra ler em uma tardezinha

Carlinha 17/05/2021

Clara Carcosa
Lindíssima HQ com uma parte da nossa cultura que foi maravilhosamente retratada pela autora.

Tudo se desenvolve em torno de uma garota perdida num lugar solitário, escuro e silencioso.

É uma ótima leitura! Bom demais esbarrar em obras assim.

Recomendo

Cah_Censi 04/03/2021

Macabramente lindo!
Essa HQ foi um amorzinho produzido pela Juliana Fiorense em um projeto independente e que aqueceu meu coração com tanta inspiração

Suka - Pensamentos & Opiniões 11/08/2020

Essa é a primeira HQ feita pela Juliana Fiorese, como já contei aqui conheci o trabalho dela pelo Instagram e já trouxe aqui um de seus trabalhos que foi a HQ Lenora que é uma adaptação do poema de Edgar Allan Poe, Lenore.

Em "Clara Carcosa" a história é sombria e dá margem para várias indagações, quando li fiquei com a sensação de que a protagonista só estava "vivendo" seu lado interno obscuro, mas também poderia ser interpretado como o limbo até a aceitação da morte, ou outras interpretações que acho que vária de acordo com o momento em que você está lendo.

Umas das coisas que me deixou empolgada é que ela faz alusão a lenda da mulher de branco da fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo/ PB que eu tive o prazer de conhecer há alguns anos trás.

Sou suspeita para falar da arte da Juliana, acho lindo seus traços, essa HQ tem um tom bem obscuro que é visto nas cores usadas pela artista.

site: http://www.pensamentosopinioes.com

fer 17/07/2020

MARAVILHOSO
"quando não temos noção de tempo e espaço, parece que perdemos direção.
parece que perdemos dimensão.
e quando as perdemos, tudo ao redor acaba virando eternidade.
é a eternidade que nos observa.
que nos aguarda.
e que nos engole."

cibelefrahm 07/07/2020

HQ maravilhosa! As ilustrações da Juliana têm um estilo bem característico e compõem a narrativa de suspense de uma maneira muito bem desenvolvida.

MariBrandão 19/03/2020

Uma HQ maravilhosa, em todos os sentidos!

Através das ilustrações é possível sentir toda a solidão de Clara. É como se ela pudesse ser tocada!

O caminho cheio de descobertas me levou por uma mistura de sentimentos e a me identificar com a personagem em alguns momentos.

Trabalho excelente da Juliana Fiorese!

emmanuelle.pitanga 16/03/2020

Solidão
HQ belíssima. Fala sobre medos, solidão. Trata de assuntos importantes e necessários.

Karine.Campos 28/10/2019

Na Bienal de Pernambuco eu tive a oportunidade de conhecer autores e autoras que deixaram meu coração muito aquecido entre eles está a Juliana Fiorese que me emocionou com seu trabalho de desenhos tão lindos. Porém além dos seus desenhos a Juliana também tem duas HQs e tive a oportunidade de conhecer Clara Carcosa no seu estande e fiquei tão apaixonada pelo traço que não poderia deixar a Bienal sem levar essa HQ comigo.

Confesso que antes da Bienal não conhecia o trabalho da Juliana 😬 então quando comecei a ler a Clara não tinha nem ideia do que ia vir pela frente e nesse post tento trazer todas as emoções que senti ao ler a obra

No início da história Clara está no lugar desconhecido e ela não lembra simplesmente de nada da sua vida e como qualquer pessoa sem memória Clara buscar dentro de si e dentro daquele local obscuro e escuro entender porque ela está ali e o que está acontecendo com ela.

O mais interessante é que durante a leitura todas as emoções que a Clara sentiu me fizeram lembrar de mim há alguns anos atrás quando passei por uma crise de pânico... Tudo que a Clara sentiu naquele local e toda sua busca parecia que era eu buscando o meu próprio eu e isso me emocionou profundamente tanto que precisei me lembrar que eu já tinha me encontrado...

Mas a história de Clara está muito além de uma busca por ela mesmo, a busca de Clara vai levá-la a segredos que não deveriam ser revelados jamais, e para saber qual segredo é esse só lendo Clara Carcosa.

Obs: a história de Clara se passa em Cabedelo na Paraíba (bem próximo a João Pessoa) e isso visitar esse lugar pelos olhos da personagem me trouxe um aconchego no coração, pois sou apaixonada pela região.

Texto: @kacau_campos
Autora: @julianafiorese

#resenhasamigasdaliteratura #claracarcosa #julianafiorese #leituraconcluida #bienalpe #bienaldelivros #leiaumnacional #leitorasemrecife #squadbibliófilos #leitoressapiens

site: https://www.instagram.com/p/B34A0dbDApM/?igshid=fs72gzhrxpby

Carol | @carolreads 11/07/2019

Clara Carcosa
Uma HQ com ilustrações liiindas e bem sombrias.

Já acompanho o trabalho da ilustradora Juliana Fiorese há tempos. Os desenhos dela são muito diferentes, e os marcadores de página e posters que ela faz são únicos! Quando vi que ela ia lançar sua primeira HQ pelo catarse não pensei duas vezes e apoiei.

Clara Carcosa é um quadrinho sombrio. Aqui vamos acompanhar Clara, uma menina que está perdida em uma floresta e sem memórias, cujo sentimento de solidão é gritante.

Uma frase que me marcou nessa primeira parte da história foi: “Algumas vezes, cheguei a me perguntar se isso tudo era real. Quando não temos noção de tempo e espaço, parece que a sanidade também nos falta”. A sensação de desespero aumenta à medida que Clara entra mais e mais na floresta, achei cada detalhe que a autora coloca na floresta assustadores, apesar de serem desenhados com delicadeza.

Na segunda parte da história vamos descobrir o que Clara está fazendo naquele lugar, e como ela foi parar ali. Não quero falar muito para não estragar a experiência de ninguém... mais vale super a pena!

Até minha mãe pegou o livro para dar uma olhada, além de achar lindo, ela ficou bem feliz quando ela viu as inspirações da Juliana para criar a história. Ela morava em João Pessoa e me contou que já visitou a Fortaleza de Santa Catarina lá em Cabedelo, esse detalhe tornou o quadrinho ainda mais legal.

site: https://www.instagram.com/carolreads

Caderneta Colorida 08/01/2019

Sensacional
Obra de estreia nos quadrinhos dessa ilustradora que faz trabalhos maravilhosos, e ficou sensacional. A resenha completa se encontra no meu perfil do Instagram.

site: http://www.instagram.com/cadernetacolorida

Letícia 05/01/2019

Retomando!
só li quadrinhos, confesso que poucos, na minha infância.
através de Clara Carcosa, volto ao mundo das HQ's em grande estilo com essa história singela e profunda ao mesmo tempo.
parabéns, Juliana Fiorese!
recomendo a todos!

#PandS 03/01/2019

Olá pessoal, tudo bem por aí? Hoje no #ResenhasdaMy eu trouxe a resenha de uma HQ de terror, para manter o clima sombrio da semana.
👻
Clara Carcosa é uma publicação independente da @julianafiorese, ela fez o financiamento coletivo pelo @catarse, e eu fui uma das apoiadoras. Felizmente a HQ chegou a tempo de fazer post para o Halloween.
👻
Clara está perdida, ela não consegue se lembrar de nada da sua vida, de onde está ou o porquê. Ela se encontra em lugar sombrio, rondada por seus maiores medos: solidão, escuridão e silêncio.
👻
Clara não tem um rumo a seguir, e neste lugar onde está começa a ver sombras. Esperançosa de que estas possam lhe trazer alguma resposta, começa a segui-las.
👻
No caminho, Clara se depara com coisas muito sombrias, mas, pior que isso, flashbacks começam atingi-la, e eles são mais assustadores do que ela poderia imaginar. A partir disso ela consegue ir desvendando os mistérios ao seu redor.
👻
O maior segredo que Clara descobre é que há portas que não deveriam ser abertas!
👻
Quer saber que portas são essas? Vêm conhecer essa HQ tenebrosa e linda!
Clara Carcosa foi baseada em uma lenda urbana bastante conhecida em Paraíba, estado em que a Juliana mora. Como a autora gosta desse clima mais sombrio e queria prestigiar a cultura brasileira, ela encontrou nessa lenda o ponto de partida perfeito para começar seu trabalho.
👻
Eu já conhecia o traço lindo da Ju e só me apaixonei ainda mais depois da leitura. O clima é sombrio, mas eu acho as ilustrações tão fofas!
Ela fez uma "releitura" da lenda urbana e ficou um trabalho muito legal, bem rapidinho de ler, com um traço bem delineado e cores perfeitas.
👻
Pelas informações que vi no ig dela, em breve a venda da HQ será liberada na lojinha online e vocês terão a oportunidade de conhecer essa maravilha. Eu indico com certeza.
👻
"Quando não temos noção de tempo e espaço, parece que perdemos direção. Parece que perdemos dimensão. E quando as perdemos, tudo ao redor acaba virando eternidade."

site: https://www.instagram.com/p/BpkATFehQUL/

Manuela 20/12/2018

Terror e cultura com muita arte
Já era fã dos desenhos da Juliana Fiorese, então participar do financiamento dessa HQ foi muito prazeroso. Foi uma grata surpresa receber o livro e ver todo o cuidado envolvido: ilustrações primorosas e a arte espetacular.
A história nos conta, de forma não linear, a história de Clara. Uma garota em busca de si mesma e de seu lugar. O que ela encontra, só lendo para saber! Mas o que encontramos, é a junção de belas ilustrações, referências bibliográficas e uma intrigante lenda do estado da Paraíba, terra natal da autora. Que venham continuações das aventuras de Clara Carcosa!
Manuela 21/08/2019minha estante
Juliana Fiorese***