Clara Carcosa Juliana Fiorese

Resenhas - Clara Carcosa

Carlinha 17/05/2021

Clara Carcosa
Lindíssima HQ com uma parte da nossa cultura que foi maravilhosamente retratada pela autora.

Tudo se desenvolve em torno de uma garota perdida num lugar solitário, escuro e silencioso.

É uma ótima leitura! Bom demais esbarrar em obras assim.

Recomendo

emmanuelle.pitanga 16/03/2020

Solidão
HQ belíssima. Fala sobre medos, solidão. Trata de assuntos importantes e necessários.

MariBrandão 19/03/2020

Uma HQ maravilhosa, em todos os sentidos!

Através das ilustrações é possível sentir toda a solidão de Clara. É como se ela pudesse ser tocada!

O caminho cheio de descobertas me levou por uma mistura de sentimentos e a me identificar com a personagem em alguns momentos.

Trabalho excelente da Juliana Fiorese!

Cah_Censi 04/03/2021

Macabramente lindo!
Essa HQ foi um amorzinho produzido pela Juliana Fiorense em um projeto independente e que aqueceu meu coração com tanta inspiração

fer 17/07/2020

MARAVILHOSO
"quando não temos noção de tempo e espaço, parece que perdemos direção.
parece que perdemos dimensão.
e quando as perdemos, tudo ao redor acaba virando eternidade.
é a eternidade que nos observa.
que nos aguarda.
e que nos engole."

danigobbo 28/10/2018

A minha parte preferida foi o processo de criação da história e da personagem! Ilustrações completamente maravilhosas, só fiquei um pouco perdida na história.

Moo 29/10/2018

Sensacional
Juliana Fiorese está de parabéns! A sua primeira HQ já mostra que muitas virão! A autora é dona de uma criatividade e talentos indescritíveis!
Todo o design gráfico da HQ é maravilhoso! Ela não se ateve apenas a formatação clássica das HQs que divide em quadrados ou retângulos as imagens e falas. Está tudo impecável!
Sobre a história, por ser psicóloga, adorei a pegada sobre o enlouquecimento. Parecia que eu estava escutando o relato de um paciente.
Ju, te desejo muito sucesso e mais HQs!

Joi | @estantediagonal 30/10/2018

Clara Carcosa é a primeira HQ e história que a ilustradora Juliana Fiorese cria. Aqui acompanharemos uma história de terror, narrada em primeira pessoa por Clara, uma garota que se encontra perdida num lugar completamente desconhecido. Tudo que Clara vê neste lugar é escuridão, tudo que sente é solidão e tudo que ouve é silêncio.

Clara não consegue lembrar de nada que possa ajudá-la a sair desse lugar. Mesmo assim ela segue seu caminho e começa a enfrentar seus medos, percorrendo os caminhos que antes ela evitava. Por este trajeto, Clara vai tendo pequenos flashbacks, momentos que irão revelando a ela os segredos desse lugar. É assim que acompanhamos a jornada de Clara Carcosa em busca de respostas, de que lugar é este e quem ela é.

Apesar das ilustrações fofas assinadas por Juliana, esta é uma HQ de terror e indicada para maiores de 16 anos. Eu, como uma admiradora do gênero, fiquei bastante feliz em saber que a ilustradora não só não teve medo de trazer um tom mais sombrio para sua primeira HQ, como também explorou vertentes que realmente mexem com a cabeça do leitor, como a possibilidade de interpretarmos a história devido a narrativa, não muito confiável da personagem.

Logo no final da obra, Juliana nos apresenta uma série de referências que contribuíram para a criação de Clara Carcosa e seu roteio. Entre estas referências estão livros como o Rei de Amarelo, a série de TV True Detective (que também evidencia a história do Rei de Amarelo), o jogo Limbo, músicas e etc. Porém o que mais me chamou a atenção foi o fato de a autora usar parte do cenário e lenda do seu próprio estado. A Fortaleza de Santa Catarina, que faz parte da história de Clara, existe e é patrimônio histórico da Paraíba. E dentro deste forte existe uma lenda, que serve como base narrativa para a história. É lindo ver apreciar este tipo de cuidado que alguns artistas possuem, que além de nos apresentar a sua própria versão em uma releitura, também valoriza sua cultura.

Fiquei muito feliz em ter contribuído para que esta obra ganhasse vida. A Juliana é uma artista muito talentosa e que há anos venho acompanhando o trabalho no meio literário. Como uma fã, ver uma HQ dela ganhando espaço é simplesmente incrível e espero de coração, que o seu próximo projeto não demore muito para sair do papel. Te desejo sucesso e reconhecimento.

> Confere a resenha completa que fiz de Clara Carcosa lá no ED!

site: http://www.estantediagonal.com.br/2018/10/clara-carcosa-juliana-fiorese.html
Cristian 13/11/2018minha estante
Ótima resenha! Me deu vontade de ler por isso.

Carol 02/11/2018

Hq: Clara Carcosa
"Passam os séculos e os homens, mas repetem-se os fatos e suas causas." - Frase de Gaspar Barlaeus, no Forte de Santa Catarina.

A HQ Clara Carcosa de Juliana Fiorese foi o primeiro projeto que apoiei no Catarse. E que felicidade ter ajudado uma artista tão talentosa como a Ju.

Na Hq somos apresentados à Clara, uma menina que não possui lembranças sobre quem seja, nem como foi parar num lugar tão remoto, tão solitário.

É por meio de seus devaneios que a gente entrevê os fragmentos de sua história. Como num surto, olhamos o mundo de Clara através de seu ponto de vista. E por isso, temos uma trama aberta, na qual cada leitor terá sua interpretação, única.

É bom deixar claro que a HQ não é infantil. Apesar do traço, é uma HQ de terror, a recomendação etária é de 16 anos.

Do que mais gostei foi o uso do Forte de Santa Catarina do Cabedelo como cenário para a trama e o reconto da lenda da "mulher de branco". Quero muito conhecer a Paraíba e visitar o forte.

O traço da Juliana é lindo. Um capricho que só. O projeto gráfico e a impressão são de altíssima qualidade.

Ao fim da HQ, a autora apresenta as referências que utilizou em seu processo criativo: livros, séries, tradição local. E uma galeria com desenhos de outros artistas, inspirados na personagem Clara.

Recomendo com gosto a HQ.

Danielle (@chimarraoelivros) 10/11/2018

Não lembro ao certo como cheguei até o trabalho da Juliana Fiorese, mas já tem um tempo que acompanho as ilustrações dela no instagram, então, quando soube que ela estava lançando uma HQ, fiquei muito curiosa para ler.
Clara Carcosa foi lançada como um projeto de financiamento coletivo no Catarse e conta a história sombria de uma menina sem lembranças que vaga sem rumo perseguindo sombras.
Clara não sabe onde está, nem há quanto tempo está lá, não tem certeza de quem é e nem como conseguiu as cicatrizes que marcam sua pele, só sabe que está sozinha e quer respostas.
Aos poucos ela vai tendo alguns flashbacks de sua vida passada que a vão fazendo entender como chegou onde está.
O traço da Juliana é lindo! Ela consegue dar o toque sombrio perfeito para as situações, e a trama nos deixa envolvidos até o fim. Adoro como ela foi mostrando as referências que utilizou para criar esse mundo novo e cheio de mistérios.
Para completar, ela indica uma playlist para ser ouvida junto com a leitura, que ajuda na criação do ambiente da leitura.

Quem gosta de lendas urbanas, elementos sobrenaturais e hq não vai se arrepender de entrar no universo de Clara Carcosa.

site: https://www.instagram.com/p/BpC2LzYgCP2/

Coruja 11/12/2018

Apoiei o projeto do quadrinho Clara Carcosa no primeiro dia dele no Catarse (para ser exata, na primeira hora). Há tempos que seguia a Juliana Fiorese, gosto muito do estilo dela, e já tinha ajudado a financiar outro projeto seu na plataforma, então não tive dúvidas em participar desse também.

O roteiro de Clara Carcosa é bem ambíguo, aberto à interpretação do leitor; um horror que me lembra muito Lovecraft e Edgar Allan Poe (ela traz como referência O Rei de Amarelo do Robert W. Chambers, mas não conheço tanto dele para fazer esse julgamento), do tipo que sugere e deixa que você construa seus próprios pesadelos com os bloquinhos que ela vai te ajudando a montar. Onde está acontecendo tudo aquilo? Apenas na cabeça da protagonista? São fruto da dolorosa solidão transmitida desde a primeira página? Ou esses fantasmas existem no mundo 'real'? Você, leitor, é quem decide.

A história é muito bem costurada com a arte da Juliana, um estilo que é característico dela e que, como já disse, gosto bastante. A edição também traz no final várias curiosidades, estudos de personagem, e das influências que ajudaram a artista na criação, além de uma galeria de artistas convidados. Mas o que eu mais gostei desse final foi a apresentação da fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo/PB e a lenda da mulher de branco. Amei a forma como ela usou essa lenda local como gancho para construção de sua história e sim, fiquei com vontade de visitar o lugar.

O livro tem um projeto editorial muito bonito, de primeira qualidade, da capa, às guardas, aos extras, é visível como tudo foi pensado com carinho. Não tenho dúvidas que havendo novos projetos da Juliana, hei de apoiá-los também.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2018/12/resumo-da-opera-outros-varios-titulos.html

Sam 04/04/2023

Livro lindo, com certeza muito pensado e feito com muito cuidado e carinho. As artes são extremamente magníficas é uma viagem visual perfeita.

#PandS 03/01/2019

Olá pessoal, tudo bem por aí? Hoje no #ResenhasdaMy eu trouxe a resenha de uma HQ de terror, para manter o clima sombrio da semana.
👻
Clara Carcosa é uma publicação independente da @julianafiorese, ela fez o financiamento coletivo pelo @catarse, e eu fui uma das apoiadoras. Felizmente a HQ chegou a tempo de fazer post para o Halloween.
👻
Clara está perdida, ela não consegue se lembrar de nada da sua vida, de onde está ou o porquê. Ela se encontra em lugar sombrio, rondada por seus maiores medos: solidão, escuridão e silêncio.
👻
Clara não tem um rumo a seguir, e neste lugar onde está começa a ver sombras. Esperançosa de que estas possam lhe trazer alguma resposta, começa a segui-las.
👻
No caminho, Clara se depara com coisas muito sombrias, mas, pior que isso, flashbacks começam atingi-la, e eles são mais assustadores do que ela poderia imaginar. A partir disso ela consegue ir desvendando os mistérios ao seu redor.
👻
O maior segredo que Clara descobre é que há portas que não deveriam ser abertas!
👻
Quer saber que portas são essas? Vêm conhecer essa HQ tenebrosa e linda!
Clara Carcosa foi baseada em uma lenda urbana bastante conhecida em Paraíba, estado em que a Juliana mora. Como a autora gosta desse clima mais sombrio e queria prestigiar a cultura brasileira, ela encontrou nessa lenda o ponto de partida perfeito para começar seu trabalho.
👻
Eu já conhecia o traço lindo da Ju e só me apaixonei ainda mais depois da leitura. O clima é sombrio, mas eu acho as ilustrações tão fofas!
Ela fez uma "releitura" da lenda urbana e ficou um trabalho muito legal, bem rapidinho de ler, com um traço bem delineado e cores perfeitas.
👻
Pelas informações que vi no ig dela, em breve a venda da HQ será liberada na lojinha online e vocês terão a oportunidade de conhecer essa maravilha. Eu indico com certeza.
👻
"Quando não temos noção de tempo e espaço, parece que perdemos direção. Parece que perdemos dimensão. E quando as perdemos, tudo ao redor acaba virando eternidade."

site: https://www.instagram.com/p/BpkATFehQUL/

Letícia 05/01/2019

Retomando!
só li quadrinhos, confesso que poucos, na minha infância.
através de Clara Carcosa, volto ao mundo das HQ's em grande estilo com essa história singela e profunda ao mesmo tempo.
parabéns, Juliana Fiorese!
recomendo a todos!

Carol | @carolreads 11/07/2019

Clara Carcosa
Uma HQ com ilustrações liiindas e bem sombrias.

Já acompanho o trabalho da ilustradora Juliana Fiorese há tempos. Os desenhos dela são muito diferentes, e os marcadores de página e posters que ela faz são únicos! Quando vi que ela ia lançar sua primeira HQ pelo catarse não pensei duas vezes e apoiei.

Clara Carcosa é um quadrinho sombrio. Aqui vamos acompanhar Clara, uma menina que está perdida em uma floresta e sem memórias, cujo sentimento de solidão é gritante.

Uma frase que me marcou nessa primeira parte da história foi: “Algumas vezes, cheguei a me perguntar se isso tudo era real. Quando não temos noção de tempo e espaço, parece que a sanidade também nos falta”. A sensação de desespero aumenta à medida que Clara entra mais e mais na floresta, achei cada detalhe que a autora coloca na floresta assustadores, apesar de serem desenhados com delicadeza.

Na segunda parte da história vamos descobrir o que Clara está fazendo naquele lugar, e como ela foi parar ali. Não quero falar muito para não estragar a experiência de ninguém... mais vale super a pena!

Até minha mãe pegou o livro para dar uma olhada, além de achar lindo, ela ficou bem feliz quando ela viu as inspirações da Juliana para criar a história. Ela morava em João Pessoa e me contou que já visitou a Fortaleza de Santa Catarina lá em Cabedelo, esse detalhe tornou o quadrinho ainda mais legal.

site: https://www.instagram.com/carolreads