O Espetacular Homem-Aranha: Edição Definitiva - Volume 1

O Espetacular Homem-Aranha: Edição Definitiva - Volume 1 Stan Lee...

Resenhas - O Espetacular Homem-Aranha, Vol. 1

M.Castrin 09/04/2024

Incrível
Como todo quadrinho da casa das ideias, simplesmente maravilhoso.

Não dá vontade de parar de ler, uma história melhor do que a outra.

Vitor16Hq 22/08/2023

O espetacular início do cabeça de teia
O homem aranha é um dos personagens que mais cativam o público, muita gente coloca ele como um dos melhores personagens criados pela Marvel, com através do aranhaverso, o personagem chegou ao seu 10° filme.

Tem muitas controversas sobre a autoria das primeiras histórias, as desavenças entre Stan Lee e Steve Ditko reverberam até hoje, mas as histórias são muito boas, o roteiro que aproxima o herói da realidade, um herói adolescente com carreira solo em uma época que um personagem nessa idade seria apenas um parceiro de outro herói, foi um ponto fora da curva e o editor chefe da época pensando que não daria certo.

O Steve Ditko desenhava muito bem, o traço dele colaborou muito para a história.

Toda edição vinha um vilão novo, mesmo com alguns retornando, foi um número alto de antagonista sendo criados, e todos eles são muito criativos.

O grande acerto ao meu ver, é o desenvolvimento do Peter, que é um personagem incrível desde a primeira edição, pela identificação e a inspiração que ele gera.
(Mesmo eu sendo mais fã do Miles, não tem como falar de aspectos negativos no Peter)

Shadai.Vieira 12/03/2023

Um pouco cansativo
Stan Lee não tinha um editor para fazê-lo maneirar no tanto de diálogos, o que torna uma história de 20 páginas uma leitura tão longa quanto um capítulo de um livro.

E o Stan não conhecia ponto final, ele só usava pontos de exclamação; deveria funcionar na época e para crianças e adolescentes, porém hoje é visto como defeito.

alfie 04/01/2023

HQ do cabeça de teia!
O homem-aranha ser meu herói favorito não é segredo para ninguém... Mas o motivo disso, vai muito além de qualquer popularidade! A criação do homem-aranha foi, em si, uma quebra de padrões. Quem diria, que um herói dotado de um poder tão surreal e único, seria apenas um adolescente normal? O Peter Parker, dono do alter ego do homem-aranha, não é alguém rico e que vive para ser super-herói, e sim um jovem estudante que passa por problemas como as pessoas comuns, sofre com desmotivação e problemas assim como nós! Esse é o motivo do homem-aranha ser tão querido, pois ele cria um elo de identificação com o leitor e ele, e isso não tem preço.

Mari 19/01/2022

Meu grande amigo quando estava com Covid
Esta coletânea de histórias do Miranha foi minha principal companhia enquanto estava isolada, me recuperando da Covid-19, porque foi o único tipo de leitura que estava conseguindo ler no momento e foi uma ótima experiência, me diverti bastante e também fiquei morrendo de pena do Peter em alguns momentos.

A edição reúne as primeiras histórias do Homem-Aranha, desde sua primeira aparição em uma revista qualquer até sua consolidação como um herói popular, adquirindo sua própria revista. Além de mostrar o processo de criação do herói e de suas histórias, o que para mim foi o ponto alto da edição.

As histórias são muito divertidas e dramáticas (o coitado só se ferra, meu Deus) e é muito interessante ver o nascimento de personagens icônicos como a tia May, J. J. Jameson, Betty Brant (ia morrer sem saber que ela e o Peter namoraram) e, claro, os vilões Duende Verde, Dr. Octopus, Homem-Areia, Electro, Abutre, Lagarto e outros que não apareceram em nenhuma adaptação. Sem falar nas aparições mais que especiais de vários outros heróis da Marvel, desde O Quarteto Fantástico até os Vingadores (Homem-Aranha e Tocha Humana é a parceria que eu não sabia que precisava até esse momento).

Só senti falta da Mary Jane, que não apareceu ainda, apesar de seu nome ser mencionado várias vezes nas últimas edições, porque a tia May cismou que ela é a garota perfeita pro sobrinho (e ela está totalmente certa), apesar de ele não achar isso. É até engraçado, o Peter Parker não querer conhecer a Mary Jane, dá vontade de gritar: "MEU FILHO, ELA É O AMOR DA SUA VIDA!!!"

Henry 20/11/2021

Conhecendo as raízes
Finalmente, pude conhecer a origem do amigão da vizinhança.

Com roteiros de Stan Lee e desenhos de Steve Ditko, o primeiro volume da edição definitiva do homem-aranha traz a origem do herói e de alguns dos principais de vilões.

Para falar a verdade, o que mais me encantou nessa edição foi ver o lado humano do Peter Parker, seus deveres em casa e na escola, por exemplo.

Apesar dos roteiros e diálogos serem clichês, as histórias são leves e divertem bastante. No entanto, há uma profusão de diálogos e descrições inúteis que atrapalham o dinamismo das histórias.

Notei alguns erros bobos de revisão, que nada atrapalha a obra, mas mostra uma falta de atenção num trabalho tão importante.

Vale muito a pena para os fãs do teioso.

Guilherme.Monteiro 26/10/2021

O início de tudo do maior (e melhor) personagem da Marvel e um dos mais importantes super-heróis da história. O que é mais incrível nessas primeiras aventuras do Aranha é como todas as características que fazem o personagem ser tão fascinante já estão enraizados desde sua primeira história, fazendo com que a leitura feita hoje em dia não soe tão estranha, pelo contrário, todas as edições presentes nesse encadernado são pura diversão, rendendo até momentos bem inspiradores e emocionante. Há, claro, o texto prolixo que era padrão da época, mas diferente de outros personagens contemporâneos do herói, aqui não é maçante, e muitas das vezes esse "excesso" de descrição contribui para engajar ainda mais na leitura.

Homem-Aranha é meu super-herói Marvel favorito, e poder ler esse início do personagem é uma satisfação imensa e uma jornada espetacular.

Tico Menezes 24/06/2021

O início de uma jornada espetacular!
É empolgante ver como a simplicidade da ideia do Homem-Aranha fez de Stan Lee, Steve Ditko e da própria Marvel as lendas que se tornaram.
Para o leitor, não há tempo ruim para ler o Aranha. Ter as histórias em ordem cronológica é uma ótima oportunidade para conhecer as origens, a essência e o desenvolvimento do personagem e da narrativa em quadrinhos ao longo das décadas.
Essa iniciativa da Panini se mostra acessível para um grande público e otimiza a coleção, já que os clássicos não recebem um valor tão alto por poucas páginas.

Aqui vemos histórias de ótima qualidade, mas que podem soar datadas dependendo do leitor. Gírias, expressões e até opções de entretenimento dos anos 60 vêm aos montes nas aventuras do herói, mas parte da graça é esse choque histórico e cultural. O Homem-Aranha representa jovens de diversas idades e gerações. Essas histórias provam isso.
A arte de Ditko é um show à parte que também evolui com o virar das páginas.

No mais, temos as origens da imensa e espetacular galeria de vilões do Aranha, extras divertidos e interessantes e um ótimo incentivo à leitura para as gerações que estão por vir.

Cofre certo, diversão garantida e herança para meus filhos que ainda nem nasceram!

leandrobuas 13/11/2020

Espetacular...
Em 1962, a dupla formada pelo roteirista stan lee e o artista steve ditko deu vida a um dos mais duradouros ícones dos quadrinhos mundiais: o primeiro e único homem-aranha! transformando totalmente o conceito de super-herói, ambos imbuíram o jovem peter parker com os fantásticos poderes de um aracnídeo e as pressões vividas por um adolescente comum. Essa combinação foi simplesmente mágica e, ao longo de dezenas de edições, lee e ditko construíram a base para mais de cinquenta anos de aventuras espetaculares do homem-aranha! testemunhe os confrontos com os primeiros e emblemáticos vilões do amigão da vizinhança, além de seus encontros com alguns dos maiores heróis da casa das ideias! uma edição de peso para se ter na coleção de todo fã de quadrinhos! (amazing fantasy 15, the amazing spider-man 1-19, amazing spider-man annual 1, strange tales annual 2, fantastic four annual 1)

T.N.T.Rock 05/06/2020

Stan o Excelsior e Steve o introspectivo. (Para novos e antigos fãs).
Como aproveitar esse "omnibus edition" das primeiras aventuras do amigão da vizinhança? Se você é um fã das antigas do aracnídeo é um boa oportunidade de rever algumas aventuras e matar a saudade do senhor Excelsior e do traço clássico do mister Ditko.

Para novos fãs, é uma boa oportunidade de conhecer o velhinho que aparecia em todos os filmes Marvel e seu co criador Steve Ditko, é importante ressaltar, essas aventuras foram feitas nos primórdios do universo Marvel numa distante década de 1960, então não estranhem certas redundâncias nos textos de Stan Lee que invariavelmente descrevia algo que já estava implícito no desenho ou a inocência e simplicidade das histórias muito comum a essa época.

O que chama a atenção nas histórias do cabeça de teia já nesse período é a galeria de ótimos vilões que mesmo nesse primeiro momento já se monta, por exemplo: Dr. Octopus, Kraven, Mysterio, Homem Areia, Lagarto, Duende Verde etc, galeria que aumentaria bastante com o passar dos anos, e até hoje é o herói Marvel com os melhores antagonistas, acredito que apenas os X-men tenha uma grupo de vilões tão legal quanto o aracnídeo.

A edição da Panini é a clássica “Edição Definitiva”, realmente tem um acabamento gráfico excelente, capa dura, formato grande, papel de alta gramatura que valoriza as cores e a arte de Steve Ditko, mas como nem tudo é perfeito, o trabalho editorial tem seus problemas, alguns erros de português e até balões sem texto (problemas que segundo a Panini foi consertado nas novas impressões), mas mesmo esses problemas pontuais não estragam a experiência do leitor.

Lel352 25/05/2020

O Espetacular Homem-Aranha - Edição Definitiva, Vol. 1. Uma revista que possui 23 edições com a presença do Amigão da Vizinhança. Vemos neste compilado, a origem do personagem, desde como os criadores estavam ainda formulando universo do personagem. Definindo os poderes do personagem, até as primeiras aparições de vilões clássicos, como o Abutre, Doutor Octopus, Electro, Mystério, Lagarto, Kraven, Camaleão e Duende Verde. Também os clássicos personagens J.J. Jameson - dono do Clarim Diário, a primeira namorada Betty, a frágil Tia May, e até a turma do colégio com Flash Thompson e Liz Allen. Esse é um material de teor histórico para o cabeça de teia, com revistas da década de 60, contendo edições como “Amazing Fantasy 15”, “The Amazing Spider-man 1-19”; “Amazing Spider-man Annual 1”, “Strange Tales Annual 2”e “Fantastic Four Annual 1” e as primeiras edições da sua própria revista “The Amazing Spider-man”.

Mas suas histórias são datadas por algumas falas, pelos cenários e algumas representações da época dos anos 60. Os roteiros são simples e alguns até infantis no quesito das motivações e ações tomadas pelos vilões, mas mesmo assim, temos aspectos bons, como a ideia de humanizar o herói e torná-lo alguém suscetível a falhas e com problemas comuns do dia a dia (juntamente com os problemas de um adolescente), o que faz desse trabalho algo incrível. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Pra finalizar, nos desenhos temos a lenda Steve Ditko, que conseguiu passar para o papel com uma boa narrativa, as ideias do grande Stan Lee. O universo Spider Man foi definido e temos a partir disso, histórias emocionantes, novelesca e cheia de aventuras. No final podemos dizer que Graças ao Ditko, que temos Homem Aranha assim, um grande amigão da vizinhança.

Giuseppe 08/03/2020

Extremamente datado
Pra mim, manter este encadernado na coleção vale a pena apenas como registro histórico, para saber como a história do personagem se iniciou. Do mais, foi uma leitura muito maçante. Não gostei das motivações do herói e muito menos dos vilões. Como se não bastasse, não há nenhuma personagem feminina forte. É um reflexo de seu tempo, sendo apenas um apanhando de histórias feitas para meninos dos anos 60 que não nos acrescenta em nada nos dias atuais.