Plataforma

Plataforma Michel Houellebecq

Resenhas - Plataforma

Diego 12/09/2020

Recomendo!
É impressionante como os livros deste autor me prendem!
Mais um ótimo livro de Houellebecq!
É triste terminar a leitura.

Carolina Del Puppo 26/10/2022

Condiz com meus atuais sentimentos
Eu gostei do livro porque ele literalmente não tinha nenhuma mensagem de esperança a transmitir.
"Vão me esquecer. Vão me esquecer bem rápido."
É o tipo de livro que vai depender muito do nosso estado emocional como leitor; desilusão, meu caso.
"Se eu deixasse a paixão penetrar no meu corpo, a dor viria rapidamente."

Renata Rezende 19/08/2020

"Houve então uma primeira rajada, um breve crepitar. A mulher se virou em nossa direção, com as mãos no rosto: uma bala tinha atingido o seu olho."

Vinicius.Vigliazzi 04/04/2021

Quando comprei este livro já tinha lido Serotonina e Submissão, me considerando já um fã do autor. Mas quando terminei este livro senti algo ainda maior do que com os outros dois. Impressionante. Um dos livros da minha vida!

Adriana791 20/03/2024

Surpreendente e chocante!
O livro conta a história de Michel Renault, servidor público francês que conhece Valérie em uma viagem à Tailândia.

Valérie muda a vida de Michel trazendo sentido a sua vida.

O livro é narrado e em primeira pessoa e tem gatilhos demais, é muito pesado e não recomendo pra todo mundo. O livro aborda temas bastante polêmicos como prostituição, turismo sexual, xenofobia, racismo.

Mas, é "redondinho"! Tudo faz sentido, tinha que ser narrado desse jeito pra que o leitor conhecesse profundamente o protagonista.

A gente não precisa concordar com o personagem pra gostar do livro, não precisa nem gostar dele. Aliás, acho incrível quando o livro provoca tantos sentimentos, entre ódio e compreensão, entre desprezo e aceitação.

Foi meu primeiro livro do autor, mas já quero ler outros. Me lembrou um pouco o sarcasmo e a brutalidade de Hemingway, o que me agradou bastante.

Marcus 26/08/2023

Quase um pornô?
O estilo ácido e distante de qualquer correção política de Houellebecq, mais uma vez narrando a história de um homem depois dos 40. Desta vez, Michel Renault, um solteirão convicto, conhece o amor da sua vida durante uma viagem pela Tailândia. O que durante um tempo, me pareceu quase um pornô mezzo soft, versa sobre turismo sexual no terceiro mundo, uma forma incômoda e necessária.

Zeka.Sixx 09/11/2023

Sem medo algum de ser provocativo
Este livrou marcou minha primeira experiência com a literatura de Houllebecq (êta nomezinho complicado de escrever). Apareceu por acaso em uma das minhas redes sociais, e fui imediatamente fisgado quando percebi, pela sinopse, que boa parte do livro se passa na Tailândia, país pelo qual sou fascinado.

O romance tem como protagonista Michel, um funcionário público de quarenta anos: um sujeito antissocial, sem grandes paixões, tampouco grandes ambições. Após a morte de seu pai, com quem pouco convivia, Michel decide fazer uma viagem de férias pela Tailândia, onde conhece Valérie, uma jovem e sexualmente libertária agente de viagens que desperta Michel de seu torpor.

É uma obra que mais parece uma metralhadora giratória de polêmicas, disparando balas certeiras que não poupam praticamente ninguém (exceto, talvez, as quase sagradas prostitutas tailandesas). Michel é um personagem completamente amoral e repleto de pensamentos desprezíveis, os quais, contudo, são tão bem elaborados que, ao invés de causarem asco no leitor, arrancam dele gargalhadas.

Trata-se de um livro ácido ao extremo, que não tem qualquer medo de ser provocativo, de colocar o dedo na ferida. Exatamente por tudo isso, é uma belíssima leitura.

"No Ocidente, a vida é cara e faz frio; a prostituição é de péssima qualidade. Além do mais, é complicado fumar em lugares públicos e quase impossível comprar remédios e drogas; trabalha-se muito, há muitos carros e barulho, a segurança nos lugares públicos é péssima. Como se vê, existem muitos problemas. Constrangido, tomei consciência de que considerava a sociedade em que vivia quase como um meio natural - digamos, uma savana ou uma selva - , a cujas leis precisava me adaptar.