Batalha Espiritual Para Vencer o Medo e a Ansiedade

Batalha Espiritual Para Vencer o Medo e a Ansiedade Dra. Carol Peters-Tanksley

Resenhas - Batalha Espiritual Para Vencer o Medo e a Ansiedade

Peterrsm 10/07/2021

Poderia ser menor
A ideia principal, dita no nome do livro já, se mantém e realmente é o ponto principal do livro. Entretanto, várias idéias se repetem algumas vezes no meio do livro, deixando a leitura menos fluida.

Mesmo assim, recomendo bastante o livro pelo início e fim do livro. Importante: tenha a mente aberta ao ler, especialmente se você é espírita, senão pode se sentir atacado em determinado momento.

Leituras e Reflexões 08/10/2020

Essencial!
Não é um livro somente sobre batalha espiritual. E é mais que um livro sobre como lidar com a ansiedade e ser livre!

Sinceramente, o melhor material que já li abordando assuntos psicológicos à luz da Bíblia.

Super indico!

Matheus Alves Carmo 15/03/2021

Equilibrado, sensível e atual
"Uma das melhores expressões disso que eu conheço é a Oração da Serenidade: ?Concedei-me, Senhor, a serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que posso e sabedoria para conhecer a diferença entre elas?." (p. 50)

Peguei este livro no Kindle em uma promoção ano passado, e havia até esquecido. Procurando por uma leitura paralela à minha outra, acabei o vendo na biblioteca do Kindle e resolvi ler.

"Algumas pessoas não entendem você e nem o quanto se esforça para lidar com a situação, e chegam a dizer ou fazer coisas que parecem magoar, como: ?É só você aprender a não se preocupar tanto!? Ou: ?Você não acredita em Deus? É só confiar que ele vai cuidar de todas as coisas!? Nesse sentido, você pode se sentir isolado e sozinho mesmo ao lado de pessoas com as quais se importa." (p. 24)

Comecei com um certo pé atrás, admito, por medo da abordagem que a obra teria, já que ainda há polêmicas na relação fé - transtornos mentais. Mas logo de cara vi que, além de não se propôr a dar uma resposta absoluta para as questões, a autora tem uma sensibilidade incrível pra tratar das questões de ansiedade - claro, de um ponto de vista cristão.

Podemos dividir o livro em duas partes: uma que trata do medo e ansiedade em si e outra que trata da vida cristã de alguém com esses problemas

"Você pode ter a tendência a se concentrar em um resultado ruim de algo que pode ou não estar acontecendo ou gastar uma energia incrível imaginando o que os outros estão pensando de você. Você pode estar remoendo experiências negativas do passado ou repetindo para si mesmo todas as razões pelas quais acredita ser um fracasso." (p. 66)

Na primeira parte, a autora mostra que entende que os problemas com a ansiedade, não são uma simples "falta de Deus", mas transtornos que podem resultar de inúmeros fatores, sejam genéticos, o luto (pelo qual a mesma passava ao escrever o livro), etc. Claro, como cristãos, sempre teremos em mente que um relacionamento com Deus é uma arma contra a ansiedade e depressão, mas a autora vai além disso e nos trás importantes aconselhamentos, os quais já vi em outros lugares tratando sobre ansiedade, como: Boa alimentação, exercícios físicos, sono etc. É um prato cheio pra quem tem problemas com o medo e a ansiedade, dicas valiosas para lidar com isso.

"Eu não acredito que toda vez que os filhos de Deus se sentem ansiosos ou com medo seja porque Satanás esteja tentando implantar pensamentos em suas mentes, até porque existem muitas outras possibilidades, como nós já discutimos. Mas, às vezes, esse transtorno é causado por um ataque direto do reino da escuridão, e, quando isso acontece, Jesus nos disponibilizou um caminho para a liberdade."(p. 110)

Já a segunda parte foca mais no relacionamento com Deus, e em como este ajuda os cristãos na luta contra a ansiedade. Manter nossos pensamentos em Deus, orando e adorando a ele constantemente, impedindo que tenhamos pensamentos ansiosos, meditar em sua palavra e nos rodear de pessoas que nos façam bem espiritualmente, são alguns dos conselhos presentes aqui, e que ajudam não só a vencer o medo, mas a fortalecer nossa comunhão com Deus.

"Ansiedade é pegar emprestados os problemas de amanhã para o dia de hoje. Jesus disse: ?Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã trará as suas próprias preocupações. Basta a cada dia o seu próprio mal? (Mateus 6: 34)." (p. 116)

É um livro muito bom, e recomendaria pra qualquer cristão, mesmo quem não sofre algum transtorno mais sério. É um livro não só sobre superar a ansiedade, mas sobre se aproximar de Deus.

"Lembre-se de que você não pode se livrar da escuridão tentando afastá-la: precisa acender a luz." (p. 130)

Camila 07/03/2020

Superou as expectativas
Lembro que estava na Saraiva com minha irmã e esse livro me chamou a atenção por causa da capa com um escudo e das palavras "batalha espiritual", haha.

Qual não foi a minha surpresa quando comecei a lê-lo me deparei com uma médica falando sobre alimentação, saúde física e a importância de acompanhamento psicológico ao nos identificarmos com sintomas de medo e ansiedade. E está certíssima, pois somos corpo, alma e espírito!

Mas calma, o livro cumpre, sim, a chamada da capa. Esse é um livro de uma perspectiva cristã, e creio que a autora tratou do assunto com muita responsabilidade e autoridade. Recomendadíssimo!
Nashinha 29/03/2020minha estante
Como faço para ler ?

Camila 29/03/2020minha estante
Olha, esses dias o e-book dele estava de graça na Amazon.

Esther.Ribeiro 08/04/2020minha estante
Alguém tem ele em PDF?

Camila 08/04/2020minha estante
PDF é pirataria, e pirataria é crime. ? Mas estava de graça na Amazon, que também permite ler online pelo app do Kindle. Vamos honrar a Deus nos detalhes também.

Luana 10/07/2023

O começo foi complicado, lento, confuso, mas depois se tornou um livro incrível onde me confrontou, até que ponto o meu medo como cristã, se torna perigo e deixo de entender que Deus me protege sempre....

NaymeDantas 21/05/2020

Direcionamento
Um bom livro para quem está procurando um direcionamento para as suas batalhas e dúvidas, te faz pensar e analisar o que se passa contigo espiritual e psicologicamente falando.

Dea 25/01/2023

Satanás é quem deve temer e ficar ansioso com o futuro dele
1° livro de 2023. Li no Kindle, porque estava no meio do recesso forense, fora do país, e já tinha lido todos os livros físicos que levei na viagem. A autora, médica e serva de Jesus, dá dicas preciosas sobre como um cristão deve lidar com o medo e a ansiedade, quer sejam ?problemas crônicos?, quer sejam situações esporádicas. Eu amei apreender sobre o paradoxo de Stockdale. Ótimo livro. Recomendo.

Priscila Grah 03/02/2019

O melhor livro sobre o tema!
Resenha | Batalha Espiritual Para Vencer o Medo e a Ansiedade

Certamente este é o melhor e mais completo livro que já tive a oportunidade de ler sobre o tema! A Dra. Carol Peters-Tanksley é a autora do livro, uma cristã e médica renomada dos Estados Unidos, que nos apresenta a ansiedade a partir de uma visão integral e precisa.

A partir de seu conhecimento enquanto médica, a autora esclarece o verdadeiro conceito de ansiedade, apresenta seu lado físico e mental, as possíveis causas físicas que a desencadeiam, além de vários tipos de situações traumáticas e estressantes que podem gerar desde quadros mais leves, até transtornos mais graves e que demandam abordagens diferentes para a cura.

Na primeira sessão do livro, a autora também apresenta dicas e ferramentas essenciais no processo de cura. Ouvirmos a voz do nosso corpo e mente, expressarmos nossos sentimentos de forma saudável, termos uma vida espiritual ativa, vigiar hábitos de pensamentos, termos uma alimentação saudável, praticarmos exercícios físicos, além de dicas para superar a insônia e o stress, entre outros.

A segunda sessão trata da visão bíblica sobre o medo e a ansiedade, e a terceira sessão aborda as estratégias de batalha espiritual para derrotar o medo e a ansiedade.

Essa terceira e última parte do livro é muito instrutiva e edificante! Ao meu ver, especialmente esta sessão que aborda um tema tão delicado como a batalha espiritual, foi tratada com maestria pela autora! Ela expõe várias estratégias espirituais, conta um pouco de sua experiência pessoal no passado lidando com a ansiedade, e inspira e encoraja o leitor à um relacionamento pessoal e íntimo com Deus, nosso Ajudador, que é o maior interessado em que andemos na liberdade, cura e vitória que Ele já conquistou a nós na cruz.

Há grande sensibilidade e sabedoria registrados neste livro! Sem dúvida o recomendo a todos os que sofrem com o medo e a ansiedade, e também aos que desejam conhecer mais sobre o tema. ?
Descubra a raiz do seu medo e ansiedade e rompa as cadeias que te prendem!

Resenha: Priscila Grah
Ana Caires @enfrenteeemfrente 04/02/2019minha estante
Pronto. Agora tenho mais um pra ler esse ano! Kkkk parabéns pela resenha!

Pammela Coêlho 23/04/2020minha estante
Perfeito!

Zaqueu 15/04/2020

Mudança de comportamento
Confesso que no começo da leitura achei algumas partes muito simples mas logo no desenvolver do mesmo, tive vários insights. O homem sempre teve medo de vários tipos e momentos, e junto com a ansiedade nossa sociedades segue um caminho triste e cheio de inquietação. Leitura essencial para ter paz interior e reflexão.

Dayy 03/09/2020

Comprei esse livro pela capa... Achei bem interesante.
E qndo comecei a ler me maravilhei...

Luque_Aqui 22/06/2022

#Batalha Espiritual
Quando comecei ler esse livro, tive um leve bloqueio, meu coração ficava acelerando e não queria continuar a leitura. Foi aí que percebi que precisava ler mesmo assim.

Apesar de ter umas partes enroladas ali pelo meio, foi uma ótima leitura e tive muitos momentos de aprendizado e salvei todas as orações da dr.
Rogéria Martins 06/04/2023minha estante
Achei que era só comigo... Abandonei o livro por ficar com o coração acelerando em algumas partes também...

Luque_Aqui 07/04/2023minha estante
Vale a pena continuar a leitura, foi muito útil.

Mariana.Novaes 13/05/2020

Bem bom, com uma abordagem muito pertinente.
O bom do livro cristão ser escrito por uma profissional da saúde é trazer as duas visões (científica e religiosa) sem uma excluir a outra, mas complementarem entre si. A autora faz isso nesse livro com maestria e isso foi o que me chamou mais a atenção. Recomendo a leitura.

Gláucia 18/08/2021

Um livro interessante de maneira geral, mas achei o meio muito lento a ponto de me deixar desmotivada a continuar a ler. Os últimos capítulos foram como os primeiros bem motivacionais.
Algumas partes no meio do livro soaram um pouco forçado para mim, creio que por isso ficou tão maçante. Achei que faltou falar mais sobre a ansiedade.

Caroline 14/01/2023

Poderia ser mais resumido
Metade do livro é sobre o geral da ansiedade, com muitos detalhes. Quando começa a fase sobre batalha espiritual você já está cansado, pq o livro é repetitivo ?
Algumas informações são muito boas, mas achei a leitura cansativa, repetitiva.

Mariane 30/03/2023

Critiquei e me arrependi depois
Achei que ia ser focado muito na igreja católica, mas gente, esse livro me ensinou de um jeito, nada a ver com catolicismo, mas sim, em Deus, pq ter medo e desconfiar se Deus esta cuidando de cada detalhe?

Livro que compartilharei e lerei muitas vezes ainda!