Ele

Ele K. M. Mendes

Resenhas - Ele

Alana N. 14/09/2018

Essa foi uma mega de uma "brisa" louca!
“Ele” foi um conto que eu não sei dizer o que senti a respeito assim que terminei a leitura. Então vamos por partes.
Primeiro: Não sei se gostei da escrita de forma geral. Mas, por um lado, talvez ela tenha sido premeditada, uma vez que a personagem é mentalmente abalada.
(Uma coisa que me incomodou muito é que em dado momento, quando ela acha que tem um filho, tem horas que a criança é citada como “ele” e em outras como “ela”. Não sei se foi porquê a personagem é louca ou se foi um erro, mas me incomodou demais!)
Segundo: O mesclar de tudo ficou meio mal feito. A questão dos delírios, a questão religiosa e tudo mais... Bem, em alguns livros que lidam com esse tipo de tema é possível “ ver” os limites do que é imaginário, do que é real e ao mesmo tempo onde tudo se mescla. Mas por conta da narrativa confusa esses pontos ficaram MUITO bagunçados. Sem falar que a narrativa, em alguns pontos, sai correndo em disparada, sem direção e o leitor fica ali no meio completamente perdido.
Terceiro: A explicação de tudo foi meio... Insuficiente. A autora até que tinha uma boa ideia em mãos, mas a coisa acabou ficando bagunçada. Tanto que ao terminar fiquei me perguntando qual o ponto que ela queria chegar. Ela queria falar sobre transtornos psicológicos? Sobre religiosidade? Queria criar uma nova “perspectiva”? Não sei! As coisas acabaram sem norte e sem propósito, na MINHA opinião.
Quarto: o final. Eu nem sei o que falar sobre ele, MAS posso dizer que a coisa mais bonita (e que foi o que me fez dar a segunda estrela, na realidade), foi toda a última conversa da personagem principal com Gênese e a parte final sobre o céu e o mar se juntarem e tals. Foi uma boa analogia, de verdade.
MAS, de forma geral, não sei se recomendo esse conto, então isso quer dizer que se você resolver embarcar nessa história estará por sua conta e risco. Talvez você goste, talvez não. Eu não consegui me decidir.

site: https://umapalavraenadamais.blogspot.com/