Topa tudo por dinheiro

Topa tudo por dinheiro Mauricio Stycer

Resenhas - Topa tudo por dinheiro

Lucão 16/12/2020

Relato Equilibrado
Se na mais ilustre biografia do homem do baú, "A Fantástica História de Silvio Santos", escrita por seu ex-assessor de imprensa Arlindo Silva, em 2000, há um excesso na exaltação dos grandes feitos profissionais do maior telecomunicador do Brasil, e detalhes mais pessoais são varridos para debaixo do tapete para reforçar sua imagem mítica, em "Topa Tudo Por Dinheiro: As Muitas Faces do empresário Silvio Santos", do jornalista e crítico de tv, Mauricio Stycer, o caminho optado é o oposto.

Focando mais nos aspectos profissionais do carismático animador de auditório, e no dono da segunda maior rede de televisão aberta do Brasil, o livro é divido em seis capítulos que elucidam as relações do "office boy de luxo do governo" com os militares para obtenção da concessão pública que permitiu a criação do SBT, assim como a dos presidentes posteriores ao regime militar, suas tentativas frustradas de seguir carreira política, as relações empresariais com Roberto Marinho e Edir Macedo, e a forma passional com que administra sua emissora, cheia de acertos e erros, que aqui traz um novo significado ao seu nome (Silvio Brincando de Televisão).

Mesmo com os relatos profissionais ditando o ritmo do livro, o lado pessoal do patrão não é deixado de lado, e assuntos espinhosos como seu primeiro casamento com Cidinha, e o conflito familiar interno por conta de pensamentos religiosos divergentes, também são abordados.

Com um trabalho de pesquisa, entrevistas e análises bastante precisas, Mauricio Stycer nos brinda com uma biografia equilibrada e humana, que mostra as razões pelas quais Silvio Santos é uma figura única na nossa história.

Milena912 17/04/2023

Silvio Brincando de Televisão
O que dizer desse livro que ajudou a criar uma das melhores séries da atualidade O Rei da TV, que qualquer um com star + pode assistir. O trabalho investigativo do jornalista Maurício Stycer é impressionante e competente. Não é fácil fazer uma biografia do Silvio Santos, considerando que uma boa parte de sua vida não foi documentada, fazendo com que possamos contar apenas com seus relatos, sem contar as mentiras e ocultações da própria vida feitas pelo apresentador. Não ajuda também o tanto de coberturas jornalísticas incompetentes, falhas e erradas que fizeram do personagem ao longo dos anos.
A história de Silvio Santos é tão cheia de mistérios e acontecimentos inacreditáveis de absurdos que um livro como esse Zé torna extremamente interessante, e até fiquei com aquele gostinho de quero mais. Já gostaria de ler algum livro sobre o Gugu, Jô Soares, sobre a globo, ou sobre a TV no geral. Achei interessante que no final há fotos de momentos emblemáticos do SBT,, destaco as fotos de um jovem Silvio que me impressionaram bastante. Enfim, se quiser começar a ler biografias, recomendo demais essa daqui.

Raphael Cavalcante 17/09/2018

Animador, empresário e político: as três faces de Sílvio
Maurício Stycer se destaca como um dos melhores críticos de TV da atualidade com observações sempre muito precisas sobre o universo complexo da televisão aberta brasileira. Em seu último trabalho, se debruça sobre a figura mítica de Sílvio Santos num verdadeiro levantamento bibliográfico de diversas matérias e entrevistas já produzidas sobre a personalidade ao longo de
seis décadas, além de entrevistas particulares realizadas para a obra.

A intenção de Stycer não é produzir mais uma biografia do dono do Baú, mas analisar a persona legendária de Sílvio diante de seu relacionamento profícuo com a imprensa. Há espaço para o Sílvio Santos animador, empresário e programador. Sem fazer mesuras à figura, sempre em tom sóbrio, Stycer consegue elucidar passagens peculiares da trajetória do empresário, abordando inclusive uma faceta pouco explorada nos últimos anos: as muitas relações políticas de Sílvio, ponto alto do livro.

Acertadamente, Stycer pouco falou de detalhes da vida íntima de seu personagem. O senão fica para o fôlego comedido da obra, que poderia ter se alongado mais em alguns capítulos. Leitura recomendada para quem gosta de conhecer os meandros da TV brasileira a partir de um dos seus maiores pilares.

Bruno Garcia 17/12/2018

Uma biografia acadêmica reveladora sobre Silvio Santos
Mauricio Stycer (Uol e Folha), jornalista especialista em televisão, realiza uma pesquisa profunda e embasada para desmistificar algumas dessas lendas sobre as muitas faces de Silvio Santos.

Corrigindo muitas histórias falsas alimentadas pelo próprio personagem ao longo dos anos, o autor traça uma linha do tempo para explicar a ascensão do vendedor de carnês até virar dono de canal.

Topa Tudo por Dinheiro, publicado pela Todavia Livros, pode ser definida como uma biografia acadêmica. Pois está recheada de reportagens, depoimentos e análise crítica sobre o patrão

site: http://iradex.net/16778/caca-aos-fatos-topa-tudo-por-dinheiro/

Luis 27/04/2020

Silvio além da mitologia.
Até alguns anos, poucas personalidades brasileiras eram ao mesmo tempo tão familiares e desconhecidas dos brasileiros como Silvio Santos. Durante décadas, o onipresente apresentador, mestre de cerimônias dos intermináveis domingos televisivos, tinha sua trajetória de artista e empresário envolta em inúmeras lendas e mitos, que, com a sua pouca disposição de dar entrevistas e depoimentos, foram reforçados e deturpados com o passar do tempo. Aos pesquisadores e curiosos, como esse que vos digita, que se interessavam sobre o tema, até o ano 2000 só contavam com duas fontes bibliográficas para consulta : a velha biografia chapa branca de Arlindo Silva, jornalista que, quando atuava em O Cruzeiro, no final da década de 60, começou a publicar matérias sobre o então fenômeno de audiência paulista desconhecido no resto do país e que foram transformadas no livro “A Fantástica História de Silvio Santos”, publicado em 72 e somente reeditado em 2000; e o excelente ensaio acadêmico “O Circo Eletrônico”, da professora de Comunicação Maria Celeste Mira, que estudou a cultura popular através dos programas de auditório e usou Silvio como case nesse trabalho de 1989.
Com a chegada do século XXI o panorama mudou e , além de vasto material disponível na internet, outros autores se debruçaram sobre a história daquele que pode ser considerado, sem juízo de valor em relação à sua atuação, como o maior comunicador do país. Infelizmente, a maioria absoluta desses títulos, são dotados de um amadorismo constrangedor, quase um copia e cola do google, com raso valor informativo ou literário. “Topa Tudo por Dinheiro” (Todavia, 2018) é uma honrosa exceção.
Para começar, a obra é assinada por Mauricio Stycer, um dos mais respeitados especialistas e críticos de televisão. Gente séria e do ramo, longe do oba oba de fofocas que caracterizam a atuação de boa parte dos jornalistas do setor. Acrescente-se a isso, a proposta de se fazer um livro único no trato objetivo da trajetória de Senior Abravanel, baseando-se em fontes rastreáveis e confiáveis, desfazendo os muitos mitos e lendas que embotam a sua biografia oficial. Em suma, Stycer fez jornalismo, algo praticamente inédito nas obras sobre o apresentador.
Embora o objetivo não seja o de ser a esperada biografia definitiva de Silvio, algo que ainda deveremos esperar por algum tempo, “Topa Tudo por Dinheiro” cumpre com folga o papel de item bibliográfico mais relevante sobre o dono do SBT, leitura essencial a todos que se debrucem sobre o assunto. Há um distanciamento, impossível por exemplo no best seller de Arlindo Silva, que quando saiu de “O Cruzeiro” trabalhou com Silvio por décadas, que permite analisar de forma fria os aspectos controversos de sua atuação como artista e empresário, em especial a sua relação, pra lá de amistosa, com o governo. Qualquer governo.
Outros temas que passam ao largo dos livros chapa branca também ganham destaque aqui, como as relativamente recentes trapalhadas envolvendo o banco Pan Americano, de sua propriedade, e que faliu após a descoberta de um rombo. A fabulosa história da origem do baú, tantas vezes publicada, é também tratada com uma avaliação crítica até então nunca aplicada. Apontando inconsistências e incoerências até hoje pouco esclarecidas.
Assim, ao longo de quase 250 páginas, Mauricio Stycer coloca sua lupa de analista sobre a vida e a carreira do velho Abravanel. Em seus mais de 60 anos de carreira, Silvio Santos se tornou uma das figuras mais populares do país. “Topa Tudo por dinheiro” pode ser o primeiro degrau para que possamos de fato vir a conhecê-lo.